Como montar uma loja virtual em 11 passos

Índice

Começar uma loja virtual é uma tarefa simples, embora pensar sobre as estratégias e tipos de produtos que venderá em seu ecommerce possam requerer mais pensamento, estudo e o aprendizado de algumas habilidades antes de empreender.

Para que não tenha preocupações na hora de montar sua loja virtual e possa focar melhor seu tempo em definir seu modelo de negócio, estratégias e como funcionará seu ciclo operacional, reunimos os 11 passos necessários para colocar sua ecommerce online e começar a vender pela internet. Confira abaixo!

E claro, após montar sua loja virtual, não se esqueça de instalar o JivoChat para impulsionar sua primeira venda!

1. Escolha um serviço de hospedagem

O primeiro passo para construir qualquer site é contratar um serviço de hospedagem. Felizmente, o que não faltam são opções disponíveis, que atendem a todo tipo de demanda. Por outro lado, é necessário saber qual a sua necessidade em termos de visitas, funcionalidades e o orçamento à disposição, já que a contratação faz a diferença entre uma loja virtual que aguenta o aumento de visitas geradas por um feriado como a Black Friday ou um site que vive ficando fora do ar. Entenda mais como um serviço de hospedagem é importante para sua loja virtual e confira algumas recomendações nesse artigo.

Hospedagem

2. Defina o nome do seu domínio

A maioria dos serviços de hospedagem incluem o domínio, podendo ser configurado diretamente deles. De qualquer maneira, deverá nomeá-lo. Para essa escolha, leve em consideração alguns fatores como sua principal palavra-chave para facilitar ser encontrado no Google e assegure-se de que o domínio seja .com ou .com.br. Confira outras dicas para saber como criar um nome de domínio para sua ecommerce

3. Selecione uma plataforma de ecommerce

Após contratar um serviço de hospedagem, chega o momento de escolher qual plataforma de ecommerce usará para construir seu site. A opção é mais viável do que contratar um web designer para construir um site personalizado, a não ser que tenha um orçamento que permita isso. A maioria das plataformas atendem à requisitos básicos para criar sua loja virtual, como inventário, sistema de carrinho de compras e checkout, por exemplo.

Conheça algumas das melhores plataformas de ecommerce no Brasil. Alternativamente, também pode criar uma loja virtual através do WordPress, plataforma conhecida para criação de blogs. Caso essa seja a melhor opção para sua loja virtual, veja algumas maneiras de criar a sua através do WordPress.

Ecommerce

4. Aprenda sobre SEO

Apesar de ser um termo comum para quem trabalha com conteúdo, o SEO é essencial para que sua loja virtual seja encontrada no Google e um critério que deve ser levado em consideração ao escolher uma plataforma de ecommerce. Dessa maneira, poderá configurar seu site e suas páginas de maneira que seus produtos serão os primeiros a aparecer em uma busca no Google.

5. Crie uma descrição para seus produtos

Cada produto de sua loja virtual precisa de uma descrição, já que nem sempre uma foto irá dar conta de explicar seu funcionamento. A recomendação é especialmente útil quando falamos de produtos tecnológicos ou infoprodutos, por exemplo. Mas lembre-se de que a descrição de um produto em ecommerce não é um texto de blog. Procure explicar as funcionalidades do seu produto de forma clara e sucinta, além de também definir suas especificações técnicas, quando houver.

Descricao

6. Tire fotos de seus produtos

As fotos que estarão disponíveis em sua loja virtual são essenciais para que consiga fechar a venda. Produtos que aparentam ser velhos, cujas fotos foram tiradas em baixa qualidade ou com iluminação pobre dificilmente receberão um clique no botão de venda, por mais que sua descrição seja bem escrita. Por isso, não de conferir como tirar fotos excelentes de seu produto para ecommerce. Mas se está a vender infoprodutos e não é possível tirar fotos, confira esses aplicativos para criar imagens em sua loja virtual.

7. Crie um blog para sua ecommerce

Pode parecer um item opcional, mas criar um blog para ecommerce é essencial criar conteúdo, importante para a fidelização dos clientes. Além disso, construir um blog com estratégias do marketing de conteúdo tem papel primordial na construção do SEO de sua loja virtual. Ou seja, quanto mais conteúdo direcionado ao seu público tiver, melhor será seu posicionamento nas pesquisas do Google. Conheça também outras vantagens em ter um blog para ecommerce.

Blog

8. Adote uma ferramenta de email marketing

Não é possível ter uma loja virtual sem usar email marketing. Na verdade, é possível, mas apenas se não quiser vender. Como acreditamos que esse não é o caso de nenhum empreendedor, não deixe de procurar ferramentas de email marketing para captar contatos de visitantes e clientes. Assim como na hospedagem de sites, existe uma grande quantidade de serviços disponíveis, que servem a todo tipo de necessidade e orçamento.

Dica: Além de adotar uma ferramenta de email marketing, aprenda também algumas estratégias que pode trabalhar com seus assinantes

9. Use landing pages para vender e capturar leads

Se engana quem acredita que a página mais acessada de uma loja virtual seja a página inicial. Na verdade, as landing pages costumam ser o cartão de visita de um site e são criadas com o objetivo de converter, seja essa conversão uma venda ou captura de leads para sua base de emails. Diferente das homepages, as páginas de captura contam com poucas informações, de maneira a não distrair o visitante da conversão. Entenda mais sobre as landing pages conferindo esses 30 exemplos.

Landing Page

10. Crie uma página nas redes sociais

Apesar do email marketing ser a ferramenta mais eficiente para vender no ecommerce, isso não significa que sua loja virtual deva ignorar as redes sociais. Assim como o blog, uma página serve para oferecer um canal de atendimento para os visitantes e clientes de sua ecommerce. Aprenda a construir um plano de marketing para redes sociais e saiba como tirar o melhor do Facebook e Instagram!

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11. Adicione um chat online em sua ecommerce

Por fim, mas não menos importante, atenda os visitantes, seguidores e clientes de sua página através do JivoChat! Através de nossa plataforma de chat online, você pode atender seu público independente se eles acessarem seu site, aplicativo ou Fan Page no Facebook, através da integração com o Facebook Messenger. Recentemente, também foi adicionada a possibilidade de responder aos emails sem precisar sair do aplicativo. Cadastre-se através do link e teste o JivoChat GRATUITAMENTE por 14 dias!

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