Plataforma de venda online: 25 melhores em 2024
A venda online se tornou um dos métodos mais populares de empreendedorismo no Brasil. Com o aumento do número de novas lojas virtuais, também cresceu a necessidade de se destacar nesse mercado - e uma das maneiras de fazer isso é escolhendo a plataforma de venda online correta.
Ter um bom produto ou uma boa ideia de negócio é o ponto de partida fundamental para ingressar no mercado varejista. Atualmente, as lojas virtuais são o epicentro das atividades no mundo digital, eliminando a necessidade de ter um espaço físico.
Portanto, é crucial considerar que esse ambiente online precisa proporcionar uma excelente experiência, o que depende da utilização das melhores plataformas de vendas online.
Qual a melhor plataforma de venda online?
Se você está procurando as melhores plataformas de vendas online para começar a vender através de um site, nós temos a lista ideal para você. Com tantas opções disponíveis hoje em dia, selecionamos 25 plataformas que realmente merecem seu investimento. Confira cada uma delas e seus principais recursos a seguir.
1. Nuvemshop
A Nuvemshop é uma alternativa brasileira que oferece todos os recursos e ferramentas necessárias para criar lojas virtuais profissionais e vender online.
As plataformas de vendas online permitem a criação rápida, simples, eficiente e personalizável de sites de vendas para produtos e serviços.
O serviço também inclui um painel de aplicativos exclusivo para e-commerce. A Nuvemshop permite a venda em plataformas brasileiras de dropshipping.
Um ótimo diferencial da plataforma é a disponibilidade de ferramentas para logística, recuperação de carrinho abandonado, integração com sistemas ERP e até mesmo integração com o JivoChat para suporte ao cliente em tempo real.
Vantagens:
- Plataforma estável em servidores da Amazon.
- App próprio para dispositivos móveis.
- Dezenas de layouts personalizáveis.
- Integração com canais de vendas no Instagram Shopping e Facebook Store.
2. Wix
A Wix é uma das empresas mais populares do mundo que oferece uma plataforma de venda online e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).
Com um excelente construtor de sites que é muito fácil de usar, o serviço se destaca no mercado e é recomendado para empresas de todos os tamanhos.
A plataforma oferece recursos tanto para aqueles que estão começando a vender online quanto para aqueles que já possuem um negócio estabelecido e precisam de recursos mais profissionais.
Aqueles que optam pelo serviço podem aproveitar modelos prontos de sites atualizados e personalizáveis, um construtor de sites altamente intuitivo, páginas otimizadas para dispositivos móveis e recursos para gerenciamento de produtos e estoque.
Vantagens:
- Várias soluções de pagamentos.
- Recursos profissionais para loja virtual, com vitrines virtuais otimizadas.
- Plataforma completa para venda em vários canais e gerenciamento do negócio através de um painel único.
- Designs contemporâneos e soluções para vendas.
- Opções para vender por dropshipping com fornecedores nacionais.
Para conferir uma análise detalhada do serviço e seus recursos, acesse nossa avaliação completa da Wix.
3. Shopify
A Shopify é uma plataforma para vender online amplamente reconhecida, com mais de 1,7 milhão de negócios atendidos em todo o mundo, e é uma excelente opção para criar sua própria loja virtual.
Ela oferece modelos de sites profissionais, modernos e responsivos, garantindo que sua loja e seus produtos sejam exibidos de forma perfeita em dispositivos móveis.
As plataformas de vendas online também disponibilizam sua própria ferramenta para análise de visitas e número de vendas da sua loja, além de cuidar de aspectos importantes como marketing, processamento de pagamentos e envio de produtos.
Uma vantagem adicional da Shopify é que ela oferece planos acessíveis, permitindo que você crie sua loja virtual do zero sem se preocupar com altos investimentos.
Recomendo acessar o site da Shopify para conferir os planos disponíveis e todas as funcionalidades oferecidas por essa renomada plataforma de vendas online.
4. SITE123
O foco da plataforma de venda online SITE123 é proporcionar agilidade e facilidade, permitindo a criação de sites em apenas alguns passos.
Além de ser uma plataforma de ecommerce, o serviço também oferece a possibilidade de criar sites e blogs com ferramentas simplificadas.
