25 Melhores plataformas de ecommerce para 2022

Índice

O mercado de ecommerce é realmente competitivo e cresce anualmente, chamando a atenção de diversos empreendedores que buscam por oportunidades para tornar-se seus próprios patrões ao abrir uma loja virtual e começar a vender produtos ou serviços online.

Existem diversas maneiras de se abrir uma loja virtual, você pode por exemplo criar um ecommerce no WordPress ou até mesmo desenvolver a sua própria página manualmente.

Entretanto, de longe, a maneira mais prática e que lhe dá acesso aos principais recursos, assim como uma aparência refinada e um resultado de alta qualidade, é utilizando uma plataforma de Ecommerce.

Pensando nisso, vamos listar as melhores plataformas de Ecommerce brasileiras nesta lista atualizada para 2022 de forma que você possa compará-las e decidir qual solução nacional se adequa melhor ao seu nicho de mercado.

Vale mencionar que as posições da lista não estão distribuídas em ordem de qualidade, afinal, todas as opções são excelentes. Confira!

Hospedagem de site profissional com a Hostgator

O que é plataforma de ecommerce?

Plataformas de ecommerce são soluções prontas e projetadas para facilitar todo o processo de criação de uma loja virtual, cadastro de produtos, processamento de transações através de canais digitais e mais.

Hoje, existem diversas formas de criar um comércio eletrônico: você pode desenvolver seu próprio site, usar um construtor de sites com módulos de loja virtual, vendas produtos através das redes sociais (como com uma loja no Instagram) ou claro, usar uma plataforma de ecommerce que já oferece soluções prontas.

Algumas das principais vantagens de usar uma plataforma de ecommerce são:

  • Onboarding intuitivo para novos empreendedores;
  • Integrações com diversos canais de vendas (marketplaces, redes sociais, etc);
  • Facilidade no cadastro de produtos e controle de estoque;
  • Automação do processo de vendas;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Fácil personalização da vitrine virtual;
  • Métricas e relatórios detalhados.

Essencialmente, basta escolher o que vender na internet, selecionar uma plataforma de vendas e passar por todo o processo de onboarding oferecido pelas próprias empresas que as disponibilizam.

Qual a melhor plataforma de ecommerce?

Confira a seguir as melhores plataformas de ecommerce e, após a lista, conheça mais dicas sobre as vantagens de começar seu ecommerce dessa forma e como escolher a melhor plataforma.

Abaixo, separamos nosso top 10 plataformas de ecommerce, mas listamos em nosso conteúdo 25 opções para que você possa explorar mais alternativas disponíveis no mercado!

  1. Wix
  2. Nuvemshop
  3. Shopify
  4. SITE123
  5. Loja Integrada
  6. Tray
  7. Webnode
  8. Jet
  9. Jumpseller
  10. Cartpanda

Confira abaixo os detalhes e nossos destaques para cada plataforma de ecomerce apresentada para que possa escolher a melhor opção para o seu negócio.

1. Wix

Não há como falar sobre criação de sites ou lojas virtuais sem mencionar a plataforma de ecommerce ou CMS da Wix.

A empresa se destaca como melhor construtor no ambiente digital e é indicado para empresas de qualquer porte.

Seja você um empreendedor que está apenas adentrando neste nicho de mercado ou um ecommerce já bem estabelecido buscando por uma plataforma mais robusta, certamente gostará de conferir todos os recursos profissionais oferecidos pela Wix.

A plataforma de ecommerce conta com ferramentas de gestão de produtos e controle de estoque, modelos de sites modernos e altamente personalizáveis através de um construtor arraste e solte e claro, páginas otimizadas para dispositivos móveis.

Destaques:

  • Plataforma de ecommerce completa: venda em diversos canais e gerencie sua loja em um painel integrado;
  • Loja virtual profissional, com excelente experiência de vitrine virtual para seus clientes;
  • Soluções de pagamento avançadas para facilitar o checkout;
  • Design moderno e soluções profissionais para otimizar seu potencial de venda.

Com a Wix, também é possível abrir um ecommerce de dropshipping e vender sem estoque para seus clientes através de fornecedores de dropshipping nacional.

Confira a nossa avaliação completa da Wix, onde falamos sobre os principais recursos disponíveis!

