Anúncio pago: O que é e qual a vantagem?

Índice

Anúncio pago é uma estratégia de Marketing Digital para ajudar o seu negócio a alcançar um público maior e gerar mais conversões.

Dentro do ambiente virtual é possível utilizar diferentes estratégias de Marketing Digital para garantir maior visibilidade para o seu negócio. 

Uma dessas estratégias é utilizar anúncio pago, ou anúncio patrocinado, pois ele garante que você possa alcançar o seu público-alvo.

Ao alcançar o público-alvo, que tem real interesse nos seus produtos, é bem provável que você aumente as taxas de conversão.

Ou seja, é uma estratégia que possui muitos benefícios para quem deseja se destacar no ambiente virtual e se manter competitivo no mercado.

Se você quer entender mais sobre anúncio pago, quais são suas vantagens e como você pode utilizá-los, nesse artigo traremos todas as informações necessárias para que você.

O que é anúncio pago?

Mas afinal o que é um anúncio pago? Anúncios pagos, também são conhecidos como links patrocinados, são as famosas propagandas ou publicidade que vemos em sites ou até mesmo nas redes sociais.

Elas estão localizadas no feed das redes sociais ou em banners em sites. 

É bem provável que você já tenha visitado um site e se deparado com frases como “patrocinador” ou então “anúncio patrocinado” logo abaixo de um banner ou imagem. 

Isso ocorre, pois as empresas que desejam anunciar pagam para ter uma posição de destaque e que seja mais acessível para o consumidor.

Você deve estar se perguntando “Quem são os patrocinadores de anúncios?” 

Existem diversos patrocinadores de anúncios, o Facebook Ads, por exemplo, permite que você exiba anúncios no feed de notícias do seu público-alvo.

O Google Ads é o maior patrocinador de anúncios mundial, através dele é possível realizar anúncios nas redes de pesquisa, rede de display, Youtube e até mesmo dispositivos móveis.

O que vai definir qual das opções você deve utilizar na sua estratégia é o seu objetivo e a identificação dos canais que o seu público-alvo mais utiliza.

Conheça os benefícios em utilizar anúncio pago

Se você está interessado em passar a fazer uso da estratégia de anúncio pago é preciso estar ciente de todos os benefícios que esse investimento pode trazer para o seu negócio.

Aumenta a visibilidade

Não só de um produto ou serviço, mas também do seu negócio como um todo.

Pois, é possível que o público venha a conhecer mais sobre os seus produtos e serviços através da divulgação dos seus anúncios.

Seu anúncio será exibido apenas para aqueles usuários que têm potencial interesse no seu produto, garantindo que você tenha mais chances de conversão. 

Investir em anúncios aumenta a visibilidade para quem tem potencial para se interessar no produto ou serviço que você oferece. 

Gera tráfego

No seu site, ou nas redes sociais, como consequência de uma maior visibilidade os seus canais passam a adquirir mais visitantes.

E quanto mais pessoas visitam a sua página maiores são as possibilidades de conversões. 

Segmentação de públicos

Comentamos que ao utilizar a estratégia de anúncio pago,  os seus anúncios são exibidos para um público que tem grande chance de se interessar pelo produto ou serviço que você oferece e esse fato se deve a possibilidade de fazer segmentação de anúncios.

A segmentação é baseada nas características do seu público-alvo, permitindo que você configure anúncios para que eles apareçam apenas para pessoas que possuam determinadas características.

Além disso, é possível realizar testes a/b para saber qual anúncio é mais relevante para o seu público, e permitir que trabalhe na otimização desses anúncios.

Acompanhamento de resultados

Outra vantagem de investir em anúncio pago é que você pode acompanhar os resultados em tempo real.

Você tem autonomia de parar as suas campanhas que não estão dando lucro ou até mesmo modificá-las.

Investir em anúncios, permite que você tenha um maior controle dos seus investimentos com publicidade, através dos anúncios também é possível estimar quais serão os seus resultados em cada investimento.

Imagem vetorizada de um homem investindo em anúncio pago

O que é preciso para investir em anúncio pago?

Embora seja fácil utilizar as ferramentas e começar a anunciar, você deve estar se perguntando o que é necessário ou por onde começar para que seja possível investir nessa estratégia.

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para começar a investir em anúncio pago é conhecer quem é o seu público-alvo e quais são os canais que ele acessa.

Não adianta você investir em anúncios em uma rede social, por exemplo, se a maior parte do seu público não costuma acessá-la. 

Conhecer o público-alvo também é importante para que você possa segmentar com base nas características para exibir seus anúncios para as pessoas certas.

Portanto, é necessário entender características além do nome, idade, profissão como também características que estão relacionadas com o comportamento desse público, como quais as redes sociais possui, o que faz no tempo livre e etc.

Por isso, é altamente recomendável que você invista em elaborar personas para representar uma parcela do seu público-alvo.

Através da persona é mais fácil direcionar as suas campanhas, e ser mais assertivo.

Conheça o produto ou serviço que você entrega

É necessário também pensar estrategicamente antes de anunciar e olhar para o produto ou serviço que você oferece.

