Design de sites: 10 ferramentas para criar

atualizado 5 de abril de 2024
Tempo de leitura13 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

O design de sites é uma etapa muito importante para quem deseja investir em ter um site, seja ele institucional ou profissional.

E, preferencialmente, ele deve ser elaborado por alguém que já possui certo conhecimento de design, entretanto não quer dizer que você não possa se aventurar e aprender como fazer o seu. 

Com o avanço da tecnologia alguns sites de hospedagens permitem que você possa criar o seu site em poucos minutos sem precisar ter conhecimento em HTML ou design, através da tecnologia de CMS. 

Se interessou? Nesse artigo iremos te apresentar quais são essas ferramentas para que você possa escolher a melhor para trabalhar com design de sites.

Design de sites o que é?

Design de sites, ou também conhecido como layout de um site, é toda a organização dos elementos gráficos e visuais que constituem o seu site.

É através do design de sites que você ordena onde ficará cada um dos elementos como: o menu, o cabeçalho, as páginas, as imagens e tudo que você quiser colocar no seu site.

O objetivo do design de sites é fazer o consumidor encontrar o que ele precisa de uma maneira fácil e simples.

Normalmente, os layouts de sites são construídos por programadores, nas linguagens HTML, CSS, JavaScript e também por designers que elaboram a parte visual.

Entretanto para facilitar e diminuir os gastos na criação de um site ou um design de sites, muitas hospedagens oferecem recursos CMS, que são os sistemas de gestão de conteúdo,

São os CMS que permitem, dentre outras coisas, que você elabore o design de sites mesmo sem nenhum conhecimento em programação. 

Conheça 10 ferramentas para construir design de sites

Conhecendo o que é design de sites fica mais fácil de abordarmos sobre as ferramentas de construção de sites.

Com as ferramentas que apresentaremos a seguir, é possível desenvolver sites totalmente do zero e sem a necessidade de conhecimento aprofundado em HTML, ou qualquer outra linguagem de programação. 

Algumas dessas ferramentas oferecem serviço completo para que você possa criar site sem se preocupar com nada, como domínios, hospedagem e muitas outras vantagens que as tornam extremamente atrativas.

Nesse tópico, iremos conhecer mais sobre as características dessas ferramentas e quais os recursos que elas oferecem. 

Quer aprender a como criar um site? Confira o nosso conteúdo sobre: Como criar um site totalmente do zero. 

1. Wix

O primeiro criador de design de sites que iremos apresentar é o criador de sites do Wix, pois ela é uma plataforma muito utilizada para desenvolver sites e até mesmo plataformas de ecommerce.

Com o criador de sites do Wix você tem a liberdade para criar sites com qualidade profissional e de maneira personalizada.

Ao acessar a plataforma você pode escolher entre os mais de 500 templates prontos disponíveis para criar seu site, editando-os para se adequar perfeitamente ao seu gosto ou as necessidades do seu negócio.

O editor de sites do Wix funciona de maneira fácil e bem simples, basta arrastar e soltar os elementos onde você quiser que eles fiquem e pronto!

E você pode até mesmo adicionar efeitos de vídeos no seu backgrounds deixando o seu site mais dinâmico.

No site do Wix, você pode optar por escolher planos pessoais ou planos voltados para negócios.

Quer conhecer mais sobre o Wix? Acesse o site ou visite o nosso conteúdo sobre Wix

Destaques: 

  • Wix ADI (permite usar a inteligência artifical do Wix para criar um site personalizado)
  • Ferramentas para expandir o seu negócio virtual (blog, loja virtual, ferramentas SEO)
  • Elementos para design responsivo (se adaptam a dispositivos móveis)

Crie seu site com a Wix

2. SITE123

Através do editor de design de sites do SITE123 você cria sites gratuitamente usando estilos e layouts prontos. 

Basta escolher o seu template e inserir o seu conteúdo e pronto! Explore todas as funcionalidades fantásticas do editor de design de sites SITE123.

