Anúncio publicitário: aprenda a fazer o seu

Índice

Fazer um anúncio publicitário é uma solução para quem deseja aumentar o reconhecimento de seu produto ou serviço, e ainda aumentar suas vendas. 

Você já parou para pensar na maneira que você divulga seus produtos ou serviços online e offline?

Talvez você até já esteja criando anúncios, mas pode ser que eles não estejam no formato correto.

Ou se você ainda não está criando anúncios, é hora de dar um passo adiante na divulgação dos seus produtos. 

Pois, não basta deixá-lo apenas à disposição dos seus clientes, e esperar que ele seja encontrado por eles.

Você precisa divulgá-lo, e de preferência para o público certo, nos canais certos e no formato correto. 

Nesse artigo vamos abordar os diferentes tipos de anúncio, o que são os anúncios, e como você pode utilizá-los para que as pessoas tomem conhecimento do seu serviço, ou do seu produto. 

O que é um anúncio publicitário? 

De acordo com Philip Kotler, um importante economista e estudioso da área do marketing, os anúncios são qualquer forma de apresentação paga, não pessoa, que promove serviços, produtos ou ideias através de um patrocinador pago. 

Os anúncios revolucionaram a publicidade, e estão presentes em nossas vidas desde 1809 até os presentes dias. 

E você já deve ter visto muitos anúncios em revistas, outdoors, e até mesmo bancas de jornais. 

No Brasil os anúncios publicitários estão classificados como um gênero textual utilizado para promover uma marca, produto, serviço ou ideia para um público-alvo em um meio de comunicação.

Em anúncios, a comunicação ocorre de maneira unilateral para os receptores, pois não sabemos não temos um feedback imediato desse receptor.

Logo, a mensagem a ser transmitida através de um anúncio deve ser clara. 

Ao longo dos anos a comunicação nos anúncios publicitários foi se modificando, conforme outros meios de comunicação foram surgindo e o marketing também se modificou.

Objetivos dos anúncios

Graças a utilização da função de linguagem apelativa, e com mensagem centrada no receptor,  os anúncios são facilitadores para que seja possível convencer o consumidor a realizar uma ação.

Essa ação geralmente é a compra de um produto, mas pode ser visitar uma loja, votar em um candidato ou ir a um show, por exemplo.  

Dessa forma, os anúncios podem ter diversos objetivos: 

  • Um dos principais objetivos de um anúncio é comunicar seu consumidor sobre a existência de determinado produto.
  • Anúncios podem ser ótimos para convencer seus consumidores a comprar um produto que não esteja sendo absorvido pelo mercado.
  • Também é uma maneira de apresentar novos produtos aos consumidores, e mostrar como eles podem utilizá-los no dia a dia.
  • São ótimas opções para quem quer construir relações longas com seus clientes.  

As empresas utilizam esse tipo de promoção, pois uma única mensagem é capaz de alcançar até milhões de pessoas dependendo do tipo de canal onde esse anúncio publicitário será promovido.

Dentre esses canais, os mais comuns são: rádio, televisão, site, jornais, revistas, e redes sociais.

Tipos de anúncios

Dependendo do tipo de informação a ser veiculada em um anúncio ele pode receber diferentes classificações.

As classificações mais comuns são: 

  • Comerciais: os mais comuns, pois se referem a compra e venda de produtos. 
  • Culturais: divulgação de atividades de entretenimento, teatro, shows, e outras.
  • Institucionais: para promover uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico
  • Políticos: divulgação de projetos, planos de ação dos políticos.
  • Religiosos: para mostrar ideias ou causas relacionadas ao tema.

Composição dos anúncios

Apesar de não existir uma regra para a composição dos anúncios, de uma maneira geral, tanto para o ambiente online quanto para o offline, os anúncios seguem a mesma estrutura básica, e são os pontos fortes para que você consiga realizar um bom anúncio.

É claro que se você optar por veicular seu anúncio no rádio ou na televisão, por exemplo, é preciso pensar nos elementos que você irá utilizar.

