Top 16 ferramentas de e-mail marketing em 2022

Índice

Mesmo que seja uma das primeiras opções para comunicação online, o email nunca “saiu de moda”. Usado extensivamente até hoje, ele é um dos principais aliados para alavancar sua estratégia de marketing.

Uma pesquisa feita pela empresa de pesquisa Thindata com agências de marketing digital revelou que 80% dos profissionais entrevistados relataram que o e-mail é a mídia que gera mais vendas para seus negócios.

Por isso, é essencial que adote uma ferramenta de email marketing e comece desde já a desenhar sua estratégia para fazer crescer e vender através de sua lista de e-mails. Confira abaixo 16 das melhores opções de plataformas para email marketing que pode testar em seu negócio.

E não deixe de alavancar o atendimento ao cliente para coletar dados e segmentar sua base de leads. Instale o JivoChat e integre-o à sua ferramenta de email marketing para impulsionar seus resultados.

Dica: Não sabe exatamente como começar a usar o email marketing? Então confira essas 14 dicas para iniciantes!

Conheça as melhores ferramentas de e-mail marketing

Para que você possa conhecer mais sobre as ferramentas de e-mail marketing e quais são os seus recursos, elaboramos uma lista com as principais no mercado.

1. SendinBlue

SendinBlue é uma ferramenta de e-mail marketing que além de cumprir todas as funções para as que você possa criar campanhas incríveis também é uma ferramenta que oferece e-mails transacionais, como confirmações de pedido, pagamento e etc.

Ela é uma das principais ferramentas que une os dois serviços facilitando o trabalho de quem é lojista e ao unir os dois tipos de correio eletrônico mais comuns dentro de um negócio.

A plataforma conta com uma gama de recursos de e-mail marketing que permitirão que você mantenha o seu público engajado sabendo o momento certo para enviar suas mensagens.

Dentre os recursos da plataforma podemos citar: CRM para criar relacionamentos mais duradouros, automação de marketing, segmentação de público, criação de landing pages e muito mais.

Você ainda pode monitorar os resultados das suas campanhas através das estatísticas em tempo real e relatórios de desempenho, essas e outras funcionalidades você pode conferir acessando o site da ferramenta.

A plataforma possui 4 planos incríveis para você escolher o que mais se adequa a sua necessidade atual.\ \ Destaques:

  • Plataforma com recursos completos de email marketing
  • Automação de marketing
  • Emails transacionais
  • Criação de Landing pages
  • Relatórios de campanha
  • Opções de planos

2. E-goi

A E-goi é uma das mais completas ferramentas de e-mail marketing no mercado, oferecendo soluções multichannel para seus clientes, que vão além de apenas disparos de e-mail.

No seu kit completo, você encontrará soluções automatizadas para e-mail e mobile, incluindo envios de SMS, notificações e até mesmo chamadas de voz.

Assim como as outras alternativas em nossa lista, o E-goi apresenta relatórios detalhados para acompanhamento do sucesso de sua campanha, incluindo taxas de abertura, número de cliques, e também quantas conversões foram geradas a partir dos disparos.

É possível ainda segmentar sua base de clientes, utilizar modelos prontos para a composição de seus e-mails e até mesmo utilizar recursos voltados para Ecommerce, com o intuito de recuperar carrinhos abandonados.

Com uma gama de recursos a ferramenta oferece 4 planos para você optar de acordo com a sua necessidade de uso.

Não deixe de conferir também o E-book gratuito deles sobre os segredos do E-mail marketing. Temos certeza que gostará de conferir as dicas e a melhor parte: sem custos!

E-Goi - solução completa de automação e email marketing

Destaques:

  • Soluções multicanal
  • Soluções automatizadas
  • Relatório de acompanhamento de campanhas
  • Segmentação de clientes
  • Modelos prontos para e-mail.

3. Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing com modalidade totalmente gratuita no Brasil.

No mercado desde 2006, o Nitronews alia facilidade de uso e eficiência. Com uma interface limpa e bonita, a ferramenta tem ganhado cada vez mais admiradores.

É fácil realizar as suas campanhas de email marketing com a Nitronews basta selecionar sua lista de contatos, criar a sua mensagem e enviar.

