Microsoft Advertising: conheça a ferramenta

Tempo de leitura14 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Microsoft Advertising é uma ferramenta que você pode utilizar para atrair mais leads e melhorar as suas vendas.

Seu funcionamento é semelhante ao Google Ads, e por isso é possível utilizá-la para gerar anúncios pagos que vão melhorar o tráfego do seu site. 

Essa ferramenta oferece algumas vantagens, mesmo que os anúncios sejam exibidos em buscadores com menor volume de tráfego em comparação com o Google. 

Por tanto, se trata de uma boa oportunidade para você divulgar os seus produtos e serviços. 

Nesse artigo vamos te apresentar mais informações sobre essa ferramenta em potencial e como você pode utilizá-la para realizar as suas campanhas. 

O que é microsoft advertising?

O Microsoft Advertising é uma ferramenta, que possibilita que administre os seus anúncios pagos que são veiculados através do buscador Bing e do Yahoo.

Ela funciona de maneira semelhante ao Google Ads, que é a ferramenta mais utilizada e reconhecida mundialmente. 

Se você ainda não sabe muito bem o que são anúncios pagos, tráfego pago e onde eles irão aparecer, vamos com calma. 

Vamos usar o Google como exemplo, pois ele é mais conhecido.

Quando você precisa pesquisar sobre um produto, você utiliza o buscador do Google para encontrar mais informações ou até mesmo lojas onde esse produto está disponível, correto?

É através de uma pesquisa semelhante que os usuários podem encontrar o produto que você vende ou disponibiliza online, através de um ecommerce, landing page ou site. 

Essa pesquisa ocorre através de palavras-chave, digamos que você tenha um ecommerce no ramo de roupas para quem pratica esportes, por exemplo.

Você já pensou em como o seu público farai para encontrá-lo?

É muito provável que o seu público pesquise "roupas esportivas", no buscador do Google e como resposta obtenha uma lista de sites.

Nessa lista de sites podemos encontrar sites que estão sendo patrocinados para serem exibidos naquele horário e naquela posição.

 E também os sites que se enquadram na busca orgânica, localizados mais abaixo.

Os sites que são exibidos através de anúncios pagos são os primeiros da lista.

Isso porque quem utiliza ferramentas como o Microsoft Advertising ou o Google Ads, compra um espaço para que o seu anúncio seja divulgado através de determinadas palavras-chave. 

E é dessa forma que você consegue melhorar o tráfego do seu site, ou aumentar a exposição de um produto.  

Por que investir em anúncios pagos?

Agora você já sabe como funciona o Microsoft Advertising, e também os anúncios pagos, provavelmente deve estar se perguntando, o motivo das pessoas investirem em pesquisa paga, ao invés da pesquisa orgânica.

Como comentamos no tópico anterior, investir em mídia paga pode te colocar no topo dos buscadores, e se pensarmos logicamente não é para lá que olhamos em primeiro lugar?

Sim, eles estão posicionados estrategicamente para que o consumidor venha a clicar neles primeiro.

Além disso, ao investir em busca paga, a sua campanha de anúncios começa a rodar imediatamente, diferentemente do que acontece com a pesquisa orgânica. 

A pesquisa orgânica requer que você avalie uma série de parâmetros conhecido como SEO, que no caso é Search Engine Optimization, e ela pode demorar meses até que você consiga ser o primeiro da lista. 

Mas como diz o ditado "tempo é dinheiro", e você não pode esperar meses até que você consiga se estabelecer na busca orgânica para começar a vender, não é mesmo?

Por isso, é bem provável que você precise investir em anúncios pagos.

Atualmente, entre os buscadores, o Google possui detendo 92,81% das pesquisas realizadas no ambiente virtual, de acordo com o site Statcounter.

No início desse artigo mencionamos que anunciar através do Microsoft Advertising permite que seus anúncios sejam veiculados  a partir dos buscadores Bing e Yahoo.

Ambos os buscadores possuem grande potencial de crescimento de acordo com os dados do site WordStream.

Em comparação com o ano de 2020, em 2021 as pesquisas através do Bing cresceram cerca de 19,7% nos Estados Unidos, e o Yahoo aumentou o número de pesquisas em 10%, de acordo com o site WordStream.

Em contrapartida o Google apresentou uma queda de 11% nos cliques dos seus anúncios pagos.

Dessa maneira, não podemos subestimar o potencial desses buscadores e mais adiante veremos outras vantagens em utilizar o Microsoft Ads. 

