15 Ferramentas de E-mail Marketing

Conheça as melhores ferramentas de e-mail marketing para impulsionar seu ecommerce

Mesmo que seja uma das primeiras opções para comunicação online, o email nunca “saiu de moda”. Usado extensivamente até hoje, ele é um dos principais aliados para alavancar sua estratégia de marketing. Uma pesquisa feita pela empresa de pesquisa Thindata com agências de marketing digital revelou que 80% dos profissionais entrevistados relataram que o email é a mídia que gera mais vendas para seus negócios.

Por isso, é essencial que adote uma ferramenta de email marketing e comece desde já a desenhar sua estratégia para fazer crescer e vender através de sua lista de emails. Confira abaixo 15 das melhores opções de plataformas para email marketing que pode testar em seu negócio.

E não deixe de alavancar o atendimento ao cliente para coletar dados e segmentar sua base de leads. Instale o JivoChat e integre-o à sua ferramenta de email marketing para impulsionar seus resultados.

Dica: Não sabe exatamente como começar a usar o email marketing? Então confira essas 14 dicas para iniciantes!

1. SendinBlue

Ferramentas de E-mail Marketing SendinBlue

Uma ferramenta que une e-mail marketing e emails transacionais, ou seja, emails utilizados para transações, como um email de confirmação do pedido. O SendinBlue é uma das poucas plataformas que conta com ambas as funcionalidades. O serviço não chega a contar com nenhum tipo de funcionalidade única em relação aos serviços de e-mail marketing, oferecendo o básico, mas facilitando unir ambos tipos de correio eletrônico comuns em seu negócio.

2. Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing com modalidade totalmente gratuita no Brasil. No mercado desde 2006, o Nitronews alia facilidade de uso e eficiência. Com uma interface limpa e bonita, a ferramenta tem ganhado cada vez mais admiradores. Totalmente brasileira, além de ter a vantagem de ser em português, o atendimento especializado é o grande diferencial.

Um recurso muito interessante é o Ranking de Contatos, onde a ferramenta dá nota de 0 a 10 aos contatos, conforme as interações dos destinatários com as mensagens. Contatos com ranking baixo acabam sendo automaticamente desativados, proporcionando economia e higienizando a base.

Ferramentas de E-mail Marketing Nitronews

Além dessa funcionalidade, o Nitronews conta com um recurso chamado de “Desativação de Contatos Não-Engajados”, que desabilita contatos que não interagem com as mensagens por um longo período de tempo, aumentando significativamente a taxa de abertura das campanhas. Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas. O Plano Gratuito atual possibilita 10.000 envios mensais para até 2000 contatos.

3. Mailchimp

A mais conhecida entre as ferramentas de email marketing. O Mailchimp também é uma das mais completas, com uma ampla gama de funcionalidades. Entre elas, podemos destacar a facilidade no uso e o design intuitivo, tornando o aprendizado simples. A principal vantagem de usar o MailChimp, porém, está na possibilidade de ter uma conta totalmente gratuita, ideal para negócios que estão começando agora.

Ferramentas de E-mail Marketing MailChimp

Por outro lado, o MailChimp vai ficando cada vez mais custoso à medida que seu negócio prospera. Se utiliza diversas plataformas como o WordPress, ele se torna extremamente útil, já que possui integrações com quase todos os tipos de aplicativos web.

4. Constant Contact

Outra das ferramentas de e-mail marketing destinada a pequenas empresas, o Constant Contact se destaca pelo seu suporte ao cliente. Atendendo por chat online, email e tutoriais, além de cursos online sobre suas principais funcionalidades. Ou seja, é possível tirar quaisquer dúvidas sobre o uso da plataforma em poucos cliques.

Fora seu atendimento, o software permite gerenciar sua lista de emails, criar campanhas de email marketing e modelos de email para testes. Ele também conta com integrações para redes sociais e relatórios de performance fáceis de serem compreendidos. O valor de sua assinatura, porém, é mais cara que a das plataformas acima, ficando em $20 mensais. Por outro lado, seu teste gratuito possui duração de 60 dias.

Ferramentas de E-mail Marketing Constant Contact

5. GetResponse

Essa plataforma pode ser usada por pequenas e médias empresas e é uma das mais econômicas. Uma das poucas a, mesmo com o aumento de valor à medida que sua empresa cresce, não se torna extremamente custosa. O GetResponse possui uma incrível gama de 500 modelos de e-mail que pode aproveitar, sendo essa sua principal vantagem.

