Qual o papel da Hospedagem de Sites no SEO?

Se você está em busca de melhorar o posicionamento dos seus conteúdos e de suas páginas de produto, já deve ter conhecido diversos fatores de ranqueamento.

E, dentre eles, você sabia que a hospedagem de sites, blogs e e-Commerces afetam no ranqueamento do suas páginas nos motores de busca?

Neste conteúdo irei mostrar qual o papel da hospedagem no SEO. Vamos lá!

Sua infraestrutura de hospedagem tem forte influência no seu site como um todo. Um ambiente otimizado além de deixá-lo mais rápido e seguro, fará com que seu site esteja bem ranqueado. Tudo irá depender da importância que você dará a eles. Segue alguns fatores para que isso aconteça:

  • Desempenho;

  • Segurança;

  • Tipo de hospedagem;

  • Uptime/Downtime;

  • Localização.

Logo no início de 2018 em um blog post de Webmasters Google, tornou oficial o que indiretamente já influenciava no ranqueamento da pesquisa orgânica em dispositivos móveis. Esta é uma notícia que já era esperada mais cedo ou mais tarde pelos profissionais de SEO.

Segundo uma pesquisa realizada pela Think With Google, 53% das visitas em sites no mobile são abandonadas quando uma página leva mais de três segundos para carregar.

Imagine comigo, você cria um site otimizado com scripts e arquivos com tamanhos super reduzidos, mas sua hospedagem de sites deixa seu site off-line, ou atrasa o carregamento das páginas, do que adiantaria?

E quantas visitas você não estaria deixado de receber com um site lento e até mesmo indisponível?

Pois é, a hospedagem de sites tem um papel importantíssimo na qualidade do seu site ou negócio. Por isso a importância de escolher um provedor confiável.

Desempenho

Basicamente, quanto maior for a quantidade de memória RAM, largura de banda e capacidade de processamento de um servidor, melhor será a performance da aplicação que estiver rodando em seu ambiente.

Em uma hospedagem compartilhada, geralmente a mais escolhida por conta de preços mais baixos, você tem estes recursos distribuídos não só com o seu site, mas com todos que estiverem no ambiente.

Já em um servidor dedicado, seja um físico ou cloud server, isso não acontece, são 100% dos recursos apenas para seu site.

Além da quantidade de recurso, existem diversas configurações (otimizações) que causam um impacto extremamente positivo na velocidade do site como, por exemplo, a utilização de uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) como o CloudFlare, compressão Gzip e a otimização de imagens.

Segurança

Perder posições por conta de brechas de segurança em seu site também é uma triste realidade.

Quanto maiores são as chances de seu site ser invadido, menos chances você tem de ter um bom ranqueamento e este é o pior tipo de punição, já que o processo de recuperação pode ser longo.

Lembre-se de buscar por um provedor seguro, com medidas de segurança confiáveis, com especialistas a disposição e com serviços gerenciados.

Existem alguns fatores de segurança que fazem seu site perder posição nos buscadores, confira:

  • Envio de e-mails maliciosos;

  • Falta de um Certificado SSL (levado em consideração pelo Google);

  • Falta de um firewall configurado corretamente;

  • Site com Malware;

  • Não restringir a quantidade de recursos que um usuário individual pode acessar no servidor, que pode ser configurado facilmente por meio de plataformas como cPanel e Cloudlinux.

Isso faz um Ambiente Virtual Leve (LVE - Lightweight Virtual Environment), possibilitando a limitação de recursos do servidor, como CPU e RAM para cada LVE.

Essa configuração impede que determinadas contas utilizem recursos demais.

Dica: Utilize ferramentas de scan de malwares em seu site. Uma ferramenta que recomendo é o SiteLock, ele oferece proteção completa do seu site usando o WAF - Web Application Firewall. Além de identificar arquivos maliciosos (malwares), ele também faz varredura em todos os arquivos da sua hospedagem de sites a fim de encontrar ameaças.

Tipo de hospedagem

Como já comentei anteriormente, a hospedagem de sites compartilhada possui diversos sites em um único servidor, compartilhando os mesmos recursos.

A desvantagem da hospedagem de sites compartilhada em relação ao SEO é o baixo desempenho causado no seu site. Você pode solicitar uma demonstração em um servidor compartilhado e em um dedicado.

Uptime/Downtime

Além de prejudicar suas vendas, em caso de E-commerce, o SEO de um site que fica constantemente fora do ar também será afetado.

