O marketing de conteúdo segue sendo uma estratégia eficiente para atrair, engajar e fidelizar clientes. Afinal, o brasileiro passa muito tempo online, segundo um relatório da We Are Social de 2024, o brasileiro passa uma média de 9 horas e 24 minutos por dia conectado, ficando atrás apenas da África do Sul.
Investir em um bom curso de marketing de marketing de conteúdo pode ser um diferencial para produzir conteúdos que geram valor e reforçam a autoridade online da marca. Esses profissionais dominam as técnicas necessárias para criar um plano estratégico e criar materiais que se conectam com a audiência.
Se você tem interesse em se aprofundar nessa estratégia, confira nosso artigo e conheça os melhores cursos de marketing de conteúdo da internet. Vamos lá?
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital. Seu objetivo é criar, publicar e divulgar conteúdos digitais para atingir, conquistar e fidelizar um público-alvo.
Através de conteúdos que ofereçam valor e utilidade, sendo relevantes, empresas são capazes de criar uma relação de confiança com seu público e demonstram preocupação em agregar algo em suas vidas.
Esse valor vai além de oferecer produtos e serviços de forma descontextualizada e com foco comercial.
A proposta é uma aproximação mais suave e oportuna do público-alvo com conteúdos que sejam informativos e ofereçam soluções para seus problemas e, depois, apresentem produtos e serviços que resolvam essas questões.
Como escolher o melhor curso de marketing de conteúdo
Para encontrar um curso sério, e não cair em treinamentos genéricos ou promessas exageradas. Vale observar alguns critérios que fazem diferença de verdade, como a experiência do professor, se o curso apresenta projetos práticos voltados a cenários reais do mercado.
Um bom curso deve abordar temas essenciais como: princípios do marketing de conteúdo, SEO, fundamentos de narrativa, escrita persuasiva e storytelling, criação de pautas, organização editorial e planejamento e análise de performance e otimização contínua.
Quanto mais abrangente o programa, maior será sua capacidade de aplicar o que aprende de forma estratégica.
Além disso, o universo do marketing de conteúdo se transforma rapidamente. Por isso, opte por cursos que revisam e atualizem suas aulas, mantendo você alinhado ao que o mercado exige hoje.
Curso de Marketing de Conteúdo
Melhores cursos de marketing de conteúdo online
Aprender sozinho exige tempo, testes e muitos erros. Um curso bem estruturado acelera o processo e ajuda a aplicar técnicas validadas no mercado.Confira a seguir uma lista com os melhores materiais da internet para aprender sobre marketing de conteúdo.
1. Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais | Atualizado
Esse curso de marketing de conteúdo é ideal para quem deseja aprender a estruturar um planejamento estratégico e criar conteúdos direcionados às metas do negócio.
Os alunos terão acesso a um template de planejamento de marketing digital, um modelo de calendário de conteúdo para mídias sociais e um modelo de pauta quinzenal.
Carga horária: 2,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Estrutura para o planejamento de marketing digital
- Definição de metas
- Quem é seu público-alvo
- Canais de comunicação digital
- Calendário estratégico de conteúdo
- Tópicos e ferramentas
- Formato de conteúdo
- Repetir e reutilizar
Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy
2. SEO e Marketing de Conteúdo - Redator Hacker
Pensado para profissionais que desejam trabalhar como redator, produzir conteúdos otimizados e conquistar clientes como freelancer.
Esse treinamento de marketing de conteúdo traz estratégias e ferramentas para que profissionais atuem no mercado tradicional e obtenham sucesso em seus próprios conteúdos ou como freelancer.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Estrutura do texto e SEO
- Redação SEO
- Produção de conteúdo para SEO na prática
- Novo projeto de conteúdo
- Redator freelancer
- Ferramentas na prática
- Dicas rápidas
Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy
3. Criação e Gestão de Conteúdo p/ Social Media - COMPLETO
Esse curso de marketing de conteúdo ensina a criar conteúdos relevantes e engajadores voltados para as redes sociais. Sendo um treinamento completo para quem quer criar uma identidade de marca, planejar seu negócio e criar a identidade textual e visual do negócio.
Carga horária: 5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Criando a identidade e voz de sua marca
- Planejando conteúdos originais
- Construindo a identidade textual
- Construindo a identidade visual
- Dicas e recomendações finais
Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy
4. Inbound Marketing - O marketing que as pessoas buscam
Indicado para quem deseja entender mais sobre o Inbound Marketing, esse curso aborda estratégias que já foram validadas no mercado, vendo os processos acontecendo de verdade nas ferramentas, plataformas e materiais que serão usados.
Esse curso de marketing de conteúdo é uma excelente fonte de aprendizado para profissionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente que buscam impulsionar suas carreiras.
Carga horária: 6,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Introdução ao Inbound Marketing
- Processos e estratégias de Inbound
- Definindo personas e jornada de consumo
- Como estruturar ações de conteúdo
- Estratégias de qualificação de leads e lead score
- Transformando visitantes em leads
- Definição de metas Inbound
Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy
5. Content marketing: do planejamento à execução
Criado pelo Gustavo Miller, especialista em marketing digital, esse curso de marketing de conteúdo é focado em storytelling, criatividade e criação de uma forte presença digital.