Por exemplo, se a sua empresa oferece um serviço muito específico, como manutenção ou reparo técnico, além de não ser um serviço recorrente, é natural que antes de contratar esse serviço os consumidores realizem uma pesquisa.

A pesquisa geralmente é realizada no Google, e por ser um serviço que só há procura quando há necessidade é preciso pensar se é mesmo vantajoso apostar também nas redes sociais. 

Para outros que são produtos do cotidiano como roupas, aparelhos telefônicos ou outros produtos talvez seja uma boa ideia unificar ambas as plataformas para investir em anúncio pago.

Mas isso é muito variável, depende do seu público e também do seu produto.

É importante na hora de elaborar seus anúncios tentar se colocar no lugar do seu público e também analisar as características da persona. 

É preciso também testar e avaliar se qual dos canais será mais rentável para o seu negócio. 

Tenha o site da sua empresa

Um site é essencial para que você possa transmitir confiabilidade e segurança para o seu público-alvo.

Além de ser o canal onde o seu público passa a ter maior contato com o seu produto, para anunciar no Google Ads e no Microsoft Advertising é preciso que você tenha um site.

Pois, a maioria dos anúncios irá conduzir os seus leads para o seu site, para que eles possam conhecer mais sobre o seu produto e se você tiver um blog pode conduzi-los através do funil de vendas

Como você já deve ter percebido, a rede de pesquisa do Google, retorna uma lista de sites toda vez que você insere uma palavra-chave no buscador.

Sites patrocinados são aqueles que aparecem nas primeiras posições, já na rede de display ao clicar em um anúncio multimídia o visitante será redirecionado para o seu site.

E se você ainda não fez o site da sua empresa, e deseja fazer um para começar a utilizar a sua estratégia de anúncio pago conheça o Zyro.

Zyro é uma plataforma de hospedagem de sites que permite que você monte o seu próprio site através de um editor fácil e prático.

O editor do Zyro é do estilo de arrastar e soltar, permitindo que qualquer pessoa mesmo sem ter conhecimento técnico em html ou design consiga montar o seu próprio site.

E se você ainda estiver inseguro, não se preocupe, pois o Zyro possui templates prontos para que você tenha de deixar o seu site com um aspecto profissional.

É possível editar esses templates com e aplicar a identidade visual do seu negócio.

O Zyro ainda oferece hospedagem de sites gratuitamente onde você pode conectar o seu  próprio domínio.

O Zyro possui planos básicos, premium e ecommerce para quem deseja criar uma loja virtual.

Construa o seu site com Zyro e comece a investir em anúncios pagos.

E não se esqueça que para gerar conversões  o seu site precisa estar otimizado para melhorar a experiência do usuário.

Ou seja, você deve garantir que ele tenha carregamento rápido, informações completas, seja adaptável aos dispositivos móveis e o cliente precisa encontrar todas as informações que ele necessitar para facilitar o processo de conversão.

Zyro - o construtor de sites mais fácil de usar, com desconto de até 72%

Planejar a sua estratégia

Você precisa elaborar uma estratégia de Marketing digital antes mesmo de pensar em investir em anúncio pago.

Ter um site é um passo muito importante, mas você também precisa marcar presença e reforçar a sua imagem no ambiente digital. 

É preciso trabalhar o relacionamento com o público, principalmente para quem deseja investir em anúncios nas redes sociais.

Existe a possibilidade de gerar tráfego para o seu site ou para a sua página nas redes sociais através dos anúncios do Facebook Ads e do Instagram Ads. 

Imagine a situação, um cliente vê um anúncio seu, se interessa pelo seu produto e vai buscar por mais informações na sua rede social, mas não vê nenhuma publicação?

Esse fator pode deixar o cliente confuso ou desmotivado a investir, por isso é indicado investir em estratégias como o Marketing de conteúdo, por exemplo.

O Marketing de conteúdo tem objetivo de entregar conteúdo de valor para os seus clientes fazendo com que eles mantenham-se engajados com o seu negócio.

Manter um calendário de publicações é essencial para reforçar a sua presença no ambiente digital e gerar mais conversões. 

Esteja preparado para atendê-los

Além do Marketing de conteúdo, é preciso que você esteja preparado para atender quando esses clientes entrarem em contato com você para contratar o seu serviço ou adquirir um produto.

Por isso, não deixe de investir em manter um canal de atendimento ao cliente pronto para atendê-los. 

O JivoChat é uma ferramenta de chat online para você utilizar no seu site e prestar um atendimento de qualidade.

Ele conta com muitos recursos interessantes garantindo que o seu atendimento seja profissional.

Através do JivoChat você pode utilizar a função de chatbot que permite que você ofereça atendimento 24 horas por dia.

Também é possível utilizar o JivoChat ter acesso às mensagens recebidas nas redes sociais através de um único painel, permitindo que você agilize e qualifique o seu atendimento.

Atenda os seus cliente com qualidade e melhore as suas chances de conversão. 

