Wix é bom? Descubra se vale a pena

Confira tudo o que o Wix oferece e descubra se vale a pena criar seu site na plataforma

Toda empresa que deseja marcar sua presença online precisa de um site. Afinal, este é o ponto de partida e principal canal para qualquer estratégia de marketing digital.

No entanto, donos de negócios que não têm conhecimento sobre design e programação podem encontrar muitos desafios para criar seu site, desde valores necessários para contratação de profissionais especializados até o tempo necessário para a execução do trabalho.

Neste contexto, as plataformas de criação de sites oferecem uma solução muito fácil e simplificada. Portanto, qualquer pessoa pode criar seu site através das suas ferramentas feitas especificamente para ajudar usuários sem experiência nos campos necessários para criação de páginas online do zero.

O Wix, foco de nossa avaliação, é uma destas ferramentas. Bem estabelecido no mercado, o criador de sites já conta com mais de 160 milhões de websites hospedados em seus servidores.

Além disso, a empresa continua criando soluções inovadoras para seus usuários através de novas funcionalidades e designs que são agregados regularmente ao serviço.

Você dese criar seu site e quer saber se o Wix é bom? Confira nossa avaliação e descubra se vale a pena utilizar a ferramenta de criação de site em sua empresa.

O que é o Wix?

O Wix é um criador de sites muito popular no Brasil. Sua empresa foi fundada no ano de 2006 em Israel e impactou o mercado ao oferecer uma solução simples e gratuita para empreendedores sem conhecimento técnico criarem seus sites com uma ferramenta de “arrastar e clicar”.

Após sua criação, o construtor de sites evoluiu muito. Atualmente, o serviço conta com mais de 90 milhões de usuários em 190 países.

Através da plataforma é possível criar sites de nível profissional otimizados simultaneamente para o público de desktop e o público mobile.

A empresa alcança este objetivo oferecendo templates profissionais, onde os usuários podem escolher os modelos de site que mais lhe agradam e adaptá-los com a identidade visual, logo, imagens e informações do seu negócio. No entanto, usuários mais experientes podem aproveitar os recursos da plataforma e criar seus sites do zero.

O Wix é indicado para quem?

O Wix é uma ótima opção de criador de sites para donos de negócios pequenos que desejam páginas com visual profissional, mesmo sem conhecimento na área de desenvolvimento.

Por ser gratuito e muito fácil de usar, o construtor de sites é uma ótima ferramenta para pequenas empresas, artistas, profissionais autônomos, restaurantes, loas virtuais e várias outras categorias de empreendimento marcarem sua presença digital.

Pessoas usando um criador de sites para editar suas paginas

Wix x WordPress

O WordPress é um dos sistemas de gestão de conteúdo (CMS) mais populares do mundo. Por isso, a dúvida entre escolher o Wix ou o WordPress é muito comum entre pessoas que desejam criar seu site e estão começando a fazer suas pesquisas.

As duas opções de serviço têm o mesmo objetivo: criar sites eficientes que geram resultados para seus donos. No entanto, a maneira como estas empresas buscam alcançar esta meta é um pouco diferente.

WordPress

A criação de sites no WordPress é mais complexa e exige conhecimento. Para começar a utilizar a plataforma é preciso de um domínio, um servidor e instalar a ferramenta de CMS em seu host.

Alguns empreendedores com conhecimento suficiente são capazes de realizar estes processos, no entanto, a prática mais comum é a contratação de um desenvolvedor profissional.

Em contrapartida, a complexidade do uso do WordPress provém uma grande variedade de layouts e traz maiores possibilidades de customização dos sites criados por lá. A plataforma também conta com plugins que otimizam seu uso, como botões de chamado para ação, otimização de SEO, entre tantas outras opções.

O WordPress é uma boa alternativa para empreendedores que desejam mais liberdade no gerenciamento de seu site. Pois, com um bom nível de conhecimento é possível modificar suas criações e adicionar as funcionalidades sem a necessidade de templates prontos ou plugins.