Você ainda pode realizar o agendamento de envio de emails e desfrutar dos outros recursos da plataforma como fazer a segmentação de contatos por qualidade, gerar relatórios, criar landing pages e fazer integração com outras plataformas.

Um outro recurso muito interessante é o Ranking de Contatos, onde a ferramenta dá nota de 0 a 10 aos contatos, conforme as interações dos destinatários com as mensagens.

Contatos com ranking baixo acabam sendo automaticamente desativados, proporcionando economia e higienizando a base.

Totalmente brasileira, além de ter a vantagem de ser em português, o atendimento especializado é o grande diferencial.

Ferramentas de E-mail Marketing Nitronews

A plataforma possui 3 planos que variam de acordo com a quantidade de contatos ou de envios mensais

Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas. O Plano Gratuito atual possibilita 10.000 envios mensais para até 2000 contatos.

Destaques:

  • Envios rápidos e inteligentes
  • Segmentação avançada
  • Desativação de contatos não engajados
  • Planos por quantidade de contatos ou envios.
  • Facilidade de suporte

4. RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma robusta plataforma de de CRM de vendas.

Seu pacote de soluções RD Station Marketing inclui uma excelente ferramenta de e-mail marketing.

Nela, você encontrará diferentes modelos de e-mail com um editor no estilo drag & drop, ou seja, basta arrastar e soltar elementos enquanto criando a composição do e-mail.

Além disso, também é possível utilizar recursos para segmentação da sua base de clientes, assim como acompanhar um relatório detalhado para que possa acompanhar o desempenho de suas campanhas.

Se integrado à plataforma de CRM da própria empresa, seus resultados serão ainda melhores, tendo em vista que poderá utilizar diferentes métricas e dados para refinar sua estratégia de e-mail marketing, e esse é o grande diferencial dessa ferramenta.

São 4 modelos de planos que devem se adequar ao porte do seu negócio e as suas necessidades.

Destaques:

  • Plataforma com amplos recursos de marketing
  • Emails segmentados
  • Sequência de emails (autoresponder)
  • Emails agendados

Veja também: Como construir um plano de marketing para redes sociais em sua ecommerce

5. Zoho Campaigns

No âmbito de soluções para negócios, a Zoho realmente se supera oferecendo múltiplas soluções para essencialmente todos os aspectos que você precisa acompanhar e administrar em seu negócio.

Com o Zoho Campaigns, você poderá utilizar modelos prontos ou compor e-mail de forma profissional a partir do editor drag & drop.

O Zoho Campaigns também conta com relatórios em tempo real, para que possa acompanhar a taxa de abertura de seus e-mails e avaliar o sucesso de sua campanha.

Recursos de automatização fazem com que possa trabalhar de forma mais eficaz, agendando disparos, gerenciando e segmentando leads e até mesmo realizando testes A/B dentro da própria ferramenta para descobrir qual campanha de e-mail marketing obteve melhores resultados.

E ainda oferece uma solução exclusiva para lojas virtuais e ecommerce onde você pode enviar acompanhamentos de compras, para potencializar suas vendas e fazer o resgate de leads através de mensagem de abandono no carrinho de compras.

Uma plataforma que oferece ótimos recursos e 3 opções de planos que podem ser personalizados de acordo com a quantidade de contatos que você pretende gerenciar.

Ferramentas de E-mail Marketing Zoho Campaigns

Destaques:

  • Editor drag & drop
  • Relatórios em tempo real
  • Automatização de marketing
  • Segmentação de leads
  • Soluções para ecommerce e lojas virtuais
  • 3 opções de planos personalizáveis

6. Mailify

O Mailify é uma das ferramentas de e-mail marketing que conta com integração com o WordPress e algumas das maiores plataformas de ecommerce no Brasil, entre elas o Prestashop e o Magento.

Com essa ferramenta é possível realizar gerenciamento de contatos, automação de envio de emails e modelos para criação das mensagens.

A ferramenta oferece ainda recursos como eye tracking preditivo e te permite configurar disparos de SMS massivo, transformando-a em uma solução completa para que você possa alcançar e alimentar seus leads em qualquer dispositivo.