Assim como outras opções da nossa lista, não é necessário possuir conhecimentos em design ou programação para criar sua loja virtual e começar a vender.
Os modelos disponíveis para a criação de sites e lojas online são responsivos e otimizados para dispositivos móveis. Isso significa que seu site se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela, proporcionando uma experiência de navegação perfeita em dispositivos móveis.
Vantagens:
- Permite criar cupons e utilizar ferramentas para vendas e marketing.
- Conta com ferramentas para o inventário da loja.
- Conta com métodos de pagamento para checkout rápido.
- Oferece um painel de gerenciamento intuitivo, onde é possível rastrear pedidos pela plataforma.
5. Loja Integrada
A Loja Integrada é uma alternativa ideal para quem procura por plataformas de vendas online para criar sua loja virtual de forma rápida. Um dos seus diferenciais é a presença de uma loja de aplicativos e temas.
Isso significa que os sites criados podem ser facilmente encontrados pelos consumidores, oferecendo soluções adicionais integradas à plataforma. O serviço oferece ferramentas de atendimento, métodos de pagamento e sistemas de envio.
A plataforma de vendas está disponível em vários planos, permitindo que você escolha a opção que melhor se adapta ao seu orçamento. A Loja Integrada é especialmente recomendada para aqueles que estão começando, pois oferece um plano básico gratuito.
6. Tray
A Tray não poderia ficar de fora da nossa lista das melhores plataformas de vendas online. O serviço oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas essenciais em um único sistema, incluindo comunicação por e-mail, gestão de transporte e integração com diferentes plataformas de vendas online.
Além disso, também disponibiliza um aplicativo para facilitar o gerenciamento móvel e uma loja de aplicativos para complementar seu site. A plataforma se destaca como uma excelente alternativa para empreendedores que buscam diversas soluções em um só lugar.
Uma das vantagens desse serviço é sua capacidade de se adaptar às necessidades de cada negócio, já que os planos oferecem opções escaláveis.
Isso significa que é possível escolher apenas as funcionalidades básicas para lojas de menor porte ou soluções completas para empreendimentos maiores.
Para conhecer mais sobre a Tray e seus recursos, confira nossa avaliação completa.
7. GoDaddy
O GoDaddy é tipo um assistente que te ajuda a criar site de venda grátis e vender coisas na internet, mesmo que você não seja um expert nisso.
E o mais legal é que eles facilitam demais a montagem da sua loja. Dá para botar até 5 mil produtos nela, cada um com até 10 fotos.
Quando a grana entra, eles têm um jeito seguro de receber o pagamento. Aceitam os principais cartões de crédito, Apple Pay e Google.
E não é só isso! Se você curte um visual bem bonito para a sua loja, eles têm um monte de modelos que parecem feitos por profissionais. E o melhor é que você mesmo pode ajustar eles em um piscar de olhos.
8. WooCommerce
O WooCommerce é uma plataforma para quem deseja obter sucesso ao criar o seu negócio digital.
Além de ter uma página dedicada para que você possa encontrar o host ideal antes de criar a sua loja, também é possível criar soluções para você que deseja criar lojas para outras pessoas.
Com o WooCommerce você poderá contar com ajuda especializada para iniciar ou otimizar a sua loja.
Conheça também as extensões e plugins disponíveis para impulsionar e agilizar a conversão no seu e-commerce, e personalize a sua loja para obter sucesso na internet.
9. WordPress Ecommerce
Agora você pode montar o seu Ecommerce com o WordPress.com Entrepreneur ela oferece uma gama de opções de eCommerce, desde botões de pagamento em um clique até lojas online totalmente personalizáveis.
Através dessa ferramenta você encontrará todas as ferramentas necessárias para vender seus produtos e também criar seus conteúdos online.
Ela conta com diversos plugins para dinamizar e facilitar o seu dia a dia dentro da plataforma sem estresse ou complicações.
Além disso, você pode criar fluxos de pagamentos para receber os pagamentos das compras diretamente no seu site
10. Shoplazza
A Shoplazza é outra opção de plataformas de vendas online que permite você criar a sua loja virtual a partir de temas pré-definidos criados por designers profissionais, e você pode personalizá-los de acordo com suas preferências.
