10 melhores ferramentas de CRM em 2022

Índice

Pensando em auxiliar empreendedores e negócios que necessitam conciliar relacionamento com clientes com diversas outras tarefas essenciais, foram criadas as ferramentas de CRM.

Além de todas funcionalidades que as ferramentas CRM possuem, uma das vantagens é poder integrar seus diferentes setores, como atendimento online.

Essa é uma das melhores vantagens do Jivochat, a possibilidade de integrá-lo ao CRM do seu negócio. Você pode conferir tudo sobre essa integração e outras funcionalidades em nossa página.

Encontrar a melhor ferramenta de CRM para sua empresa pode ser uma tarefa complicada, pois precisa uma que atenda todas suas necessidades. Por isso, preparamos uma lista com as melhores plataformas de CRM.

O que é CRM e para que serve?

Antes de conferir nossa lista, entenda melhor o que é CRM e o que este termo significa para o seu negócio.  Se você ainda não sabe o que significa CRM, não se preocupe.

A sigla CRM é utilizada para encurtar a expressão Customer Relationship Management, é uma ferramenta que gerencia o relacionamento de empresas com seus clientes, dessa forma podemos começar a compreender o que é sistema CRM.

O gerenciamento de relacionamento é feito através de um sistema com funcionalidades criadas especificamente para simplificar a gestão de todos os processos que envolvem contatos com clientes. 

Ou seja, os sistemas de CRM são programas que utilizam a automatização de processos para facilitar a execução de planos de ação de um negócio, sejam eles relacionados às áreas de análise de dados, integração de equipe, estratégica ou operacional. 

Com informações sobre leads centralizadas em um só lugar, ferramentas de gestão de metas, métricas, indicadores comerciais, análises das etapas do funil de venda e várias outras funcionalidades.

As soluções de sistema de CRM buscam otimizar as atividades operacionais e proporcionam mais tempo para atividades complexas que geram maiores resultados. 

Como o CRM funciona

Para entender plataformas de CRM como funciona e como ele pode ser utilizado na sua empresa explicaremos nesse tópico.

O sistema de CRM é utilizado para que equipes de marketing, atendimento e vendas lembrem de cada detalhe importante no atendimento aos clientes. Permitindo o acesso a informações de seus leads e aumentando sua taxa de conversão.

O CRM, de uma maneira simplificada, funciona da seguinte forma: clientes são cadastrados em seu sistema, seja manualmente ou através de listas automáticas, então, informações e anotações podem ser feitas sobre qualquer cliente registrado. 

Desta maneira, é possível organizar e apresentar dados de uma otimizada, munindo sua equipe com informações valiosas durante a execução de suas funções.

Melhores ferramentas de CRM

Agora que você sabe melhor o que é CRM e como funciona essa ferramenta, vamos te apresentar a nossa lista com as melhores ferramentas de CRM para você encontrar a ideal para seu negócio.

1. SendinBlue

A SendinBlue é uma empresa que oferece diversas soluções para negócios digitais, como sua própria ferramenta de e-mail marketing e também um sistema de CRM robusto e completo.

Com uma ferramenta robusta e completa que conta com um plano inteiramente gratuito, através do sistema CRM da SendinBlue, é possível realizar mais vendas e obter um gerenciamento completo dos seus clientes.

O sistema de CRM da SendinBlue permite rastrear todos os relacionamentos em uma única plataforma. Além de oferecer automação de marketing otimizando a eficiência e produtividade da sua equipe.

Também conta com filtros para segmentação de ações de acompanhamento, como o disparo de e-mails transacionais. Além de um plano gratuito com diversos recursos, a SendinBlue conta com outros 3 planos:

  • Gratuito;
  • Lite;
  • Premium;
  • Empresarial.

O seu plano gratuito oferece diversas funcionalidades como:

  • Campanhas de e-mails e SMS marketing;
  • Segmentação avançada de contatos;
  • Formulários de inscrição personalizáveis;
  • CRM para vendas ou CRM para representante comercial.

Já seu plano mais completo, o Empresarial, além de contar com funcionalidades dos demais planos, possui recursos extras como:

  • Volume de e-mails personalizado;
  • Envio prioritário;
  • Mais de 20 landing pages;
  • Mais de 10 usuários;
  • SSO (SAML);
  • Encarregado de conta dedicado;
  • Suporte prioritário;
  • E muito mais.