O que acontece é o seguinte, quando os Robots do Google realizam uma consulta no seu site e não encontram nenhum conteúdo, eles notificam o motor de busca, fazendo a página perder Autoridade de Página (PA) e de Domínio (DA) , que são critérios importantes para a relevância na SERP.

Localização

Embora tenha mais relevância como fator de desempate, a localização do servidor tem importância no SEO. Por exemplo, se você tiver dois sites, um na China e o outro no Brasil, e quer ganhar melhores posições no Google Brasil, o site hospedado no Brasil tem mais relevância.

A localização é de fato importante para o SEO, conforme é indicado pelo Google:

  • O domínio tem relevância para o SEO (sinal forte);

  • Segmentação Geográfica (escolher o país do seu site);

  • Localização do Servidor (sinal fraco - por conta das CDNs ou Otimizações).

Então se você quer ganhar destaque no Google Brasil, procure os domínios .br, selecione a segmentação do seu site para PT-BR e procure uma Rede de Distribuição de Conteúdo com servidor na região.

Existem também outros sinais no desenvolvimento do site que podem melhorar a segmentação por região, como número de telefone (DDD) e idioma, por exemplo.

Tempo de Carregamento (Load Speed)

O tempo de carregamento de um site ou LoadSpeed, é relacionado a diversos fatores, como a forma que ele é desenvolvido (código), as otimizações, e a hospedagem de sites.

O provedor do seu site pode ser otimizado e com configurações (hardware e software) de alto desempenho.

Configuração de Hardware da Hospedagem de Sites: alguns recursos a nível de hardware que podem melhorar a velocidade de abertura do seu site:

  • CPU

  • Memória (RAM)

  • Disco Rígidos (HD ou SSD)

Não vou entrar em detalhes de cada item. Mas uma CPU com alto nível de processamento, quantidade alta de memória (gigabyte) e discos SSD são fatores decisivos para um site de alto desempenho.

Configuração de Software da Hospedagem de Sites: além dos recursos de hardware, as otimizações de software na hospedagem de sites favorecem o seu site, confira alguns:

  • Servidor Web (HTTP / HTTPS) (NGINX / APACHE)

  • Banco de dados (PERCONA MYSQL)

Ferramentas para testar a velocidade do seu site

Você pode verificar a velocidade de carregamento das páginas do seu site com essas ferramentas que separei:

  1. PageSpeed do Google - Mostra dados de campo de velocidade para o seu site, juntamente com sugestões de otimização comuns para melhorá-lo.

  2. Pingdom - Monitora o desempenho do site em busca de te notificar sobre quaisquer problemas com desenvolvimento, DNS, servidor de e-mail ou qualquer outra infraestrutura que escolher monitorar.

  3. GTmetrix - É uma ferramenta que gera relatórios detalhados sobre o desempenho do site. É gratuita e analisa o desempenho de velocidade de sua página alinhando os resultados do Google PageSpeed com o YSlow.

A importância da Hospedagem de Sites

A hospedagem de sites em uma analogia seria o terreno onde sua casa foi construída. Toda sua casa depende da estrutura do terreno, toda a experiência dos usuários, os contatos gerados, os produtos e as vendas fazem parte da base do seu site.

Na SECNET procuramos o aperfeiçoamento constante na especialização em diversas áreas, tendo como objetivo entender a necessidade do seu negócio.

Antes de contratar um serviço Cloud da SECNET, é feito uma demonstração gratuita em um ambiente paralelo para você avaliar o desempenho entre o seu plano atual e o da SECNET.

Não estamos preocupados apenas com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe que a hospedagem de sites afeta o desempenho dos sites e consequentemente o SEO, é importante lembrar os Insights:

  1. Os fatores para isso acontecer: desempenho, segurança, tipo de hospedagem, Uptime/Downtime e Localização do servidor;

  2. O tempo de carregamento do seu site precisa ser otimizado;

  3. Compare as hospedagens de sites;

  4. Priorize Segurança e Desempenho;

  5. O barato sai caro;

Avalie muito bem o serviço da hospedagem de sites, faça testes, perguntas e não procure a solução mais barata. Essa escolha tem um grande impacto no seu negócio, tanto no seu site, quanto no marketing e nas vendas.

E não esqueça de fortalecer ainda mais seu atendimento e sua presença online com uma plataforma de atendimento omnichannel. Para isso, utilize o JivoChat, gratuito para até 5 agentes!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Início Blog Ferramentas Qual o papel da Hospedagem de Sites no SEO?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download