Pois, você não precisa de uma imagem, mas sim de um roteiro criativo para gravar seu áudio, ou no caso do Youtube, com custo maior, para criar um vídeo, ou utilizar editores como o Movavi que é um app de edição de vídeos muito simples de utilizar.

Existem muitos anúncios que utilizam a linguagem não verbal, sem a presença de palavras.  

Assim como existem anúncios que transmitem uma mensagem através de um texto, linguagem verbal, e também anúncios que utilizam ambos, sendo esses os mais comuns.

No entanto, estamos abordando o uso de anúncios com imagens, que são os mais veiculados por envolverem um custo menor de produção.  

Confira quais são os elementos básicos para anúncios de imagens:

Título

O título é muito importante em um anúncio, ele é um dos primeiros elementos a ter a atenção do leitor. 

Então trabalhar para estruturar um bom título que seja chamativo para despertar a curiosidade com certeza vai te garantir vantagem. 

Mas é importante que além de criativo esse título esteja coerente com a mensagem completa que o anúncio transmitirá ao consumidor. 

Para conquistar a atenção do leitor utiliza-se perguntas, ou comandos.  Mas tenha cuidado para que ele seja curto e que transmita uma mensagem clara e objetiva. 

Geralmente ele está posicionado no topo de um anúncio publicitário, mas tudo depende da estrutura e do design.

O importante é que ele consiga despertar o interesse para que o consumidor queira continuar lendo a mensagem. 

Imagem 

Embora nem todos os anúncios tenham uma imagem em sua composição, ela ocupa a segunda posição quando pensamos na atenção do consumidor.

E elas são muito úteis em anúncios, pois permitem que você demonstre seu produto, através de fotos, ou os benefícios que ele agrega.

Ainda é possível utilizar a imagem como storytelling fazendo com que o consumidor se identifique em uma situação em que mostre para ele o quanto ele precisa adquirir determinado produto. 

Quanto mais criativo, mais destaque você ganha da concorrência. 

E não esqueça de contar com a ajuda de softwares como o Photoshop e outros que podem ser úteis durante a elaboração da sua imagem ou do design do seu anúncio.

Se você não sabe nada sobre design, não se preocupe, porque o Canva é um software que contém muitos recursos para que você consiga desenvolver anúncios bonitos e sem muitas dificuldades. 

Texto ou Copy

O texto no corpo do seu anúncio é onde você mostra o valor do seu produto, e também é onde você responde possíveis questionamentos feitos no seu título.

Para conseguir vender seu produto demonstre seus benefícios!

E realize uma análise de público para saber quais são os benefícios  necessários para  resolver os problemas dos seus clientes e faça com que o seu cliente identifique a solução no seu produto.

Utilize técnicas de persuasão na hora de elaborar os seus textos, pois elas podem de dar uma boa vantagem contra a concorrência. 

Utilizar a repetição de palavras ajuda a gravar o produto na mente do público-alvo

Faça uso dos gatilhos mentais para despertar o senso de urgência nos seus consumidores, mensagem como “Só enquanto durarem os estoques” ou “Últimas unidades”

Identidade visual

Embora não essencial dentro do seu anúncio publicitário, lembre-se que a identidade visual de sua empresa deve servir para que os consumidores reconheçam sua marca. 

Então durante a veiculação de um anúncio pode aproveitar a oportunidade para reforçar a presença da sua marca e assim aumentar seu reconhecimento.

Por isso, dê preferência em utilizar a tipografia e as cores escolhidas para representar a sua empresa e não esqueça de deixar o logotipo em uma posição visível.

Como fazer um anúncio publicitário

Para que você consiga fazer um anúncio publicitário de sucesso, que atenda às suas expectativas e também as expectativas dos seus clientes, você precisa seguir alguns passos básicos. 

Analise sua audiência

Já destacamos o quanto é importante você conhecer sua audiência, e também o seu público alvo, minimizando sua chance de erros durante a transmissão da mensagem.

Por isso, estude seu público para ter insights ou então para descobrir como o seu produto pode resolver uma dor desse público.

E assim trabalhe para desenvolver respostas a algumas questões que possam ser comuns.

Também é importante fazer uma análise da concorrência e entender como você pode destacar seus produtos nos anúncios.