Wix

Como já explicamos anteriormente, as ferramentas encontradas no Wix são criadas e otimizadas para pessoas com pouco conhecimento técnico, que buscam a simplicidade de criar através do sistema de “arrasta e solta”.

Esta é sua maior vantagem quanto aos outros criadores de sites. É muito fácil usar seu editor de páginas para adaptar templates e fazer criações em um nível profissional.

Contudo, o Wix não conta apenas com as opções simplificadas, através da ajuda de desenvolvedores ou com conhecimento em programação é possível realizar mudanças em CSS e HMTL, além da utilização de plugins para mudanças significativas nos sites.

Como o Wix funciona?

O Wix oferece uma experiência muito simples e intuitiva através de suas ferramentas. Se você deseja conferir o quão fácil é criar um site na plataforma, confira o guia a seguir.

Acesse o Wix e faça sua conta

Assim como várias ferramentas, o primeiro passo para começar a utilização do criador de sites é o cadastro de uma conta.

Faça isso clicando no botão “Entrar” e crie seu cadastro utilizando seu e-mail, uma conta no Faceebok ou uma conta Google.

Comece a criar seu site

Com uma conta criada, você já está pronto para sua primeira criação. Após efetuar seu acesso, clique na opção “Criar novo site” e selecione uma das categorias:

Após selecionar o tipo de site desejado, será possível optar por métodos de criação: Wix ADI e Editor Wix.

Editor Wix

O Editor Wix conta com vários templates e recursos de design que podem ser utilizados para personalizar o seu site. Caso você tenha selecionado esta opção, siga os passos abaixo:

  1. Confira a galeria de templates e seleciona sua opção preferida.
  2. Clique em “Editar”.
  3. O Editor Wix será aberto e oferecerá as seguintes opções de customização em seu site: blog, mídia, apps, funções, menu e páginas, background e Wix bookings.
  4. Utilize os recursos do editor para personalizar seu site e quando finalizar sua edição, clique em “Salvar” para que seu site seja publicado.

Wix ADI

O Wix ADI é um método de criação em que a plataforma faz algumas perguntas e oferece opções baseadas em suas respostas. É uma maneira mais rápida de criar seu site, mas também permite edições após sua finalização. Confira como utilizar o Wix ADI:

  1. A primeira pergunta é “Que tipo de site você quer criar?”. Responda o questionamento utilizando a barra de pesquisa ou selecionando uma das categorias sugeridas.
  2. A próxima pergunta é “O que você precisa no seu novo site?”. É possível selecionar uma série de recursos oferecidos pelo Wix, que vão desde loja virtual até formulários de assinatura.
  3. Uma página com o questionamento “Qual é o nome do seu negócio ou site?” será aberta, insira sua resposta.
  4. A próxima página irá oferecer a opção de carregar conteúdo de um site já existente ou através de imagens do Google.
  5. Após continuar, verifique seus dados e dê prosseguimento ao processo.
  6. O Wix ADI irá mostrar algumas opões de temas. Selecione a opção mais atraente para seu site.
  7. Por fim, uma galeria com designs será aberta, então, selecione seu template preferido para sua página inicial.
  8. Seu site já pode ser salvo e publicado, porém, também é possível fazer algumas mudanças no design escolhido utilizando o Editor Wix.

Usando o editor de sites

Ferramentas Wix

O Wix é uma dos criadores de sites mais completos que podemos encontrar. O serviço conta com diversas funcionalidade e recursos. Se você deseja conhecer quais ferramentas a empresa oferece, confira a lista a seguir.

Editor Wix

O Editor Wix é a ferramenta básica de criação e edição de sites a partir de templates semiprontos, que são criados por designers profissionais. Como já explicamos no artigo, para utilizar o editor é necessário apenas arrastar e soltar, uma maneira intuitiva e amigável que possibilita o uso da ferramenta por qualquer pessoa.

A plataforma conta com inúmeros designs para todos os tipos de negócio, enquanto assegura sua liberdade criativa com as opções de edição.

Através do Editor Wix, é possível expressar as características do seu negócio através do design. São mais de 100 opções de fontes nativas, mas também é possível carregar as suas próprias. Também é possível criar uma experiência mais imersiva de navegação com efeitos de rolagem, parallax, zoom, revelar e fade out.

O editor também conta com recursos avançados de design que possibilitam a adição de animações e vídeo ao background.

Por fim, também é possível gerenciar quais funções seu site irá oferecer através do App Market. Um sistema para gerenciar e adicionar aplicativos poderosos que podem auxiliar no desempenho do seu site.

Wix ADI

Como já foi citado, o Wix ADI é um sistema que oferece opções personalizadas para criação do seu site através de uma série de perguntas. É uma opção para pessoas que precisam criar um site profissional com rapidez e não tem muito conhecimento ou tempo para utilizar as opções oferecidas no Editor Wix.

Quem já tem outro site também pode importar seu conteúdo e texto através do Wix ADI.

Corvid by Wix

O Corvid é uma função inovadora oferecida pelo Wix voltada para desenvolvedores. A função se trata de uma plataforma para criação de aplicativos web sem a necessidade de servidor e várias outras complicações.

Utilizando o Corvid é possível criar experiências personalizadas de usuários através de APIs próprias e ferramentas de marketing utilizadas para monitoras o comportamento dos visitantes do seu site. Uma de suas maiores vantagens é a versatilidade de executar seus apps no Wix Cloud.

Além disso, o recurso conta com um construtor visual intuitivo para garantir o desenvolvimento acelerado de sua interface. Através dele é possível modificar elementos criados para os usuários, enquanto a flexibilidade do código é mantida.

Recursos profissionais para sites

O Wix conta com todos os recursos necessários para gerenciar um site de maneira efetiva em uma só plataforma. Confira só a quantidade de ferramentas oferecidas.

Domínio

Ter um domínio é o primeiro passo para promover o site do seu negócio. Por isso, o Wix conta com algumas opções de gerenciamento de domínio.

A filosofia da empresa é a “one-stop shop”, “compra em uma parada” em tradução literal. Uma maneira de oferecer tudo o que é para um produto ou serviço funcionar eficientemente. Por isso, é possível comprar seu domínio diretamente com a empresa ou adquiri-lo como um extra através do plano de assinatura anual ilimitado.

No entanto, não é preciso comprar um domínio personalizado para colocar seu site no ar, pois o Wix oferece uma opção gratuita. Esta é uma maneira simples de garantir que suas páginas ficaram online rapidamente, no entanto, o domínio do seu pertencerá a um endereço Wix, por exemplo: seunome.wix/nomedoseusite.

Esta opção deve ser usada apenas temporariamente, pois os visitantes, ao ver que seu site não tem um domínio personalizado pode enxergar isso como falta de profissionalismo.

Hospedagem

Assim como em outras opções de criadores de sites, a hospedagem no Wix é gratuita. Contudo, as especificações e capacidade do serviço são específicas para cada plano oferecido pela empresa.

A versão gratuita de hospedagem conta apenas com 500 MB de largura de banda e 500 MB de armazenamento, valores que não atendem bem sites com uma boa quantidade de tráfego. No entanto, os planos pagos contam com uma largura de banda ilimitada e até 20 GB de espaço para armazenamento.

Loja Virtual

O Wix Store é o criador de loja virtual da empresa. Assim como os sites, é possível criar páginas de ecommerce com muita facilidade na plataforma.

Os templates prontos contam com ótimas opções exibir e dar destaque aos seus produtos através de designs atraentes para seus clientes.

Com a ferramenta, é possível gerenciar seu inventário a partir do acesso em seu desktop ou aparelho mobile. O Wix Store também tem recursos para adicionar descontos, cupons e envio grátis de pedidos, além das opções de personalização de regras de envio e impostos para cada destino definido.

