O que é blog e como criar o seu

Índice

Segundo o site Hosting Tribunal, existem, no mundo, mais de 500 milhões de sites que são classificados como blog, e eles são responsáveis por um grande volume de tráfego na internet. 

No Brasil, estima-se que dos mais de 10 milhões de sites ativos, pelo menos a metade seja classificada como blog, de acordo com o estudo da BigData Corp.

A utilização de blogs se tornou uma das estratégias de Marketing Digital essenciais para quem quer crescer e se desenvolver no meio digital, e ela oferece muitas vantagens para o seu negócio.

Mas se você ainda estiver se perguntando “O que é blog?” ou “Como monetizar um blog?”, iremos te explicar nesse artigo, também mostrar algumas ferramentas para que você consiga criar o seu de maneira rápida e otimizada para o Google. 

O que é blog?

A origem da palavra blog surgiu da simplificação do termo, em inglês, “weblog”, onde o web significa “WWW” World Wide Web, sigla de referência a internet, enquanto “log” significa diário, ou seja, blog é um diário online.

Por ser um “diário online”, sua estrutura é organizada para que os conteúdos adicionados mais recentemente fiquem localizados mais acima, assim o leitor tem mais facilidade em identificar quais assuntos são novidades.

Existem diferenças entre “o que é um blog” e “o que é um site”. Geralmente o site é uma página estática, com algumas informações específicas, sobre empresa ou algum produto enquanto o blog recebe atualizações periódicas com diversos tipos de conteúdo.

Mas isso não é via de regra, pois atualmente existem muitos blogs incorporados a sites, e por conta disso, alguns sites podem possuir uma estrutura mais dinâmica. 

Em resumo, um blog é uma página que recebe atualizações periódicas e é utilizada para se comunicar com pessoas e instituições diferentes através da internet.

Os conteúdos de um blog podem ser diversos e irão variar de acordo com a sua finalidade, como tecnologia, marketing, ecommerce, entre outros, com fins pessoais ou comerciais. 

Esses conteúdos devem ser postados periodicamente trazendo informações novas para quem acompanha seu blog.

As postagens, conteúdo publicado no blog, podem ser de diversos formatos, desde texto, imagens e até mesmo vídeos. 

Como surgiram os blogs?

Agora que você já entendeu o que é blog, pode estar se perguntando: Como ele surgiu? ou Como eles se tornaram tão populares?

O “blog” foi criado no final dos anos 90, por Jorn Barger, como uma inovação para que as pessoas pudessem escrever sobre assuntos pessoais ou que achavam interessantes e compartilhar na internet.

Na época de sua criação foi chamado de “weblog”, mas o nome blog acabou se popularizando mais tarde.

A criação do blog substituiu outras comunidades digitais que eram utilizadas para comunicação, ainda quando a internet estava se desenvolvendo, como a Usenet, as listas de e-mails e o BBS, sistema de comunicação utilizado pelas universidades.

Com o avanço da tecnologia de internet e também a criação de ferramentas online, como o Blogger e Wordpress, os blogs se popularizaram e adquiriram outras finalidades de uso.

Atualmente é muito simples criar um blog, seja para fins comerciais ou pessoais. Abaixo listamos algumas das principais ferramentas de criação de blogs personalizados e otimizados. A seguir abordaremos mais sobre marketing e monetização de blogs. 

Como escolher um nicho para seu blog

Para quem está começando a entender o que é blog e deseja criar um blog é idealizar e validar a sua ideia. Assim como escolher o que você irá vender na internet, antes de criar sua loja virtual, é interessante escolher qual será o seu nicho.

Fazendo uma busca rápida, é possível notar que a maioria dos grandes blogs se especializam em determinadas áreas de conhecimento, como:

  • Esportes, saúde, fitness e exercícios;
  • Alimentos, receitas, culinária;
  • Tecnologia, software, aplicativos, eletrônicos;
  • Música, bandas, shows, instrumentos musicais;
  • Ecommerce, marketing e marketing digital, vendas, empreendedorismo digital;
  • Produtos de beleza, moda, cosméticos;
  • Entre diversos outros nichos.

Escolher um nicho quando estiver começando seu blog pode te ajudar a definir o tipo de conteúdo que você irá produzir e garantir que ele será relevante para o seu público-alvo. Por isso, busque um conteúdo que tenha afinidade e certo domínio.

Tipos de Blog

Agora que nós discutimos o que é blog e apresentamos alguns nichos para guiar a criação do seu blog, vamos listar alguns dos tipos mais comuns de blogs.

