Site confiável: Como identificar e criar o seu

Índice

Um site confiável permite é aquele onde transações são realizadas de maneira segura e que garante que as informações do cliente não sejam vazadas durante esse processo.

Por isso é preciso estar atento em como garantir esse ambiente seguro para o consumidor, e também indicar como ele pode ser prevenir contra fraudes ou ataques de malwares. 

Embora  a presença de um certificado SSL seja muito importante, ele não é o único fator que deve ser levado em consideração na hora de analisar se um site é realmente confiável ou não.

Para que você entenda como saber se um site é confiável, trouxemos um artigo cheio de informações sobre a segurança de um site na rede. 

Qual a importância de um site confiável?

Vamos entender agora qual é a importância de identificar se o site que você está acessando é um site confiável.

Digamos que você seja um consumidor e se depara com um anúncio de um site com promoções que despertam o gatilho para que você compre na hora. 

Ao entrar no site você se depara com outras promoções por tempo limitado, ao identificar o nome do site você percebeu que nunca ouviu falar sobre essa empresa, logo fica em dúvida em adquirir o produto.

Há chances da empresa ser uma empresa real e que realmente firme compromisso com o cliente? Sim, mas também há chances de que essa empresa não seja uma empresa de boa índole.

Se cair em golpe é ruim, imagine ter seus dados roubados por terceiros durante uma transação?

Do ponto de vista do consumidor, saber se o site que ele está acessando é um site confiável ajuda ele a tomar a decisão de compra.

Isso acaba também se tornando um aspecto positivo para o empreendedor uma vez que as pessoas podem confiar que aquele site está relacionado com a empresa, e oferece um ambiente seguro a eles. 

Entendeu a importância de saber quais aspectos podem fazer o seu site ser mais confiável, e como ele pode impactar na decisão de compra do consumidor?

Proteja seus dados enquanto navega online

Independentemente do site que você esteja navegando, seja um site confiável ou não, você pode utilizar um VPN para navegar com maior segurança, principalmente para quem utiliza redes públicas para navegar na web.

O NordVPN, por exemplo oferece proteção com criptografia de ponta para desktops e também dispositivos móveis, e o serviço Kill Switch garante que os seus dados fiquem em segurança, pois impedem que o seu IP seja localizado impedindo que as pessoas rastreiem a página que você está acessando.

Além disso, o NordVPN também possui um recurso que bloqueia automaticamente os malwares e anúncios que impedem você de acessar uma página sem clicá-los. 

Descubra mais sobre as vantagens de ter uma VPN acessando o site da Nord.

Proteja seus dados de navegação - 68% de desconto no NordVPN

Como saber se o site é confiável para acesso

Existem uma série de parâmetros que podem ajudar o consumidor a identificar se o site que ele está acessando é um site confiável.

É preciso estar atento a cada um desses fatores para que você possa avaliar a confiabilidade do site como um todo.

Identifique se o site possui um certificado SLL

Primeiro você precisa entender o que é um certificado SLL, e qual é a sua relevância para garantir a confiabilidade de um site. 

O SSL é um arquivo de dados que permite criptografar as informações que são transmitidas entre um usuário e o site de uma empresa.

Quando ele está vinculado a um site, ele fornece uma conexão segura entre o dispositivo de acesso e o servidor web.

Normalmente ele é aquele cadeado que está localizado no canto da barra de endereço, onde você digita o endereço do site, ou ele também pode ser representado pela letra S no final do http antes do endereço do site.

O problema é que muitas pessoas acham que esse certificado é a garantia de que elas irão cair em fraudes, mas isso não é verdade.

O certificado SSL é importante sim, pois ele impede que hackers ou pessoas de fora roubem as suas informações.

Entretanto, ele não garante que a índole da pessoa que está por trás do site é  boa e que essa pessoa não vá roubar os seus dados.

Por isso, é importante que você se atente a outros detalhes, que veremos nos próximos subtópicos. 