Não esqueça que embora seja muito importante um estudo da concorrência, do público alvo, é ainda mais importante que você mantenha esse anúncio alinhado com os valores da sua empresa e que o público possa identificar isso facilmente no seu anúncio. 

Escolha o canal onde seu anúncio será veiculado

Essa escolha deve ser tomada com base no comportamento da sua audiência ou do seu público alvo.

É uma decisão muito importante, pois lembre-se que você está investindo dinheiro para criar um anúncio publicitário e provavelmente vai querer ter algum retorno desse investimento.

Por tanto, analise e escolha os canais que sua audiência costuma frequentar.

Você pode utilizar a rede de display do Google, por exemplo, ou então veicular anúncios nas redes sociais.

Esses canais costumam ter um bom alcance, e também possuem um público bastante diversificado, por isso vale a pena avaliar a possibilidade de realizar anúncios dentro desses canais. 

Apresenta um design criativo

Aposto que você já viu como são os anúncios que a sua concorrência costuma veicular.

Com base nesses anúncios tente apresentar algo diferente e inovador para o seu público, quando for realizar a confecção do design.

Aposte em um design bonito e em uma imagem marcante  que seja coerente com a mensagem que você deseja transmitir ao seu público.

Não esqueça que essa é a chance de você fortalecer a presença da sua marca. 

Seja criativo!  

A criatividade é um fator muito importante na hora de criar um anúncio, e na hora de redigir seu texto não é diferente. 

Mas lembre que você precisa avaliar seu anúncio de uma forma geral, texto, design e imagens, pois tudo precisa estar conversando com o seu público e em concordância.

Assim você evita, se seu anúncio for veiculado online, que seus clientes sofram o famoso clickbait, que geralmente ocorre quando o seu anúncio transmite uma mensagem que foge da realidade do seu produto. 

Faça um brainstorm das características do seu produto e deixe o texto adequado com a imagem e a mensagem  que você quer passar.

Utilize o humor, sentimento e storytelling para que seus clientes criem uma ligação com o produto.

Revise seus anúncios

O último passo é verificar o conjunto final da obra. 

Verifique se seu anúncio possui todas as características do anúncio publicitário:

  • As imagens estão adequadas com o produto.
  •  Textos que não contenham erros gramaticais.
  • Uma linguagem atrativa ou persuasiva para o seu público
  •  Formato do seu anúncio está adequado com o canal que você escolheu
  •  Uso de call to action para que o público realize uma ação

Monitore seus resultados 

Por fim, é hora de você verificar se seus anúncios estão gerando resultados, e então agir para melhorar sua divulgação.

Analise o que os consumidores têm comentado dos seus produtos e dos seus anúncios.

Se você veiculou um anúncio através do Google você pode verificar utilizando o Google analytics,  se veiculou através do Facebook você pode analisar via Facebook analytics.

É importante que você crie mais de um anúncio e a partir daí passe a realizar os testes A/B para otimizar suas campanhas, se elas forem nas redes sociais.

Anúncios físicos são mais difíceis de mensurar, mas você pode ficar de olho nos comentários sobre o seu produto ou sua loja. 

Imagem vetorizada de uma mulher com megafone, fazendo um anúncio publicitário

Estratégias em anúncios

Você ainda pode utilizar algumas estratégias que são populares no Marketing para atrair a atenção dos consumidores. 

  • Tendência das crianças “Pester Power”: São anúncios voltados para o público infantil, e que encorajam as crianças a pedir para os pais comprarem algum produto específico. 
  • Apelo a Beleza: Anúncios que sugerem que os consumidores serão mais atraentes se utilizarem determinados produtos.
  • Afirmação científica ou estatística: utilizaram-se dados para convencer os consumidores a respeito do produto, como a qualidade ou até mesmo a necessidade de uso. 
  • Estilo de vida: São anúncios que sugerem que ao comprar determinado produto ou marca a pessoa terá acesso um maneira mais inspiradora ou um estilo de vida mais atrativo.
  • Marca de celebridade: É uma estratégia no qual o propósito é utilizar a imagem de uma ou mais celebridades para promover um produto específico ou um serviço. O principal objetivo consiste em conseguir uma audiência maior com base nos fãs daquela celebridade. 