A plataforma combina conceitos de automação e de inteligência artificial para que você possa alcançar seus objetivos com as suas campanhas.

Crie a sua conta no Mailify para conhecer os planos disponíveis na plataforma.

Não poderíamos deixar o Mailify fora de nossa lista de ferramentas de e-mail marketing.

Destaques:

  • Integração com as principais plataformas de ecommerce
  • Automação de email
  • Modelos de criação de mensagem
  • Eye tracking preditivo

7. GetResponse

Essa plataforma pode ser usada por pequenas e médias empresas e é uma das mais econômicas.

Uma das poucas a, mesmo com o aumento de valor à medida que sua empresa cresce, não se torna extremamente custosa.

O GetResponse possui uma incrível gama de 500 modelos de e-mail que pode aproveitar, sendo essa sua principal vantagem.

A ferramenta possui ferramentas simples para iniciantes, mas também conta com funcionalidades avançadas como emails de newsletters, emails transacionais, editor de drag e drop e outros.

Porém, as regras que podem estabelecer para a automatização do serviço de e-mail marketing é um pouco mais limitada que a de outras opções da lista, não indicado para quem usa bastante essa funcionalidade.

O GetResponse pode ser avaliado gratuitamente por 30 dias, aproveite!

Destaques:

  • 500 modelos de email para você utilizar
  • Emails de newslatters
  • Emails transacionais
  • Automatização de emails
  • Gratuita por 30 dias

Ferramentas de E-mail Marketing GetResponse

8. Dinamize

A Dinamize atua no desenvolvimento de soluções para email marketing há 20 anos, tendo sido premiada por diversas vezes como a melhor plataforma de email marketing do Brasil.

O Dinamize Mail é a versão mais atual da plataforma, possuindo recursos como: editor de e-mails responsivo em estilo drag and drop, fluxos de automação de email, SMS marketing e notificações de push, teste A/B para email, e mais.

Com atendimento totalmente em português, a Dinamize disponibiliza diversos treinamentos online da plataforma, uma área completa de tutoriais, além de atendimento por telefone, chat e email totalmente humanizado.

A plataforma hoje é utilizada tanto por pequenas marcas, como grandes empresas, é ideal para quem está iniciando suas ações de email marketing e já quer começar com uma plataforma profissional.

Destaques:

  • Editor de emails responsivo
  • Fluxos de automação
  • Recursos de email marketing
  • Criação de landing pages

Ferramenta de E-mail Marketing Dinamize

9. AWeber

Também voltado para pequenos e médios negócios, o AWeber é uma das ferramentas de e-mail marketing mais acessíveis do mercado.

Assim como o MailChimp, ele permite integrações com quase todos os aplicativos e plataformas como o WordPress.

O software disponibiliza aos seus usuários modelos de emaill para usar em suas campanhas, gerenciamento da lista de email e respostas automáticas, entre outros.

O programa também conta com diversas opções de suporte online, como chat, webinários ao vivo e, obviamente, atendimento por email. O AWeber também permite 30 dias de avaliação gratuita.

Destaques:

  • Ferramenta acessível
  • 30 dias de avaliação gratuíta
  • Automação de email e respostas automáticas
  • Opções de suporte online

Ferramentas de E-mail Marketing AWeber

Leia também: Melhores sites para criar loja virtual

10. Mailchimp

É uma das mais conhecidas entre as ferramentas de email marketing por ser uma das mais completas, com uma ampla gama de funcionalidades.

Podemos destacar a facilidade no uso e o design intuitivo, tornando o aprendizado simples. A principal vantagem de usar o MailChimp, porém, está na possibilidade de ter uma conta totalmente gratuita, ideal para negócios que estão começando agora.

Ferramentas de E-mail Marketing MailChimp

Por outro lado, o MailChimp vai ficando cada vez mais custoso à medida que seu negócio prospera.

Se utiliza diversas plataformas como o WordPress, ele se torna extremamente útil, já que possui integrações com quase todos os tipos de aplicativos web.