Como usar Microsoft Advertising

O Microsoft Advertising é uma ferramenta bastante intuitiva e não requer que você tenha experiência prévia com anúncios.

Mas se você possuir conhecimento de Google Ads ela é muito mais prática, pois ela permite que você importe as campanhas do Google para o Microsoft Advertising.  

Por isso, vamos te ensinar a dar os primeiros passos nessa ferramenta. 

1. Crie seu site

O primeiro passo é ter um site que esteja otimizado para receber seus clientes, pois não adianta de nada você divulgar um site que não seja amigável e que não pareça no mínimo profissional.

As chances de você converter se tornam baixíssimas, por isso pense na experiência do usuário.

Por isso, escolha uma plataforma que passe confiança para os seus clientes, como o Wix que é referência tanto na criação de sites, quanto de ecommerce. 

Com Wix você cria a sua loja virtual, ou site e ainda faz integração com as principais redes sociais. 

Crie seu site com a Wix

2. Crie uma conta

Depois de criar o seu site, você precisa criar uma conta no Microsoft Advertising. 

Para criar a sua conta acesse este link.

Clique no botão "inscreva-se" no canto superior direito da sua tela.

Você pode vincular sua conta da Microsoft, caso você já possua uma conta, nesse caso basta que você insira as suas credenciais. 

Ou você pode criar uma conta nova, para criar uma conta nova basta clicar no link "Criar uma". 

Na próxima tela, insira o seu endereço de e-mail e preencha os dados solicitados.

Siga o passo a passo para a verificação da sua conta.

Depois preencha  as informações sobre o seu negócio, aqui você está criando uma conta no Microsoft advertising.

Note que no final da página, depois de preencher seus dados, você terá duas opções para selecionar "promover esse negócio" e  "oferecer serviços como uma agência".

Escolha a opção que mais se adequa a sua necessidade, e finalize a etapa de criar a sua conta. 

Na próxima tela você pode ser direcionado a criar uma campanha, essa janela permite que você importe suas campanhas do Google ou crie novas campanhas.

Mas você também pode pular essa etapa e deixar para depois! 

3. Crie uma nova campanha

Se você quiser criar uma campanha imediatamente após criar a sua conta, basta clicar em "criar uma nova campanha", na mesma janela que permite que você importe seus dados do Google.

Ou se você optou por deixar para mais tarde,  no seu painel vá até a aba "campanhas" e clique em "criar campanhas".

Depois dessa etapa você vai ser redirecionado a uma janela onde é possível ajustar as suas campanhas. 

4. Configure as suas campanhas

Na janela de criar uma campanha no Microsoft Advertising, você terá a opção de selecionar um objetivo para as suas campanhas. 

Alguns desses objetivos como "visitas no meu website", "visitas para o local do meu negócios, "conversões no meu website" entre outras. 

Nessa aba você também escolhe qual é o tipo de campanha, para aparecer na rede de pesquisa do Yahoo e do Bing, escolha "rede de pesquisa".

Na próxima etapa você precisa configurar suas campanhas com o nome, definir o orçamento, idioma e também a localização. 

5. Insira as palavras-chave

Antes mesmo de iniciar a sua campanha de anúncios é necessário que você já tenha definido as suas palavras-chaves.


Se você deseja segmentar pessoas nesta fase, escolha as palavras que as pessoas pesquisam quando estiverem prontas para fazer uma compra, como no exemplo que utilizamos "roupas esportivas".

Mas lembre-se que se você quer anunciar um produto específico use o mínimo de palavras-chave genéricas possível. 

Você pode fazer um teste no próprio buscador do Bing ou Yahoo, para verificar se as palavras-chave que você escolheu.

Além disso, a própria Microsoft oferece sugestões de palavras-chave referentes ao tema do seu site.  Ou você pode utilizar a [Webmaster tool](https://www.bing.com/webmasters/about)

6. Crie o seu grupo de anúncios 

Um grupo de anúncios é um conjunto de palavras-chave relacionadas, dessa forma uma campanha pode ter vários grupos de anúncios. 

Por exemplo, uma linha de roupas masculinas pode criar dois grupos de anúncios para segmentar dois estilos de diferentes roupas sociais masculinas e roupas casuais masculinas. 

Para adicionar seus próprios grupos de anúncios, insira o domínio do seu site e um nome de grupo de anúncios na página seguinte a "Configurações de campanha". 

Em seguida, adicione uma lista de palavras-chave.

7. Crie seu anúncio

Para criar seu anúncio, clique no link "+ Criar anúncio". 

