10 melhores cursos de marketing de conteúdo em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O marketing de conteúdo continua sendo a melhor estratégia para empresas que tem como objetivo construir uma presença digital e estreitar o relacionamento com seu público pela internet.

Isso é ainda mais importante em um mercado com o do Brasil. Segundo o estudo TIC Domicílios feito pelo Cetic.br em 2022, 149 milhões de brasileiros usam a internet e 142 milhões fazem o uso diário ou quase diário.

Essas pessoas geralmente navegam pelas redes sociais, escutam músicas e consome conteúdo de todos os tipos.

A facilidade ao acesso para consumir conteúdo de qualidade a qualquer momento gera um grande desafio para marcas que desejam capturar e manter a atenção dessas pessoas.

Para fazer isso se uma forma que não seja direta e agressiva, é preciso atuar com estratégias de marketing digital como o marketing de conteúdo.

Dessa forma é possível conquistar esses consumidores oferecendo conteúdos de valor que agreguem em seu dia a dia, enquanto as empresas associam suas marcas a esse valor gerado.

Se você tem interesse em se aprofundar nessa estratégia, confira nosso artigo e conheça os melhores cursos de marketing de conteúdo da internet. Vamos lá?

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital. Seu objetivo é criar, publicar e divulgar conteúdos digitais para atingir, conquistar e fidelizar um público-alvo.

Através de conteúdos que ofereçam valor e utilidade, sendo relevantes, empresas são capazes de criar uma relação de confiança com seu público e demonstram preocupação em agregar algo em suas vidas.

Esse valor vai além de oferecer produtos e serviços de forma descontextualizada e com foco comercial.

A proposta é uma aproximação mais suave e oportuna do público-alvo com conteúdos que sejam informativos e ofereçam soluções para seus problemas e, depois, apresentem produtos e serviços que resolvam essas questões.

Quais as vantagens de fazer um curso de marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente para se aproximar dos consumidores, conquistar sua confiança e transformá-los em possíveis clientes.

Para entender melhor a importância do marketing de conteúdo, confira as principais vantagens de curso de marketing de conteúdo para dominar essa estratégia digital.

Entender melhor seu público-alvo

Identificar e descobrir quais são os problemas e dores do seu público-alvo é fundamental para que empresas ofereçam soluções que realmente ajudem seus clientes.

Esse estudo é parte integral para a realização de um plano de marketing de conteúdo.

Depois de detectar essas informações, profissionais de marketing pode direcionar vídeos, posts, áudios e textos para esses temas.

A proposta é mostrar a esses consumidores que as dores e os problemas podem ser superados com as soluções que o negócio oferece.

Nutrir seus leads

Essa estratégia de marketing visa educar e informar potenciais clientes para que entendam como uma empresa pode ajudar a resolver seus principais problemas.

Marcas usam publicações em blogs, ebooks, podcasts, vídeos e diversos outros formatos para alcançar seus leads.

Ao produzir conteúdos de qualidade, é possível qualificar esses leads, fazendo com que conheçam e se interessem pelo que sua empresa faz. Dessa forma, acabam se tornando leads qualificados.

Gerar consciência de marca

O conhecimento de marca é um conceito relacionado ao nível de inserção de uma marca no mercado e seu nível de reconhecimento pelos consumidores.

O marketing de conteúdo contribui com isso. Através dos conteúdos gerados a marca é capaz de gerar identificação nas pessoas através deus valores, missão e visão.

Fidelizar clientes

Clientes são capazes de perceber quando uma marca está buscando apenas aumentar seu número de vendas ou se está realmente interessada em resolver os problemas e melhorar a vida de seus clientes.

As estratégias de marketing de conteúdo permitem que as empresas mantenham um produção constante de conteúdos que se relacionam com clientes e leads, alimentando uma relação mais próxima e baseada na confiança e identificação.

Converter mais vendas

Por fim, apesar de não ser o principal objetivo do marketing conteúdo, essa estratégia é capaz de contribuir de forma expressiva para as vendas.

Isso acontece porque o marketing de conteúdo prepara os leads e os impulsiona em sua jornada de compras.

Isso faz com que as pessoas sintam-se mais confiantes para comprar os produtos e os serviços de uma empresa em que confiam.

Melhores cursos de marketing de conteúdo online

Confira a seguir uma lista com os melhores materiais da internet para aprender sobre marketing de conteúdo.

1. Curso de Marketing de Conteúdo – Planejamento para Mídias Sociais – Udemy

O curso de marketing de conteúdo para mídias sociais foca no planejamento e tem como objetivo apresentar formas de como alcançar as metas definidas nesse planejamento.

O conteúdo ensina como organizar informações básicas da empresa e suas metas em sua primeira parte.

É o momento em que o foco está em definir o produto ou serviço que será ofertado ao público, metas de marketing e quem é o público-alvo.

A segunda parte abordam o planejamento de conteúdo para mídias sociais com foco em compreender que criar conteúdo não é só falar sobre o produto ou fazer publicações engraçadas.

Os alunos também terão acesso a um template de planejamento de marketing digital, um modelo de calendário de conteúdo para mídias sociais e um modelo de pauta quinzenal.

Carga horária: 2,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Estrutura para o planejamento de marketing digital
  • Definição de metas
  • Quem é seu público-alvo
  • Canais de comunicação digital
  • Calendário estratégico de conteúdo
  • Tópicos e ferramentas
  • Formato de conteúdo
  • Repetir e reutilizar

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

2. Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo – Udemy

Esse é um curso para quem deseja liberdade financeira e independência em sua carreira atuando como redator.

O conteúdo apresenta estratégias e ferramentas para que profissionais atuem no mercado tradicional e obtenham sucesso em seus próprios conteúdos ou como freelancer.

As aulas contam com vídeos, livros digitais, planilhas, templates e referências que ensinam a escrever textos que atingem as primeiras posições do Google.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Estrutura do texto e SEO
  • Redação SEO
  • Produção de conteúdo para SEO na prática
  • Novo projeto de conteúdo
  • Redator freelancer
  • Ferramentas na prática
  • Dicas rápidas

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

3. Curso de Criação e Gestão de Conteúdo para Social Media – Udemy

Esse curso de marketing de conteúdo ensina a criar conteúdos relevantes e engajadores voltados para as redes sociais.

São 50 aulas que ensinam a criar uma identidade de marca, planejar seu negócio e criar a identidade textual e visual do negócio.

No começo será preciso refletir a missão e a visão para o futuro. Com essas informações, criar uma persona baseada em seu público e definir o tom da comunicação.

A partir daí será possível refletir sobre os passos que os clientes irão dar na jornada de compra e como você pode guiá-los através de conteúdos relevantes.

Também serão abordados assuntos como como criar conteúdo, quanto, como e onde postá-lo.

Carga horária: 4,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Criando a identidade e voz de sua marca
  • Planejando conteúdos originais
  • Construindo a identidade textual
  • Construindo a identidade visual
  • Dicas e recomendações finais

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

4. Curso Inbound Marketing – O marketing que as pessoas buscam – Udemy

O curso de Inbound Marketing foi criado com a viabilização de ações em mente, tendo como objetivo ensinar os alunos enquanto colocam a mão na massa para tirar suas estratégias do papel.

O conteúdo segue um modelo e sequência de ações que já foram usadas em clientes reais.

A proposta é trazer estratégias que já foram validadas no mercado, vendo os processos acontecendo de verdade nas ferramentas, plataformas e materiais que serão usados.

O material é uma excelente fonte de aprendizado para profissionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente que buscam impulsionar suas carreiras.

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Introdução ao Inbound Marketing
  • Processos e estratégias de Inbound
  • Definindo personas e jornada de consumo
  • Como estruturar ações de conteúdo
  • Estratégias de qualificação de leads e lead score
  • Transformando visitantes em leads
  • Definição de metas Inbound

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

5. Content marketing: do planejamento à execução – Domestika

Quem desenvolveu esse curso de marketing de conteúdo foi o especialista em marketing digital Gustavo Miller, que já deu voz ao conteúdo de grandes empresas como Red Bull, TV Globo e Shopify.

Em seu material, ele compartilha sua metodologia e os segredos que aprendeu colocando a mão na massa para criar publicações que perdurem no tempo.

As aulas ensinam a criar conteúdo de relevância para ampliar a presença digital de sua marca começando do zero.

As aulas mostram como achar sua própria voz com técnicas aplicadas de storytelling, como definir sua audiência e criar um calendário de conteúdo.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estruturação
  • Achando sua voz
  • Estratégia dos 3 Hs
  • Plataforma
  • Calendário de conteúdo
  • Ferramentas para mandar bem
  • Conversando e interagindo com seu público

Tipo de acesso: Acesso ilimitado através da plataforma Domestika.

6. Marketing de Conteúdo – Rock University

A Rock Content conta com um material que ensina os conceitos fundamentais do marketing de conteúdo.

As estratégias foram utilizadas na própria Rocket, que conquistou 3 milhões de visitas mensais em seu blog em menos de 6 anos.

O conteúdo se aprofunda bem no tema e ensina a trabalhar com essa estratégia de forma efetiva, aplicando técnicas para integrar as vendas e o marketing de um negócio.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Definir KPIs – Key Performance Indicators para uma estratégia de marketing de conteúdo
  • Estruturar o público-alvo e a persona
  • Determinar melhores canais
  • Escolher o CMS
  • SEO

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma PbyP School.

7. Curso de Marketing de Conteúdo Gratuito – HubSpot Certification

A HubSpot oferece um curso de marketing de conteúdo gratuito de qualidade para quem busca materiais mais acessíveis.

As aulas ensinam sobre as técnicas do inbound marketing, criação de conteúdo, promoção nas mídias sociais, conversação e estimulação de leads.

A ideia do material é que assim que os estudantes finalizem seus estudos, estejam prontos para colocar uma estratégia de inbound em prática.

Carga horária: 4,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Fundamentos de inbound marketing
  • Planejamento estratégico
  • Como criar um post de blog
  • Mídias sociais
  • Estratégia de crescimento conversacional
  • Lead nurturing
  • Sintonia entre marketing e vendas

Tipo de acesso: Acesso gratuito através da plataforma de ensino da HubSpot.

8. Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão – Alura

A Alura conta com um conteúdo dinâmico para quem deseja aprender a criar conteúdo para internet.

As aulas ensinam a organizar e planejar suas pautas de acordo com o momento mais acertado.

Usando edições simples, também é possível aplicar técnicas para rankear bem seu conteúdo no Google.

Por fim, o curso ensina como usar métricas e resultados para refinar a produção de conteúdo futura.

Carga horária: 4 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Introdução à produção de conteúdo
  • Quem é seu público?
  • Planejando pautas
  • Editando para o digital
  • Acompanhando resultados

Tipo de acesso: Acesso através de um plano mensal na plataforma Alura.

9. Curso de Marketing de Conteúdo Gratuito – iPED

O curso de marketing de conteúdo gratuito do iPED funciona como uma introdução ao conceito na área de comunicação, marketing e vendas.

As aulas explicam o que é o marketing de conteúdo, porque fazê-lo, apresenta cases, ensina sobre storytelling e personas.

Carga horária: 10 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • O que é marketing de conteúdo?
  • Apresentação de cases
  • O que é Storytelling
  • Como contar uma boa história?
  • "Viralizando" sua história
  • Personas
  • Conteúdos e canais
  • Questionário de personas
  • Personas na prática

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.

10. Curso de Marketing de Conteúdo Online – EBAC

Por fim, a EBAC conta com um curso que ensina a dominar as habilidades e estratégias necessárias para criar conteúdo de alta qualidade e ser valorizado por pessoas e empresas.

As aulas mostram formas de como definir seu público-alvo, se posicionar nos mecanismos de busca, avaliar métricas, fidelizar clientes e impulsionar sua carreira no universo do marketing.

Carga horária: 14 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Introdução ao marketing de conteúdo
  • Marketing de entrada
  • Estudo centrado no usuário
  • SEO
  • Processo criativo e produção
  • Gerenciamento de marketing de conteúdo
  • Entrevista e projeto final

Tipo de acesso: Acesso ao curso por tempo ilimitado.

Escolheu um curso de marketing de conteúdo?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar opções interessantes de cursos para aprender marketing de conteúdo.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre esse assunto e como ele faz parte de uma estratégia bem encaixada, confira nosso guia completo de marketing digital.

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