Destaques

  • Plataforma completa
  • Design intuitivo
  • Integrações para WordPress
  • Automatização de Marketing

11. Constant Contact

Outra das ferramentas de e-mail marketing destinada a pequenas empresas, o Constant Contact se destaca pelo seu suporte ao cliente.

Atendendo por chat online, email e tutoriais, além de cursos online sobre suas principais funcionalidades. Ou seja, é possível tirar quaisquer dúvidas sobre o uso da plataforma em poucos cliques.

Fora seu atendimento, o software permite gerenciar sua lista de emails, criar campanhas de email marketing e modelos de email para testes.

Ele também conta com integrações para redes sociais e relatórios de performance fáceis de serem compreendidos.

O valor de sua assinatura, porém, é mais cara que a das plataformas acima, mas, por outro lado, seu teste gratuito possui duração de 60 dias.

Ferramentas de E-mail Marketing Constant Contact

12. Campaign Monitor

O Campaign Monitor é uma das ferramentas de e-mail marketing focadas em facilidade no uso. Boa parte de seus editores - tanto o de modelos quanto o de automatização de marketing - funcionam no esquema “arrasta e solta”, ideal para iniciantes no assunto.

Ferramentas de E-mail Marketing Campaign Monitor

Uma de suas funções mais vantajosas é o construtor de emails personalizados, construídos de acordo com os dados obtidos de campanhas anteriores.

Ou seja, dependendo dos resultados de uma campanha anterior, poderá criar uma mensagem personalizada a um grupo de determinado comportamento automaticamente, sem a necessidade de segmentá-los por conta própria.

O Campaign Monitor também conta com um plano bastante acessível.

13. Keap

Diferente da maioria das plataformas listadas aqui, o Keap não funciona apenas como um software de e-mail marketing. \ \ O software é uma ferramenta completa de marketing e vendas, também comportando o email marketing, seu preço de assinatura é consideravelmente maior comparado aos outros softwares descritos nesse texto.

O Keap se especializa na automação do marketing, permitindo criar diversas sequências de mensagens aos seus consumidores, de acordo com seu comportamento e segmentação.

É possível, inclusive, criar um assistente virtual que envia mensagens a seus consumidores, auxiliando e facilitando o processo de vendas.

Porém, como falamos anteriormente, adquirir o Keap é uma alternativa viável apenas para grandes empresas.

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14. Active Campaing

O ActiveCampaign é uma opção indicada para pequenos negócios. Além de uma ferramenta para e-mail marketing, a plataforma também pode ser usada como uma ferramenta CRM para gerenciar seus contatos.

Sua ferramenta de automação de campanhas - que permite criar modelos que serão enviados automaticamente aos segmentos de contatos que criou - é um dos mais fáceis de serem usados, além da faixa de preço em conta.

Seu ponto fraco está na dificuldade em entender os relatórios oferecidos pela plataforma e a impossibilidade de realizar testes A/B.

Ou seja, não é possível criar modelos para um mesmo objetivo e estabelecer um comparativo nativamente, sendo necessário trabalho manual para descobrir qual dos modelos deu certo.

Acesse a página da ActiveCampaign para conhecer mais do aplicativo.

Ferramentas de E-mail Marketing ActiveCampaign

15. ConvertKit

Um aplicativo relativamente novo, o ConvertKit é uma ferramenta voltada a produtores de conteúdo, como blogueiros ou lojas virtuais que trabalham com cursos online, por exemplo.

Além de contar com as funcionalidades comuns às ferramentas de e-mail marketing, o ConvertKit possui algumas funções únicas, uma delas mostrando quais artigos ou cursos de seu site estão rendendo maiores conversões de nomes para a lista de emails.

O ConvertKit também possui modelos espeícficos de email para promover cursos online ou ebooks, mas não possui tantas opções em relação às ações automatizadas.

Seu revés é não contar com testes gratuitos da plataforma.

Ferramentas de E-mail Marketing ConvertKit

16. Benchmark

O sistema da Benchmark foi criado com o foco em negócios de médio e pequeno porte. Portanto, se isso se encaixa no seu perfil, vale a pena conferir os diferentes recursos disponíveis em sua ferramenta de e-mail marketing.