Confira as soluções profissionais da Sendinblue

2. Pipedrive

Seguindo com nossa lista, temos a Pipedrive, outra excelente opção de plataformas de CRM, uma das melhores opções no mercado.

Dentre seus recursos, você conseguirá encontrar soluções para gerenciar o funil de vendas, integrações de e-mail, painéis para criação e acompanhamento de atividades e metas de sua equipe, onde poderá delegar tarefas e garantir o andamento dos processos.

O Pipedrive oferece um período de teste grátis de 30 dias para novos usuários e se destaca como um dos melhores sistemas CRM no mundo.

O CRM é bastante fácil de usar, sendo configurado em apenas poucos minutos e você já poderá definir as etapas do funil de vendas da sua empresa

Vale a pena experimentá-lo gratuitamente por 30 dias e conferir todos os recursos que você precisa antes de decidir migrar para o plano profissional que melhor se adeque ao seu negócio.

O Pipedrive conta com 4 planos, como mencionamos, todos podem ser testados por um período de 14 dias, confira:

  • Essencial;
  • Avançado;
  • Profissional;
  • Corporativo.

Além de contar com todas as funcionalidades dos planos anteriores, o plano Corporativo do sistema CRM da Pipedrive conta com:

  • Configurações de permissão de usuário e visibilidade ilimitadas;
  • Preferências de segurança adicionais;
  • Programa de implementação e suporte por telefone;
  • Sem limites de uso de recursos;
  • E muito mais.

Pipedrive CRM

3. Ploomes

O Ploomes é um sistema CRM especializado no processo comercial completo, principalmente para atender as necessidades do mercado B2B.

O CRM também conta com a possibilidade de integrar com a base de dados do ERP, que é um sistema quase que mandatório para a gestão empresarial do mercado em questão.

Dessa forma, permite que o time de vendas consiga fazer toda a operação em uma única ferramenta, prática e eficiente, enquanto os gestores têm maior visibilidade do que está sendo feito no setor comercial.

Com suas funcionalidades pensadas nas necessidades comerciais deste mercado, podemos destacar alguns dos seus recursos:

  • Definição de workflow operacional de vendas B2B;
  • Automação de propostas comerciais com cálculo de impostos complexos;
  • Automação de documentos (como contratos e ordens de serviço), gestão de base de clientes com uso de funil;
  • Dashboards de vendas atualizados em tempo real;
  • Alto nível de personalização.

Outra vantagem é que o sistema conta com versão para celular, em app para Android ou iOS.

Ploomes CRM

4. RD Station

A RD Station é outro CRM sistema que não poderia estar de fora da nossa lista. Além de suas ferramentas de marketing digital e e-mail marketing, a empresa conta com um CRM extremamente robusto.

Além das soluções que você precisa para gerenciar o relacionamento com seus clientes e gerar novas oportunidades de vendas, seus serviços são integrados de forma que possibilite alavancar as demais soluções oferecidas pela RD Station.

No plano de CRM gratuito,  você já tem acesso à automação e integração nativa com o RD Station Marketing, de forma que seja possível integrar e impulsionar o trabalho de sua equipe de marketing e vendas através de uma única plataforma de CRM.

Como, impulsionar todas as suas ações através de automação de marketing e do uso de ferramentas profissionais para e-commerce, vendas, mídias sociais, etc.

É possível testar o sistema CRM da RD Station com seu período de testes gratuitos e aproveitar todas as funcionalidades como:

  • Landing pages;
  • Pop-ups para fazer a oferta na hora certa;
  • Email Marketing;
  • Sequências de emails;
  • E muito mai

E não esqueça de explorar os planos profissionais para quem deseja escalar seu próprio negócio.

5. Zoho CRM

Uma das principais funcionalidades e focos do Zoho está em sua integração com os mais diversos tipos de canais de atendimento.

É possível integrar o Zoho com: Telefone, email, live chat online, email e mídias sociais são canais que podem ser integrados a ele.

Além disso, ele é uma ótima ferramenta possível rastrear visitantes de seu site, além de contar com ferramentas analíticas para email em sua proposta.

O sistema CRM do Zoho permite a seus usuários analisar processos de vendas nestes diferentes canais, assim como fornecer ferramentas de comunicação de sua empresa com seus clientes, incluindo até mesmo um discador telefônico.