Ainda entre as estratégias de marketing, essas duas com o foco direto em vendas,  para chamar a atenção em anúncios podemos citar o softsell e o hardsell:

  • Hardsell: Utiliza uma abordagem mais apelativa, é utilizada como uma técnica rápida e direta, para aqueles produtos que o público já tem conhecimento. 
  • Softsell:  Uma abordagem mais branda para quem deseja introduzir um produto novo no mercado. Voltado para a marca, fazendo com que o cliente desenvolva confiança nela. 

Vantagens em utilizar anúncios 

Agora que você já sabe como fazer um anúncio publicitário, vamos conhecer algumas vantagens do por quê você deve investir nessa potente ferramenta de Marketing.

Aumenta as vendas

O principal objetivo de utilizar anúncios nos seus produtos é promover uma maior chance de vendas. 

E alguns produtos precisam ser vendidos através de anúncios pois não são produtos de uso comum pelos consumidores então é necessário exibi-los.

Para esses produtos você pode mostrar seus usos e como os consumidores podem incluí-los em seu uso diário.

Consumidores adquirem outros produtos da marca

Geralmente os anúncios de produtos levam o nome de marcas. 

Quando os consumidores compram algo de uma marca, e gostam desse produto, eles tendem a pensar que os outros produtos da mesma marca serão melhores do que das marcas concorrentes.

Além de que quando um produto atinge suas expectativas, você pode esperar que esse consumidor faça outra compra.

E isso vale também para um bom atendimento ao cliente também. 

Melhora a reputação

Por ser um método de venda onde é utilizada a comunicação passiva, os consumidores não se sentem intimados a realizar uma compra, dessa forma é uma venda menos agressiva.

Os  consumidores passam a criar uma imagem boa da marca uma vez que não se sentem pressionados em dar uma resposta imediata.

Menos esforço para a venda de um produto

A possibilidade de que o consumidor que já tenha visto previamente um anúncio e a partir dele conheça os benefícios sem precisar que a equipe de vendas faça um esforço para a venda deste produto é grande. 

Dessa forma a equipe de vendas não precisa desperdiçar energia com um cliente que já conhece o produto e já sabe o que deseja. 

Exemplos de anúncios para você se inspirar

Trouxemos alguns exemplos de anúncios para que você se inspire a criar os seus. Confira:

Imagem de uma propaganda do McDonalds mostrando hambúrguer e outros combos

Anúncio comum do McDonalds, com promoção e combos.

Imagem de uma propaganda de um sorteio da marca Colgate

Anúncio da marca de pasta de dentes Colgate.

Imagem de uma propaganda da Ford mostrando a chave de um carro.

Anúncio da Ford, com uma cidade desenhada na chave do carro “a cidade está em suas mãos”.

Pronto para fazer seus anúncios incríveis?

Você aprendeu neste artigo a importância de realizar anúncios, como eles podem melhorar suas vendas e reforçar a sua marca. 

No entanto, para que você tenha sucesso, é necessário que você conheça sobre o seu público alvo, crie anúncios criativos para seus clientes e ainda utilize ferramentas de design para melhorar a resposta criativa dos seus anúncios.

Não esqueça de pesquisar sobre tráfego pago para saber mais sobre anúncios digitais ou de contratar um gestor de tráfego para que suas campanhas no ambiente virtual tenham sucesso.

Vale a pena também estudar sobre os 4 Ps do Marketing para aprender como posicionar um produto no mercado.

Conheça os anúncios de rich media, pois eles são uma excelente oportunidades para você aumentar sua taxa de conversão.

Aprenda a fazer anúncios na internet, com o Microsoft Advertising é uma ferramenta, que possibilita que administre os seus anúncios pagos que são veiculados através do buscador Bing e do Yahoo.

E para promover o seu negócio no ambiente virtual experimente se registrar no Google Meu Negócio ou utilizar a estratégia de Mobile Marketing.

Boas vendas!

Início Blog Marketing Anúncio publicitário: aprenda a fazer o seu
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download