Depois de fazer isso, uma caixa aparecerá com um formulário que você deve preencher para criar seu anúncio.

Primeiro, insira o URL para onde deseja direcionar as pessoas depois que elas clicarem em seu anúncio.

Você pode escolher até 3 títulos com até 30 caracteres . Lembre-se de incluir suas palavras-chave no título. 

E então escreva até 2 textos de descrição para o seu anúncio com até 90 caracteres cada. 

Nessa etapa o Microsoft Advertising exibirá uma prévia do seu anúncio e você pode acompanhar as modificações em tempo real. 

8. Adicione as extensões 

O Microsoft Advertising oferece uma série de extensões que você pode adicionar para fazer com que o seu público ache as informações com mais facilidade, como links úteis ou telefones de contato. 

Mas lembre-se que a sua extensão só vai aparecer caso o seu anúncio esteja na primeira posição.

9. Configure sua oferta

Depois das extensões você deve verificar qual vai ser a sua oferta toda vez que alguém pesquisar na sua palavra chave e clicar no seu anúncio.

Essa oferta vai variar de acordo com o objetivo da sua campanha, se você escolheu "Conversões" como objetivo da campanha, você verá três opções em "Como você gerenciar seus lances":

Estas são as estratégias de lance que você pode escolher com base em sua meta de conversão:

  • Manual: o manual mantém todos os lances no valor exato do lance que você selecionar.
  • CPC otimizado: esta opção permite que o Microsoft Advertising ajuste seu lance automaticamente para aumentar seus cliques e compras. Você terá que configurar o acompanhamento de conversões em seu site criando uma tag de acompanhamento universal de eventos (UET) e adicionando-a ao código de seu site. 
  • Maximizar cliques: esta seleção permite que o Microsoft Advertising ajuste os lances para que seus anúncios recebam o máximo de cliques.

Depois de selecionar a suas estratégias de lance, definir o lance é a última etapa antes de salvar a sua campanha e lançá-la.

Nesta seção, o Microsoft Advertising preenche o formulário com uma sugestão padrão de lance. 

Você pode ajustá-lo ou deixar como está. 

A partir desse valor você conseguirá ver a estimativa resultante de impressões, cliques e conversões mensais e quanto você gastará em seu anúncio.

 Altere o valor de acordo com seu orçamento e suas metas de marketing.

10. Finalize o seu anúncio

Agora basta clicar em salvar e você vai iniciar a sua campanha.

Representação da estrutura de uma campanha de anúncios. Conta, Campanha, Grupo de anúncios, anúncios e palavras-chave.

Vantagens em utilizar o Microsoft Advertising

Você já aprendeu a como realizar sua campanha dentro da plataforma, mas talvez ainda não tenha se convencido de que ela é uma opção favorável. 

Apesar de parecer que a Microsoft deseje conquistar o mesmo espaço que o Google, como sua  concorrente, a empresa não se apresenta dessa forma.

Ao invés de concorrer, a Microsoft se coloca em um posicionamento que você pode atingir mais pessoas com a plataforma deles e pagar barato.

Por isso, trouxemos algumas vantagens que o uso do Microsoft Advertising pode te oferecer. Confira: 

Seu anúncio aparece em mais de uma plataforma

Além de aparecer na rede de pesquisa do Bing, o seu anúncio também vai aparecer na rede de pesquisa do Yahoo.

E isso permite que você tenha alcance de um público maior.

São 10 milhões de usuários que utilizam essa plataforma apenas no Brasil, e 128 milhões de pesquisas mensais.

E essa audiência está em crescimento ao redor do mundo. 

Maiores chances de conversão

De acordo com a Microsoft, 80% dos seus usuários possuem faixa etária acima dos 35 anos.

Isso significa que são pessoas que provavelmente possuem maior estabilidade financeira.

Ou seja,  possuem um maior poder compra e  impactam positivamente o retorno do investimento e também as conversões.

A maturidade do público também leva a crer que seus anúncios recebem menos cliques por engano, ou seja, você gasta menos com um público que não tem interesse real no seu produto. 

Menor concorrência

Em comparação com o Google Ads, você encontra menos competição para os seus anúncios, o que pode ser vantajoso, pois suas campanhas serão mais visualizadas.

O que também significa que você está pagando menos para as suas palavras-chave.

Gerenciamento de campanhas é mais prático

O Microsoft Ads, possui um gerenciamento de campanhas fácil e intuitivo para quem está iniciando.

E você também pode localizar facilmente os dados para acompanhar as performances das campanhas.

