Design responsivo: qual é a importância?

atualizado 3 de janeiro de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Design responsivo é uma característica muito importante para quem deseja montar um site ou uma loja virtual.

Pois, em um mundo onde a tecnologia está em constante evolução é preciso garantir que o seu site se mantenha em pleno funcionamento nos diferentes dispositivos e formatos de telas disponíveis no mercado. 

Entretanto, essa não é a única característica que faz com que o design responsivo seja relevante, ele também é um fator levado em consideração pelo algoritmo do Google para quem deseja investir em SEO.

Por isso, se você ainda está com dúvidas sobre o que é design responsivo, porque usar design responsivo e quais são as vantagens nesse artigo você encontrará todas essas informações.

O que é design responsivo? 

Design responsivo é uma técnica que permite que uma página seja adaptável a qualquer tipo ou tamanho de tela em que ele será acessado.

Essa adaptabilidade permite que a tela continue sendo acessível e não apresente qualquer tipo de distorção ou inacessibilidade independente do dispositivo que o usuário estiver utilizando.

Embora os dispositivos mais utilizados para acessar um site sejam os: desktops, notebooks e smartphones, já é possível acessar a internet de outros dispositivos como Smart Tv e até mesmo refrigeradores.

Dessa forma, o principal objetivo de um design responsivo é permitir que o seu site possa ser acessado pelo maior número de pessoas possíveis e independentemente dos dispositivos que elas acessam.

O design responsivo possui grande relevância para a experiência do usuário, e além de permitir acesso aos diferentes formatos de tela, ele também deve entregar uma boa usabilidade.

A tecnologia por trás do design responsivo está em duas linguagens de programação bastante conhecidas: HTML e CSS. 

O HTML é a linguagem responsável pela estrutura textual do seu site, já o CSS é o que compõe e agrupa todo o estilo visual do seu site.

Se você ficou preocupado de não saber programação, calma! Pois, mais adiante apresentaremos algumas plataformas incríveis para você montar seu site e sem a necessidade de saber programação. 

Entenda porque usar design responsivo

Atualmente a maior parte do tráfego realizando no ambiente virtual provém dos smartphones, por conta da facilidade de acesso que esse dispositivo promove.

Pois, qualquer pessoa  que possua um smartphone com acesso à internet pode facilmente navegar pela web ou utilizá-lo para efetuar compras em lojas virtuais

Mas também existe um público que ainda prefere utilizar os desktops, ou até mesmo outros dispositivos, que já citamos. 

Para atender a necessidade desses clientes, é preciso investir em design responsivo tornando o seu site adaptável e permitindo que ele receba esse fluxo de pessoas.

Principalmente quando falamos de layout para loja virtual, pois você deve adaptar os botões, o texto, as imagens para que o cliente saiba qual caminho seguir na hora de realizar uma compra, independentemente do dispositivo que ele estiver utilizando

Pois uma vez que o seu cliente encontre dificuldades de navegar, ou de interagir com seu site ele pode simplesmente abandonar a compra e optar pela concorrência.

O design responsivo também objetiva transformar e melhorar a experiência do usuário otimizando ações básicas como evitar que o usuário precise utilizar os dedos para aumentar a tela durante a visualização de uma imagem ou texto. 

Até os problemas que tornam o seu site inutilizável pelo usuário, como botões fora do lugar ou elementos que somem e deixam de ser visíveis durante a transição de telas, por exemplo.

E todos esses aspectos são importantes na hora de conquistar autoridade no ambiente virtual e alcançar novos públicos de maneira orgânica. 

Pois, possuir um site com design responsivo é uma das características que o algoritmo do Google leva em consideração na hora de indexar o seu site.

O processo de indexação do site permite que um usuário encontre o seu site no momento em que estiver realizando uma pesquisa através do Google. 

imagem vetorizada de uma mulher acessando site com design responsivo

Plataformas para criar seu site com design responsivo

Se você deseja montar o seu site, mas não sabe nenhuma das linguagens que citamos no início desse artigo, saiba que não é necessário se desesperar ou aprendê-las.

Pois, a maioria das plataformas de hospedagem de sites possuem ferramentas de construção de sites que permitem que você construa sites com design responsivo sem nenhum conhecimento de programação ou design de sites.

Elas são bastante intuitivas e muitas oferecem modelos prontos para você utilizar. Confira:

1. Wix

O Wix é uma plataforma de hospedagem de sites, blogs e lojas virtuais que oferece recursos e elementos de design responsivos para a confecção do seu site.

Com o Wix você cria o seu site através da escolha de um dos templates prontos, disponíveis na galeria da plataforma, ou pode começar o seu site do zero.