Essa plataforma abrange todos os recursos necessários para o sucesso da sua loja online, incluindo um checkout otimizado que oferece diversas opções de pagamento aos consumidores, além de ferramentas de marketing para aumentar o alcance dos seus produtos.
A Shoplazza também oferece recursos avançados, como a possibilidade de customizar o estoque de produtos em mais de 300 variantes para um único item, importar diretamente seu catálogo de produtos da Amazon e muito mais.
Ao criar ou migrar sua loja virtual para a Shoplazza, você terá acesso a uma ampla gama de recursos e funcionalidades para impulsionar suas vendas e proporcionar uma ótima experiência aos seus clientes.
11. Webnode
O Webnode é uma plataforma internacional que possui uma equipe especializada no atendimento ao mercado brasileiro.
Essas plataformas de vendas online oferecem uma excelente plataforma de venda online, permitindo personalização e a criação de lojas virtuais exclusivas em questão de minutos.
Apresentando uma interface simplificada, a plataforma disponibiliza recursos profissionais, embora básicos, para uma experiência simples e intuitiva. Isso torna a ferramenta uma escolha ideal para aqueles que estão começando.
12. Dooca
A Dooca é uma alternativa nacional de plataformas de vendas online que oferecem soluções abrangentes e poderosas.
Os usuários têm a opção de utilizar diversos temas personalizáveis, otimizados para dispositivos móveis, além de contar com diversas integrações para soluções como:
- Soluções de logística.
- Soluções de marketing.
- Ferramentas de ERP.
- Marketplaces.
13. Jumpseller
Outra opção em nossa lista de plataformas de vendas online é o Jumpseller. Essa plataforma oferece a possibilidade de vender em vários canais, como sua própria loja virtual, Instagram, Facebook e Google Shopping.
Com recursos abrangentes, a plataforma disponibiliza uma ampla galeria de modelos de sites, gateways e métodos de pagamento populares, além de oferecer diversas opções de envio.
Uma das principais vantagens desse serviço é que, mesmo no plano básico, é possível adicionar um número ilimitado de produtos.
14. iSET
A iSET é considerada uma das maiores plataformas de vendas online no Brasil e oferece uma plataforma completa, ideal para quem busca ter todas as soluções em um único lugar.
Com mais de 100 integrações nativas, abrangendo desde marketplaces, sistemas de gestão ERP, fretes e logística, meios de pagamento, marketing e análise de desempenho, como Google Analytics, Tag Manager, Facebook Pixel e muito mais, a iSET é verdadeiramente uma plataforma de vendas online abrangente.
Um diferencial importante é o programa de acompanhamento de sucesso do cliente oferecido pela iSET, que auxilia as empresas a impulsionarem seus negócios desde o início.
Além disso, a iSET disponibiliza múltiplos canais de atendimento, incluindo chat online, e-mail, chamados, telefone e até mesmo WhatsApp, garantindo uma ampla variedade de opções para suporte ao cliente.
15. Cartpanda
A CartPanda é uma opção de plataformas de vendas online que oferece facilidade na criação de lojas virtuais para vender em diversos canais digitais.
Essa plataforma possui recursos robustos focados em gerar conversões, como a possibilidade de oferecer produtos ou serviços durante o fechamento da compra, um checkout de uma única página e a opção de upsell com apenas um clique.
Além disso, é possível integrar a plataforma com o Shopify, tornando o processo de checkout ainda mais versátil e otimizado.
Uma vantagem interessante dessa plataforma é a opção de utilizá-la sem a necessidade de pagar uma mensalidade. Em vez disso, é cobrada uma pequena taxa a cada venda realizada.
Esse modelo de negócio permite que empreendedores iniciem suas lojas com facilidade. No entanto, lojas de maior porte interessadas nos recursos oferecidos pelo serviço também podem optar por planos escalonáveis mais completos.
16. Zyro
Com o objetivo de fornecer plataformas de vendas online altamente competitivas, o Zyro apresenta um dos melhores construtores de lojas virtuais, além de oferecer recursos diferenciados muito interessantes.
A ferramenta de criação inclui uma variedade de modelos prontos, profissionais e personalizáveis para criar sua loja. Esses modelos são responsivos, garantindo uma experiência otimizada para usuários de dispositivos móveis.
