20 melhores ferramentas de CRM em 2020

Descubra quais são os melhores CRM que podem ser implementados em seu negócio

Uma das funções mais possibilitadoras do Jivochat é sua capacidade de ser integrado ao CRM de seu negócio. Você pode conferir mais detalhes sobre essa integração na seção de Preços de nossa página principal, da qual também pode conferir todas as funcionalidades do nosso serviço de chat online.

Caso ainda esteja por decidir qual CRM implantará na sua empresa, trouxemos uma lista com as 10 das melhores opções no mercado, facilitando a busca por uma ferramenta de confiança e que consiga integrar seus diferentes departamentos, incluindo a parte de atendimento online que o Jivochat representa.

O que é CRM e para que serve?

Antes de conferir nossa lista, entenda melhor o que este termo significa para o seu negócio.

CRM, sigla para Customer Relationship Management, é uma ferramenta que gerencia o relacionamento de empresas com seus clientes. Isto é feito através de um sistema com funcionalidades criadas especificamente para simplificar a gestão de todos os processos que envolvem contatos com clientes.

Os sistemas de CRM são programas que utilizam a automatização de processos para facilitar a execução de planos de ação de um negócio, sejam eles relacionado às áreas análise de dados, integração de equipe, estratégia ou operacional.

Com informações sobre leads centralizadas em um só lugar, ferramentas de gestão de metas, métricas, indicadores comerciais, análises das etapas do funil de venda e várias outras funcionalidades, as soluções de CRM otimizam as atividades operacionais e proporcionam mais tempo para atividades complexos que geram maiores resultados.

Como o CRM funciona

O sistema de CRM é utilizado para que equipes de marketing, atendimento e vendas lembrem de cada detalhe importante no atendimento aos clientes. Através destes softwares, sua equipe pode ter acesso às informações de seus leads e utilizá-las para aumentar sua taxa de conversão.

O CRM, de uma maneira simplificada, funciona da seguinte forma: clientes são cadastrados em seu sistema, seja manualmente ou através de listas automáticas, então, informações e anotações podem ser feitas sobre qualquer cliente registrado.

Desta maneira, é possível organizar e apresentar dados de uma otimizada, munindo sua equipe com informações valiosas durante a execução de suas funções.

1 Pipedrive

Pipedrive CRM

Para começar nossa lista, a Pipedrive é certamente uma das melhores opções no mercado. Dentre seus recursos, você conseguirá encontrar soluções para gerenciar o funil de vendas, integrações de e-mail, paineis para criação e acompanhamento de atividades e metas de sua equipe, onde poderá delegar tarefas e garantir o andamento dos processos.

Dentre seus diferenciais mais interessantes, você encontrará mais de 100 integrações com diversos sistemas, a possibilidade de personalizar e organizar os paineis como preferir, criar seus próprios catálogos de produtos vinculados ao CRM e muito mais. O Pipedrive é uma verdadeira solução all-in-one, vale a pena conferir e começar a gerar mais oportunidades de negócios.

2. SendinBlue

A SendinBlue é uma empresa que oferece diversas soluções para negócios digitais, como sua própria ferramenta de e-mail marketing e também um sistema de CRM robusto e completo.

Com o CRM da SendinBlue, você poderá rastrear todos os relacionamentos em uma única plataforma. A ferramenta também oferece automação de marketing para que você possa economiazr tempo e otimizar a eficiência de sua equipe, além de filtros para segmentação de ações de acompanhamento, como o disparo de e-mails transacionais.

3. Ploomes

Ploomes CRM

O Ploomes é um CRM especializado no processo comercial das indústrias e seus revendedores (distribuidoras e escritórios de representação).

Suas funções são pensadas nas necessidades comerciais deste mercado, sendo elas: definição de workflow operacional de vendas B2B, automação de propostas comerciais com cálculo de impostos complexos, automação de documentos (como contratos e ordens de serviço), gestão de base de clientes com uso de funil, dashboards de vendas atualizados em tempo real e alto nível de personalização.

Outra vantagem é que o sistema conta com versão para celular, em app para Android ou iOS.

Para atender bem as indústrias, o CRM também conta com a possibilidade de integrar com a base de dados do ERP, que é um sistema quase que mandatório para a gestão empresarial do mercado em questão.

Dessa forma, o departamento de vendas consegue fazer toda a operação em uma única ferramenta, prática e eficiente, enquanto os gestores têm maior visibilidade do que está sendo feito no setor comercial.