Os templates prontos são totalmente editáveis, para que você possa criar um site com aspecto profissional e sem perder a essência do seu negócio. 

Depois de criar o seu site, o Wix permite que você adicione recursos avançados como criar sua loja virtual ou até mesmo a opção de realizar agendamento online para quem é prestador de serviços.

No próximo passo, basta você mudar a configuração do layout e ajustar para os dispositivos móveis editando os elementos que achar necessário sem alterar a versão para desktop.

O Wix possui três modalidades de planos: plano básico, vip e ilimitado.

Conheça o Wix para oferecer ao seu público a melhor experiência em responsividade. 

Destaques do Wix:

  • Crie sites, lojas virtuais ou blogs
  • Crie um template novo ou escolha um pronto
  • Edite e coloque o agendamento para prestar serviço
  • Escolha entre o plano básico, vip e limitado

Crie seu site com a Wix

2. SITE123

O Site 123 é uma plataforma de criação de site, onde você consegue montar um site profissional em apenas 3 passos.

O construtor de sites é um dos mais fáceis e intuitivos do mercado, assim a sua única preocupação na hora de construir o seu site deve ser com o conteúdo.

O editor é muito mais simples do que os editores da maioria dos sites que é baseado no sistema de arrastar e soltar.

Com o site 123 você também pode montar a sua loja virtual, blog investir em recursos SEO e claro que desfrutar de toda a responsividade disponível para o seu site em dispositivos móveis.

O Site 123 possui um plano grátis, sem registro de domínio e um plano premium com registro de domínio. 

Destaques do Site 123:

  • Monte um site profissional em 3 passos
  • Construtor de site mais fácil e intuitivo do mercado
  • Monte seu blog, loja virtual ou site
  • Escolha o plano grátis ou premium.

3. Webnode

Também é uma plataforma que permite a criação de sites ou da sua loja virtual em poucos minutos.

A plataforma conta com mais de 40 milhões de usuários, o Editor de site do Webnode funciona através de blocos, basta você inserir seus conteúdos e montar o seu site.

E você também pode escolher entre mais de 100 modelos de design que estão disponíveis na plataforma. 

Com o Webnode você pode optar pelos planos Limitado, Mini, Standard e profissional para entregar um site profissional com design responsivo para o seu cliente. 

Destaques do Webnode:

  • Plataforma com mais de 40 milhões de usuários
  • Permite a criação de site ou loja virtual
  • Editor funciona através montagem de blocos
  • Escolha entre os planos Limitado, mini, standard e profissional

4. Weblium

Weblium  é uma plataforma que possui uma tecnologia inovadora para a construção de sites. 

Com Weblium, você constrói o seu site rapidamente através do sistema de inteligência artificial.

A inteligência artificial do Weblium faz o trabalho de ajustar o seu site durante a edição, e permite que você faça alterações no design com apenas um clique.

O seu design é aplicado a qualquer tipo de tela sendo um design responsivo, e a plataforma ainda possui otimização se você deseja trabalhar com SEO.

Você pode optar pelo plano gratuito ou pago para utilizar a plataforma e entregar uma melhor experiência para os seus clientes.

Destaques do Weblium:

  • Tecnologia inovadora de construção de sites
  • Alterações no design com apenas um click
  • Otimização SEO
  • Plano pago ou gratuíto

Como otimizar um design responsivo no seu site

Para que o seu site seja um sucesso em design responsivo e também em experiência do usuário é necessário que você esteja atento a alguns aspectos. 

Comece da tela menor para a maior

Depois de escolher uma das plataformas que citamos acima para fazer o seu site, é indicado que você comece primeiro pelo layout do Smartphone.

A maioria dos construtores de site irão começar a edição ou construção do layout do site para desktop, mas para que seja mais fácil para você projetá-lo é melhor iniciar a edição a partir da tela menor. 

Começando da tela menor, dificilmente você vai precisar fazer modificações severas quando projetá-lo para uma tela maior.  

Escolha elementos leves

Para não prejudicar o carregamento do seu site, tanto no momento de montar o seu site quanto na hora de realizar as suas publicações esteja atento ao tamanho das imagens.

E principalmente evite utilizar mais imagens do que o necessário ou utilizar gifs e até mesmo carregar vídeos no próprio site.

Em questão de design responsivo é necessário sempre verificar se as imagens serão legíveis para o público, na mudança de tela. 

Alternativo aos vídeos, você pode fazer Upload dos seus no Youtube e incorporá-los a sua página, assim você não irá sobrecarregar a sua página.