Além disso, o Zyro oferece um gerador de sites baseado em inteligência artificial, permitindo que você crie facilmente lojas personalizadas de acordo com suas preferências.
Uma vantagem adicional do Zyro é a capacidade de vender em marketplaces como a Amazon e nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Isso amplia suas oportunidades de alcançar um público maior e impulsionar as vendas.
Vantagens:
- É fácil de usar e conta com vários templates.
- Oferece garantia de reembolso em até 30 dias.
- Equipe de suporte 24/7.
17. WooCommerce
O WooCommerce é uma plataforma de vendas online de código aberto que está disponível como um plugin para o WordPress. Ele se destaca como a plataforma líder em vendas online global, de acordo com pesquisa da WP Swings em 2022, esse plugin é usado por mais de 12% das lojas virtuais em todo o mundo.
Através deste plugin, é possível incorporar uma loja online ao seu site WordPress de maneira descomplicada, permitindo a gestão conveniente da mesma. A facilidade de configuração da plataforma a torna uma escolha notável tanto para quem está começando quanto para utilizadores experientes.
Após a instalação e ativação, você obtém controle direto sobre a sua loja virtual a partir do painel de controle do próprio WordPress. É válido mencionar que diversas empresas de hospedagem disponibilizam planos especialmente projetados para acomodar a plataforma.
O WooCommerce oferece várias funcionalidades, desde gerenciamento de estoque e processamento de pagamentos. Além disso, a ferramenta também permite expandir suas funções com centenas de extensões, que incluem gerenciamento de loja, remessas e ferramentas de marketing.
18. Brasil na Web
O Brasil na Web se apresenta como uma plataforma de vendas online de origem nacional, proporcionando a capacidade de estabelecer uma loja virtual adaptável, o que significa que ela é projetada para funcionar de maneira eficaz em dispositivos móveis.
Além disso, a plataforma oferece funcionalidades avançadas visando aprimorar as taxas de conversão e as estratégias de marketing digital.
Ao optar por usar as plataformas de vendas online do Brasil na Web, você garante a conveniência na administração dos seus produtos e do estoque, a criação de relatórios e a monitorização dos desempenhos do seu comércio eletrônico.
19. Magento
O Magento – Adobe Ecommerce – é a plataforma de vendas online da Adobe. Destinada a empresas de maior porte, sua implementação inicial frequentemente envolve custos superiores comparativamente a outras plataformas.
Além disso, a utilização do Magento requer um nível mais aprofundado de conhecimento técnico. Contudo, apesar desses aspectos, essa plataforma se caracteriza por sua notável estabilidade e robustez.
Tal característica é em parte resultado do emprego da configuração open source, permitindo que desenvolvedores realizem aprimoramentos e modificações conforme necessário.
O Magento também é altamente otimizado para aprimorar a visibilidade nos motores de busca (SEO) e integra-se com uma ampla gama de opções de pagamento disponíveis no mercado.
Por outro lado, para empresas de menor porte, outras alternativas de plataforma de venda online com relação custo-benefício podem ser mais vantajosas.
20. Jet Ecommerce
Criada em 1999, a Jet Ecommerce se posiciona como uma das soluções em modelo SaaS para ecommerce, com mais de 15.000 lojas operantes no território brasileiro.
No ano de 2019, apresentou o lançamento do ZapCommerce, uma ferramenta voltada para efetuar vendas por meio de aplicativos de mensagens como WhatsApp, Instagram Direct e Facebook Messenger.
Um dos atributos destacados desta plataforma de vendas online é o seu suporte, disponível tanto por meio de atendimento online quanto por telefone. Além disso, destaca-se também pela sua capacidade de integração com diversos canais de venda, tanto online como offline.
21. Bagy
A Bagy é uma alternativa de plataformas de vendas online voltada para empresários que desejam realizar suas vendas por meio do WhatsApp e Instagram. Esta plataforma se destaca por sua simplicidade, usabilidade facilitada e um conjunto abrangente de recursos.
Entretanto, é crucial que os empresários mantenham uma vigilância constante, visto que as alternativas de customização disponibilizadas pela Bagy não se apresentam tão abrangentes.