4. RD Station CRM

Não poderíamos deixar a RD Station fora de nossa lista. Além de suas ferramentas de marketing digital e e-mail marketing, a empresa conta com um CRM extremamente robusto, oferecendo todas as soluções que você precisa para gerenciar o relacionamento com seus consumidores e gerar novas oportunidades de vendas.

E claro, seus serviços são integrados de forma que você possa alavancar as outras soluções oferecidas pela RD Station para impulsionar todas as suas ações através de automação de marketing e do uso de ferramentas profissionais para e-commerce, vendas, mídias sociais, etc.

5. Fleeg

O Fleeg é um CRM ágil e completo, indicado principalmente para empresas de pequeno e médio porte. A ferramenta possui funcionalidades como controle de agendas de visitas, registro de contatos, priorização de contatos através de lead scoring, integrações com outras ferramentas de vendas e muito mais.

Seu principal diferencial é ser também uma ferramenta de automação de marketing e possibilitar que as equipes de marketing e vendas tenham uma comunicação unificada, acompanhando origem dos contatos de vendas, indicadores de marketing e vendas e muito mais em um único software. Os planos que incluem as funcionalidades de CRM e marketing são disponíveis as partir de 270 reais mensais.

Fleeg CRM

6. Freshsales

Com o Freshsales, você encontrará soluções de email, telefone, qualificação de leads cadastrados em seu CRM e poderá identificar oportunidades de negócios. A ferramenta já atende mais de 10 mil clientes e também é integrada à outras soluções oferecidas pela Freshworks.

Vale a pena conferir todos os diferenciais oferecidos pelo Freshsales, especialmente porque seus planos possuem preços altamente competitivos.

7. CRM PipeRun

O PipeRun é um CRM de vendas 100% desenvolvido no Brasil. Seu objetivo é aumentar a produtividade dos representantes de vendas, seja no início, no meio ou no fechamento das vendas.

Algumas das principais funcionalidades dele são: agenda pública (estilo You Can Book Me), pipeline visual, alerta de estagnação de oportunidades, automações de atividades, ligações VoIP gravadas na plataforma, gerador de propostas em PDF, email tracker, assinatura eletrônica de documentos (termos, contratos, etc), integração com JivoChat, RD Station, Dinamize, Exact Sales, Ramper e muitas outras ferramentas do stack de vendas.

Com o PipeRun seu time comercial economiza tempo, ganha produtividade e aumenta suas receitas e lucros. Totalmente na nuvem, o PipeRun é o CRM online mais versátil e com melhor custo/benefício do mercado.

PipeRun

8. Senior

A Senior é uma empresa SaaS (Software as a Service) que oferece múltiplas soluções profissionais para negócios que realmente desejam atingir seu potencial máximo através do uso de ferramentas projetadas para rastrear seus recursos, gerenciar o relacionamento com clientes e organizar o trabalho da equipe.

Primeiramente, é importante mencionarmos que a Senior já atua em diversos segmentos, como no varejo, agronegócios, construção civil, incorporações e urbanismo, supermercado, atacado, indústria e logística.

Mesmo que a sua empresa não atue em um desses segmentos, vale a pena conferir os produtos e serviços oferecidos, como seu sistema de gestão empresarial (ERP), sistemas de performance corporativa, CRM, entre outras soluções em software.

Especificamente com a ferramenta de CRM da Senior, você terá acesso à recursos como monitoramento de satisfação de clientes, gerenciamento de tarefas para todos os seus setores e equipes, soluções para campanhas de e-mail marketing e telemarketing, assim como automatização de cadastros de leads e monitoramento do ciclo de renovação de seus clientes. Vale a pena acessar e conferir todos os diferenciais dessa ferramenta robusta, assim como as outras soluções oferecidas pela Senior.

Senior CRM

9. Meets CRM

A Meets é uma ferramenta de CRM brasileira que oferece todos os recursos profissionais que você precisa. No Meets, você encontrará funcionalidades para gerenciar suas oportunidades de negócios e tarefas da equipe de vendas, ferramentas para acompanhar atendimentos e claro, um painel onde poderá rastrear seu funil de vendas e qualificar leads.

A melhor parte é que a Meets conta com um plano inteiramente gratuito para 1000 contatos e clientes e até 100 oportunidades. Por fim, é importante mencionarmos que o Meets CRM oferece aplicativos mobile para Android e iOS, permitindo que continue gerenciando seu relacionamento com clientes de onde estiver, através de seu smartphone.

10. Nectar CRM

Não poderíamos deixar o Nectar CRM fora de nossa lista com as melhores ferramentas de CRM para seu negócio. Ele é uma plataforma completa para negócios que buscam crescimento, apresentando recursos como a possibilidade de criar seu funil de vendas, assim como funcionalidades voltadas para produtividade, como alertas, notificações, lembretes de contato, etc.