O editor de sites do SITE123 garante ser o melhor construtor de sites, e muito mais eficiente do que os editores de site de arrastar e soltar que mencionamos acima. 

Você cria o seu site em apenas três passos simples e já pode começar a utilizá-lo com as ferramentas SEO e criando a sua loja virtual.

Você ainda pode escolher entre o plano gratuito do SITE123 ou o plano premium para criar design de sites. 

Se precisar de auxílio, não hesite em chamar a equipe SITE123, pois o suporte funciona  24 horas por dia e 7 dias por semana para que você possa esclarecer suas dúvidas.

Destaques:

  • Editor de sites intuitivo
  • Funcionalidade para celular
  • Hospedagem gratuita
  • Ferramentas SEO
  • Domínios personalizados
  • Venda online com a sua loja virtual

3. Hostgator

É um site de hospedagem que conta com serviço completo para quem deseja criar um site e também desenvolver o design de sites. 

Simples e bastante prático, o criador de sites da Hostgator conta com dezenas de templates prontos para você escolher e criar o seu e conta com um banco de imagens gratuito que você pode aplicar no seu design de sites.

Para mudar os elementos do seu site de lugar e personalizá-los basta dar poucos cliques, e realizar as mudanças necessárias para deixar o seu site perfeito.

Você pode utilizar os elementos para criar páginas de cardápios, agendas e eventos. Para começar a utilizar o Hostgator conheça os planos: pessoal, profissional e loja online.

Conheça outras vantagens acessando o site da ferramenta.

Destaques:

  • Hospedagem de sites completa e segura
  • 1 ano de domínio gratuito
  • Sites responsivos
  • Ferramentas para divulgar o seu site
  • Trabalhe SEO através das palavras-chave

4. WordPress

Mundialmente famoso e também conhecido, o WordPress é a maior plataforma de criação de sites do mundo inteiro. 

Ela é considerada também uma das ferramentas mais acessíveis para a construção do seu design de sites, pois ela possui um editor fácil e prático, basta arrastar e soltar para utilizar a ferramenta.

Em apenas algumas etapas você monta um site completo e começa a compartilhar o seu trabalho ou até mesmo monetizar o seu site.

O WordPress também conta com centenas de temas para você escolher e editar da maneira que você preferir.

A plataforma ainda conta com ferramentas SEO prontas para uso para você lançar e anunciar seus produtos ou serviços no ambiente virtual.

O WordPress possui planos que permitem a aquisição de licença mensal ou anual, você pode escolher entre os planos: Pessoal, Premium, Negócios e ecommerce.

Se quiser saber mais sobre criar design de sites com o WordPress confira o site da plataforma.

Destaques: 

  • Editor de blocos oferece personalização ao seu alcance
  • Crie a sua loja virtual e incorpore os botões de pagamento
  • Equipe de suporte à disposição para te ajudar
  • Insira textos formulários e avaliações

Não deixe de conferir nosso artigo sobre: Como criar o seu site ou loja virtual através do WordPress. 

5. GoDaddy

O criador de design de sites do GoDaddy você pode criar um site atrativo e que seja facilmente encontrado no ambiente virtual.

Em apenas 5 passos você cria o design de sites e também lança o seu site na internet utilizando o Marketing integrado para que as pessoas saibam que você está aberto. 

Você pode utilizar os modelos disponíveis no GoDaddy para editar ou então inspirar a sua criação de Design de sites e são centenas de modelos otimizados para celular. 

Para utilizar o criador de design de sites do GoDaddy basta clicar, editar ou adicionar seções inteiras, como galeria de fotos, menu, lista de preços em segundos e a partir de qualquer dispositivo.

Você pode optar pelos quatro planos disponíveis na plataforma e escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Destaques do GoDaddy:

  • Centenas de designs de sites modernos para te inspirar
  • Modelos elegantes e responsivos para você 
  • Os sites incluem imagens profissionais gratuitas para você usar

6. Webnode

São mais de 40 milhões de usuários utilizando a plataforma para criar design de sites incríveis com o Webnode.