Você consegue fazer um acompanhamento completo referente ao seu planejamento: sincronizar campanhas, realizar alterações de texto ou segmentação.

Como mencionamos anteriormente, caso você queira replicar uma campanha da sua conta do  Google Ads, você consegue realizar através da opção "importar as ações" da plataforma.

Apesar de precisar realizar alguns ajustes, algumas ações básicas permanecem configuradas.

Evitando que você perca tempo ao remontar uma campanha que já tenha apresentado bons resultados. 

Acompanhe seu desempenho em tempo real

A função "Acompanhamento de Conversão", permite que seja possível analisar todo o desempenho das suas campanhas online.

Você tem a chance de aprimorá-los, e determinar se suas estratégias estão funcionando. 

Para realizar essa operação é necessário configurar uma tag do Rastreamento Universal de Eventos (UET), que será a referência para as análises a respeito dessa ação.

Extensões de anúncios 

O Microsoft Advertising conta com mais de 10 tipos diferentes de extensões para que você consiga conduzir melhor o seu público.

Você pode incluir acesso direto a um número de telefone, endereço, landing page (página otimizada para conversões), solução de dúvidas frequentes e muito mais.

A grande vantagem além de agregar mais informações, é que as campanhas ocupam um espaço maior, a chance delas serem notadas com mais facilidade. 

Faça remarketing com o Microsoft Ads

Remarketing é uma estratégia utilizada para lembrar aquele usuário que já acessou o seu site ou então para aquele usuário que abandonou o carrinho de compras. 

É uma maneira de mostrar o seu produto para que o usuário continue vendo e tome uma decisão de compra.

Com o Microsoft Ads possui alternativas para focar uma ou mais mensagens nesse público específico, testando formatos que transformem desistências em negócios para sua empresa.

Principais diferenças entre o Microsoft Ads e o Google Ads

Se você se interessou pelas vantagens do Microsoft Ads e já utiliza o Google Ads provavelmente está curioso para saber quais são as diferenças entre as plataformas.

Nesse caso conheça quais são as principais diferenças entre o Google e essa plataforma:

Orçamento

Enquanto o Google Ads permite que só permita que estabeleça orçamentos diários, para as suas campanhas, o  Microsoft Advertising permite que você estabeleça um orçamento mensal. 

Dessa forma você pode ter um maior controle dos seus gastos.  

Altere os fuso horários

Tanto o Google Ads, quanto o Microsoft Advertising permitem que você faça a programação de quando as suas campanhas devem ser veiculadas.

Enquanto o Google Ads só permite que você veicule o anúncio no fuso horário que você definiu no momento em que criou a sua conta, o Microsoft Advertising permite que você altere esse fuso horário para se adequar a localização do seu público.

Parceiros de pesquisa

O Microsoft Advertising possui diferentes configurações para você veicular suas campanhas em sites parceiros. 

Com o  Microsoft Ads oferece três possibilidades para configurar:

  • Todas as redes de busca (busca do Bing, AOL e Yahoo e parceiros de busca de syndication), ou seja, sites próprios e search partners
  • Somente nas buscas pertencentes e mantidas do Bing, AOL e Yahoo
  • Somente parceiros de busca de syndication do Bing, AOL e Yahoo.

E ainda pode divulgar seus anúncios em parceiros como: 

  • Verizon Media (que inclui Yahoo, AOL e seus respectivos parceiros de busca).
  • Amazon.
  • Skype.
  • Outlook.
  • Cortana.
  • Windows 10.
  • Apple.
  • Entre outros.

Segmentação aprimorada

Você ainda pode segmentar seus anúncios com base nas informações do Linkedin, que é uma rede social onde os usuários divulgam seu currículo profissional. 

Dessa forma, é possível que você selecione seu público-alvo com base na empresa, setor e funções de trabalho, de forma semelhante ao que fazem no LinkedIn Ads.

Utilize o Microsoft Advertising para aumentar suas vendas

Se você possui um ecommerce ou deseja divulgar seus serviços online, você pode investir em anúncios pagos possibilitando que mais pessoas vendam o seu produto.

A vantagem de iniciar com o Microsoft Advertising é que você vai investir menos, para alcançar o seu público alvo. 

Você ainda pode contratar um Gestor de Tráfego, para criar campanhas de anúncios, e melhorar o tráfego do seu site.

E não esqueça de manter um bom atendimento e se certificar de oferecer um bom pós-venda, para isso utilize um chat online como o JivoChat, não deixe de conhecer todos os recursos que a ferramenta oferece.

Boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download