Ele também conta com um editor drag & drop, permitindo a composição de e-mails mais rapidamente, além de fazer com que eles se ajustem automaticamente para diferentes dispositivos, como desktop, tablets ou smartphones.

Utilize modelos prontos para suas campanhas de e-mail marketing, ou crie seus próprios templates.

Com a ferramenta, é possível ainda fazer ajustes rápidos no design do seu conteúdo, assim como edições no código HTML. Um diferencial atraente da Benchmark é que você pode utilizar o sistema gratuitamente para até 2 mil contatos e 14 mil emails por mês.

Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing

Para obter êxito nas suas campanhas de email marketing, é fundamental que você escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades atuais.

Com tantas opções disponíveis no mercado, essa tarefa pode ser um tanto quanto difícil se tratando de que as ferramentas podem apresentar uma ampla gama de funcionalidades.

Por isso, separamos algumas dicas para você que ainda está em dúvida sobre qual ferramenta utilizar e para quem deseja compreender o que deve ser levado em conta na hora de escolher a ferramenta de e-mail marketing ideal para o seu negócio. 

Acessibilidade e simplicidade

Na hora de escolher a sua ferramenta de email marketing é fundamental que você preze pela praticidade, principalmente se você for fazer o uso dela diariamente. 

Logo, é preciso escolher uma ferramenta que se apresente como simples e intuitiva, de preferência escolha uma ferramenta que não seja necessário ter conhecimentos em HTML para utilizá-la.

Assim, você poderá focar na sua campanha e não perderá tempo com detalhes de funcionamento da ferramenta.

Segmentação da sua base de dados

É fundamental para que você possa ter sucesso em suas campanhas que possa segmentar o seu público com base em características como interesses, idade, gênero, região geográfica, renda e muitas outras possibilidades.

Essa segmentação vai permitir que você possa otimizar as suas campanhas e consequentemente alcançar o seu público-alvo com maior assertividade e gerando melhores resultados.

Outro aspecto importante, e que cabe fazer a observação é que algumas ferramentas essa segmentação é feita de maneira automática, enquanto em outras ela é manual, cabe avaliar o que fica mais enconta para você na questão custo-benefício.

Templates e planilhas

Outro aspecto importante é que durante a criação das suas campanhas você utilizará planilhas para organizar as suas listas e também templates para que os seus e-mails tenham um aspecto mais profissional.

Algumas ferramentas de e-mail marketing oferecem arquivos prontos para você editar da maneira que preferir e assim poupar tempo e prática durante o uso da ferramenta. 

Automação de Marketing

Esse recurso vai permitir que o seu trabalho se torne mais dinâmico, pois a partir dele é possível criar Workflows ou autoresponders.

Com esse recurso é possível manter leads mais aquecidos ou então aumentar a quantidade de contatos que chegam até os seus times de vendas. 

Além de outras funcionalidades de marketing que farão toda a diferença durante as suas campanhas e fornecerão insights valiosos para você. 

Reputação da empresa e suporte

Por último, mas não menos importante. Na hora de escolher uma ferramenta de e-mail marketing não esqueça de levar em consideração a reputação dela no mercado.\ \ Visite as páginas oficiais da empresa nas redes sociais e vejam o que as pessoas comentam, uma ótima opção também é ver a reputação da empresa em sites como “reclame aqui”.

Além disso, preferencialmente, escolha uma empresa que ofereça uma ótima qualidade de suporte e suporte no seu idioma nativo. 

8 dicas de E-mail marketing para campanhas de sucesso

Agora que você já sabe como escolher a plataforma ideal para realizar as suas campanhas, não deixe de conferir nossas dicas de como realizar campanhas de sucesso. 

1. Crie um objetivo para a sua campanha

Antes de pensar em quais estratégias utilizar, é importante definir um objetivo para a sua campanha prioritariamente a todos os demais passos. 

Para que isso seja possível, pense em qual resultado você espera alcançar com a criação dessa campanha, alguns exemplos de objetivos podem ser encontrados abaixo:

  • Divulgar uma promoção de um produto ou serviço
  • Gerar uma mensagem de boas vindas para novos leads
  • Melhorar o relacionamento com os seus clientes atuais
  • Conduzir seus leads para a próxima etapa do funil de vendas

Depois de ter o objetivo definido é hora de dar o próximo passo e elaborar estratégias de email marketing.