Tal limitação poderia eventualmente comprometer a identidade visual de sua marca ao longo do tempo, tanto no âmbito intermediário quanto a longo prazo.
22. VTEX
Fundada em 2000, a VTEX emergiu como uma força influente na cena do ecommerce. Atualmente, as plataformas de vendas online mantém uma presença sólida em mais de 40 nações e exibe um vasto contingente de lojas ativas.
Como outras alternativas mostradas, a VTEX se posiciona como uma escolha apropriada para empreendimentos estabelecidos, que já alcançaram um patamar de vendas substancial.
Esta plataforma é mantida em constante atualização, ostentando um design contemporâneo que se harmoniza com a experiência do usuário. Ademais, a VTEX brilha ao disponibilizar um time especializado de suporte, pronto para auxiliar através de linhas telefônicas e canais de comunicação online.
Entretanto, é importante ressaltar que as despesas associadas podem desencorajar empreendedores envolvidos em projetos de menor envergadura. Além disso, vale mencionar que implementar atualizações na plataforma exige a habilidade de desenvolvedores experientes.
23. OpenCart
O OpenCart é uma plataforma de venda online de código aberto criada a partir da linguagem de programação PHP. Esta solução se destaca como uma alternativa de gerenciamento de lojas virtuais que é oferecida de forma gratuita, permitindo ajustes personalizados sem restrições.
Esta escolha viabiliza uma gestão eficaz de pedidos, facilitando o controle de métodos de pagamento e opções de envio. Além disso, a plataforma possibilita a expansão de suas funcionalidades mediante a integração de extensões, bem como a personalização visual por meio de temas exclusivos.
Além de gratuita, essa plataforma também se destaca por fornecer uma interface adaptável para dispositivos móveis.
No entanto, é importante saber que para aproveitar melhor suas configurações, é necessário possuir conhecimento em programação ou, alternativamente, a contratação de um profissional para efetuar as configurações necessárias.
24. Moovin
A Moovin atua no mercado digital há mais de 14 anos, oferecendo plataformas de vendas online SaaS que disponibiliza uma ampla gama de soluções para e-commerces, com ênfase em proporcionar uma experiência omnichannel para empresas B2C e B2B.
Com seu sistema multicanal, a Moovin permite a integração de estoques e a gestão de produtos tanto no ambiente físico quanto digital, sendo uma solução ideal para empresas que operam tanto online quanto em lojas físicas separadamente. Além disso, empresas com ciclos de venda mais longos podem se beneficiar do sistema de televendas, que auxilia no atendimento ao cliente.
Um dos grandes diferenciais da Moovin é seu HUB de integração, que permite a venda nos principais marketplaces do Brasil. Esse hub centraliza todas as operações em um único painel, facilitando a gestão do seu negócio.
25. Squarespace
O Squarespace é uma plataforma de criação de sites que inclui funcionalidades de eCommerce, ideal para comerciantes, criativos e artistas que desejam exibir seu trabalho online. A configuração inicial é simples, com uma ampla seleção de templates elegantes que podem ser personalizados usando uma interface intuitiva de arrastar e soltar.
As plataformas de vendas online oferecem dois planos específicos para eCommerce, ambos com ferramentas integradas de análise e comercialização. O plano mais avançado também disponibiliza recursos adicionais como ferramentas para remessa e descontos, além da opção de vender assinaturas.
Vale ressaltar que o Squarespace atualmente não suporta vendas multicanal, o que significa que não há integração direta com outros marketplaces. Em termos de pagamento, os usuários podem usar apenas PayPal, Stripe, e Afterpay para transações online. No entanto, pagamentos presenciais podem ser aceitos via Square ao utilizar o aplicativo do Squarespace.
A plataforma oferece um teste gratuito de 14 dias e é projetada com uma interface amigável, ideal para quem está começando.
Plataformas de vendas online de afiliados
Até o momento, discutimos opções de plataformas de vendas online que são adequadas para a venda de produtos físicos. No entanto, e se você estiver empreendendo na área do conhecimento e desejar vender cursos, treinamentos, mentorias, consultoria, entre outros?
Nesses casos, pode ser vantajoso hospedar seus infoprodutos, como são chamados esses itens, em sites de afiliados.