O Zoho CRM conta com diversos planos e todos possuem um período de teste gratuito. E claro, não deixe de conferir os diferenciais do plano Plus!

Confira alguns dos destaques dessa ferramenta:

  • Automação de vendas e gerenciamento do processo;
  • Gestão de desempenho;
  • Vendas preditivas;
  • Vendas omnichannel.

A solução ainda conta com um período de avaliação gratuita de 30 dias e planos escaláveis para quem deseja aproveitar todos os recursos disponíveis.

6. Bigin

Bigin é um CRM criado pelo Zoho, porém com o foco em orientar e realizar a gestão de relacionamento entre clientes de pequenas empresas, ou de empresas iniciantes oferecendo recursos completos em um valor bastante atrativo para o mercado.

O CRM Bigin permite que você interaja com seus clientes em potencial, criando formulários, realizando o envio de emails e mantendo uma visão completa da interação com cada potencial cliente.

É possível também realizar o gerenciamento de fluxos criando fases de negociação personalizáveis, fluxos de trabalho que minimizem as tarefas repetitivas,  e fechar negócios através de uma visão geral do seu fluxo de vendas. 

Não deixe de conferir os valores desse CRM ideal para pequenos negócios acessando o link do site. 

Destaques:

  • Criado especialmente para pequenos negócios
  • Planos acessíveis
  • Gerenciamento e personalização de fluxos

7. JivoChat

Além de ser um chat online profissional integrado a todos os canais de comunicação que sua empresa precisa, o JivoChat também conta com funcionalidades de plataformas de CRM para que você possa configurar tarefas, delegar para integrantes da equipe e muito mais.

Através do CRM do JivoChat é possível comunicar-se com seus clientes através do chat online, WhatsApp no plano profissional, Facebook Messenger, e-mail e telefone.

Dessa forma, todo o trabalho de sua equipe, comunicação interna e comunicação com os clientes podem ser acompanhados através de uma única solução.

Também é possível cadastrar leads em sua base, delegar oportunidades e negócios para operadores, acompanhar as etapas do funil de vendas e aproveitar o melhor da integração do seu chat online ao CRM.

Confira alguns dos recursos em destaque no Jivochat:

  • Gerenciamento de contatos ilimitados;
  • Acompanhamento de negociações e histórico;
  • Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat;
  • Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas.

Para saber mais sobre nossos recursos de CRM, confira nosso plano gratuito ou converse com a nossa equipe aqui no chat, estamos sempre felizes em atendê-lo!

8. Fleeg

O Fleeg é um sistema CRM brasileiro, ágil e completo, indicado principalmente para empresas de pequeno e médio porte que buscam otimizar o relacionamento com clientes, gerenciar contatos e organizar processos de vendas.

A ferramenta possui funcionalidades como controle de agendas de visitas, registro de contatos, priorização de contatos através de lead scoring, integrações com outras ferramentas de vendas e muito mais.

Seu principal diferencial é ser também uma ferramenta de automação de marketing e possibilitar que as equipes de marketing e vendas tenham uma comunicação unificada.

Podendo acompanhar a origem dos contatos de vendas, indicadores de marketing e vendas e muito mais em um único software CRM.

Com a integração Fleeg e JivoChat assim que o cliente entrar em contato com você pelo chat as informações de contato serão automaticamente registradas no CRM aumentando a produtividade do seu time.

Com um período de teste gratuito de 10 dias, é possível experimentar todos os planos de sistema CRM do Fleeg, conheça seus planos:

  • Free;
  • Pro;
  • Advanced;
  • Gestão de Leads.

Sua versão mais completa conta com recursos dos demais planos, além de recursos, como:

  • Formulários de Captura;
  • Disparo em Massa de E-mails;
  • Estatísticas de E-mail;
  • Landing Pages;
  • Qualificação Automatizada de Leads ;
  • Integração com Google Analytics;
  • Funil de Marketing.

Fleeg CRM

9. Freshsales

Com a plataformas de CRM da Freshsales, você encontrará soluções de email, telefone, qualificação de leads cadastrados em seu CRM e poderá identificar oportunidades de negócios.

Ele foi desenvolvido com Freddy AI, uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo a descobrir os melhores leads, aumentar o engajamento com seu público e conduzir negócios do início ao fechamento.

