Público-Alvo: o que é e como definir

Índice

Definir um Público-alvo é um dos passos principais para fazer com que a sua estratégia de marketing seja um sucesso.

É a partir do Público-alvo que você passa a adquirir mais informações sobre as pessoas que têm interesse real em obter o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você consegue otimizar todas as suas estratégias de marketing para que elas alcancem esse público efetivamente.

E consequentemente observar uma melhora nas suas vendas. 

Se você ainda não definiu um Público-alvo para a sua empresa, nesse artigo nós iremos te explicar como você pode fazer para definir o seu e porque é tão importante definir.

O que é Público-alvo?

O público-alvo pode ser definido como uma parcela da sociedade que possui uma ou mais características em comum.

Dentre essas características podemos citar: grau de escolaridade, interesses, objetivo e etc… 

Essas características estão incluídas dentro do conceito de segmentação do mercado, e são essenciais para a definição do público-alvo, pois elas influenciam o comportamento do consumidor. 

É para essa parcela da sociedade que você irá direcionar uma mensagem ou as suas ações de marketing.

E a partir desse ponto que surge a importância de definir quem é o seu público-alvo.

Para que você possa otimizar ao máximo as suas campanhas com base nas informações e características desse público, melhorando a interação e a comunicação dele com a sua empresa. 

Quanto maior o número de informações sobre o seu público-alvo maiores são as suas chances de ser assertivo em suas campanhas de marketing. 

Para obter essas informações você pode realizar pesquisas, utilizar programas de coleta de dados e também monitorar seus concorrentes.

Explicaremos como você pode definir um público-alvo para a sua empresa mais adiante nesse artigo. 

Como podemos segmentar um Público-alvo?

Foi abordado no tópico anterior a temática de segmentação de mercado, existem algumas características que são levadas em consideração na hora de você definir o seu público-alvo.

E elas contribuem para que você consiga elaborar campanhas mais precisas.

Confira quais são essas características:

  • Geográfica:  país, região, estado, cidade, bairro, população, cidade, zona, densidade, clima.
  • Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, estado civil, renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, nacionalidade.
  • Psicográfica: estilo de vida, personalidade, valores, interesses, sonhos.
  • Comportamental: interações com a sua marca, sensibilidade ao preço, motivação. 

As segmentações de público-alvo também podem ser realizadas com base em características de uma empresa, nesse caso utiliza-se:

  • Segmento de atuação de uma empresa.
  • Porte de uma empresa.
  • Faturamento.
  • Número de funcionários.
  • Localização.
  • Tempo de mercado.

Você sabe qual é a diferença entre Público-alvo e Persona?

Se você trabalha com marketing ou é empreendedor provavelmente já deve ter se deparado com o termo Persona.

Público-alvo e Persona são suas ferramentas importantes dentro do marketing, entretanto, eles não possuem o mesmo significado. 

E se você ainda não sabe diferenciá-los, acompanhe as explicações abaixo para eliminar de vez com todas as suas dúvidas sobre esse assunto. 

Público-alvo

Primeiro vamos reforçar o conceito de público-alvo para posteriormente abordarmos o conceito de persona. 

O público-alvo é um grupo de pessoas que possuem um perfil com características semelhantes, algumas das quais já destacamos nos tópicos anteriores. 

Se observamos essas características, poderíamos dizer que as informações de público são mais gerais ou mais genéricas quando comparamos com a persona.

Pois o público-alvo considera apenas características pontuais, diferente da persona como veremos a seguir. 

O público-alvo, por sua vez, é mais utilizado ao nível estratégico, na definição de posicionamento do mercado.

Com base nessas informações podemos exemplificar o público-alvo como: mulheres de 25 a 55 anos,  graduadas, da Classe B, com renda de R$ 4000,00 a R$ 6000,00, que gostam de produtos de beleza,

Ao analisarmos as características do nosso público-alvo podemos dizer que provavelmente o nicho de mercado é de produtos de beleza.

E que muito provavelmente os produtos são vendidos a um valor acima da média, pois a renda do nosso público-alvo está acima do salário mínimo brasileiro. 

Você percebeu o quanto o público-alvo pode dizer sobre um produto e uma marca? 

Persona

A persona, por sua vez, traz uma descrição mais aprofundada e se aproxima bastante do seu perfil de cliente ideal.