1. Blog Pessoal

Esse tipo de blog tem mais foco no blogueiro do que na audiência em si. Geralmente o autor irá criar textos num estilo diário, ou trazer momentos e comentários sobre sua vida, interesses e hobbies.

Raramente o blog pessoal trata de apenas um tema, seu criador consegue escolher discutir diversos assuntos, desde que esteja dentro do interesse do autor.

2. Blog de Nicho

Outro tipo de blog é o de nicho, onde foca em assuntos específicos, geralmente relacionados com as paixões, habilidades ou conhecimento do autor. Existem diversos nichos, como citamos anteriormente.

3. Blog de Empresa ou Negócios

O blog de empresa ou negócios trata de qualquer site de empresa que possua uma seção de blog. Esse blog tem como objetivo atrair o público-alvo ao publicar conteúdos que sejam relevantes e seguem seu interesse.

Algumas empresas costumam utilizar os blogs para atualizar os usuários sobre mudanças dentro da sua organização.

4. Blog de Afiliado

Baseado no marketing de afiliados, onde o objetivo é promover produtos e serviços de terceiros em uma plataforma online. Geralmente o autor oferece um link para suas postagens direcionando os usuários para a loja online de alguma empresa ou parceiro.

Quando algum usuário clicar nesse anúncio e realizar uma compra, o dono do blog irá receber uma comissão. Em um blog de afiliados é muito comum encontrar análises de produtos, conselhos de compras e listas de “melhores produtos”.

5. Blog Reverso

Outro tipo de blog é o reverso, onde o conteúdo é de autoria de diversos escritores convidados, ao invés de ser feito pelo criador do blog. Geralmente o principal trabalho do criador do blog reverso é moderar e editar as submissões externas.

O blog reverso é bastante popular entre escritores freelancers, visto que ele é excelente para construir uma rede e aumentar sua exposição. Alguns blogs também podem compensá-los financeiramente para cada artigo escrito.

O que publicar no blog?

Agora que você entendeu melhor alguns tipos e como escolher o nicho quando estiver criando seu blog, separamos algumas sugestões de temas para você se inspirar na hora de começar a publicar em seu blog.

Confira alguns tipos de publicações que você pode fazer em seu blog:

  • Posts educativos;
  • Tutoriais;
  • Reviews;
  • Guest posts;
  • Posts baseados em dúvidas;
  • Guias;
  • Lançamento de materiais;
  • Opinião;
  • Podcasts;
  • Dicas de experts;
  • Listas.

Principais ferramentas para você criar um blog

Criar um blog é muito mais simples do que parece, e a maioria das ferramentas são intuitivas ajudando você a estruturá-lo mesmo sem conhecimentos técnicos em design ou de programação. Se você deseja criar o seu blog, basta escolher uma das ferramentas abaixo: 

Wix

A Wix é uma plataforma que oferece muitos recursos, além de ser um dos maiores construtores de sites mundiais. Nele é possível criar seu blog sem ter conhecimento prévio de design ou programação. Você ainda pode otimizar seu site de maneira que ele tenha mais chances de aparecer nos resultados principais do Google aumentando assim a sua visibilidade; 

Crie seu blog com a Wix

Hostgator

A Hostgator oferece serviços completos na criação do seu site, permitindo que você crie até 6 páginas no plano básico, além de contar com um banco de imagens gratuitas que você pode utilizar para aprimorar o seu conteúdo; 

Crie um site responsivo e profissional com o Hostgator

SITE123

Já o SITE123 é pensado para você que deseja lançar seu blog, site ou loja virtual, ele possui uma interface simples e intuitiva e no plano gratuito pode oferecer até 500 MB de armazenamento;

Webnode

O Webnode oferece vários temas profissionais otimizados para as diferentes plataformas como tablets e smartphones. Ele possuí otimização para SEO e entrega relatórios detalhados através da integração com o Google Analytics;

Weblium

A plataforma Weblium possui serviços como assistente de contas para que você consiga criar seu blog com uma aparência profissional, pois a própria ferramenta consegue fazer alterações automáticas para otimização do design.

Também possui páginas responsivas e um serviço de hospedagem para que você possa colocar sua página no ar sem se preocupar com servidores e disponibilidade;

Basta escolher uma dessas ferramentas para criar o seu blog.  O próximo passo é utilizá-lo como estratégia de marketing para gerar tráfego ou vendas.

Motivos para investir em um blog

Agora que você já sabe o que é blog e como criá-lo, vamos falar sobre os motivos que levam tantas pessoas a investir em um blog. 