Utilize ferramentas para melhorar o carregamento do seu site

Como mencionamos, o carregamento é importante para você que  deseja que o seu site apareça entre os primeiros no Google. 

Existem alguns plugins que estão disponíveis para que você possa melhorar a velocidade de carregamento do seu site. 

Ainda é possível que alguns sites de hospedagem de imagens como o Zyro já possuam ferramentas de otimização de página.

Realize testes

Depois de ter montado o seu site e colocá-lo no ar, realize testes de usabilidade em diferentes tamanhos de tela para se certificar de que tudo está funcionando e adequado.

Embora as plataformas ofereçam design responsivo, pode ser que você precise posicionar um elemento ou outro para ajustá-lo ao layout. 

É essencial se colocar no lugar do seu público-alvo.

Mantenha o seu site completo e atualizado

Independentemente de ser uma loja virtual ou um site, lembre-se de investir na experiência do usuário e para isso você deve facilitar o acesso do consumidor às informações.

Por isso, é importante pensar na disposição dos itens quando você estiver montando o layout do seu site, manter uma hierarquia no texto para que você possa conduzir o consumidor a encontrar tudo que ele precisa.

Os títulos e descrições devem ser claros e concisos, e você deve disponibilizar no seu site informações completas.

E lembre-se de manter sempre o seu site atualizado para oferecer um serviço de qualidade para o consumidor. 

Imagem vetorizada de diversas telas de design responsivo

Os benefícios de utilizar design responsivo

Embora já tenhamos mencionado ao longo do artigo alguns dos benefícios em ter um site com design responsivo, iremos abordar cada um deles separadamente. 

Trabalhar SEO

Se você estava curioso para saber o que é SEO e como ele funciona chegou o momento.

Ao longo deste artigo abordamos o quanto o Design responsivo é importante e levado em consideração para o algoritmo do Google, e esse é um detalhe muito importante se você deseja investir em SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, e é através desse processo que realiza-se a otimização do seu site para que ele seja encontrado durante uma pesquisa no Google.

Existem uma série de parâmetros que devem ser considerados e melhorados dentro de um site e como você já deve suspeitar o site responsivo é um deles. 

Entretanto podemos citar outros fatores como a velocidade de carregamento, o conteúdo do seu site, relevância e outros. 

Por isso, se você quiser ganhar pontos com o Google é necessário investir em design responsivo. 

Apenas uma versão do mesmo site

Há alguns anos atrás era necessário elaborar 2 sites diferentes, um para atender o uso de dispositivos móveis e outro para atender quem utilizava Desktop, esse problema foi praticamente resolvido com o surgimento do design responsivo.

Além do tempo gasto, era preciso investir em dinheiro duas vezes para manter dois sites, com um site que ofereça design responsivo você só precisa manter um site, pois a tela irá se adaptar ao dispositivo do usuário. 

Nesse sentido, manter um design responsivo gera economia de tempo e dinheiro.

Gerenciamento é mais fácil

A maioria das plataformas vai adaptar as suas publicações para que elas fiquem no tamanho que corresponda ao tamanho da tela do usuário.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em fazer grandes ajustes, nem em fazer duas publicações separadas para cada plataforma.

As atualizações no layout também serão aplicadas universalmente caso seja necessário realizar qualquer tipo de ajuste. 

Reconhecimento de marca

Uma vantagem que está relacionada ao fato do design responsivo ganhar alguns pontos com SEO.

É que ao indexarem o seu site os buscadores facilitarão para que os usuários encontrem seus produtos e informações dos produtos e serviços dentro de um mesmo domínio.

Da mesma forma que aparecer entre as primeiras páginas do Google pode aumentar o seu fluxo de visitantes, com maior quantidade de acesso mais relevante você se torna para os buscadores.

Estar entre os primeiros da pesquisa do Google também  permite que você conquiste autoridade. 

Faça um site com design responsivo e alcance mais usuários

Neste artigo, você pode compreender o que é design responsivo e como ele é importante para que você possa entrar no mercado digital.

Não esqueça de avaliar os recursos que são disponibilizados por cada uma das plataforma e definir qual delas irá suprir as suas necessidades.

Também estude sobre as principais estratégias de marketing digital, para saber como dar mais visibilidade para o seu site.

Invista também em atendimento dentro do seu site, oferecendo um canal seguro onde os seus clientes sabem que podem encontrar soluções.

Por isso, não deixe de conhecer o JivoChat e todos os recursos que essa ferramenta oferece.

Conte com o JivoChat para qualificar o atendimento dentro do seu site.

E não esqueça de escolher um servidor VPS para hospedar o seu site responsivo.

Boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download