Ele é um personagem fictício com base nas características dos seus clientes reais, e também contribuem para que você consiga direcionar as ações de marketing com mais precisão. 

Ou seja, a persona traz características de um grupo de pessoas que “podem” se interessar pelo seu produto ou seu serviço.

E diferentemente do público-alvo são atribuídas a ela características que humanizam esse perfil ao invés de  apenas uma descrição superficial de características. 

A persona, por sua vez, representa um público que a sua ou empresa marca deseja interagir sendo mais utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo, social media, e marketing de relacionamento

Entre as características de persona nós podemos destacar:

  • Características pessoais.
  • Poder aquisitivo.
  • Estilo de vida.
  • Interesses.
  • Engajamento nas redes sociais.
  • Informações profissionais

Com base nessas características confira um exemplo de persona:

Jair, 35 anos, Personal Trainer. Mora na capital paulista. É formado em Educação física, possui um blog onde dá dicas de treinos e saúde. Costuma frequentar eventos esportivos. Gosta de participar de ações beneficentes e sempre visita abrigos e realiza campanhas de doações para esses lugares. 

Vantagens de definir corretamente um Público-alvo?

Nesse tópico iremos apresentar algumas vantagens para você compreenda qual é a importância de definir corretamente o seu público-alvo. Confira:

Otimização das campanhas de marketing

Definir um o seu público-alvo corretamente impede que você desperdice tempo e dinheiro atingindo um público que não tem interesse no seu produto. 

Pois ao invés de atingir a massa, você conhece quais são os principais interesses do seu público e a sua comunicação é trabalhada com foco em alcançar um grupo seleto de pessoas. 

De acordo com Philip Kotler, desde o marketing 2.0, as empresas já compreenderam que é muito mais eficiente vender para um público mais direcionado do que tentar vender para um público mais geral ou para uma massa.

Conteúdo personalizado para o seu público 

Se você estiver pensando em entrar no mercado digital aposte em divulgar seus serviços ou o seu produto utilizando a estratégia de marketing de conteúdo através de um blog no seu site ou nas redes sociais. 

Com o marketing de conteúdo você entrega conteúdo de valor para os seus para o seu público-alvo, e contribui com o avanço dele pelo funil de vendas (topo, meio e fundo de funil).

No topo do funil, por exemplo, é a etapa de aprendizado e descoberta onde o cliente não sabe que tem um problema. 

Ou seja, cria-se conteúdo com curiosidades e informações que possam mostrar a solução de um problema que o seu público-alvo talvez nem imagine que tenha.

Nessa fase os conteúdos devem ser fáceis de compreender e devem estar relacionados ao seu segmento, abordando o seu produto de maneira mais genérica.

Conteúdos de meio de funil é voltado para aquele público que já identificou possui um problema e quer resolvê-lo. 

É para o meio de funil que você deve vender o seu peixe, e trazer conteúdos mostrando como o seu produto se insere na vida do seu público-alvo para solucionar aquele problema.

No fundo de funil é mostrado para público os benefícios do seu produto e outras informações relevantes, pois o público de fundo de funil já está quase decidido.

E se você ainda não sabe como criar conteúdos de qualidade para atrair o seu público você  no curso Treinamento Máquina de Conteúdo você aprende como posicionar o seu negócio online e como vender seus produtos através da internet.

São 12 módulos para você ficar por dentro das melhores estratégias de Marketing Digital e promover os seus produtos e serviços.

Melhora na comunicação com o público

Como mencionamos anteriormente, algumas das informações que se obtêm a respeito do público-alvo são importantes para campanhas.

E além das campanhas para a forma como sua empresa vai passar a se comunicar publicamente com esse público. 

Através do conhecimento de público-alvo uma empresa consegue definir qual é o melhor tom de voz para se comunicar. 

Permitindo que o público crie uma maior identificação com a sua empresa, e contribui para que ele tenha mais vontade de interagir com sua marca ou serviço.

O tom de voz de uma empresa é uma característica definida através do processo de branding, ele é a maneira que a sua empresa irá utilizar para se expressar publicamente.

Além disso, as mensagens transmitidas pela sua empresa passam a ser compreendidas com mais facilidade, o que pode facilitar o avanço desse cliente pelo funil de vendas.