A ferramenta possui ferramentas simples para iniciantes, mas também conta com funcionalidades avançadas. Porém, as regras que pode estabelecer para a automatização do serviço de e-mail marketing é um pouco mais limitada que a de outras opções da lista, não indicado para quem usa bastante essa funcionalidade. O GetResponse pode ser avaliado gratuitamente por 30 dias, aproveite!

Ferramentas de E-mail Marketing GetResponse

6. AWeber

Também voltado para pequenos e médios negócios, o AWeber é uma das ferramentas de e-mail marketing mais acessíveis do mercado. Assim como o MailChimp, ele permite integrações com quase todos os aplicativos e plataformas como o WordPress. O software disponibiliza aos seus usuários modelos de emaill para usar em suas campanhas, gerenciamento da lista de email e respostas automáticas, entre outros.

O programa também conta com diversas opções de suporte online, como chat, webinários ao vivo e, obviamente, atendimento por email. O AWeber também permite 30 dias de avaliação gratuita e sua assinatura está na faixa dos $19 mensais.

Ferramentas de E-mail Marketing AWeber

Leia também: Aprenda a comparar suas vendas online entre desktop e mobile no Google Analytics

7. Campaign Monitor

O Campaign Monitor é uma das ferramentas de e-mail marketing focadas em facilidade no uso. Boa parte de seus editores - tanto o de modelos quanto o de automatização de marketing - funcionam no esquema “arrasta e solta”, ideal para iniciantes no assunto.

Ferramentas de E-mail Marketing Campaign Monitor

Uma de suas funções mais vantajosas é o construtor de emails personalizados, construídos de acordo com os dados obtidos de campanhas anteriores. Ou seja, dependendo dos resultados de uma campanha anterior, poderá criar uma mensagem personalizada a um grupo de determinado comportamento automaticamente, sem a necessidade de segmentá-los por conta própria. O Campaign Monitor também conta com um dos planos mais acessíveis, custando $9 mensais.

8. Infusionsoft

Diferente da maioria das plataformas listadas aqui, o Infusionsoft não funciona apenas como um software de e-mail marketing. O software é uma ferramenta completa de marketing e vendas, também comportando o email marketing. Por isso, seu preço de assinatura é consideravelmente maior comparado aos outros softwares descritos nesse texto.

O Infusionsoft se especializa na automação do marketing, permitindo criar diversas sequências de mensagens aos seus consumidores, de acordo com seu comportamento e segmentação. É possível, inclusive, criar um assistente virtual que envia mensagens a seus consumidores, auxiliando e facilitando o processo de vendas.

Porém, como falamos anteriormente, adquirir o Infusionsoft é uma alternativa viável apenas para grandes empresas, já que sua assinatura custa $190 mensais e é necessário um pagamento de $1.999 para começar a usá-lo.

Programa de Afiliados JivoChat: Receba 30% em comissões recorrentes!

9. ActiveCampaign

O ActiveCampaign é uma opção indicada para pequenos negócios. Além de uma ferramenta para e-mail marketing, a plataforma também pode ser usada como uma ferramenta CRM para gerenciar seus contatos. Sua ferramenta de automação de campanhas - que permite criar modelos que serão enviados automaticamente aos segmentos de contatos que criou - é um dos mais fáceis de serem usados, além da faixa de preço em conta, com a assinatura básica custando $9 mensais.

Seu ponto fraco está na dificuldade em entender os relatórios oferecidos pela plataforma e a impossibilidade de realizar testes A/B. Ou seja, não é possível criar modelos para um mesmo objetivo e estabelecer um comparativo nativamente, sendo necessário trabalho manual para descobrir qual dos modelos deu certo. Acesse a página da ActiveCampaign para conhecer mais do aplicativo.

Ferramentas de E-mail Marketing ActiveCampaign

10. Mailify

Finalizando nossa lista de ferramentas de e-mail marketing temos o Mailify. Contando com gerenciamento de contatos, automação de envio de emails e modelos para criação das mensagens, o Mailify também conta com integração com o WordPress e algumas das maiores plataformas de ecommerce no Brasil, entre elas o Prestashop e o Magento.

11. ConvertKit

Um aplicativo relativamente novo, o ConvertKit é uma ferramenta voltada a produtores de conteúdo, como blogueiros ou lojas virtuais que trabalham com cursos online, por exemplo. Além de contar com as funcionalidades comuns às ferramentas de e-mail marketing, o ConvertKit possui algumas funções únicas, uma delas mostrando quais artigos ou cursos de seu site estão rendendo maiores conversões de nomes para a lista de emails.