  • Primeiro de tudo, algumas pessoas devem se perguntar: O que é um blog corporativo? Existe diferença entre um blog pessoal?  No mundo corporativo, o principal propósito para o uso de um blog é se conectar com a sua audiência, o seu público alvo, diferentemente daqueles para uso pessoal que, em sua maioria, são utilizados apenas como hobbie; 
  • Se você consegue atrair as pessoas para o seu blog é porque elas se interessam pelo que você escreve, sobre um produto ou negócio. Dessa forma você está atraindo leads qualificados, por isso, é importante investir em conteúdos que tenham a ver com o seu nicho de trabalho;
  • A criação de um blog também permite que você se torne referência no assunto dando mais credibilidade a você e ao seu empreendimento, essa é uma estratégia de Marketing de conteúdo; 

Mas para ter mais acessos no seu blog é necessário que você apareça na pesquisa do Google, e de preferência, entre as primeiras posições.

Muito dificilmente um usuário que está em busca de alguma informação sobre um produto, ou serviço,  irá acessar páginas além da terceira, por exemplo.

Para que você conquiste o lugar na primeira página, é necessário que você tenha conhecimentos sobre SEO - Search Engine Optimization -  que também é uma estratégia de marketing digital com foco no posicionamento na busca orgânica do Google. 

Gráfico com um rapaz e uma lupa abaixo do texto "SEO"

Como fazer SEO para blogs?

Na hora do ranqueamento, o Google utiliza alguns parâmetros que vão desde: análise da disposição do seu texto até o endereço do link no seu blog, conteúdo , e muitos outros que permanecem desconhecidos até mesmo para quem já trabalha com SEO há algum tempo.

Apesar disso, alguns parâmetros são de conhecimento público e são considerados básicos, e essenciais para que você consiga fazer seu blog ser exibido entre as primeiras páginas da pesquisa. Confira: 

  • Escolha a palavra chave correta. Você também vai ouvir falar delas como “Keywords”, termo em inglês, nada mais são do que palavras que irão servir como base da ideia principal do seu texto, elas não necessariamente serão uma palavra, podendo ser até mesmo uma frase “O que é SEO?” “O que é blog?” “Como fazer SEO?”, por exemplo;
  • Observe os primeiros resultados da busca. Quando você digita a sua palavra chave, quais são os primeiros colocados? Faça uma análise sobre o que eles escrevem e como eles estão escrevendo, assim você pode guiar a sua escrita, mas lembre-se que um texto baseado em SEO deve ser autêntico e único;
  • Mantenha seus conteúdos atualizados. O grande fluxo de postagens pode acabar tirando o seu post da posição que você estava e existem muitas pessoas  trabalhando para se posicionar melhor no Google; 
  • Escreva bons conteúdos. Foque na qualidade do que você está escrevendo. Evite erros gramaticais e estruturas desorganizadas, faça um bom planejamento do seu conteúdo; 
  • Faça URLs otimizadas para o seu conteúdo. URLs fáceis de ler e de memorizar são bem “vistas” pelo algoritmo do Google; 

É possível monetizar meu blog?

Se você chegou até o final desse artigo já deve saber tudo sobre o que é blog e como funciona, como surgiu, o que é um blog corporativo e ainda como aplicar técnicas SEO ao seu blog, mas todo esse esforço vale a pena? Confira de as formas de obter retorno financeiro através do seu blog:

  • Afinal se você vai investir em um blog utilizando as estratégias de Inbound Marketing saiba que há grandes chances de você converter seus leads em clientes oficiais e aumentar suas vendas através do seu conteúdo; 
  • Marketing de afiliados: Simplificando é uma forma de publicidade, na qual o afiliado (seu blog) divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão, dos mais diferentes formatos de comissionamento como: gerada por cliques, vendas e outras ações; 
  • Anúncios em seu blog: Utilizando ferramentas do Google, você pode destinar espaços dentro do seu blog para anúncios, onde o anunciante te pagará uma quantia referente ao espaço cedido. Quanto maior o tráfego do seu blog, maior o valor pago;

Aprendeu o que é blog e está pronto para criar o seu?

Depois de aprender sobre o que é blog e como monetizá-lo, você já pode começar a planejar suas estratégias.

Existem diversas opções de plataformas para você criar seu blog, listamos as melhores para que você possa acessá-las e decidir qual é a melhor e qual se adequa melhor a suas necessidades. 

Não se esqueça de continuar estudando sobre SEO, pois todos os anos, alguns dos parâmetros mudam, então é necessário se manter atualizado sobre as exigências do Google.

Caso queira criar um blog com Wordpress não esqueça de pesquisar por Hospedagem Wordpress melhor hospedagem PHP e aprenda também a criar um site confiável.

Início Blog Marketing O que é blog e como criar o seu
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download