Além disso, é possível utilizar a ferramenta para definir os estágios do ciclo de vida percorridos pelo público em sua jornada, mapear as atividades de vendas e acelerar suas conversões.

A ferramenta já atende mais de 10 mil clientes e também é integrada a outras soluções oferecidas pela Freshworks.

O seu plano gratuito já conta com recursos que se tornam um diferencial em relação aos concorrentes, como:

  • Gerenciamento de contatos e contas;
  • Estágios do ciclo de vida do contato;
  • Chat, e-mail e telefone integrados;
  • Importação de dados/suporte 24 horas em dias úteis;
  • Aplicativo móvel.

Além do seu plano gratuito, o sistema CRM da Freshsales possui outros 3 planos com diversos recursos, confira:

  • Growth;
  • Pro;
  • Enterprise.

Além das funcionalidades dos demais planos, a versão completa conta com módulos personalizados, aprimoramento de perfil automático, Insights de previsão baseados em inteligência artificial, registro de auditoria, gerente de conta dedicado e muito mais.

Leia também: 19 passos para montar sua loja virtual

10. CRM PipeRun

O PipeRun é um sistema CRM de vendas 100% desenvolvido no Brasil. Seu objetivo é aumentar a produtividade dos representantes de vendas, seja no início, no meio ou no fechamento das vendas.

Algumas das principais funcionalidades dele são: agenda pública (estilo You Can Book Me), pipeline visual, alerta de estagnação de oportunidades, automações de atividades, ligações VoIP gravadas na plataforma, gerador de propostas em PDF, email tracker.

Além disso, esse sistema CRM também conta com assinatura eletrônica de documentos (termos, contratos, etc), integração com JivoChat, RD Station, Dinamize, Exact Sales, Ramper e muitas outras ferramentas do stack de vendas.

Com o PipeRun seu time comercial economiza tempo, ganha produtividade e aumenta suas receitas e lucros. Totalmente na nuvem, o PipeRun é o CRM online mais versátil e com melhor custo/benefício do mercado.

Apesar de não contar com um plano gratuito, o PipeRun possui um período de testes de 14 dias do melhor CRM, conheça os planos oferecidos:

  • Pro;
  • Flow;
  • Performance.

PipeRun

Veja também: 7 estratégias para usar em seu chat comercial

Conheça as vantagens do CRM para o seu negócio

Depois de conferir algumas opções de ferramentas, entenda porque vale a pena e quais são as vantagens de utilizar um sistema de CRM em seu negócio.

Organização de processos

Através dos sistemas CRM é possível criar um fluxo de vendas e acompanhar seu funil de vendas em tempo real, tornando mais nítido o funcionamento de cada etapa da jornada de compra dos seus clientes.

Desta maneira, é mais fácil identificar quais etapas precisam de melhorias e administrar seus recursos para fortalecê-las. 

Centralização de informações

Existem diversos métodos de organização pessoal, como planilhas, agendas e calendários, entretanto, estes métodos são geralmente individuais e estão sujeitos a falhas humanas ao utilizar um sistema CRM, é possível reunir e organizar seus dados em um só lugar.

Desta forma, todos os colaboradores inseridos no processo terão acesso a estas informações relevantes que podem fazer a diferença em negociações, desde o email e o telefone de contatos até seus históricos de compras.

Eficiência nas vendas

Através das ferramentas de CRM sua equipe de vendedores irá conduzir o processo de vendas em apenas um lugar. Uma maneira de economizar tempo e otimizar o trabalho de sua equipe. 

Personalização do atendimento

Com o acesso de dados centralizado, a equipe de vendas terá muito mais facilidade de utilizar informações relevantes para personalizar o atendimento oferecido e aumentar as chances de fechar um negócio.

Integração com outras ferramentas

Uma das principais propostas do CRM é centralizar informações e processos, através da integração esta característica se torna ainda mais relevante. 

Integrar seu sistema com ferramentas profissionais de atendimento, plataformas de email marketing e até mesmo de gestão interna podem tornar o serviço oferecido pelo seu negócio ainda mais eficiente.

Desta maneira, rastrear a jornada dos clientes e abordá-los com ofertas serão tarefas mais fáceis e com mais resultados.

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7 Dicas de como usar o CRM para vender mais

Agora que você já entende bem o que são plataformas de CRM e analisou algumas alternativas que listamos, confira algumas dicas CRM que podem ajudar na utilização do sistema CRM.