Tudo no Nectar CRM é projetado para ajudá-lo a gerenciar melhor o relacionamento entre clientes e sua equipe de atendimento e vendas. E claro, ele também oferece integrações com outras soluções, como o próprio chat online da JivoChat.

11. Salesforce

Salesforce CRM

Um dos principais sistemas CRM no mundo. Apesar de, por muitas vezes, estar relacionado a grandes corporações, o sistema também conta com planos para pequenas empresas.

O sistema é baseado na nuvem, ou seja, com possibilidade de ser acessado e usado em qualquer computador sem a necessidade de carregar seu computador para todo o canto. Isso também é uma das desvantagens do Salesforce, já que o modelo na nuvem não é recomendado para negócios com alta confidencialidade, como empresas do setor financeiro.

Por outro lado, conta com um dos melhores serviços ao consumidor do mercado. Algumas das ferramentas que o Salesforce oferece a seus clientes: administração de contatos, geração de leads, gerenciamento de oportunidades - com funções que facilitam a criação e geração de cotações, por exemplo -, acompanhamento de vendas em tempo real, relatórios, função de comunicação interna, acesso por dispositivos mobile e automatização de fluxo de trabalho, entre outros.

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12. Insightly

O Insightly é outra ferramenta direcionada à empresas de micro ou pequeno porte. Assim como o Highrise mencionado anteriormente, ele conta com planos gratuitos para até dois usuários. Por outro lado, seu plano mensal por usuário mais básico custa $15 por usuário, ou $12 se pago anualmente. Isso acaba não significando tanto no final das contas, visto que o CRM conta com um leque maior de opções em relação ao outro.

Além do gerenciamento de contatos e acompanhamento de negociações, o Insightly conta com aplicativo para dispositivos mobile e diversas espécies de relatórios, não apenas de vendas. Uma de suas principais vantagens é a integração social: o software encontra perfis nas redes sociais baseados nos emails em sua base de dados. Além da possibilidade de integrá-lo com o Jivochat, também é possível integrar outros aplicativos como Evernote, emails e os apps do Google, como Docs, Sheets e Drive.

Insightly CRM

13. Hubspot CRM

O Hubspot é um canal conhecido por oferecer ferramentas para marketing digital, mas também conta com um CRM totalmente gratuito que pode ser usado pelo seu negócio. É possível usar o CRM em conjunto com os próprios softwares de marketing mencionados.

O Hubspot CRM permite que insira um nome e email de um contato e ele automaticamente busca por mais informações desta pessoa. Também é possível usá-lo para procurar por informações sobre uma determinada empresa através de seu nome de domínio - inclusive emails trocados consigo - que podem ser salvas e organizadas dentro do CRM. Além das funcionalidades citadas, ele pode se integrar com email e conta com apps para Android e iOS.

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14. Oracle

Assim como o Salesforce, o Oracle é uma das principais organizações de soluções em sistemas CRM do mundo. Além disso, a companhia mantém um leque extenso de soluções em sistemas apenas na área administrativa. Outra das similaridades do Oracle com o Salesforce é sua plataforma na nuvem, compartilhando com o concorrente as mesmas vantagens e desvantagens de sua utilização.

No entanto, suas soluções são mais voltadas a empresas de grande ou, no mínimo, médio porte. O plano mais básico do Sales Cloud, seu CRM baseado em vendas, custa $65 mensais por cada usuário. Em troca, oferece relatórios analíticos de vendas, montagem de catálogo para vendas e possibilidade de criação e avaliação de campanhas.

Oracle CRM

15. Zoho

Uma das principais funcionalidades e focos do Zoho está em sua integração com os mais diversos tipos de canais de atendimento. Telefone, email, live chat online, email e mídias sociais são canais que podem ser integrados a ele. É possível rastrear visitantes de seu site, além de contar com ferramentas analíticas para email em sua proposta.

O Zoho é um CRM que permite a seus usuários analisar processos de vendas nestes diferentes canais, assim como fornecer ferramentas de comunicação de sua empresa com seus clientes, incluindo até mesmo um discador telefônico.

Além disso, o Zoho é um dos melhores CRM para negócios que estejam começando. Apesar de contar com plano básico que custa $15 mensais por usuários, sua edição gratuita permite incluir até 10 operadores, além de disponibilizar aplicativos para dispositivos mobile.