Tenha o um antivírus 

Utilizar um antivírus  pode ser de grande ajuda para que você consiga identificar se o site que você está acessando é um site confiável. 

Em alguns casos, essas ferramentas protegem o usuário impedindo que ele se conecte em sites que não possuem o certificado de segurança, ou quando esse certificado já está vencido.

É uma maneira de garantir que você não precise alerta sempre que precisar inserir os seus dados em um site.

Além disso, eles protegem o usuário caso o site esteja contaminado com malwares, softwares que podem causar danos nos seus dispositivos e também contra sites de phishing, os famosos sites falsificados.

Experimente proteger a sua conexão de rede utilizando um antivírus como o Avast.

Com o Avast você tem acesso a esses recursos para proteger a sua conexão a sites que não são confiáveis.

Permitindo que você faça compras e uso de serviços bancários com segurança: em qualquer lugar, a qualquer momento.

Confira os benefícios de ter um Antivírus de qualidade instalado no seu computador. 

Imagem vetorizada de um homem tentando roubar dados de um site confiável pela tela do computador

Verifique a URL do Site

A URL pode dizer muito se você deve confiar em um site ou não, pois alguns criminosos criam réplicas de páginas de sites confiáveis, entretanto deixam escapar alguns detalhes.

Esses detalhes podem evitar que o consumidor caia em um golpe, eles sabem que muitos usuários acabam não prestando atenção e para tornar a página mais próxima do real podem trocar a letra O por 0, por exemplo. 

Por isso é importante que você certifique se a URL da página que você está acessando não contenha erros de gramática, ou então substituição de caracteres.

Utilize o Google para verificar o site

O Google desenvolveu uma ferramenta rápida e gratuita para você saber se você está navegando em um site confiável.

Essa ferramenta ajuda a encontrar sites inseguros e malwares que podem roubar seus dados privados, o nome da ferramenta é Navegação segura do Google.

Para utilizá-la e fazer o teste  basta acessar o endereço no link, ir na aba onde está indicado Status do site, colar a URL e verificar.

Se estiver tudo ok com o site que você está visitando, o Google exibirá uma mensagem “Nenhum conteúdo não seguro foi detectado”

Portanto, se você entrar em algum anúncio suspeito ou for encaminhado para uma URL que também é suspeita não hesite em verificar.

Busque pelos registros Whoims 

Embora ele não diga se o site que você está acessando é um site confiável, através dos registros Whoim você, ou o consumidor, poderá identificar quem é o proprietário do site.

E ele ainda pode incluir informações extras como endereço, e-mail, número de telefone e contatos administrativos e técnicos, através dessas informações é possível procurar mais dados sobre o proprietário do site na web. 

É assegurado por lei que os dados de uma empresa são de interesse público, então você poderá checar esses dados através do site da Receita Federal.

Esteja atento aos selos de segurança

Se você já navegou em algum site e viu aquele clássico aviso “Site seguro”, tem grandes chances de que ele seja um selo verdadeiro, entretanto não é muito difícil confeccionar um selo falso. 

Se um selo de confiança for legítimo, clicar nele o levará a uma página que verifica a autenticidade deste selo. 

Se você estiver em dúvida sobre a autenticidade do site, ainda é possível verificar  como a empresa que forneceu o selo se o domínio do site realmente tem um registro.

Identifique se há malware no site 

Um site pode estar infectado por um malware, que é um tipo de software malicioso que pode infectar o seu computador ou então roubar os seus dados. 