Além disso a melhora na comunicação também permite:

  • Aproximar a marca do público;
  • Usar uma linguagem que seja acessível;
  • Adote uma abordagem que atenda suas necessidades e desejos.

Maior aprofundamento de mercado

Ao definir o seu público-alvo você também passa a buscar maneiras de suprir as necessidades desse público ao pesquisar sobre o mercado e também sobre a concorrência. 

Podendo até encontrar segmentos que ainda não foram bem explorados dentro do mercado, como soluções e ideias que ainda não chegaram ao mercado.

É uma forma de você descobrir novas oportunidades para atrair novos clientes e consumidores.

Além disso, também permite que você identifique em quais canais o seu público-alvo está presente para utilizá-los ao seu favor na hora de promover seus produtos e serviços, como na estratégia multicanal. 

Com a estratégia multicanal você tem a certeza de que está em todos os canais, e que o seu público-alvo está sendo alcançado pelas suas campanhas. 

Se diferenciar dos seus concorrentes 

Observar a concorrência permite que você investigue maneiras de atrair o seu público utilizando estratégias diferentes do que seus concorrentes estão utilizando.

Também permite que você encontre maneiras de melhorar a qualidade dos seus produtos para que eles consigam se destacar da oferta dos seus concorrentes.

E você pode pode trabalhar para demonstrar os valores da sua marca através deste produto. 

Imagem vetorizada de um homem correndo com um troféu em direção ao alvo.

Como definir seu Público-alvo?

Depois de aprender a importância do público-alvo para as suas campanhas, provavelmente você quer saber como você pode definir o público-alvo do seu negócio. 

Você provavelmente já deve ter percebido que para definir o seu público-alvo você deve ter conhecimento de nicho de mercado e também da concorrência.

E que é impossível defini-lo com base em achismos e sem colocar a mão na massa.

Por isso, separamos um passo a passo com algumas perguntas que podem te ajudar na definição do seu público-alvo. Confira:

Quem são as pessoas que interessam pelos seus produtos?

O primeiro passo para identificar quem é o seu público-alvo é olhar para o nicho de mercado a sua empresa está inserida e responder a perguntas como:

  • Quem são as pessoas que interagem com as outras empresas do mesmo nicho que o meu?
  • Como seus concorrentes atuam?
  • Qual é o posicionamento dos seus concorrentes?
  • Como o seu público interage com a concorrência?
  • Quais são as principais tendências identificadas nesse segmento?

Entenda mais sobre o perfil desses clientes, e como eles interagem com  a concorrência e o que eles esperam do mercado.

Você pode elaborar pesquisas, ou então entrevistas para captar algumas dessas informações.

Também existe a possibilidade de estudar através de trabalhos publicados por instituições de pesquisa, jornais e bancos de dados. 

Quais são as maiores necessidades dentro do seu segmento?

Encontre o seu nicho de mercado, pois ele pode te ajudar a definir o seu público-alvo.

Através do nicho de mercado você consegue identificar algumas características mais específicas a respeito do seu público-alvo que irão te ajudar a entender qual é a dor que o seu produto resolve. 

Algumas perguntas que podem te ajudar nessa etapa é identificar quais são as necessidades do seu público são:

  • Quais são as principais reclamações desse público?
  • Quais são seus maiores desejos?
  • Quais são as necessidades que ainda não foram atendidas?

Quais são os canais utilizados por esse público?

Para realizar as pesquisas ou até mesmo divulgar a sua marca você precisa identificar onde  o seu público-alvo se encontra inserido.

É bem provável, por exemplo, que você encontre o seu público nas redes sociais, mas também pode ser que eles não estejam presentes nelas.

Saber onde eles se localizam pode te ajudar a desenvolver campanhas, e também a entender mais sobre o comportamento do seu público.

  • Onde buscam informações para solucionar seus problemas?
  • Quais são os canais em que estão presentes?
  • Onde costumam interagir com as marcas que gostam?

Seu produto atende as expectativas do público? 

Conhecer o seu produto também é fundamental para que você compreenda para quem ele se destina. 

Dessa maneira fica mais fácil buscar informações relevantes sobre o seu público-alvo, e ainda alinhá-los com as possibilidades do mercado.

Dessa maneira você deve se perguntar: 

  • Quais são os benefícios do seu produto?
  • Por que alguém compraria o seu produto?
  • Resolver o problema do consumidor com esse produto é possível?