O ConvertKit também possui modelos específicos de email para promover cursos online ou ebooks, mas não possui tantas opções em relação às ações automatizadas. Seu revés é não contar com testes gratuitos da plataforma, cujo plano mais básico custa $29 mensais ao usuário. Acesse a página do ConvertKit para saber mais sobre o app.

Ferramentas de E-mail Marketing ConvertKit

12. RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma robusta plataforma de de CRM. Seu pacote de soluções RD Station Marketing inclui uma excelente ferramenta de e-mail marketing. Nela, você encontrará diferentes modelos de e-mail com um editor no estilo drag & drop, ou seja, basta arrastar e soltar elementos enquanto criando a composição do e-mail.

Além disso, também é possível utilizar recursos para segmentação de sua base de clientes, assim como acompanhar um relatório detalhado para que possa acompanhar o desempenho de suas campanhas. Se integrado à plataforma de CRM da própria empresa, seus resultados serão ainda melhores, tendo em vista que poderá utilizar diferentes métricas e dados para refinar sua estratégia de e-mail marketing.

Veja também: Como construir um plano de marketing para redes sociais em sua ecommerce

13. Zoho Campaigns

No âmbito de soluções para negócios, a Zoho realmente se supera oferencendo múltiplas soluções para essencialmente todos os aspectos que você precisa acompanhar e administrar em seu negócio. Incluido claro, uma das mais competitivas ferramentas de e-mail marketing, integrada ao Zoho CRM. Com o Zoho Campaigns, você poderá utilizar modelos prontos ou compor e-mail de forma profissional a partir do editor drag & drop.

O Zoho Campaigns também conta com relatórios em tempo real, para que possa acompanhar a taxa de abertura de seus e-mails e avaliar o sucesso de sua campanha. Recursos de automatização fazem com que possa trabalhar de forma mais eficaz, agendando disparos, gerenciando e segmentando leads e até mesmo realizando testes A/B dentro da própria ferramenta para descobrir qual campanha de e-mail marketing obteve melhores resultados.

Ferramentas de E-mail Marketing Zoho Campaigns

14. E-GOI

A E-GOI é uma das mais completas ferramentas de e-mail marketing no mercado, oferecendo soluções multichannel para seus clientes, que vão além de apenas disparos de e-mail. No seu kit completo, você encontrará soluções automatizadas para e-mail e mobile, incluindo envios de SMS, notificações e até mesmo chamadas de voz.

Assim como as outras alternativas em nossa lista, o E-GOI apresenta relatórios detalhados para acompanhamento do sucesso de sua campanha, incluindo taxas de abertura, número de cliques, e também quantas conversões foram geradas a partir dos disparos. É possível ainda segmentar sua base de clientes, utilizar modelos prontos para a composição de seus e-mails e até mesmo utilizar recursos voltados para Ecommerce, com o intuito de recuperar carrinhos abandonados.

Ferramentas de E-mail Marketing E-GOI

15. Benchmark

O sistema da Benchmark foi criado com o foco em negócios de médio e pequeno porte. Portanto, se isso se encaixa no seu perfil, vale a pena conferir os diferentes recursos disponíveis em sua ferramenta de e-mail marketing. Ele também conta com um editor drag & drop, permitindo a composição de e-mails mais rapidamente, além de fazer com que eles se ajustem automáticamente para diferentes dispositivos, como desktop, tablets ou smartphones.

Utilize modelos prontos para suas campanhas de e-mail marketing, ou crie seus próprios templates. Com a ferramenta, é possível ainda fazer ajustes rápidos no design do seu conteúdo, assim como edições no código HTML. Um diferencial atraente da Benchmark é que você pode utilizar o sistema gratuitamente para até 2 mil contatos e 14 mil emails por mês.

Utilize as ferramentas de e-mail marketing e traga visitantes para serem atendidos no Jivochat

Como falamos no início do texto, o email marketing é uma das melhores ferramentas para atrair compradores para sua loja virtual. Mas não basta apenas trazê-los ao seu site e deixá-los sozinhos: utilize o convite proativo do JivoChat para entrar em contato e guiá-los pelo processo de compra. Se ainda não conhece o Jivochat, confira nossas principais funcionalidades e cadastre-se para ter acesso GRATUITO à nossa ferramenta!

2017/09/28

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte