Google Meu Negócio: o que é e como fazer?

Índice

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que vai te ajudar a dar mais visibilidade para o seu empreendimento.

Pois, ele é uma ferramenta que facilita o acesso do usuário a suas informações, e fica localizado em uma posição de destaque no buscador do Google.

Ele oferece informações relevantes sobre o seu negócio como reviews, endereço, comentários e muito mais.

Além disso, é possível utilizar o Google Meu Negócio para conquistar mais clientes através de estratégias como o Inbound Marketing.

Portanto, é essencial para quem possui um empreendimento e deseja promovê-lo no ambiente virtual.

Se você ainda não conhece essa ferramenta e quais são as suas vantagens, nesse artigo você terá acesso a informações completas sobre essa plataforma e como utilizá-la no Marketing Digital.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, como é conhecido em inglês, é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para empresas e organizações divulgarem seus empreendimentos dentro da plataforma.

Ela foi lançada pela Google em 2014, e reuniu diversos recursos de outras ferramentas que já haviam sido lançadas previamente em um único local, melhorando a experiência do usuário e o acesso às informações.

Por ser a maior plataforma de pesquisas mundial, o Google, possui um grande volume de acessos e isso faz com que muitas pessoas desejem divulgar os seus empreendimentos nela.

Por esse motivo utilizar o Google Meu Negócio é essencial para que você promova seus serviços no ambiente virtual.

Através do Google Meu Negócio o proprietário de um empreendimento preenche uma série de informações relevantes sobre o seu negócio que incluem:

  • localização
  • horário de funcionamento
  • telefone
  • imagens do local
  • site, entre outras

Essas informações ficam disponíveis ao alcance do público no momento em que ele realiza uma pesquisa.

Além desses recursos, a ferramenta também permite que os seus clientes adicionem avaliações e comentários sobre o seu serviço.

E com o apoio do Google Maps, outra ferramenta lançada pelo Google que funciona semelhante a um GPS,  também é possível que os usuários encontrem o local do seu estabelecimento e sejam direcionados para ele através da navegação pelo aplicativo.

Qual é o funcionamento do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é capaz de reunir diversas informações sobre um empreendimento.

Mas caso você esteja se perguntando como o Google sabe a hora de exibir a sua empresa ou de um concorrente, nós explicaremos a seguir.  

Ferramentas como o Google funcionam através de algoritmos, e são esses algoritmos que fazem uma busca por referências comerciais e exibem apenas aquelas mais relevantes para o usuário.

Essas ferramentas levam em conta a experiência do usuário para fornecer o resultado mais compatível com a pesquisa.

O algoritmo também se apoia em algumas características para que um estabelecimento apareça ou não para o usuário. Confira essas características:

  • Relevância: é uma combinação entre a ficha disponibilizada e também a pesquisa do usuário baseando-se na intenção deste usuário.
  • Distância: Leva em consideração a distância em que o usuário se localiza e a disponibilidade de estabelecimentos nesta região.
  • Proeminência: Considera a popularidade da empresa, reviews e notas.

E lembre-se que para se registrar no Google Meu Negócio é preciso ter um endereço físico. 

Vantagens em utilizar o Google Meu Negócio

Além das vantagens que já mencionamos, utilizar o Google Meu Negócio pode ser o passo inicial para que comece a divulgar a sua empresa no ambiente virtual.

Confira algumas das vantagens em cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio:

Credibilidade e Profissionalismo

Como já mencionamos anteriormente, o Google é uma plataforma que recebe milhões de acessos e pesquisas diárias.

E oferecer informações corretas em uma plataforma tão grande para que o seu cliente te encontre com mais facilidade transmite mais confiança sobre o seu empreendimento.

Sendo assim, empresas de essencialmente todo porte, incluindo SaaS, lojas físicas, lojas virtuais, empresas de software erp, serão ainda mais bem vistas, aumentando o número de acessos mensais ao site.

Além disso, as avaliações também são importantes para transmitir maior credibilidade. 

Melhorar a reputação da sua empresa

Como você já sabe, é possível deixar comentários e avaliações permitindo que o seu cliente saiba sobre a reputação da sua empresa e se ela realmente é confiável.

A avaliação funciona como prova social e é muito útil principalmente quando o seu negócio for avaliado por novos clientes. 

E por isso você pode e deve incentivar seus clientes atuais a avaliar o seu serviço. 

Melhora a interação com seus clientes

Através do Google Meu Negócio além de receber os comentários, você também pode responder as perguntas mais frequentes.

E utilizar os recursos de envio de fotos e vídeos para mostrar o seu trabalho, divulgar promoções e muito mais. 

De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”

Acesso a estatísticas

Através de um painel no Google Meu Negócio você pode obter dados relevantes sobre o fluxo de pesquisa e outras ações realizadas pelo usuário. 

É possível visualizar dados como:

  • Clientes que  pesquisam sobre a empresa
  • Como se comportam depois que encontram sua ficha
  • Quantos  ligaram diretamente para a empresa
  • Quantos solicitaram a rota para chegar no estabelecimento
  • Quantas usuários visitaram o site da sua empresa

A plataforma possui até mesmo gráficos para que você avalie o seu crescimento, além de contar com insights valiosos que contribuem para que você otimize o seu perfil.

Divulgar o seu site

Como comentamos, e comentaremos mais adiante, o Google Meu Negócio,  pode funcionar como uma estratégia para que você conquiste mais clientes.

E você pode utilizá-lo como um canal para levar informações relevantes ao seu público-alvo e mantê-lo atualizado sobre o seu nicho de mercado

Para isso você pode criar um site gratuitamente, oferecido pelo Google, e utilizá-lo em conjunto ao marketing de conteúdo é bem provável que você consiga adquirir novos clientes.

Como criar uma conta no Google meu negócio 

Para usufruir de todos os benefícios disponíveis pela plataforma o primeiro passo é criar a sua conta no Google Meu Negócio.

Para criar a sua conta vá até a página inicial do Google Meu Negócio e clique em “comece agora”.

Na próxima tela, você verá uma página com campos  para você preencher com informações sobre o seu empreendimento. 

Algumas dessas informações são:

  • Nome da empresa
  • País
  • Endereço
  • Código postal
  • Categoria

Na última página do formulário você pode marcar a opção que indica se você atende seus clientes em qualquer lugar, ou apenas no seu endereço. 

Leia os termos e clique em continuar.

Para confirmar a sua conta inserindo o número de celular no campo disponível e em seguida digite o código que provavelmente você recebeu através de um SMS. 

E assim que você confirmar o código você será direcionado para  a página que foi criada.

Página de Inserção de dados no Google Meu Negócio

Verificação de localização

Depois de criar a sua conta é necessário que você faça uma segunda verificação para confirmar se o endereço que você inseriu realmente é o endereço da sua empresa.

O Google te enviará um documento postal contendo um link, para permitir que você confirme que aquela é a sede da sua empresa.

Basta que você siga as instruções da carta para confirmar o seu endereço.

O próximo passo é acessar o Google Meu Negócio e gerenciar o local.

Agora você está pronto para adicionar as principais informações sobre o seu negócio como o horário de trabalho, fotos e telefones para contato.

Ainda é possível que você configure para receber alguns dados  sobre o fluxo do seu negócio por email. 

Crie seu site no Google meu negócio

Depois de confirmar o seu endereço no Google Meu Negócio você pode criar o seu próprio site. 

A ferramenta de sites do Google Meu Negócio é bastante simples, e embora ele não tenha tantos recursos quanto outras plataformas, ele é bastante útil para você que está começando. 

Para criar o seu site vá até a página da sua empresa no Google Meu Negócio e clique em Website na coluna da esquerda e em seguida clique em “get started”.

Criando um site no Google Meu Negócio

Após o clique o Google irá reunir algumas informações sobre a página para construir seu site.

E em seguida você receberá a mensagem de boas vindas.

Na próxima página você pode editar o tema, e também tem acesso a  pré-visualização do seu site antes da publicação.

Além de utilizar as suas informações, o Google também utilizará fotos que você publicou. 

Você pode personalizar o seu site antes da publicação:

  • Temas: embora o layout do site seja padrão, modificando o tema você modifica as cores e também as fontes do seu site
  • Edição: editar o título, a descrição e o texto da página inicial do Meu Negócio
  • Fotos: para adicionar mais fotos à sua galeria
  • Configurações: para mudar a URL e o idioma do site.

Para publicar o seu site, clique no canto superior direito da tela.

Escolha o seu nome de usuário, que também será o nome na sua URL. 

Você também pode definir se a sua página no Google Meu Negócio será a página principal a ser encontrada no Google maps e na busca do Google.

Se você já possui um site, é recomendável desmarcar essa opção. 

Otimizando a sua presença digital

Para que a sua ficha possua relevância para o algoritmo do Google, confira as dicas:

Deixe a sua ficha completa

Já comentamos que o algoritmo leva em consideração a sua relevância para intenção do consumidor, por isso é importante que você mantenha dados completos sobre o seu negócio na sua ficha.

Quanto mais informações você preencher, mais é para o algoritmo te identificar como um negócio relevante a ser mostrado para o consumidor.

Por isso elabore uma descrição atraente e inclua o máximo de informações que você puder na sua ficha.

Você também pode utilizar a ferramenta etiqueta Google meu negócio, para inserir palavras-chave que contribuam com a segmentação do  seu negócio.

Mantenha seus dados atualizados

Além de manter a sua ficha completa para contribuir com a experiência do usuário é importante que você mantenha seus dados atualizados.

Principalmente os meios de contato, pois o algoritmo do Google é capaz de detectar informações obsoletas. 

Ele consegue detectar páginas que estão fora do ar ou telefones que são rejeitados.

Adicione fotos, ofertas e novidades

No próprio Google meu negócio é possível que você adicione vídeos, fotos e ofertas que irão aparecer abaixo da sua ficha.

Essas imagens além de aumentarem o tamanho de exibição da sua ficha, também podem servir para atrair os seus clientes através do Marketing de Conteúdo.

Ofertas e descontos costumam captar a atenção dos clientes com mais facilidade, realize publicações no Google Meu Negócio com periodicidade. 

Como o Google Meu Negócio pode ajudar a sua estratégia de Marketing?

Se você já está por dentro do Marketing Digital, provavelmente já conhece o marketing de conteúdo. 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital e que quando bem aplicada funciona para atrair mais clientes. 

No Marketing de Conteúdo você oferece aos seus clientes conteúdo de valor para que eles possam se interessar pelo seu produto ou serviço.

Esses conteúdos podem ser oferecidos através de um blog, página de site ou redes sociais.

Quando distribuído através de conteúdos em blog você pode trabalhar SEO para ser encontrado no Google com mais facilidade.

Por isso, é recomendado que você possua um site profissional em uma plataforma de hospedagem própria para sites. 

Você pode utilizar o Google Meu Negócio para divulgar prévias das suas publicações e também fazer com que o seu site ganhe uma exposição maior.

E se você quiser saber como essa estratégia funciona na íntegra,  conheça o curso Treinamento Máquina de Conteúdo .

Um curso completo com 12 módulos, que te guia passo a passo para que você conheça quais são as melhores estratégias para aplicar no seu negócio e ainda fazer com que os clientes avancem pelo funil de vendas para que você consiga mais clientes.

5 Plataformas para você criar o seu site otimizado

Mencionamos a importância de você diferentes estratégias ao Google meu negócio para que você consiga captar mais clientes e alcançar mais pessoas.

Você pode criar um site através do Google meu negócio, e apesar de ser um site responsivo, ele não é a melhor opção para quem deseja com marketing de conteúdo e SEO. 

Pois, o algoritmo do Google leva em conta uma série de parâmetros na hora de fazer o ranqueamento.

Por isso, trouxemos 5 plataformas para você criar um site profissional e segurança.

1. SITE123

O Site 123 é uma plataforma de hospedagem de sites que conta com um construtor de sites simples e fácil para você que não possui conhecimentos de design ou de programação.

A plataforma ainda conta com 100 templates prontos para que você possa editar e otimizar.

2. Webnode

Uma plataforma com mais de 40 milhões de usuários que permite que você crie um site ou até mesmo um ecommerce dentro da plataforma.

Você ainda pode atualizar o seu site através do seu tablet ou celular.

Possui um editor de site com um sistema de blocos, basta arrastar o blocos para montar o seu site.

3. Weblium

Como Weblium você constrói sites, blogs e landing pages com temas que se adequam a sua necessidade.

São mais de 300 templates disponíveis, construa um site bonito e responsivo e faça a manutenção do seu site em poucos minutos. 

Com soluções otimizadas para as ferramentas de busca.

4. Weebly

Crie seu site ou seu ecommerce profissional com Weebly. Uma plataforma otimizada para as ferramentas de SEO. 

Com sistema de marketing incorporado que permite que você promova a sua marca através de e-mails facilitando a divulgação do seu site. 

5. WordPress

É um dos sites de hospedagem mais conhecidos do mundo, mais de 42% dos sites disponíveis na internet.

A vantagem é que o Wordpress conta com uma série de plugins para que você possa melhorar e otimizar a experiência do usuário durante o acesso ao seu site.

Como excluir o Google Meu Negócio? 

Ok, mas e se você quiser se desfazer do Google meu negócio?

Fique tranquilo, pois é possível excluir a sua ficha, no entanto essa exclusão não pode ser desfeita.

Se você optar por excluir a sua ficha, terá que criá-la novamente.

Para excluir a sua conta primeiro faça o login.

No menu do lado esquerdo, ao rolar a barra para baixo, você vai encontrar a opção “gerenciar locais”.

Clique no “gerenciar locais" para ver uma lista com as empresas que estão cadastradas e selecione a empresa que você deseja excluir.

Print screen de exclusão de conta Google Meu Negócio

Clique no botão “ações” na barra azul logo em cima do nome da empresa e selecione a opção “remover local”.

Print screen de exclusão de conta Google Meu Negócio 2

Depois basta confirmar na nova janela que irá abrir “remover” e pronto!

Utilize o Google Meu Negócio para promover a sua empresa

Neste artigo apresentamos a ferramenta Google Meu Negócio e como ela é importante para a promoção do seu empreendimento.

Não esqueça de que se você tiver um negócio físico considere também utilizar o ambiente virtual para promovê-lo.

Construa um site ou ecommerce e invista em marketing de conteúdo oferecendo informações através de um blog.

E não se esqueça de oferecer um atendimento de qualidade dentro do seu site e investir na experiência do usuário facilitando a comunicação.

Por isso invista em um serviço de atendimento via chat online, conheça o JivoChat e todos os recursos que ele oferece.

Boas vendas! 

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