4 Dicas para otimizar seu site com foco em SEO

Você quer otimizar seu site com foco em SEO, mas não sabe por onde começar? Como iniciante, é importante que você entenda que não existe uma fórmula mágica de classificar seu site na primeira página do Google, ou em qualquer outro mecanismo de busca.

Esses buscadores possuem algoritmos complexos que “decidem” o posicionamento dos sites. E para conseguir ocupar o topo dos resultados é necessário esforço para convencê-los de que seu site merece estar ali.

Existem diferentes tipos de site disponíveis para que empreendedores possam escolher um de acordo com suas necessidades, mas todos eles precisam de SEO para conseguir um bom posicionamento no Google.

No início é normal que algumas pessoas se confundam com as regras dos algoritmos e não saibam por onde começar e muito menos o que realmente devem fazer. Isso porque o SEO é composto por diversas técnicas que devem ser aplicadas corretamente para que a otimização funcione.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para otimizar seu site com foco em SEO. Continue a leitura e confira!

Principais dicas para otimizar seu site

O SEO é essencial para empresas de qualquer tamanho e segmento, mas quando falamos em marketing digital para pequenas empresas, ele se destaca.

Grandes marcas já costumam ocupar um ótimo posicionamento nos resultados de busca, seja porque elas fazem um grande investimento em SEO, porque possuem uma grande verba voltada para links patrocinados (anúncio pago no Google) ou as duas opções juntas - já que é possível aliar o trabalho de links patrocinados e SEO.

Já as empresas menores, estão começando uma estratégia de SEO e não costumam ter tanto dinheiro para investir em anúncios. Logo, a otimização do site é a melhor opção para se conquistar um bom resultado nos resultados orgânicos (não pagos).

Para conseguir isso, você precisará:

1. Criar título e descrição da página

Os títulos das páginas são muito importantes para a otimização de site e por isso é o primeiro da nossa lista. Através do título o Google conseguirá identificar se deve ou não mostrar determinadas páginas para as pesquisas dos seus usuários.

Vamos supor que você tem uma página para venda de sapatos veganos femininos. Ter a palavra-chave no título da página é importante para que o Google entenda que deve mostrá-la para usuários que fizeram a busca procurando por essa opção de produto.

As características mais importantes de um título de página são:

  • Cada página precisa ter um título exclusivo que descreva com precisão o seu conteúdo;

  • Seja breve e descritivo;

  • Ajude o usuário a entender sobre o que é a página.

Já a descrição da página irá oferecer um resumo sobre o que ela se trata. Ela também é muito importante para que os usuários tenham uma prévia do conteúdo da página.

As orientações para escrever uma boa meta descrição são:

  • Forneça uma descrição exclusiva para cada página;

  • Utilize de 180 a 200 caracteres;

  • Utilize a palavra-chave;

  • Escreva a descrição como se fosse uma forma de anunciar sua página para o leitor, para que assim eles cliquem no seu título e visitem a página.

2. Inserir links internos e obter externos (backlinks)

Você não deve colocar vários links no conteúdo de suas páginas e postagens, mas é importante que você aplique essa técnica.

Vamos supor que você esteja escrevendo uma postagem para o blog da sua empresa.

Esse post pode ter links internos, ou seja, links do seu site ou de publicações do seu blog. A palavra-chave do seu conteúdo pode receber um link do seu site, ou você também pode indicar um dos seus posts já publicados para o leitor sabe mais sobre o assunto.

Já os links externos, também conhecidos como backlinks, ocorrem quando outros sites ou blogs citam alguma página do seu site ou blog. Para conseguir isso, você pode buscar por parcerias e realizar guest post – que é a produção de conteúdo como convidado de um blog.

3. Fazer a formatação do conteúdo

Não basta apenas produzir um ótimo conteúdo com palavra-chave, também é importante fazer uma boa formatação antes de publicá-lo.

Quando se trata de uso de formatação de página é importante:

  • Usar H1 para o título da sua postagem;

  • Usar H2 para os principais títulos da sua postagem;

  • Use H3 para os subtítulos (ou tópicos);

  • Use negrito e itálico para chamar a atenção dos usuários;

  • Escreva parágrafos pequenos;

  • Use um tamanho de fonte fácil de ler.

Ao formatar o conteúdo de suas páginas, sempre pense na experiência do usuário.

4. Faça a otimização de imagens

As imagens são essenciais para melhorar a experiência do usuário, mas é necessário tomar cuidado para não criar efeitos negativos, como problemas com a velocidade de carregamento da página.

Se você utilizará imagens, lembre-se:

  • Use o texto alternativo para descrever a imagem. Você pode adicionar palavras-chave, mas não exagere;

  • Use palavras-chave em nomes de arquivos de imagem (separados por traços). Evite usar nomes de arquivos como imagem.jpg. Em vez disso, use nomes significativos com traços. Por exemplo: dicas-de-seo.jpg;

  • Mantenha todos os arquivos de imagem em uma pasta dedicada no seu site, como: www.meudominio.com.br/images/;

  • Otimize o tamanho da imagem. Quanto menor ela for (em KB), mais rápido o seu site será carregado.

Conclusão sobre como otimizar seu site

Agora que você conferiu nossas principais dicas sobre como otimizar seu site, é importante deixarmos claro que SEO envolve muitas outras técnicas.

As dicas que passamos acima são apenas algumas para que você comece a se preparar para otimização de site e saiba por onde começar essa jornada.

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado e que em breve você consiga posicionar seu site no topo dos resultados do Google para atingir suas metas!

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