1. Defina suas metas de vendas

O primeiro passo para alcançar um objetivo é definir metas. A partir delas, será possível orientar as estratégias que guiam o seu negócio de maneira efetiva e caso elas não mostrem um desempenho promissor, será possível adaptá-las quanto antes. 

Para fazer isso, avalie o desempenho atual da sua empresa e quais são os recursos a sua disposição.

A partir deste ponto, comece a buscar o que é necessário para atingir estas metas, seja qualificação da equipe, mais colaboradores, atualização dos seus sistemas, entre outras coisas. 

Por fim, avalie resultados prévios de sua empresa para criar metas que realmente podem ser alcançadas e descobrir quais aspectos do seu negócio precisam de melhorias. 

2. Acompanhe a jornada dos clientes

Analise o comportamento e a jornada feita por seus leads até se tornarem clientes. Depois de compreender este caminho, será mais fácil criar novas maneiras eficientes de converter pessoas que compartilham um mesmo perfil.

Para coletar informações relevantes, faça pesquisas de satisfação sobre o atendimento, questione o qual o grau de dificuldade para comprar de sua empresa, descubra se seus clientes indicariam seu serviço ou produto para amigos e família.

Também monitore o pós-venda e a opinião dos clientes quanto a esta etapa do atendimento. A jornada de compra dos clientes da concorrência também pode oferecer informações muito valiosas para o seu negócio.

Através de sua análise, descubra como eles captam seus clientes, quais plataformas de marketing são usadas para interagir com leads e confira o conteúdo que é produzido em seu site e redes sociais.

Depois de coletar e analisar todos estes dados, será mais fácil identificar quais pontos do seu negócio precisam de mudanças e quais são as soluções para melhorá-lo.

3. Faça ótimas ofertas

O seu CRM sistema pode ajudar a descobrir quais são as dores e desejos de seus clientes. Através da ferramenta é possível descobrir quem são seus consumidores, o que querem, quanto desejam pagar, o que desejam pagar, como e onde querem comprar.

Utilize estas informações para surpreender seus clientes com ofertas personalizadas e aumentar sua taxa de conversão com ofertas bem estruturadas.

4. Aumente a eficiência de suas operações

Organize esta funcionalidade e nunca mais deixe sua equipe esquecer de retornar ligações, enviar mensagens ou fazer orçamentos.

Com as ferramentas de CRM é possível criar alertas e lembretes que ajudarão seus vendedores a enviar propostas, avisar sobre a chegada de um novo produto, enviar ofertas e até mesmo fechar negócios que estavam abertos. 

5. Encontre novos clientes

Depois de criar um banco de dados com informações sobre seus clientes, como histórico de compras, preços pagos, comportamentos, entre outros dados relevantes, você pode descobrir a partir de métricas valiosas quem realmente é seu público-alvo. 

Então, com estas valiosas informações, é possível criar personas e direcionar suas campanhas a elas para garantir mais assertividade em sua comunicação, o que será traduzido em resultados de vendas. 

6. Pratique o pós-venda

Uma das principais vantagens de utilizar um sistema de CRM é a facilidade de acompanhar seus clientes após suas compras, oferecendo um atendimento personalizado que mostra o valor que sua empresa dá a estes consumidores. 

Com as funcionalidades destas ferramentas é possível conferir datas importantes, dados específicos sobre cada cliente e quais foram os atendentes responsáveis por atendê-lo. Com tudo isso é possível dar continuidade ao atendimento, mesmo após a compra, surpreendendo positivamente seus clientes. 

7. Utilize estratégias de fidelização

As estratégias de fidelização podem ir muito além dos cartões que acumulam pontos ao utilizar um sistema CRM é possível descobrir que tipo de prêmios surpreendem e encantam seu público.

Então, a partir daí, desenvolver uma maneira de estimular novas compras em seu negócio. 

Ao utilizar este tipo de estratégia, leve em consideração o tempo médio necessário para conquistar os prêmios, crie regras para que os clientes que geram mais lucro ganhem mais e desenvolva mecânicas que estimulem a diversificação de vendas. 

Qual sua ferramenta de CRM favorita?

Já possui uma ferramenta de CRM ou está implementando uma? Então não deixe de conferir as funcionalidades do Jivochat e planeje sua integração!

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