16. Odoo

Diferente do Oracle e Salesforce, o Odoo é uma solução de CRM fora da nuvem, podendo ser ambientada em seu próprio servidor. Além disso, este software não possui um foco em específico, sendo mais generalista. Isso significa que suas funções são abrangentes, envolvendo contatos, vendas, contabilidade e administração de projetos, apenas para citar alguns exemplos.

Odoo CRM

Outra das vantagens do Odoo é que ele foi construído em código aberto. Ou seja, é possível criar uma versão própria do CRM de acordo com sua necessidade. Claro que, apesar de continuar sendo uma vantagem, realizar esta personalização necessita que contrate um desenvolvedor. Conta com versão gratuita e paga, no valor de oito dólares mensais por usuário.

17. SugarCRM

O SugarCRM também é um conhecido conjunto de softwares e serviços destinados a pequenas e médias empresas. Um de seus pontos mais fortes está no serviço ao consumidor, além de contar com as funções comuns a todos os CRM.

É um dos poucos que permitem ao cliente selecionar se deseja que o serviço fique localizado na nuvem ou instalado em seus próprios servidores. Conta com período gratuito para testes e seus preços vão desde os $40 mensais por usuário no plano mais básico e $150 no mais avançado.

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18. Buddy CRM

Outra das ferramentas CRM com um escopo mais holístico, o Buddy CRM conta com ferramentas que servem tanto para as equipes de vendas e marketing quanto às de atendimento, administração e logística. O serviço também conta com apps mobile e possui período de teste gratuito de 30 dias, mas seus dois planos são pagos, no valor de £35 mensais por usuário. Apresenta também integração com ferramentas de email marketing como o MailChimp.

Buddy CRM

19. OnePageCRM

Se procura uma solução simples, o OnePageCRM pode ser a sua escolha. Como seu próprio nome diz, ele apresenta tudo o que necessita diretamente em uma página.

Para que isso seja possível, ele separa seus contatos de acordo com as tarefas relacionadas a eles. Ao clicar no contato - que fica no menu lateral - todas suas informações aparecem na tela: detalhes, tarefas associadas e quaisquer notas adicionadas ao contato. A prioridade da lista fica de acordo à proximidade do prazo das tarefas com a data atual. Seu plano custa $12 por usuário mensal.

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20. Highrise

Focado na administração dos contatos, o HighRise é um CRM que procura oferecer a seus usuários acesso completo à informações de contatos e clientes em apenas uma tela. Entre suas principais vantagens estão seu baixo custo: quatro dólares mensais por usuário, sendo que sua utilização é gratuita para até dois usuários.

Além de exibir informações dos contatos, o Highrise também conta com ferramentas para acompanhar negociações e vendas. Sua implementação também parece simples, podendo ser feita através da importação de contatos a partir de um sistema de email. Ideal para quem quer sair da boa e velha planilha do Excel.

Conheça as vantagens do CRM para o seu negócio

Depois de conferir algumas opções de ferramentas, entenda porque vale a pena e quais são as vantagens de utilizar um sistema de CRM em seu negócio.

Organização de processos

Através dos sistemas de CRM é possível criar um fluxo de vendas e acompanhar seu funil de vendas em tempo real, tornando mais nítido o funcionamento de cada etapa da jornada de compra dos seus clientes.

Desta maneira, é mais fácil identificar quais etapas precisam de melhorias e administrar seus recursos para fortalecê-las.

Centralização de informações

Existem diversos métodos de organização pessoal, como planilhas, agendas e calendários. No entanto, estes métodos são geralmente individuais e estão sujeitos a falhas humanas.

Utilizando o CRM, é possível reunir e organizar seus dados em um só lugar. Desta maneira, todos os colaboradores inseridos no processo terão acesso a estas informações relevantes que pode fazer a diferença em negociações, desde o email e o telefone de contatos até seus históricos de compras.

Eficiência nas vendas

Através das ferramentas de CRM sua equipe de vendedores irá conduzir o processo de vendas em apenas um lugar. Uma maneira de economizar tempo e otimizar o trabalho de sua equipe.

Personalização do atendimento

Com o acesso de dados centralizado, a equipe de vendas terá muito mais facilidade de utilizar informações relevantes para personalizar o atendimento oferecido e aumentar as chances de fechar um negócio.

Integração com outras ferramentas

Uma das principais propostas do CRM é centralizar informações e processos, através da integração está característica se torna ainda mais relevante.

Integrar seu sistema com ferramentas profissionais de atendimento, plataformas de email marketing e até mesmo de gestão interna podem tornar o serviço oferecido pelo seu negócio ainda mais eficiente. Desta maneira, rastrear a jornada dos clientes e abordá-los com ofertas serão tarefas mais fáceis e com mais resultados.