Existem alguns tipos de malwares que são comuns e fáceis de identificar, entre eles podemos citar:

Entre os que você deve se preocupar podemos citar:

  • Janela pop-ups: As janelas pop-up são aquelas janelas de anúncios que aparecem na tela, nem todas são consideradas malware, mas algumas podem ser, e ao clicar nelas você pode acabar infectando o seu computador. 
  • Malvertising: São anúncios maliciosos, eles não parecem ser profissionais e podem conter até mesmo erros de ortografia.  Geralmente prometem algo incrível para que o usuário clique.  
  • Sites Phishing: são sites falsos e que são uma imitação de sites bastante acessados, eles induzem o usuário a entregar informações confidenciais e apesar de parecerem legítimos, podem conter erros no layout.
  • Redirecionamento de página: Se você digitar um URL e for redirecionado para outro site você será afetado por um redirecionamento malicioso.
  • Spam SEO: A aparência de links incomuns em um site, geralmente na seção de comentários, é um sinal claro de spam de SEO;

Ainda é importante que você esteja atento, pois alguns mecanismos de pesquisa populares examinam sites de compras online, e sites em geral e se encontrarem algum tipo de malware eles colocam avisos nesses sites.

Desconfie se o site te apresentar uma oferta que parece ser surreal

Essa é uma dica principalmente para o consumidor que realiza compras em eventos como a Black Friday e a Cyber Monday.

Esses eventos onde o público já espera um preço reduzido de algum produto é preciso atenção às ofertas para não cair em golpes e acessar apenas o site confiável.

Se você topar com aquele item que estava desejando em um valor muito acessível pesquise pelo mesmo item na concorrência.

Geralmente as lojas também costumam fazer pesquisas de mercado entre os concorrentes na hora de precificar o produto e você precisa ter bom senso para identificar se a proposta está dentro do aceitável.

Lembre-se que a empresa nunca irá querer sair no prejuízo, e por isso é preciso olhar o site com atenção e analisar a proposta que está sendo feita.

Verifique se o site possui política de privacidade

É a política de privacidade de um site que vai indicar quais dados estão sendo coletados por ele e também qual será o destino e uso desses dados.

É esse termo que assegura que o site está operando em conformidade com a lei e garantir que ele é seguro.

Por isso, procure pelos termos e leia para saber se os dados que você está compartilhando com o site não serão compartilhados com terceiros.

Imagem vetorizada de um homem acessando um site confiável

Aprenda a fazer um site confiável

Agora você já sabe alguns aspectos que permitem que o usuário detecte se ele está acessando um site confiável ou não, podemos abordar maneiras de criar um site confiável e fazer com que o consumidor se sinta mais tranquilo na hora de realizar uma compra ou ou contratar um serviço.

Construa o seu site confiável com Wix

O primeiro passo para criar um site confiável é escolher uma plataforma de hospedagem de sites conhecida.

Além de garantir mais credibilidade, as plataformas de hospedagem e construção de sites costumam incluir diversos recursos que você pode utilizar para desenvolver o seu site 

Com o Wix você tem a certeza de estar construindo um site seguro, protegido e confiável para os seus visitantes. 

Você também pode contar com um site mais acessível e otimizado para o acesso através dos dispositivos móveis.

É possível criar blogs, sites e até mesmo lojas virtuais, e o melhor de tudo é que você pode criar o seu site sem ter conhecimento em programação.

Através do editor de sites do Wix você tem a chance de criar um site profissional em poucos minutos através da inteligência artificial do Wix e também dos templates prontos para a edição.

Crie seu site com a Wix

Escolha um layout e design profissional

Para que o seu site tenha o aspecto de um site confiável é necessário investir em um layout profissional.

Afinal, é a primeira impressão que fica, não é mesmo? Portanto invista um tempo na construção e personalização do layout do seu site para que ele seja o mais próximo de um site profissional.

Não deixe de trabalhar com os layouts prontos do Wix para facilitar a construção do seu site e também invista em oferecer uma boa experiência do usuário para que ele se sinta confortável enquanto acessa o seu site.

Trabalhe a autoridade do seu site

Para adquirir confiança do público é necessário trabalhar a autoridade da sua marca, o público precisa entrar no seu site e reconhecê-la imediatamente, seja através do nome, do logotipo ou das cores que compõem a sua identidade visual.

Garantir autoridade, permite que o público entenda que aquele o site da sua empresa realmente é o canal oficial e portanto é um site confiável. 

Garanta os certificados de segurança para o seu site

Anteriormente abordamos que somente a presença do certificado de segurança não quer dizer que um site realmente seja seguro, entretanto, eles são necessários e recomendados. 