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Nuvemshop

A Nuvemshop, que oferece uma solução realmente completa e profissional. Com ela, você poderá criar sua loja online para vender produtos ou serviços de forma rápida e prática, além de ser possível personalizá-la exatamente como preferir.

A Nuvemshop também conta com alguns diferenciais realmente bacanas, como seu próprio painel de aplicativos que complementam seu ecommerce. E também criou um curso de e-commerce gratuito para ajudar todos os empreendedores no começo de sua jornada.

Além disso, a Nuvemshop também é uma das melhores plataformas brasileiras para dropshipping - uma modalidade de venda online na qual você não mantém o estoque de seus produtos, mas age como um intermediador entre o fornecedor e o cliente final.

Entre esses diferenciais, você encontrará ferramentas para otimizar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistemas ERP e claro, o próprio JivoChat. Vale a pena conferir e descobrir como é fácil começar a vender na internet.

Destaques:

  • Vendas automatizadas e seguras
  • Soluções de frete já conectadas com a plataforma
  • Integração com outros canais de venda como o Facebook e o Instagram

Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos do Nuvemshop!

Saiba como criar uma loja virtual e transformá-la em seu trabalho online com a Nuvemshop

3. Shopify

A Shopify é uma plataforma que já atende mais de 1.7 milhões de negócios no mundo inteiro e pode ser usada para criar seus próprios sites de vendas online.

Ele oferece modelos de sites profissionais, modernos e responsivos, ou seja, otimizados para que sua loja e seus produtos sejam exibidos perfeitamente em dispositivos móveis.

Além disso, a Shopify possui planos acessíveis para que você possa criar a sua loja virtual do zero e sem se preocupar com altos investimentos.

Crie a sua loja virtual da maneira que você desejar personalizando os temas disponíveis desde o conteúdo até as cores,

A plataforma de vendas também conta com uma ferramenta para analisar visitas e número de vendas de sua loja e cuidam de tudo, desde o marketing aos pagamentos, finalização de compras e do frete.

Vale a pena acessar e conferir os planos disponibilizados pela Shopify.

Destaques da Shopify:

  • Temas responsivos e personalizáveis
  • Planos acessíveis
  • Avaliação gratuíta
  • Plataforma que cuida do marketing aos pagamentos, do checkout seguro ao frete

4. SITE123

Com o SITE123, é possível criar um ecommerce dentro de alguns minutos, em essencialmente apenas três passos.

A plataforma não é exclusiva para lojas virtuais e também oferece outras soluções, como a criação de websites e blogs através de ferramentas extremamente intuitivas.

Não é necessário ter qualquer conhecimento de programação e design para colocar seu ecommerce no ar e começar a vender online, basta selecionar entre os diversos modelos disponíveis e personalizá-los de acordo com sua marca.

Os modelos de páginas oferecidos pela plataforma de ecommerce do SITE123 são responsivos, ou seja, otimizados para dispositivos móveis - algo crucial para aumentar as suas vendas através de canais digitais.

Destaques:

  • Painel de administração intuitivo para rastrear os pedidos na plataforma de ecommerce;
  • Formas de pagamento com checkout rápido;
  • Fácil gerenciamento do inventário da loja;
  • Criação de cupons e outras ferramentas de vendas e marketing.

Vale a pena conferir como é fácil começar a vender na internet com a plataforma da ecommerce do SITE123.

5. Loja Integrada

A Loja Integrada permite que você crie seu ecommerce rapidamente e apresenta como um diferencial sua própria loja de aplicativos e temas.

Assim, seus clientes podem facilmente encontrar soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para frete, entre outras.

A Loja Integrada conta com diversos planos para que você possa escolher o que melhor se adequa à sua realidade.

A melhor parte é que o plano base é inteiramente grátis, permitindo que você já crie seu ecommerce antes de decidir se irá pagar pelos recursos adicionais dos planos planos.

Banner da Loja Integrada Melhores Plataformas de Ecommerce Brasileiras em 2021

6. Tray

Definitivamente como uma das melhores plataformas de ecommerce no mercado, não poderíamos deixar apresentar a Tray.

Eles oferecem todos os sistemas e recursos que você precisa em um único local, incluindo:

  • Ferramenta de e-mail marketing;
  • Soluções de frete;
  • Integração nativa com marketplaces;
  • Aplicativo para dispositivos móveis, para que você possa adminsitrar sua loja com seu celular, de onde estiver;
  • Loja de aplicativos e soluções que podem ser integradas ao seu ecommerce.

Se está em busca de uma solução all-in-one a Tray é uma excelente escolha. Vale a pena conferir seus planos e descobrir como é prático começar a vender online.

Os planos disponibilizados pela plataforma de ecommerce são escaláveis, ou seja, ela é capaz de atender desde pequenas empresas adentrando o mercado digital à grandes redes de lojas online.

Isso também significa que a Tray é capaz de acompanhar o crescimento de sua própria empresa, ou seja, é uma plataforma de ecommerce altamente escalável.

Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos da Tray.

Além disso, aproveite o cupom de desconto PARCEIROS20 para economizar 20% na sua primeira mensalidade!

Crie seu E-commerce com a Tray

7. Webnode

O Webnode não é exatamente uma plataforma brasileira - mas possui uma equipe dedicada ao nosso mercado e não poderia ficar fora de nossa lista simplesmente devido à sua qualidade.

Ele é uma ferramenta de criação de sites que também permite usuários a personalizar e lançar sua própria loja virtual com facilidade, dentro de poucos minutos.

A ferramenta conta com recursos profissionais e é extremamente prática e intuitiva, sendo indicada para todos empreendedores.

Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos do Webnode!

8. Jet

Especializada em e-commerce e com mais de 20 anos de experiência, a JET tem uma plataforma omnichannel, com a API aberta e que opera no modelo SaaS.

Além disso, como a proposta é ter foco na conversão, a tecnologia JET tem funcionalidades que se destacam da concorrência:

JET Checkout, que otimiza a taxa de conversão de vendas da loja, a partir do conceito de guest checkout, que garante mais velocidade na primeira compra e facilidade da recompra.

JET Hub, para facilitar a conexão entre os lojistas e os principais marketplaces do mercado, de forma inteligente e segura, respeitando as particularidades e processos de negócios da empresa.

JET Omnichannel que inclui, entre outras funcionalidades, o “vitrine infinita”, permitindo que a operação venda na loja física o estoque do e-commerce e vice-versa.

9. Jumpseller

Com o Jumpseller, você tem acesso à múltiplos canais de vendas para o seu ecommerce, incluindo loja virtual, Facebook Commerce, Google Shopping e Instagram Shopping.

A plataforma é realmente completa, oferecendo galeria de temas, os mais populares gateways e métodos de pagamento, métodos de envio e muito mais.

Eles te permitem experimentar a plataforma por até 14 dias gratuitamente e não cobram comissões de vendas, além de oferecem a possibilidade de incluir produtos ilimitados desde o plano mais básico oferecido pela plataforma.

Crie sua loja online com facilidade na Jumpseller!

10. Cartpanda

Com a Cartpanda, você poderá criar uma loja virtual e começar a vender através de canais digitais com muita facilidade.

Eles oferecem grandes diferenciais para aumentar a sua conversão, como checkout transparente de 1-página, upsell de 1-clique e a possibilidade de oferecer serviços ou produtos adicionais diretamente no momento da compra para aumentar as chances de impulsionar seu ticket médio.

Com certeza um dos checkouts mais flexíveis do Brasil, oferecendo até mesmo uma integração com a Shopify.

Se você está apenas começando, não se preocupe, eles tem um plano básico de mensalidade.

Mas claro, a Cartpanda é uma plataforma de ecommerce escalável e, assim, também conta com planos mais robustos e completos para suportar ecommerces de médio e grande porte. Vale a pena conferir.

11. Dooca

A Dooca é uma plataforma de ecommerce brasileira realmente robusta e completa. Ela oferece diversos temas altamente personalizáveis, otimizados para dispositivos móveis e ainda conta com múltiplas integrações para diversas soluções, como:

  • Marketplaces;
  • Ferramentas de ERP;
  • Soluções de marketing;
  • Soluções de logística;

E muito mais. Vale a pena conferir os planos e, especialmente, aproveitar o período de 14 dias para avaliar a plataforma de vendas brasileira gratuitamente.