A opção de loja virtual aceita diversas formas de pagamento, como cartões de crédito, PayPal, pagamento offiline e várias outras opções sem comissão.

Wix Blog

A plataforma de criação de site também tem a opção de criação de blog disponível no plano gratuito. Com a funcionalidade, é possível adicionar um blog em um site já existente no Wix ou criar um blog independente.

É possível adicionar diversos colaboradores para adicionar conteúdo. Além disso, é possível criar publicações, moderar comentários e gerenciar seu blog completamente através do Wix Mobile App.

Recursos para negócios

O construtor de sites também conta com recursos próprios criados para facilitar o gerenciamento de negócios através de seus sites.

Wix Restaurants: esta é uma solução criada para auxiliar o trabalho dos donos de restaurantes.

O recurso conta com a criação e customização de menus, pedidos online que podem ser feitos diretamente em seu site e até mesmo disponibilizar reservas de mesas com a confirmação através de email.

Wix Events: esta é uma funcionalidade criada para facilitar o gerenciamento de eventos. Através dela é possível fazer, personalizar e compartilhar convites por e-mail. Os usuários da ferramenta também podem monitorar e editar sua lista de convidados.

O Wix Events também conta c om a venda de ingressos online. Só é preciso definir o preço, selecionar o método de pagamento e começar as vendas através do site.

Wix Bookings: uma ótima funcionalidade para prestadores de serviços. Através dela, é possível agendar atendimentos em todos os dias da semana e sincronizá-los com seu calendário Google.

A ferramenta também envia lembretes automáticos para seus clientes, com o objetivo de diminuir a quantidade de ausências. Além disso, os pagamentos podem ser feitos na plataforma de maneira online e segura, sem comissão.

Plataforma de conteúdo multimídia

Assim como o Wix oferece ferramentas próprias de gerenciamento para negócios, o criador de site também conta com sua própria plataforma onde é possível disponibilizar conteúdo multimídia de maneira gratuita ou monetizá-lo.

Wix Video: é uma maneira de disponibilizar seu trabalho para venda, aluguel ou até mesmo assinaturas mensais ao seu material audiovisual.

Com a plataforma, você tem seu próprio canal personalizado para carregar vídeos de qualquer lugar, seu computador, celular, YouTube, Vimeo ou Facebook.

Wix Photography: o recurso conta com mais de 30 opções de galerias para exibir seu conteúdo de acordo com sua visão artística.

Através da plataforma de fotos é possível configurar a qualidade das suas imagens e protegê-las com marcas d’água e senhas.

Wix Music: uma maneira simplificada de exibir músicas na internet. É possível permitir o compartilhamento e a compra do seu conteúdo diretamente do seu site.

A ferramenta também oferece relatórios sobre o desempenho de suas músicas. É possível conferir quais faixas foram mais tocadas, compartilhadas, compradas e baixadas.

Gerenciamento de anúncios

O Wix oferece ferramentas profissionais para seus usuários impulsionarem seu site, aumentar seu tráfego e conferir relatórios sobre o comportamento de dos visitantes de suas páginas.

O pacote de gerenciamento conta um plano de SEO personalizado para melhorar o desempenho do seu site nas páginas de busca do Google. Além disso, é possível conectar seu site com as redes sociais para manter seu conteúdo atualizado e impulsioná-lo nas redes sociais.

Além disso, é possível criar com campanhas de email marketing em apenas alguns cliques através do Wix utilizando templates especiais e a integração dos seus contatos.

App Market

O App Market reúne todas as aplicações que podem ser instaladas nos sites criados com o Wix em uma página semelhante às lojas de aplicativos de celulares, como Google Store e App Store.

É possível encontrar soluções feitas pelo próprio Wix e apps criados por terceiros que cobrem uma enorme variedade de funções.