Ferramentas para te ajudar a definir seu público alvo

Definir o seu público alvo envolve realizar pesquisas e também coletas de dados.

Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para tornar esse processo mais rápido e prático.

Formulários Online

Os formulários online, como o Google Forms e o Typeform,  são ferramentas amplamente utilizadas para a criação de pesquisas. 

Você pode criar um formulário com algumas perguntas básicas como as que mencionamos no início desse artigo, como nome, idade, profissão e faixa salarial. 

Como também algumas perguntas específicas que sejam relevantes para você compreender mais sobre o seu nicho.

Utilize as redes sociais para divulgar os questionários, ou você também pode enviar junto com um questionário de satisfação após cada comprar.

Não esqueça de oferecer um desconto para estimular os clientes a responderem.

Ferramentas de CRM

Ferramentas de CRM como, o RD Station, Pipedrive e o Fleeg funcionam como ferramentas de gestão de clientes.

Elas são utilizadas para otimizar o seu processo de venda, mas elas também atuam coletando informações importantes dos seus clientes como:

  • Nomes.
  • Endereço.
  • Visitas no seu site.
  • Interações com a sua marca.

Contribuem para que você entenda mais sobre o comportamento do seu público-alvo. 

Ferramentas de métricas nas redes sociais

Tanto o Facebook quanto o Instagram oferecem ferramentas importantes dentro dessas redes sociais para que você consiga monitorar quem é o público que interage com a sua marca.

O Instagram possui o Instagram insights que é uma ferramenta que permite que você veja algumas informações como: gênero, localidade, interação com suas postagens, idade aproximada dos seus seguidores.

Mas esteja atento pois para acessar essa ferramenta você precisa ter um perfil profissional.

O Facebook permite que páginas profissionais tenham acesso a localização dos seus seguidores. 

O Facebook também possui a ferramenta Audience Insights onde você pode acessar informações  como: localização, gênero, estado civil, escolaridade, cargo, interesses, estilo de vida, entre vários outros de toda a plataforma.

Google Analytics

O Google Analytics  é a ferramenta do Google e também uma ferramenta gratuita de análise de dados.

Ela  pode ser usada para conhecer melhor o público que já acompanha a sua marca, já que gera dados de interações com o seu site.

Você pode identificar o perfil do público, características e interesses.

Você também pode  analisar as palavras pesquisadas na busca interna do site, que representam assuntos de interesse dos seus visitantes.

Exemplos de Público-alvo

Exemplo 1

Empresa: Loja de eletrônicos.

Público-alvo: Homens e mulheres de classe média baixa, que vivem em São Paulo, na faixa dos 30 a 50 anos e procuram por eletrônicos em geral em promoção ou com bons preços. Acompanham Facebook e site.

Exemplo 2

Empresa: E-commerce de roupas de esporte.

Público-alvo: homens e mulheres de classe média, com fundamental e superior completo, que moram no Paraná, com idade entre 16 a 35 anos. Que praticam esportes e  acompanham novidades nas redes sociais.

Exemplo 3

Empresa: Alimentos veganos.

Público-alvo: Mulheres e homens de classe média, com superior completo ou cursando, que vivem no Rio Grande do Sul, com idade entre 20 a 35 anos e que se preocupam com o meio ambiente. Acompanham Twitter, Instagram e Facebook.

Exemplo 4

Empresa: E-commerce de produtos personalizados para gamers.

Público-alvo: homens e mulheres de classe média, a partir do ensino fundamental, que moram no Brasil, com idade entre 15 a 45 anos Participam da cultura geek, acompanham campeonatos e acompanham novidades no Facebook e Twitter.

Exemplo 5

Empresa: Clínica de estética

Público-alvo: mulheres de classe média alta, graduadas, que vivem em São Paulo, com idade entre 30 a 60 anos e que se importam com a aparência e procuram melhorar sua qualidade de vida. Acompanham notícias sobre o assunto em portais segmentados e no Facebook. 

Otimize as suas campanhas definindo quem é o seu Público-alvo

Nesse artigo apresentamos informações para que você consiga definir quem é o seu público-alvo.

Sabendo da importância dele e de como defini-lo você pode utilizar estratégias de marketing para atrair mais clientes, não esqueça de aprender sobre Marketing Promocional, Rich Media e Inbound Marketing.

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