12. iSET

A iSET conta com uma grande gama de soluções integradas à sua plataforma de ecommerce, como ferramentas para checkout transparente, frete inteligente, vendas via mobile, etc.

Com eles, você também poderá anunciar seus produtos em marketplaces como a Amazon, Americanas, Mercado Livre e diversos outros.

Eles também contam com seu próprio gerenciador de temas, facilitando a personalização de sua loja para que o resultado final fique exatamente como você preferir.

A iSET oferece diferentes planos e pode ajudá-lo a identificar exatamente qual deles se adequa melhor ao seu negócio.

13. WBuy

A WBuy é uma plataforma de ecommerce que oferece tudo o que sua loja digital precisa em um só lugar. Além disso, você pode experimentá-la por 15 dias sem qualquer compromisso.

Eles contam com uma extensa loja de aplicativos, na qual você encontrará soluções de experiência do cliente, gestão, logística, marketing, meios de pagamento e ferramentas de vendas para melhorar a sua conversão.

Os planos oferecidos pela WBuy escalam de acordo com o tamanho de seu e-commerce. Desde o plano mais básico, você já poderá cadastrar 100 produtos e receber visitas ilimitadas em sua loja.

Além disso, não há comissão sobre as vendas realizadas.

14. BW Commerce

A BW Commerce oferece uma plataforma de vendas extremamente intuitiva, na qual você conseguirá criar uma loja responsiva e inteiramente otimizada para dispositivos móveis, como smartphones, tablets, etc.

Hoje, múltiplas pesquisas indicam que mais de 50% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis e, por isso, especialmente no nicho de vendas online, é muito importante garantir que sua loja caiba na palma da mão dos clientes.

Eles também oferecem uma extensa loja de temas e aplicativos, assim como uma loja de serviços para que você possa turbinar a sua loja.

15. Bagy

O Bagy é uma plataforma de ecomerce brasileira que te permite começar a vender através de canais online sem qualquer dificuldade e mais: diretamente através de seu próprio smartphone.

Eles oferecem um aplicativo mobile para dispositivos Android e iOS no qual você conseguirá gerenciar tudo em sua loja, como montagem, cadastro de produtos, vendas, entre outros.

Se você busca praticidade e quer ser capaz de administrar sua loja através de um app em seu smartphone, vale a pena conferir os diferenciais e planos do Bagy.

16. Weebly

Com o Weebly, você consegue criar um ecommerce de forma personalizada, partindo de temas profissionais e responsivos, ou seja, otimizados para dispositivos móveis.

A plataforma de ecommerce oferece um painel intuitivo que facilita o controle e gestão de produtos, carrinho de compras, cálculo de impostos, envio de mercadorias e controle de estoque.

Eles também oferecem um aplicativo mobile para que você possa rastrear tudo que acontece em sua loja diretamente através de seu smartphone, acesse e confira os planos disponíveis.

Logo da plataforma de ecommerce Weebly

17. Oruc

Se você está em busca de uma plataforma de ecommerce que oferece ferramentas de vendas e marketing digital, as principais formas de envio e soluções para frete, gateways de pagamento e integração com markeplaces, certamente gostará de conferir os diferenciais da Oruc.

A plataforma conta com essencialmente todos os recursos que você precisa para impulsionar seus resultados e começar a vender online dentro do menor intervalo de tempo possível - e ainda oferecem atendimento em tempo real através do chat caso precise de qualquer tipo de auxílio, vale a pena conferir.

18. Brasil na Web

A Brasil na Web também não pode ficar fora, sendo uma das melhores plataformas de ecommerce brasileiras e hospedando mais de 2 mil ecommerces no país.

Com ela, você consegue criar uma loja online com layout responsivo e com um editor de páginas realmente intuitivo, ou seja, não precisa saber programar ou ter conhecimentos em design para criar uma loja profissional.

A plataforma de ecommerce conta ainda com recursmos avançados de otimização de conversões e marketing digital, além de cobrir tudo que você precisa para gerenciar seus produtos, estoque, administrar sua loja, acompanhar relatórios e mais.

19. Live eCommerce

A Live eCommerce é uma plataforma de ecommerce focada em conversão, presente no mercado desde 2012, possui um checkout exclusivo com o objetivo de minimizar ao máximo o atrito na compra dos consumidores.

A plataforma, utiliza a metodologia Saas (software como serviço) e conta com diversas funcionalidades como loja virtual, app de vendas customizados, televendas, além de ferramentas como “Classificação de Clientes”, em que você pode listar clientes especiais e oferecer descontos personalizados, e “links rastreáveis”, para controlar o desempenho de suas campanhas promocionais.

Na Live eCommerce, o cliente ainda opta por layouts de loja pré-definidos ou personalizados de acordo as suas necessidades de customização.

Conte também com integração a marketplaces, ERP’s, PDV’s e uma equipe de suporte sempre disposta a tirar todas as suas dúvidas. Vale a pena conhecer!

20. FlitCommerce

Que tal abrir sua loja virtual de forma fácil, rápida e sem perda de tempo com burocracia? Com a plataforma FlitCommerce, você consegue configurar uma loja profissional e deixá-la pronta para começar a vender em poucos minutos.

A plataforma oferece layouts responsivos, ou seja, otimizados para dispositivos móveis como smartphones e tablets, altamente personalizáveis.

Além disso, você poderá contar com funcionalidades de SEO e marketing digital, gerenciamento de estoque, múltiplos canais de vendas como Instagram Shopping, Facebook Shop e venda pelo WhatsApp.

Destacamos ainda que eles contam com recurso de checkout openpage e todos os planos disponíveis oferecem produtos e visitas ilimitadas para seu Ecommerce.

Criando sua loja através do nosso link, você poderá contar com a equipe da FlitCommerce para configurar toda a sua loja e deixá-la pronta para começar a vender!

21. Magazord

O Magazord é uma plataforma de ecommerce brasileira com mais de 6 anos de experiência no mercado.

Ela oferece soluções profissionais para criação de lojas virtuais e diferenciais como: ERP Nativo integrado, gateway de fretes e pagamentos, possibilidade de integrar à marketplaces e até mesmo soluções para controle de estoque.

Portanto, ela é uma resposta ideal para quem busca uma plataforma que oferece todos os recursos necessários para impulsionar suas vendas e atingir clientes na internet, em um só lugar.

Vale mencionar ainda que suas páginas serão otimizadas para SEO e funcionam perfeitamente em dispositivos móveis. Para conhecer mais, basta acessar e entrar em contato com a equipe deles.

22. Loja Virtual

A Loja Virtual também conta com uma plataforma robusta e completa que oferece essencialmente todos os recursos que você precisa para colocar sua loja online no ar no menor tempo possível.

Eles permitem inclusive que você selecione seu nicho de mercado, como artesanato, roupas e acessórios, eletrônicos, tênis e calçados, entre outros.

A Loja Virtual oferece diferentes planos com opções de pagamento mensal ou trimestral e recursos de acordo com a amplitude de sua loja.

Cada plano apresenta seu próprio limite de cadastro de produtos mas todos eles oferecem visitas ilimitadas.

23. Jet NEO

Com a Jet NEO, você tem acesso à uma plataforma versátil e que oferece diferenciais realmente interessantes para empreendedores que já possuem sua própria loja física, como por exemplo a possibilidade de cadastrar seus vendedores e acompanhar o estoque disponível.

A plataforma garante páginas responsivas e prontas para ajudá-lo a impulsionar as vendas no m-commerce e também oferece integração com marketplaces.

Se você está atrás de uma solução de ecommerce omnichannel para começar a vender online, vale a pena conferir os diferenciais da Jet NEO.

24. Minestore

A Minestore apresenta excelentes opções até mesmo para quem já possui sua própria loja virtual em outra plataforma de ecommerce.

Claro, você também terá acesso à todos os recursos necessários para criar uma loja de qualidade e personalizá-la do jeito que preferir e de acordo com seu nicho de mercado.

Um diferencial interessante da Minestore é que, além dos diferentes planos mensais, eles contam com um pacote onde não há valor fixo cobrado como assinatura, mas sim um percentual sobre os pedidos efetivados, sendo ideal para empreendedores que estão começando agora.

Banner da plataforma de ecommerce Minestore

25. Yampi

A Yampi é mais uma excelente plataforma de ecommerce brasileira que, além de facilitar todo o processo de começar a vender seus produtos na internet, também dispõe de soluções de checkout projetadas para otimizar as suas conversões.

Com a plataforma, você pode inclusive aproveitar integrações para automatizar vendas através de dropshipping, sem precisar ter um estoque de produtos.

Além disso, aproveite soluções para gateways de pagamento e muito mais, vale a pena conferir.

Como escolher a melhor plataforma de ecommerce?

Agora que você já conhece os maiores nomes nesse mercado, é importante ficar atento à algumas características específicas antes de fazer seu investimento inicial e começar a vender através de uma plataforma de ecommerce.

Preste atenção nos fatores abaixo para ter uma escolha mais assertiva.

Planos e preços da plataforma de e-commerce

Afinal, quanto custa uma plataforma de ecommerce? Esta é uma dúvida muito comum e, certamente, um dos fatores mais importantes na escolha de uma plataforma de ecommerce é conferir quais são os custos envolvidos em sua utilização.

Como você pôde conferir em nossa lista, é possível encontrar tanto plataformas grátis quanto pagas, todavia, sua atenção deve estar em conferir quais são as limitações e escalabilidade dos planos oferecidos.

Escolher uma plataforma de ecommerce grátis, por exemplo, pode ajudá-lo a economizar no começo de seu negócio enquanto testa e valida sua marca, mas caso a mesma plataforma não consiga escalar a medida que você conquistar mais clientes e expandir sua gama de produtos, você pode ter problemas no futuro.

Na maior parte das vezes, é possível migrar de plataformas, mas isso ainda pode acarretar em perda de tráfego - especialmente orgânico, ou seja, menos visitas em suas páginas de produto.

Resumindo, fique atento à:

  • Escalabilidade dos planos;
  • Se há custos ou taxas sobre cada venda;
  • Tempo de vigência dos contratos;
  • Descontos para planos prolongados (como anuais, por exemplo);
  • Se há custos para instalação e uso de integrações.

Nossas primeiras recomendações na lista oferecem um bom equilíbrio entre investimento inicial e excelente escalabilidade, para ajudá-lo a diminuir riscos e fazer a escolha certa.

Personalização e modelo da plataforma de ecommerce

É importante ficar atento à variedade de templates de páginas, especialmente caso esteja escolhendo um plano para criar sua loja virtual grátis.

Você precisa ser capaz de personalizar a seu ecommerce suficientemente, para que possa construir a sua marca no ambiente digital e, principalmente, usar de recursos como branding, criação de banners e outros elementos visuais para reter e cativar clientes.

Algumas plataformas de ecommerce que oferecem planos grátis mantém suas próprias marcas no domínio de seu site ou marcas d'água em suas páginas de produto.

Para transmitir credibilidade para seus clientes, busque modelos de sites de ecommerce que te ofereçam o máximo de controle no que diz respeito à personalização.

Integrações disponíveis na plataforma de ecommerce

Hoje, poucos negócios no ambiente virtual atuam sozinhos. Isso não é diferente para as plataformas de ecommerce.

É preciso considerar que, além de simplesmente ser capaz de cadastrar produtos, registrar gateways de pagamento e criar páginas de checkout, você também precisa ser capaz de trabalhar com seus leads, otimizar a logistica de entrega, captar clientes, fazer campanhas de e-mail marketing e oferecer atendimento de qualidade.

Na maior parte das vezes, todos esses recursos são especialidades de outras soluções disponíveis online que podem complementar a sua plataforma de ecommerce.

Algumas integrações realmente importantes são:

  • Canais de venda: marketplaces, redes sociais, entre outros;
  • Google Analytics: para que você possa acompanhar e avaliar o desempenho de seu site, assim como criar campanhas de anúncios caso pretenda trabalhar com esta estratégia;
  • Logística de entrega: toda plataforma de ecommerce competitiva deve oferecer soluções de entrega para ajudá-lo a lidar com o envio de pedidos;
  • ERPs: sistemas de ERP são cruciais para que você consiga rastrear sua operação, desde a emissão de pedidos, notas fiscais, etc.
  • Chats online: para atendimento ao cliente diretamente em sua página, o que ajuda na retenção de visitantes e aumenta suas conversões;

O JivoChat, por exemplo, pode ser integrado à virtualmente todas as principais plataformas de ecommerce e permite que você converse com visitantes em tempo real através do chat online.

Portanto, confira todas as integrações e recursos adicionais oferecidos pela plataforma de ecommerce antes de escolher a sua.

Usabilidade e navegabilidade da plataforma de ecommerce

Uma plataforma de ecommerce profissional deve ser capaz de criar páginas de vendas realmente intuitivas e projetadas para otimizar as suas conversões.

A nossa recomendação é, antes de se cadastrar, acesse lojas virtuais já disponíveis online criadas através das plataformas de ecommerce de seu interesse e verifique o quão fácil é navegar pelas categorias de produtos, páginas de produtos, páginas de checkout, cadastro, carrinho de compras, etc.

Plataforma de ecommerce otimizada para mobile

Hoje, mais da metade do tráfego online ocorre através da internet e, por isso, não apenas os ecommerces, mas todas as páginas online são criadas como sites responsivos.

Uma loja online responsiva é capaz de se ajustar perfeitamente para as pequenas telas de smartphones, oferecendo excelente navegabilidade para os usuários.

De forma semelhante à nossa dica anterior, antes de escolher a sua plataforma de ecommerce, acesse lojas criadas com a mesma usando seu smartphone ou tablets.

Se possível, considere até mesmo usar smartphones com tamanhos de telas diferentes e veja se consegue facilmente navegar pela loja online.

SEO da plataforma

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca (Google, Bing, etc). Sem SEO, a sua página terá dificuldades em ranquear para as buscas feitas no Google e em outras ferramentas semelhantes.

Por exemplo, quando um cliente busca por algum produto específico no Google, para que a sua página esteja entre os primeiros resultados, é necessário que suas páginas sejam otimizadas de diversas formas.

A verdade é que SEO é algo realmente técnico e envolve diversas partes.

Felizmente, hoje, as melhores plataformas de ecommerce já oferecem otimizações em suas páginas de produto, categorias, tempo de velocidade de carregamento, otimização para experiência de uso mobile, etc.

Suporte da plataforma de ecommerce

Nem todos se atentam à importância de poder contar com uma equipe de profissionais capacitados e especializados no assunto, mas isso faz toda a diferença para o seu varejo online.

Certifique-se de escolher uma plataforma que oferece atendimento e suporte de qualidade. Afinal, o seu negócio pode depender da qualidade deste atendimento para resolver problemas críticos.

Plataforma de ecommerce vale a pena?

Apenas no primeiro semestre de 2021, o ecommerce no Brasil atingiu um crescimento de 31% em relação ao mesmo período no ano anterior, movimentando R$ 53,4 bilhões.

Este é um mercado altamente competitivo e de crescimento constante nos últimos anos, gerando oportunidades de sucesso para empreendedores preparados.

Como você pode conferir nas descrições de recursos e funcionalidades de cada plataforma apresentada em nossa lista, existem diversos motivos pelos quais você pode escolher criar seu e-commerce dessa forma.

Porém, podemos destacar que as principais vantagens de usar uma plataforma de ecommerce estão relacionadas ao fato de você ter todas as soluções prontas e oferecidas por equipes profissionais, especializadas na área e prontas para oferecer todo o apoio que você precisa.

É verdade que os planos gratuitos tendem a ser mais limitados, use-os para experimentar as ferramentas e recursos oferecidos antes de optar por realmente investir na plataforma de ecommerce e começar a vender na internet.

Encontrou a melhor plataforma de ecommerce?

Escolha uma das opções em nossa lista com as melhores plataformas de ecommerce brasileiras e verá como pode ser realmente simples começar a vender seus produtos online.

Porém, não se esqueça, colocar sua loja no ar, cadastrar seus produtos e preparar sua infraestrutura de vendas é apenas o primeiro passo.

Para que você realmente possa conquistar e fidelizar clientes, será necessário certificar-se que sua solução de atendimento apresente a mesma qualidade que sua plataforma de ecommerce. Felizmente, o JivoChat pode ser integrado a todas as opções apresentadas e poderá ajudá-lo a realmente transformar visitantes em clientes.

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