3. Saiba para quem você está escrevendo

Lembra-se de quando falamos que é imprescindível escolher uma ferramenta que te permita segmentar o seu público?

A segmentação de público é um passo importante para quem deseja otimizar suas campanhas e nesse sentido, é importante conhecer as características do seu público-alvo, e caso seja necessário construir uma persona e conhecer as suas características a quem você irá direcionar o seu e-mail. 

Quanto mais características você conhecer, e estruturar o seu email com informações relevantes a esse público ou persona, maiores são as suas chances de sucesso.

4. Aprimore o seu conteúdo

Em uma campanha de email marketing, é fundamental que você seja objetivo na hora de criar seu texto.

Portanto, preze por escrever textos mais curtos, mas não esqueça de que o leitor deve encontrar uma proposta interessante durante a leitura do texto.

E para que o seu email se torne mais interessante é preciso que ele contenha alguns elementos básicos como:

  • Introdução breve com o nome do contato
  • Conteúdo de valor
  • Oferta atrativa
  • Imagem para torná-lo mais visual
  • Infográfico
  • CTAs
  • Um bom assunto para chamar atenção do seu público

O assunto é um aspecto fundamental do seu email, pois ele pode definir se o seu lead abre a mensagem ou não, e é ele que acaba sendo o primeiro ponto de contato do seu email com o seu lead. 

Se o seu assunto não for interessante o suficiente, o seu e-mail será ignorado ou até mesmo encaminhado para a lixeira. 

Por isso, tente expressar a sua proposta em poucas palavras no seu assunto para fazer com que o lead se interesse por ela. 

5. Insira CTAs

Escolher o CTA correto e de acordo com o conteúdo do seu email é fundamental para que você consiga gerar mais conversões para o seu negócio.\ \ De uma maneira geral os CTAs, são as chamadas para a ação que você distribui ao longo do seu email, eles podem estar no próprio texto ou em botões que irão direcionar o lead a uma página externa.

É bastante aconselhável escolher apenas um CTA e repeti-lo diversas vezes ao longo do email para que o seu contato não se confunda e acabe deixando a página sem fazer nada.

6. Aposte na personalização

Depois de ter sua lista de emails é bem provável que você também tenha o nome dos seus contatos, então não deixe de mandar um email personalizado sendo o mais pessoal possível e íntimo da pessoa que irá receber a mensagem. 

Evite utilizar termos mais genéricos no envio dos seus e-mails, pois a pessoalidade dá mais credibilidade para a sua empresa, além de humanizar a sua campanha. 

7. Sempre analise seus resultados

A maioria das ferramentas de e-mail marketing permitem que você tenha acesso a relatórios de acompanhamento de algumas métricas que são muito relevantes para que você possa entender se as suas campanhas estão tendo sucesso ou não.

Por isso, separamos alguns indicadores para você avaliar nas suas próprias campanhas:

  • Taxa de abertura
  • Taxas de clique (CTR)
  • Taxa de inativação da lista
  • Taxa de leads que se tornaram leads qualificados (MQL)

8. Faça testes a/b

Depois de analisar as suas métricas, ou até antes você pode investir em testes a/b para saber qual conteúdo agrada mais o seu lead. 

Os testes a/b funcionam da seguinte  maneira: Você produz dois e-mails idênticos e a única diferença é o elemento que será testado. 

Dentre os elementos que é possível testar estão:

  • Assunto
  • Texto
  • CTA ou qualquer outro elemento que componha o e-mail

O e-mail que obtiver melhor resultado será o escolhido para ser disparado para o restante da base de leads. 

Encontrou a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Nesse artigo, apresentamos algumas das principais opções de ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado e como você pode fazer para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio.

Não deixe de utilizar as ferramentas estrategicamente seguindo as dicas do nosso artigo, e também conhecendo os recursos de cada ferramenta apresentada e como ela pode ser aplicada ao seu negócio.

Uma campanha de email marketing bem estruturada pode render muitos leads e novas vendas para o seu negócio.

\ Até logo!

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