7 Dicas de como usar o CRM para vender mais

Agora que você já entende bem o que é uma ferramenta de CRM e analisou 20 alternativas, confira algumas dicas que podem ajudar a utilização deste sistema.

1. Defina suas metas de vendas

O primeiro passo para alcançar um objetivo é definir metas. A partir delas, será possível orientar as estratégias que guiam o seu negócio de maneira efetiva e caso elas não mostrem um desempeno promissor, será possível adaptá-las quanto antes.

Para fazer isso, avalie o desempenho atual da sua empresa e quais são os recursos a sua disposição. A partir deste ponto, comece a buscar o que é necessário para atingir estas metas, seja qualificação da equipe, mais colaboradores, atualização dos seus sistemas, entre outras coisas.

Por fim, avalie resultados prévios de sua empresa para criar metas que realmente podem ser alcançadas e descobrir quais aspectos do seu negócio precisam de melhorias.

2. Acompanhe a jornada dos clientes

Analise o comportamento e a jornada feita por seus leads até se tornarem clientes. Depois de compreender este caminho, será mais fácil criar novas maneiras eficientes de converter pessoas que compartilham um mesmo perfil.

Para coletar informações relevantes faça pesquisas de satisfação sobre o atendimento, questione o qual o grau de dificuldade para comprar de sua empresa, descubra se seus clientes indicariam seu serviço ou produto para amigos e família. Também monitore o pós-venda e a opinião dos clientes quanto a esta etapa do atendimento.

A jornada de compra dos clientes da concorrência também pode oferecer informações muito valiosas para o seu negócio. Através de sua análise, descubra como eles captam seus clientes, quais plataformas de marketing são usadas para interagir com leads e confira o conteúdo que é produzido em seu site e redes sociais.

Depois de coletar e analisar todos estes dados, será mais fácil identificar quais pontos do seu negócio precisam de mudanças e quais são as soluções para melhorá-lo.

3. Faça ótimas ofertas

O seu sistema de CRM pode ajudar a descobrir quais são as dores e desejos de seus clientes. Através da ferramenta é possível descobrir quem são seus consumidores, o que querem, quanto desejam pagar, o que desejam pagar, como e onde querem comprar.

Utilize estas informações para surpreender seus clientes com ofertas personalizadas e aumentar sua taxa de conversão com ofertas bem estruturadas.

4. Aumente a eficiência de suas operações

Organize esta funcionalidade e nunca mais deixe sua equipe esquecer de retornar ligações, enviar mensagens ou fazer orçamentos.

Com as ferramentas de CRM é possível criar alertas e lembretes que ajudarão seus vendedores a enviar propostas, avisar sobre a chegada de um novo produto, enviar ofertas e até mesmo fechar negócios que estavam abertos.

5. Encontre novos clientes

Depois de criar um banco de dados com informações sobre seus clientes, como histórico de compras, preços pagos, comportamentos, entre outros dados relevantes, você pode descobrir a partir de métricas valiosas quem realmente é seu público-alvo.

Então, com estas valiosas informações, é possível criar personas e direcionar suas campanhas a elas para garantir mais assertividade em sua comunicação, o que será traduzido em resultados de vendas.

6. Pratique o pós-venda

Uma das principais vantagens de utilizar um sistema de CRM é a facilidade de acompanhar seus clientes após suas compras, oferecendo um atendimento personalizado que mostra o valor que sua empresa dá a estes consumidores.

Com as funcionalidades destas ferramentas é possível conferir datas importantes, dados específicos sobre cada cliente e quais foram os atendentes responsáveis por atendê-lo. Com tudo isso é possível dar continuidade ao atendimento, mesmo após a compra, surpreendendo positivamente seus clientes.

7. Utilize estratégias de fidelização

As estratégias de fidelização podem ir muito além dos cartões que acumulam pontos.

Utilizando seu sistema de CRM é possível descobrir que tipo de prêmios surpreendem e encantam seu público. Então, a partir daí, desenvolver uma maneira de estimular novas compras em seu negócio.

Ao utilizar este tipo de estratégia, leve em consideração o tempo médio necessário para conquistar os prêmios, crie regras para que os clientes que geram mais lucro ganhem mais e desenvolva mecânicas que estimulem a diversificação de vendas.

Qual sua ferramenta de CRM favorita?

Já possui uma ferramenta de CRM ou está implementando uma? Então não deixe de conferir as funcionalidades do Jivochat e planeje sua integração!

2020/07/27

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