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Tenha uma boa copy

Anúncios em redes sociais, geralmente, são acompanhados de um texto, que pode ser a legenda, ou até texto na imagem, no caso de anúncios na rede de display do Google.\ \ Já na rede de pesquisa, o texto está localizado no título e também na meta description.

Para elaborar um anúncio pago e atrair a atenção dos consumidores é necessário utilizar a mesma linguagem que eles utilizam, conhecer suas necessidades e mostrar porque eles devem investir nesse produto ou serviço.

Você também pode investir em storytelling para utilizar um apelo mais emocional na hora de produzir o texto para os seus anúncios.

E não esqueça de incluir call to action tanto na imagem quanto no seu texto para lembrar o seu público de realizar uma ação. 

Invista em designs marcantes

Com exceção da rede de pesquisa e também do Google shopping, onde você precisa utilizar as fotos reais dos seus produtos, é preciso utilizar imagens criativas para cativar a atenção do público. 

Lembre-se de que um anúncio é como um anúncio publicitário exibido em um outdoor ou uma propaganda então é preciso transmitir uma mensagem para que o público se sinta incentivado a clicar no seu anúncio.

Não esqueça também de estar atento ao tamanho de banner das imagens, pois cada plataforma permite um tamanho de banner específico.

Você pode utilizar o Canva para fazer os seus anúncios.

O Canva é uma ferramenta fácil, que possui recursos incríveis para quem deseja fazer imagens profissionais e anunciá-las.

Além de possuir uma ferramenta de edição fácil que permite que você utilize a ferramenta sem grandes dificuldades, ela também possui os tamanhos padrões utilizados dentro da plataforma.

É possível ainda utilizar os templates prontos e editá-los para criar banners profissionais. 

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Onde anunciar

Agora que você já sabe quais são os requisitos necessários para começar a fazer o seu anúncio pago, iremos abordar as principais plataformas e como você pode anunciar nelas.

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google, e o que faz a rede ser tão popular entre os usuários é o grande volume de acessos que a rede recebe. 

Através do Google Ads é possível anunciar:

  • Rede de pesquisa: A rede de pesquisa é o canal onde são realizadas as pesquisas em torno de palavras-chave. O Google irá retornar uma lista de sites, e anúncios patrocinados aparecem acima dos resultados de pesquisa.

  • Rede de display: São anúncios em formato de banner que são exibidos em sites parceiros do Google, com o objetivo de levar o usuário para uma página de conversão. 

  • Google shopping: Voltado para quem possui um ecommerce, ele exibe fotos dos seus produtos como se fosse um catálogo.

  • Anúncios no Youtube:  São anúncios de vídeo que possuem diversas modalidades, para serem exibidos entre os vídeos do Youtube.

Redes sociais

Como já mencionamos, é possível realizar anúncios nas principais redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Através do Facebook Ads é possível fazer anúncio pago Facebook no formato de vídeo, carrossel ou imagem única, utilizando o gerenciador de anúncios.

No Instagram é possível fazer anúncio pago Instagram na própria ferramenta através do impulsionamento das suas publicações, ou utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook. 

Entretanto, para realizar anúncios nessas redes sociais é necessário possuir uma conta comercial.

Remarketing

O Remarketing na verdade é uma estratégia de anúncios que pode ser realizada através da rede de display do Google.

Ele funciona da seguinte maneira: depois de acessar o seu site, através de um anúncio, visitou a página específica de um produto, mas por algum motivo desistiu de realizar a compra. 

Quando esse usuário visitar algum site parceiro do Google, os anúncios daquele produto ou daquela página que ele visitou e desistiu de realizar a compra serão exibidos para que esse usuário possa “lembrar” daquele produto que ele mesmo já demonstrou ter interesse.

É uma estratégia para persuadir o consumidor a continuar a compra.

Imagem vetorizada de um megafone fazendo anúncio pago no celular

Como é o sistema de cobrança de anúncio pago?

Se você está curioso para saber como os anúncios são cobrados dentro da plataforma, existem duas maneiras de cobrança, que dependem da sua estratégia de anúncios:

  • Custo por impressões: É normalmente o valor atribuído cada vez que o seu anúncio é exibido ou seja cada vez que seu anúncio aparece no feed ou na campanha de Display.

  • Custo por click: Seus anúncios apenas são cobrados caso o usuário clique no seu anúncio.

É importante ressaltar que o custo dos anúncios vai variar de plataforma para plataforma, entretanto elas permitem que você tenha autonomia total para controlar os seus gastos, e parar suas campanhas quando achar necessário.

Pronto para investir em Anúncio Pago?

Nesse artigo apresentamos informações para que você possa conhecer mais sobre o mercado digital e investir nas suas estratégias de anúncio pago.

Mas se você ainda tem receio de investir e não obter o retorno esperado saiba  que você não precisa fazer tudo sozinho, é possível contratar um profissional qualificado para realizar os anúncios para você.

O Gestor de tráfego é um profissional da área de Marketing que está apto a trabalhar com anúncios pagos, e ele pode ser a solução para quem tem receio de investir nessa estratégia.

Boas vendas! 

Início Blog Marketing Anúncio pago: O que é e qual a vantagem?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download