Certamente você já ouviu falar de alguns deles, como:
Esses sites podem ser utilizados pelos produtores para hospedar seus infoprodutos, bem como pelos afiliados, que recebem comissões por vender os itens da plataforma.
Essas plataformas atraem um público que busca adquirir conhecimento sobre determinado tema, tornando-as mais vantajosas para quem oferece cursos e infoprodutos, em comparação com sites focados em produtos físicos.
Se esse é o seu objetivo, recomendo que você explore as opções mencionadas anteriormente e outras disponíveis no mercado, a fim de oferecer uma ótima experiência para seus alunos virtuais.
Quais plataformas de vendas online mais vendem no Brasil?
Segundo pesquisas realizadas com dados coletados até julho de 2023, o Mercado Livre se destaca como líder de vendas no Brasil entre as diversas plataformas que atuam no país.
Esses estudos também revelam que 50,6% de todo o tráfego online do setor se concentra em apenas 10 das principais lojas de e-commerce no Brasil, com o ranking das plataformas que mais vendem no país sendo:
- Mercado Livre
- Amazon
- Shopee
- Magazine Luiza
- OLX
- Shein
- AliExpress
- iFood
- Casas Bahia
- Samsung
Quais são os maiores marketplaces do mundo?
Os principais marketplaces do mundo se destacam pela sua ampla cobertura, variedade de produtos e serviços oferecidos. Além disso, o volume de transações diárias que processam é impressionante. Atualmente, os maiores marketplaces no mundo são:
- Amazon;
- Alibaba;
- eBay;
- JD.com;
- Walmart Marketplace.
Como utilizar as plataformas de vendas online
As plataformas de vendas online são importantes, mas não são o único fator que determinará o sucesso do seu negócio. Para obter resultados significativos, é essencial estruturar cuidadosamente o funcionamento da sua empresa.
Negócios bem-sucedidos seguem um plano de ação claro. Apenas criar um e-commerce não é suficiente para garantir vendas imediatas. Investir em marketing, acompanhar os resultados e fortalecer o relacionamento com seu público são ações indispensáveis.
As vendas são o resultado de um processo longo e bem pensado. Se você deseja alcançar grandes volumes de vendas, é crucial dar atenção a cada etapa dessa jornada. A seguir, veja como estabelecer uma estrutura de vendas eficiente.
Crie um site profissional para vender
O primeiro passo é ter um site. Estabelecer uma presença profissional na internet faz com que sua empresa seja vista como uma opção séria e digna do investimento dos clientes. Apesar de continuar vendendo pelo Instagram e WhatsApp, um e-commerce traz um impacto único.
Desenvolva um site com todos os recursos necessários para seu negócio. Invista em segurança, um sistema de pagamento confiável, atendimento de qualidade e integração com ferramentas de gestão. Esse ambiente também deve ser atrativo, o que influencia diretamente na percepção da marca pelos visitantes.
Utilize as redes sociais de forma estratégica
As redes sociais são uma extensão essencial da sua marca, especialmente quando se trata de presença online. Atualmente, é raro encontrar uma empresa bem-sucedida que não esteja no Instagram ou Facebook. Porém, não basta estar presente; é fundamental gerar impacto e se comunicar efetivamente com seu público.
Aplique a identidade da sua empresa nas postagens. Conecte-se com seu público-alvo através de uma linguagem e estética coerentes com a marca. Assim, você atrai mais seguidores e aumenta a visibilidade do seu negócio.
Desenvolva uma estratégia de relacionamento
As redes sociais devem aproximar seu público da empresa. É importante que seus clientes conheçam melhor a sua marca e se sintam alinhados com seus valores, produtos e posicionamento. Isso depende diretamente de uma boa estratégia de relacionamento, que precisa ser bem planejada e executada para transformar seus seguidores em fãs da marca.
Nas redes sociais, crie postagens que incentivem a interação, como comentários, fotos com hashtags específicas, enquetes e quizzes. Esse engajamento é fundamental para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
Estruture um atendimento de qualidade
Um atendimento eficiente é essencial para manter o engajamento e a satisfação dos clientes. Em uma loja virtual, é vital oferecer um suporte de qualidade, que facilite a resolução de dúvidas, trocas e outros atendimentos.