Criador de logo

O Wix tem um criador de logo grátis que pode ser usado por qualquer pessoa cadastrada em seu site e também oferece opção de contratar um designer profissional através de sua plataforma.

Caso você opte pela opção gratuita, será possível criar um logotipo em apenas alguns passos. O processo de criação é muito simples e pode ser feito por qualquer um. Confira a seguir como criar seu logo utilizando a ferramenta:

Insira o nome da sua marca e seu slogan (opcional), selecione seu segmento, escolha uma das opções de estilo, selecione seus logos preferidos das 5 opções indicadas, defina onde seu logo será utilizado. Uma página irá carregar diversas opções de logo, selecione sua opção preferida e a personalize.

Você poderá contar com vários recursos excelentes para criar um logo ao nível profissional, desde a inserção de elementos até a seleção de uma paleta de cores prontas para o seu negócio.

Suporte

O suporte básico oferecido pela Wix pode ser obtido através da central de ajuda, uma galeria completa com informações e soluções para as principais dúvidas, tudo dividido em categorias para facilitar a busca por informações.

Também é possível ser atendido através de seu email, após enviar uma pergunta pelo site ou ligando diretamente para o número do Wix.

Já os planos premium contam com mais vantagens de atendimento. Para estes assinantes o Wix disponibiliza uma equipe de suporte 24 horas através do telefone.

Ferramentas para criar e editar sites

Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar o Wix

Depois de conferir quais são os recursos e ferramentas disponibilizados pelo Wix, é hora de avaliar quais são as vantagens e desvantagens de utilizar o a ferramenta para criar seu site.

Desvantagens

Vantagens

Perguntas frequentes

Confira as respostas para algumas das perguntas mais frequentes relacionadas ao uso do Wix. Uma delas pode ter a resposta para sua dúvida.

Posso utilizar um domínio que já possuo? Usuários do plano premium podem conectar um domínio comprado de outra empresa de hospedagem. Basta fazer o login, ir para o menu "Domínios” e inserir o nome que você deseja usar. Caso a opção esteja registrada, será possível transferir ou apontar o domínio para o Wix.

Quero exibir um banner de cookies no meu site Wix. Posso? É possível ativar o banner de autorização de cookies, porém, é preciso que você cumpra com as exigências do RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

É preciso contratar hospedagem para ter um site Wix? Não, os sites criados através da plataforma são automaticamente hospedados por ela.

Como faço para meu site aparecer no Google? O Wix conta com uma ferramenta que facilita a otimização das suas páginas nos sites de busca. Após responder questionamentos do Wix SEO Wiz, a ferramenta irá criar um plano personalizado para aumentar as chances do seu site aparecer nos resultados do Google.

Quais são os planos oferecidos pelo Wix?

Confira quais são os planos de contratação do Wix e avalie qual opção é a mais indicada para criar um site do seu negócio na plataforma.

Planos pessoais

Os planos pessoais são mais básicos, recomendados para profissionais autonômos e pequenos negócios que não realizam vendas ou fazem transações através de seus sites.

Planos para negócios

Quem deseja criar sua loja virtual, vender produtos ou serviços precisa fazer o upgrade de sua assinatura para esta categoria, pois, para aceitar pagamentos online é preciso utilizar uma das opções de planos para negócios.

Criando um site com o Wix

O Wix é bom? Vale a pena usar o criador de site?

O criador de site é uma ótima escolha para profissionais autônomos, empreendedores e donos de pequenos negócios sem conhecimento de programação que desejam economizar e ainda sim ter um site com qualidade profissional. Então, podemos dizer que o Wix vale a pena sim!

Por fim, fique com uma dica extra para conquistar os melhores resultados através das suas páginas: instale uma ferramenta de chat profissional online no seu site.

Através do JivoChat, é possível centralizar seus canais de atendimento em um lugar só, iniciar conversa com os visitantes do seu site com convites proativos e monitorar suas ações dentro de suas páginas.

2020/10/ 9

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte