Como criar site grátis: 10 melhores opções [2022]

Índice

Hoje, criar um site não precisa mais ser uma tarefa direcionada exclusivamente à uma equipe de programadores.

Na verdade, você mesmo pode facilmente criar um site grátis dentro de poucos minutos utilizando construtores profissionais e projetados exatamente para isso.

Essas ferramentas apresentam interfaces intuitivas e são feitas para atender qualquer tipo de usuário - mesmo aqueles que não possuem conhecimento técnico em programação.

Dessa forma, fica fácil criar um site gratuito e colocar sua página no ar dentro do menor intervalo de tempo possível.

Existem vantagens e desvantagens para se utilizar um criador de sites grátis, e neste conteúdo completo você aprenderá quais são as melhores opções de ferramentas e tudo que precisa saber sobre como criar um site grátis.

Como criar um site grátis?

Confira as alternativas e não perca nossas dicas sobre o que fazer para otimizar suas páginas para SEO. Sem mais delongas, vamos à lista!

1. Wix

Quando falando sobre como criar site grátis, não há como deixar de colocar a Wix em primeiro em nossa lista.

A Wix é líder em criação de sites, sendo uma das plataformas mais robustas e também apresenta diversos modelos prontos para páginas de negócios, design, saúde, entre diversos outros nichos e até landing pages.

Para criar um site grátis no Wix, você não precisa ter conhecimentos em programação ou design.

Basta seguir seis simples passos e pronto, sua página estará online, com domínio personalizado, otimizada para mobile e pronta para gerar tráfego de visitantes e leads a partir de ferramentas de SEO e soluções de marketing integradas.

Destaque:

  • Página otimizada para SEO, melhorando suas chances de ranquear melhor no Google;
  • Centenas de templates personalizados de sites gratuitos;
  • Editor intuitivo baseado em arrastar e soltar elementos como você preferir e possibilidade de editar a visualização mobile.
  • Hospedagem segura e suporte de qualidade, disponível 24/7;

Você pode experimentar o Wix por um período de até 14 dias e, se não estiver satisfeito com o resultado, basta acionar o reembolso garantido para receber o valor de seu investimento de volta.

Confira também nossa avaliação completa do Wix e conheça melhor a plataforma para criar site grátis.

Crie seu site grátis com a Wix

2. SITE123

Em segundo em nossa lista, apresentamos o SITE123 - uma das melhores opções para criar site gratuito no mercado nacional.

Ele oferece centenas de modelos prontos e já otimizados tanto para computadores quanto dispositivos móveis, de forma que possa criar sua página rapidamente.

Dentre elas, é possível escolher entre sites de negócios, loja online, blog, serviços artesanais, restaurantes e comida, fotografia, eventos, entre várias outras categorias já prontas.

Além disso, editar sua página e personalizá-la é uma tarefa extremamente fácil. Assim como as outras alternativas em nossa lista, ele é indicado para usuários com ou sem conhecimentos em web design ou programação.

Destaques:

  • Domínio personalizado com hospedagem grátis;
  • Ferramentas de SEO;
  • Funcionalidades para celular (design responsivo).

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do SITE123 e todos seus recursos.

Exemplos de modelos de sites disponíveis no SITE123

3. Hostgator

Você provavelmente conhece o Hostgator principalmente pelos seus serviços de hospedagem, mas a empresa também te permite criar sites responsivos e profissionais que podem ser hospedados de forma conveniente diretamente nos serviços da Hostgator, que garantem segurança e disponibilidade de sua página.

Para usar o construtor da Hostgator, acesse confira os planos que já incluem o criador de sites e domínio gratuito, como o plano P, M e Turbo.

Destaques:

  • Crie um domínio personalizado para seu site;
  • Construtor intuitivo, você não precisa saber programar ou ser um web designer;
  • Certificado SSL, contas de e-mail e hospedage profissional;

4. Webnode

O Webnode é uma ferramenta profissional - já usada por mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele possibilita criar site gratis dentro de poucos minutos.

Na plataforma, você pode editar os elementos da página facilmente e personalizar todo o conteúdo de acordo com suas preferências.

O Webnode oferece a possibilidade de criar sites pessoais, profissionais, blogs ou até mesmo criar uma loja virtual, ideal para quem deseja ter seu próprio carrinho de compras e vender na internet.

Todas os sites feitos no criador são responsivos, ou seja, inteiramente compatíveis e otimizados para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Destaques:

  • Modelos responsivos e otimizados para mobile;
  • Built-in SEO que pode ser facilmente configurado em cada página;
  • Interface extremamente simples e amigável para usuários de todos níveis de conhecimento em programação web;

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Webnode e todos seus recursos.

Criar site gratuito na Webnode

5. WordPress

Quando o assunto é criar site grátis, é difícil não falar sobre o WordPress, uma das plataformas mais usadas no mundo inteiro.

Hoje, de acordo com informações no próprio site oficial do CMS, 36% dos websites online foram criados a partir do WordPress - o que serve como um enorme testemunho de sua qualidade e eficiência.

A maior vantagem do WordPress é que ele é extremamente versátil, pois oferece uma loja de plugins gratuitos e pagos que podem complementar sua página e adicionar essencialmente qualquer tipo de funcionalidade que você precise.

Eles oferecem um plano gratuito para que você possa colocar sua página no ar, assim como 4 possibilidades de crescimento através dos pacotes pagos.

Destaques:

  • Extremamente versátil, é possível criar essencialmente qualquer tipo de página com o WordPress;
  • Oferece ferramentas de SEO e estatísticas avançadas para que possa impulsionar e acompanhar o crescimento de seu site;
  • Equipe de suporte 24 horas disponível para atendê-lo e ajudá-lo a qualquer momento.

6. Weblium

Como uma excelente alternativa ao WordPress, especialmente no que diz respeito à criação de blogs e criar sites grátis, recomendamos que conheça os diferenciais do Weblium.

Assim como oferecido pelas demais plataformas profissionais apresentadas em nossa lista, no construtor da Weblium, você poderá criar páginas responsivas, otimizadas para dispositivos móveis.

Além disso, eles contam com seu próprio serviço de hospedagem de sites e disponibilizam ferramentas de SEO em seus planos pagos.

Destaques:

  • Armazenamento ilimitado mesmo no plano grátis;
  • Assistente de design baseado em inteligência artificial;
  • Mais de 200 modelos de sites gratuitos.

7. Weebly

O Weebly é outra ótima opção para que você possa conferir como criar um site grátis. Ele oferece um plano inteiramente gratuito com até 500 MB de armazenamento e te permite colocar uma página no ar dentro de poucos minutos.

Como diferencial, é importante mencionar que a ferramenta oferece um certificado de segurança SSL gratuito para sua página. Entretanto, o endereço de domínio contará com a marca weebly na URL.

Destaques:

  • Certificado SSL gratuito;
  • Otimizado para SEO;
  • Formulários de contato e captura de leads já incluso.

Banner do Weebly com texto "um beto site começa aqui"

8. Kinghost

Já o Kinghost oferece uma ferramenta para criar site gratis por 60 dias, para que você possa colocar uma página online e aproveitar todos os modelos profissionais disponibilizados pela plataforma.

Além disso, a Kinghost oferece registro de domínio, hospedagem, certificados SSL e outras formas de turbinar seu site.

A empresa também oferece suas próprias soluções de marketing digital para que você possa melhorar seu posicionamento no Google, promover nas redes sociais e otimizá-la para SEO.

Destaques:

  • Ferramentas de segurança como Antispam e certificado SSL;
  • Acelerador de site e construtor para WordPress;
  • Ferramentas de automação de marketing e soluções de marketing digital para promover seu site;

9. GoDaddy

O GoDaddy é um criador que não oferece exatamente a possibilidade de manter uma página gratuitamente, mas sim de criar um site e testá-lo por 30 dias sem precisar pagar nada ou informar seu cartão de crédito.

Com isso, ele é mais indicado para aqueles que já estão decididos em fazer o upgrade para uma ferramenta profissional - que certamente é o caso desta alternativa.

Destaques:

  • Criação de domínio;
  • Endereço de email personalizado;
  • Hospedagem de altíssima qualidade.

Site do GoDaddy com a frase crie um site web adaptado ao seu setor

10. Google Sites

Para aqueles em busca de uma solução para criar sites gratuitos para projetos pessoais, podem utilizar a solução oferecida pelo Google.

O Google Sites ajuda a fazer site grátis e que funciona muito bem em todos os tipos de dispositivos. Sua interface é muito minimalista e limpa, tornando sua utilização muito mais prática.

Diferente de outros itens da lista, a empresa oferece poucos layouts prontos, mas isso é compensando pela enorme possibilidade de customização de seus itens.

Por fim, a maior vantagem de utilizar o Google Site é a integração com outras ferramentas da empresa, como o Google Analytics, Docs, Sheet, entre várias outras opções.

Destaques:

  • Integração com ferramentas do Google;
  • Certificado de segurança SSL gratuito;
  • Possibilidade de usar domínio personalizado.

Dicas de como criar site grátis e profissional

Agora que conhece diversos criadores de site grátis, lembre-se, colocar uma página no ar é apenas o primeiro passo e não significa que você automaticamente conseguirá gerar tráfego e trazer pessoas para visitá-la, especialmente no caso de páginas de Ecommerce.

Portanto confira algumas dicas sobre o que você deve fazer imediatamente ao colocar um site no ar para que possa atingir seus resultados.

Melhore o seu SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que você deve deve empregar para otimizar sua página para os mecanismos de busca - tradução direta do acrônimo, em inglês.

Isso significa fazer ajustes e modificações para garantir que o seu site seja bem ranqueado nas pesquisas de ferramentas como o Google, Yahoo, Bing, entre outros buscadores.

Inclusive, este é um aspecto essencial para todos que desejam aprender como criar um site.

Para exemplificar, se você deseja que a página de sua oficina de motos apareça quando usuários pesquisarem no Google “oficina de motos em São Paulo”, será necessário otimiza-la para SEO.

Isso envolve diversas características, como:

  • Tamanho das imagens;
  • Utilização de links (URLs) amigáveis;
  • Velocidade de carregamento;
  • Otimização para dispositivos móveis;
  • Certificado de segurança SSL (HTTPS);

Entre diversos outros fatores. Portanto, confira nosso guia sobre o que é SEO e como fazer antes mesmo de escolher uma ferramenta para criar site grátis e garanta que todas suas páginas estejam otimizadas.

Personalize as imagens de seu site

Na hora de montar um site grátis, você notará que a maioria dos construtores oferecem diversos templates e modelos prontos para serem personalizados com sua identidade visual e o logo da sua empresa. Após escolher seu modelo, é importante ficar atento à qualidade das imagens de sua página.

Um bom design ajuda a transmitir profissionalismo e segurança aos visitantes de seu site, enquanto um site com design antigo ou mal elaborado pode provocar exatamente o oposto, deixando visitantes preocupados com a legitimidade da página e qualidade das informações, serviços ou produtos oferecidos.

Você não precisa ter conhecimento em programação e desenvolvimento para criar um site grátis, mas isso não significa que não precisará se preocupar com o design.

Felizmente, existem diversas ferramentas digitais que podem ajudá-lo a editar fotos ou até mesmo a criar imagens e banners de forma intuitiva e, muitas vezes, gratuitamente.

Considere adquirir um plano pago

Frequentemente, um plano para criar site gratuitos inclui algumas desvantagens que você deve considerar, como não poder remover a marca da URL de seu site, ter menos velocidade de banda, entre outras limitações.

Portanto, considere adquirir um plano pago para que tenha um domínio inteiramente personalizado - que transmita profissionalismo para aqueles que acessam.

Construtores de sites normalmente incluem seu próprio serviço de hospedagem, mas não necessariamente! O WordPress, por exemplo, ainda requer que você hospede em um serviço dedicado.

Prós e contras de utilizar um criador de sites gratuito

Por fim, considere alguns dos principais prós e contras antes de utilizar um construtor de sites para colocar a página de seu negócio no ar.

Faça uma análise minuciosa antes de decidir qual ferramenta irá utilizar para certificar-se que possui uma página escalável e profissional.

Prós:

  • Facilidade para editar modelos de sites prontos;
  • Velocidade para colocar a página no ar já hospedada em um servidor de confiança;
  • A maior parte das ferramentas já oferece páginas responsivas para mobile;
  • Você não precisa se preocupar caso não tenha habilidades de programação e design;
  • A maioria das ferramentas oferecem planos escaláveis para acompanhar o crescimento de seu website;
  • Páginas já trazem soluções para otimização SEO.

Contras:

  • Os temas oferecidos podem não atender às suas necessidades;
  • Você não tem controle absoluto sobre todos os elementos disponíveis no seu site ao optar por montar site grátis em um construtor;
  • Nem sempre é possível instalar plugins para complementar funcionalidades conforme as suas necessidades;
  • O domínio tende a trazer a marca da ferramenta (como apresentado anteriormente);
  • Caso precise escalar seu website, os planos mais completos podem ser caros.

Leve todos estes fatores em consideração antes de escolher qual criador irá utilizar para criar um site grátis e você poderá mitigar problemas caso precise fazer alterações, incrementos ou escalar sua página.

Como criar site grátis sem um construtor?

Se ao avaliar os prós e contras você descobriu que prefere fazer sites gratuitos sem utilizar um construtor de sites, saiba que isso também é possível de formas diferentes.

Confira algumas maneiras de montar um site manualmente ou contratando profissionais de web design e desenvolvimento especializados na área.

Contrate uma agência de marketing digital para montar um site para você

A primeira opção é contratar uma agência de marketing digital que disponha de uma equipe especializada e pronta para construir sites profissionais para seus clientes.

Claro, esta tende a ser uma alternativa gratuita como oferecida pelos construtores, mas permite que você tenha mais autonomia para personalizar a sua página conforme desejar.

No Brasil, existem diversas agências de marketing digital que são capacitadas para servir quem precisa criar um site. Inclusive, confira nosso ranking com as melhores agências no Brasil, certamente encontrará opções que podem atendê-lo.

E então, aprendeu como criar um site grátis?

Esperamos que nossa lista de ferramentas tenha o ajudado a encontrar a melhor solução de acordo com suas necessidades, especificações e objetivos - seja para fazer um site pessoal, de negócios, uma loja virtual, entre outros.

Só não se esqueça, se quiser monitorar pessoas em tempo real enquanto navegam em sua página e abordá-las com convites proativos, instale o JivoChat em sua página e aproveite nossos recursos profissionais para aumentar suas conversões e transformar visitantes em clientes!

Início Blog Ferramentas Como criar site grátis: 10 melhores opções [2022]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download