Disponibilize múltiplos canais de atendimento para que os clientes possam escolher a forma mais conveniente de contato. Além disso, minimize o tempo de resposta para evitar a impressão de desatenção.
Organize sua operação logística
De nada adianta ter um ótimo produto se você não consegue entregá-lo no prazo correto. A logística é um dos pilares do e-commerce e, sem uma boa estrutura, seu cliente pode acabar insatisfeito, o que afeta diretamente as vendas e a fidelização.
As melhores plataformas de vendas online permitem integração com soluções logísticas, o que facilita muito o processo. Organize seu estoque e monitore as entradas e saídas de produtos automaticamente. Também, escolha parceiros de entrega que cumpram prazos e ofereçam preços competitivos.
Realize um pós-venda eficiente
O processo de venda não termina quando o produto é entregue. É importante que a empresa esteja disponível para oferecer suporte adicional e garantir que o cliente teve uma experiência de compra satisfatória.
Envie e-mails solicitando feedback e disponibilize-se para atender dúvidas, elogios e críticas. Explique também como funciona o processo de troca ou devolução, mostrando que a marca se preocupa com seus clientes.
Acompanhe os resultados
Monitorar métricas e indicadores de performance é crucial para avaliar o sucesso das suas estratégias. Ignorar os dados gerados pelas suas atividades pode resultar em falhas e perda de oportunidades de melhoria.
Durante todo o processo de vendas, acompanhe os resultados e os dados gerados. Eles são fundamentais para identificar problemas, otimizar ações e garantir que seu negócio continue evoluindo.
O que procurar em plataformas de vendas online?
As mais excelentes plataformas de ecommerce exibem características e capacidades similares. Ao atingirem o auge na prestação de serviços ao consumidor, essas empresas demonstram poucas divergências, o que amplia a dificuldade na procura pela plataforma ideal.
No entanto, ao iniciar a sua busca, é essencial não negligenciar as principais exigências que tais serviços devem fornecer. A seguir, elencamos alguns dos principais atributos e elucidamos as razões pelas quais são tão essenciais nas plataformas de vendas online. Acompanhe e compreenda melhor.
Defina suas necessidades
Antes de decidir sobre uma plataforma, é crucial avaliar suas necessidades. Considere o tipo de produtos que você vende, a escala de vendas que espera alcançar, os métodos de pagamento desejados, o tipo de integração necessária e outros fatores relevantes para o seu negócio.
Integrações
A administração de uma loja online envolve múltiplas demandas, todas elas de extrema importância para o êxito de um empreendimento.
Entre as atividades mais relevantes destacam-se a logística, o monitoramento de resultados e a capacidade de oferecer meios de pagamento para as vendas. Todas essas responsabilidades dependem diretamente de softwares.
No entanto, não é suficiente possuir essas ferramentas. Elas somente serão úteis para a sua loja online se puderem ser integradas à plataforma que você utiliza. Dessa forma, essas soluções poderão obter as informações necessárias do seu site para funcionarem adequadamente.
Portanto, as integrações devem ser consideradas uma prioridade quando se trata de uma loja virtual. Atualmente, não é complicado encontrar plataformas que facilitem a integração com ferramentas de envio, pagamento, análise e marketing.
O que as distingue é a variedade de opções de integração disponíveis. Portanto, quanto maior for a oferta de integração, melhor. Procure por uma plataforma de vendas que ofereça uma ampla gama de possibilidades de integração, especialmente com as principais ferramentas do mercado.
Navegabilidade
Um produto de qualidade faz toda a diferença, assim como um preço competitivo atrai a atenção dos consumidores. No entanto, o problema é que seus concorrentes também serão capazes de oferecer esses aspectos básicos de forma fácil.
Atualmente, o que realmente destaca o seu negócio online dos concorrentes é a capacidade de proporcionar uma experiência de compra excepcional.
A usabilidade é um dos principais pontos quando se trata de experiência. Em termos mais simples, trata-se da facilidade que os consumidores terão ao acessar o seu site, navegar pelos menus, visitar as páginas de produtos, solicitar atendimento e, é claro, concluir compras.