Ao contatar o serviço da plataforma, você economiza tempo e dinheiro podendo até mesmo criar o seu site através de dispositivos móveis.

Criar o design do seu site é fácil com o Webnode, pois ele funciona através de um sistema de montagem de blocos onde você pode adicionar qualquer tipo de conteúdo, uma maneira prática e bastante divertida de criar design de sites.

Você também pode escolher entre os 100 templates disponíveis para utilizar e desenvolver o seu site.

Escolha o seu plano no site e comece já.

Destaques:

  • Criador de design de sites rápido e intuitivo
  • Seguro e criptografado
  • Crie o seu site por si mesmo
  • Crie um site através do celular
  • Obtenha ajuda do suporte

Exemplos de design de sites

7. Strikingly

Fazer designs de sites profissionais nunca foi tão fácil quanto fazer o seu site com Strikingly. Mais de milhões de empreendedores utilizam a plataforma de design para seus sites.

O editor de sites do Strikingly é o mais fácil possível de utilizar para criar design de sites, basta clicar em qualquer elemento  editar e publicar o seu site logo em seguida é possível construir design de sites em apenas 30 minutos.

Você também pode construir o design de sites para loja virtual, pois a plataforma permite que você receba pagamentos. 

Com Strikingly você conta com diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento do seu site.

Destaques do Strikingly:

  • Certificados de segurança SSL
  • Galerias 
  • Fundos animados
  • Cores personalizadas

8. Weblium

O criador de design de sites do Weblium promete uma tecnologia inovadora para realizar a criação de sites, basta permitir que a Inteligência artificial te auxilie durante todo o processo permitindo que você modifique todo o design através de um único clique.

E o melhor é que o mesmo design será aplicado a todas as plataformas, pois o design é responsivo. 

Com o criador de design de sites do Weblium, você utilizará os elementos de blocos prontos para agilizar a sua criação.

E seu site será facilmente encontrado. O Weblium possui dois planos, o plano gratuito e o plano pro.

Destaques do Weblium:

  • Você pode contar com mais de 280 modelos personalizados
  • 300 sessões predefinidas
  • Supervisão de design por inteligência artificial

9. Weebly

O construtor de design de sites do Weebly funciona no estilo arrastar e soltar,  e você pode optar por escolher entre as dezenas de layouts prontos para se inspirar e criar o seu próprio design de sites.

Crie também a sua loja virtual a partir de um design de sites atraentes e cresça o seu site utilizando os aplicativos  para incorporar recursos avançados no seu site.

O Weebly possui planos exclusivos para sites profissionais e lojas virtuais, basta você escolher o que mais se adequa a sua necessidade.

Entre os destaques do Weebly podemos citar:

  • Editor simples de arrastar e soltar
  • Orientação passo a passo
  • Layouts previamente projetados
  • Vídeos em segundo plano

10. Webflow

O Webflow é um criador de Design de sites completo do estilo de arrastar e soltar os elementos do seu site. 

E possui diversas funções para você explorar na hora de criar o design de sites, entre eles podemos citar, a criação de DIVs e sessões. 

Grids flexíveis para te ajudar a posicionar os elementos do seu site, otimização de imagens com CDN e edição em multi dispositivos.

Basta acessar o site e verificar os planos dessa ferramenta que é muito mais do que um design de sites.

Destaques do Webflow:

  • Agilidade de desenvolvimento
  • Design responsivo
  • Facilidade de aprendizado
  • Otimizado para SEO

Como fazer um design de sites incrível

Depois de escolher a sua ferramenta de design de sites confira as nossas dicas de como transformar o seu design de site em um sucesso.

Tenha um site com carregamento rápido

Quanto mais elementos você aplicar no design do seu site, mais arquivos ele precisará carregar quando um usuário estiver acessando.

A dica é utilizar apenas o necessário no design de sites para que o consumidor possa encontrar o que precisa.