Os certificados vão garantir que os dados dos seus clientes  durante a navegação ou  compras online, sejam criptografados e assim você está oferecendo a ele um site confiável e seguro.

Faça um Google Meu Negócio

Uma maneira de passar mais credibilidade para o seu público é ter o seu site cadastrado no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, e permite  que a sua empresa ganhe visibilidade nos produtos do Google como o Google Maps e a rede de pesquisa.

Ou seja, o Google meu negócio ajuda os usuários a encontrar e saber mais detalhes sobre a sua empresa.

É possível adicionar o endereço do seu site para que eles saibam que realmente se trata de uma empresa real, ou seja que o site ali realmente é um site confiável.

De acordo com o próprio Google: “Empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários.”

Além disso, no Google Meu Negócio é possível que seus clientes deixem feedbacks sobre a sua empresa e também atribuem uma classificação pela a qualidade do seu serviço.

Permita que o cliente escolha a opção de pagamento desejada

Embora não pareça ter muita relação com um site confiável, vamos pensar. 

Um site que oferece condições de pagamento em cartão de crédito, não parece ser mais confiável do que um site que oferece condições de pagamento apenas por boleto, cartão de débito e pix?

De fato, é de se esperar que um site não confiável queria receber o dinheiro na hora e não correr o risco de ter a compra ser cancelada pela a operadora de crédito.

Por isso, ofertar a opção de crédito na sua loja virtual pode passar mais confiabilidade para o seu cliente. 

Você também pode utilizar serviços de pagamento online como o Paypal e o Mercado Pago, pois eles irão agir como intermediadores de pagamento. 

Disponibilizar essa opção no seu site pode fazer com que o cliente sinta que ele é um site confiável. 

Aposte em feedbacks

Para transmitir mais credibilidade no seu site, dedique um espaço para que os clientes possam deixar comentários sobre o seu produto ou serviço.

Os feedbacks são importantes pois servem como prova social, e transmitem maior credibilidade ao consumidor.

Com um feedback no seu site é mais fácil de um usuário verificar se ele é um site confiável ou não. 

Ofereça um canal de atendimento diretamente do seu site

Ao invés de deixar o consumidor acessar, e tirar suas dúvidas por si, você pode oferecer no seu site o serviço de atendimento ao cliente através de um chat online.

Um chat online permite que o consumidor converse com algum atendente da sua equipe em tempo real, dessa maneira a sua equipe pode auxiliar o consumidor durante suas compras e esclarecer suas principais dúvidas.

Além disso, você pode oferecer atendimento 24 horas com o recurso de chatbot e também personalizar o seu atendimento através dos recursos de CRM.

Esses e outros recursos você encontra no JivoChat

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Facilite o acesso a  informações

Para que o consumidor possa entender que o seu site realmente é um site confiável é necessário facilitar o acesso dele às informações. 

Dedique uma parte do seu site para que ele possa conhecer mais sobre a sua empresa, sobre os colaboradores que trabalham nela, informações que possam ser úteis para que o consumidor possa identificar a índole por trás da sua empresa.

A Política de Privacidade de um site deve ser clara sobre quais os dados que o site coleta e armazena, e para quais fins são usados.

Se você tiver outros canais de comunicação, melhor ainda! Assim o cliente poderá se sentir mais confortável em ver que a empresa também disponibiliza outros canais para se comunicar.

Agora que você já sabe como fazer um site confiável, trabalhe para divulgá-lo

Nesse artigo abordamos alguns aspectos relevantes que permite você e o consumidor identificar quais são as características de um site confiável.

Lembre-se que para conquistar a confiança do consumidor é necessário que a sua empresa passe essa imagem para o público então não deixe de trabalhar a imagem do seu negócio.

Invista em estratégias como Inbound Marketing e também anúncios pagos para divulgar o seu negócio. 

Início Blog Comunicação Site confiável: Como identificar e criar o seu
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download