É fundamental que tudo isso ocorra sem dificuldades técnicas ou causadas por um site com informações pouco claras.
Se a navegação for ruim, a experiência também será prejudicada. Isso também está relacionado à velocidade de carregamento da página, algo que pode afetar a visibilidade do seu site no Google quando alguém busca por um termo relacionado ao seu negócio.
Portanto, certifique-se de que a plataforma de venda online que você escolher resultará em um site rápido, com uma estrutura visual clara e fácil navegação.
Análise de dados
Informações são o tesouro mais valioso quando se trata de administrar uma loja virtual. São esses dados que fornecerão insights sobre quais produtos são mais populares, quais banners recebem mais cliques, quanto tempo os visitantes passam no seu site e várias outras métricas essenciais.
Com base nessas informações, você poderá compreender melhor seus clientes e preparar uma loja virtual mais adaptada às suas necessidades.
As melhores plataformas de venda online já possuem recursos integrados para análise de dados, permitindo que você não apenas verifique essas informações, mas também as monitore em tempo real.
Dessa forma, sempre que surgir uma dúvida ou curiosidade, você pode acessar esses dados quando quiser e validar ideias e hipóteses sobre o seu negócio com o auxílio dos dados.
Esse recurso é extremamente valioso, pois destaca os dados estratégicos, ou seja, aqueles que são essenciais para a gestão da sua loja virtual. Com base nisso, você poderá tomar decisões, realizar melhorias e implementar mudanças no seu negócio com a confiança de que elas terão um impacto real.
Personalização
A identidade da sua marca é essencial para a sua loja online e, como você já deve estar ciente, toda empresa deve definir claramente essa "personalidade". Isso é conhecido como posicionamento de marca e é exatamente essa questão que fará com que as pessoas se identifiquem mais com a sua empresa.
O objetivo é garantir que a marca se conecte com pessoas que são mais propensas a se interessar por ela. Portanto, as melhores plataformas de venda online devem oferecer recursos de personalização para a sua empresa.
Essas funcionalidades permitirão que você edite o site e o personalize de acordo com a aparência desejada. Você poderá alterar cabeçalhos, menus, cores, banners, planos de fundo, fontes, inserir imagens e modificar a disposição dos produtos e itens na página inicial.
No entanto, a personalização deve ser parte de um processo de edição simplificado. Caso contrário, exigirá muito tempo e esforço.
Portanto, ao procurar por uma plataforma de venda online, certifique-se de que existem recursos voltados para uma operação simplificada e, de preferência, que não exijam conhecimentos em programação para fazer alterações no código do site.
Versão mobile
Por último, a versão mobile de um site é fundamental, especialmente no Brasil, onde o acesso à internet por meio de smartphones supera o uso de computadores.
Isso significa que é altamente provável que seus clientes acessem sua loja virtual por meio de dispositivos móveis. No mínimo, você deve garantir que essa experiência seja bem-sucedida.
Para isso, é importante contratar uma plataforma de vendas que seja totalmente adaptável para smartphones, com uma versão móvel em que nada se perca em comparação com a versão voltada para computadores.
Tecnicamente, isso é chamado de responsividade, ou seja, a capacidade de um site se adaptar a diferentes telas e proporcionar uma experiência de navegação impecável.
Essa otimização para dispositivos móveis também é um requisito importante do Google para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.
Dessa forma, você também garante que seus produtos apareçam com mais frequência nas buscas, sempre que alguém pesquisar na web por algo que você vende.
Verifique a qualidade do suporte e os reviews de outros usuários
Confira se a plataforma oferece um suporte ao cliente eficaz, seja por e-mail, chat, aplicativo de mensagens ou telefone. Certifique-se de que o suporte seja suficiente mesmo antes de necessitar dele.
Outro ponto importante é a leitura de avaliações e comentários de outros usuários que já utilizaram a plataforma. Isso pode fornecer insights sobre as vantagens e desvantagens de cada opção.
Encontrou as melhores plataformas de vendas online?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor plataforma de vendas online para você começar a usar a internet para fazer suas vendas.
Caso você deseja começar a empreender e vender online mas não sabe por onde começar, não se preocupe, confira nosso artigo com dicas sobre como vender pela internet.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!