Afinal, além de bonito, o seu site também precisa ser funcional e a velocidade de carregamento do seu pode impactar a maneira como ele é visto pelo Google, pois para o rankeamento SEO, o Google prioriza aquelas páginas que possuem design com carregamento rápido.

Esteja atento para a hierarquia dos elementos

Independentemente de você começar um design de sites do zero, ou então escolher um template pronto para começar, visite alguns sites famosos e observe a construção deles.

Cada elemento dentro do design de sites possui uma hierarquia, ou seja, cada elemento deve ser organizado seguindo uma ordem de importância, para que o visitante possa encontrar as informações que ele busca.

Assim como acontece em textos, é a hierarquia que guiará o usuário durante a navegação do site e por isso você deve organizar cada elemento de maneira estratégica.

Aplique a sua paleta de cores

Você já possui uma identidade visual? Então você já tem a sua própria paleta de cores, modifique o design de sites com as cores que você definiu para o seu negócio.

Essa é uma maneira de destacar a sua marca e fixá-la na mente do consumidor, também é importante fazer o uso de elementos visuais como tipografia, grafismos e outros elementos.

E não esqueça de aplicar o seu logotipo em uma posição de destaque. 

Escolha um título descritivo

Outro aspecto importante se você quer que o seu site apareça no buscador do Google é mostrar para o Google sobre o que o seu site se trata, para que ele possa realizar a indexação do seu site.

Portanto, capriche no seu título e mostre para o Google qual serviço você está oferecendo utilizando esse serviço com a palavra-chave que você quer que o seu site seja encontrado.

Mas não utilize textos muito grandes, pois é preciso ser objetivo.

Escolha apenas imagens de qualidade

É importante que no seu design de sites você escolha apenas aquelas imagens que possuem alta resolução. Esse fator transmite uma maior credibilidade para  seu público e mostra mais profissionalismo.

Além disso, também é um fator levado em conta pelo Google na hora de ranquear o seu site, por isso sempre que for publicar alguma imagem no seu site é preciso avaliar a qualidade dela e entender se ela é relevante para o seu público.

Exemplo de design de site

Fale sobre a sua empresa

Dedique uma página exclusiva do seu site para falar sobre a sua empresa para que o seu público possa conhecê-la e criar relacionamento com ela.

Mostre qual é a sua missão, causas que a sua empresa apoia  e tente deixar o seu público engajado com a sua marca.

Outro aspecto importante é facilitar a comunicação com a sua empresa seja indicando os principais canais de comunicação que a sua empresa possui como as redes sociais, ou colocando a disposição da sua empresa um chat online como o JivoChat para oferecer atendimento ao cliente.

Deixe à vista os telefones de contato e e-mail, mostre para o seu público que é fácil contatar a sua empresa, no rodapé da página do seu site.

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Use os espaços vazios para dar destaque

Se você já visitou algum site, ou landing page, e se deparou com espaços vazios, saiba que eles são propositais e para chamar a atenção do público para uma imagem ou um produto específico.

Isso ajuda a direcionar a atenção do usuário e pode contribuir para que ele realize uma ação quando acompanhado de um botão ou um call to action, por exemplo.

Entretanto, essa estratégia precisa ser bem aplicada, pois é preciso saber como utilizar os espaçamentos dos elementos ou o seu design de sites pode acabar ficando muito vazio e parecer pouco profissional.

E embora a construção de design de sites minimalistas ainda esteja em alta, e no design o menos signifique mais é preciso tomar todo cuidado.

Exemplo de design de sites

Pronto para fazer design de sites?

Nesse artigo, apresentamos as principais ferramentas para que você possa construir design de sites mesmo sem conhecimentos de HTML.

Embora as ferramentas facilitem muito, é preciso se esforçar e realizar um planejamento ou esboço antes de partir para elaborar o design do seu site em uma ferramenta. 

E se não ficar do jeito que você imaginou, não resista, pois é normal precisar realizar ajustes durante a confecção do seu site.

Não esqueça que você também pode montar uma loja virtual a partir do Wix e de outros criadores de site em poucos minutos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download