Ele compartilha sua metodologia e os segredos que aprendeu colocando a mão na massa para criar publicações que perdurem no tempo. As aulas ensinam a criar conteúdo de relevância para ampliar a presença digital de sua marca começando do zero.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Oferece um certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Estruturação
- Achando sua voz
- Estratégia dos 3 Hs
- Plataforma
- Calendário de conteúdo
- Ferramentas para mandar bem
- Conversando e interagindo com seu público
Tipo de acesso: Acesso ilimitado através da plataforma Domestika.
6. Marketing de Conteúdo – Rock University
A Rock Content oferece um curso de marketing de conteúdo que se aprofunda bem no tema e ensina a trabalhar com essa estratégia de forma efetiva, aplicando técnicas para integrar as vendas e o marketing de um negócio.
As estratégias foram utilizadas na própria Rocket, que conquistou 3 milhões de visitas mensais em seu blog em menos de 6 anos.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Definir KPIs – Key Performance Indicators para uma estratégia de marketing de conteúdo
- Estruturar o público-alvo e a persona
- Determinar melhores canais
- Escolher o CMS
- SEO
Tipo de acesso: Acesso através da plataforma PbyP School.
7. Curso de Marketing de Conteúdo Gratuito – HubSpot Certification
A HubSpot oferece um curso de marketing de conteúdo gratuito de qualidade para quem busca materiais mais acessíveis.
As aulas ensinam sobre as técnicas do inbound marketing, criação de conteúdo, promoção nas mídias sociais, conversão e estimulação de leads.
A ideia do material é que assim que os estudantes finalizam seus estudos, estejam prontos para colocar uma estratégia de inbound em prática.
Carga horária: 4,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Fundamentos de inbound marketing
- Planejamento estratégico
- Como criar um post de blog
- Mídias sociais
- Estratégia de crescimento conversacional
- Lead nurturing
- Sintonia entre marketing e vendas
Tipo de acesso: Acesso gratuito através da plataforma de ensino da HubSpot.
8. Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão – Alura
A Alura conta com um conteúdo dinâmico para quem deseja aprender a criar conteúdo para internet. As aulas ensinam a organizar e planejar suas pautas de acordo com o momento mais acertado. Usando edições simples, também é possível aplicar técnicas para rankear bem seu conteúdo no Google.
Carga horária: 4 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Introdução à produção de conteúdo
- Quem é seu público?
- Planejando pautas
- Editando para o digital
- Acompanhando resultados
Tipo de acesso: Acesso através de um plano mensal na plataforma Alura.
9. Curso de Marketing de Conteúdo Gratuito – iPED
O curso de marketing de conteúdo gratuito do iPED funciona como uma introdução ao conceito na área de comunicação, marketing e vendas. As aulas explicam o que é o marketing de conteúdo, porque fazê-lo, apresenta cases, ensina sobre storytelling e personas.
Carga horária: 10 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- O que é marketing de conteúdo?
- Apresentação de cases
- O que é Storytelling
- Como contar uma boa história?
- "Viralizando" sua história
- Personas
- Conteúdos e canais
- Questionário de personas
- Personas na prática
Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.
10. Curso de Marketing de Conteúdo Online – EBAC
Por fim, a EBAC conta com um curso que ensina a dominar as habilidades e estratégias necessárias para criar conteúdo de alta qualidade e ser valorizado por pessoas e empresas.
As aulas mostram formas de como definir seu público-alvo, se posicionar nos mecanismos de busca, avaliar métricas, fidelizar clientes e impulsionar sua carreira no universo do marketing.
Carga horária: 14 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Introdução ao marketing de conteúdo
- Marketing de entrada
- Estudo centrado no usuário
- SEO
- Processo criativo e produção
- Gerenciamento de marketing de conteúdo
- Entrevista e projeto final
Tipo de acesso: Acesso ao curso por tempo ilimitado.
Para quem é indicado um curso de marketing de conteúdo?
Nessa lista de cursos que apresentamos existem treinamentos para diversos públicos, como iniciantes que querem aprender marketing de conteúdo do zero e profissionais de marketing digital que querem aperfeiçoar seu conhecimento.
Além disso, também é indicado para profissionais que trabalham com redes sociais, redatores e até mesmo donos de pequenas empresas que precisam ter um perfil ou site ativo na internet. Se você quer elevar o nível estratégico e técnico da sua produção, um bom curso reduz anos de tentativa e erro.
Quais as vantagens de fazer um curso de marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente para se aproximar dos consumidores, conquistar sua confiança e transformá-los em possíveis clientes.
Para entender melhor a importância do marketing de conteúdo, confira as principais vantagens de curso de marketing de conteúdo para dominar essa estratégia digital.
Entender melhor seu público-alvo
Identificar e descobrir quais são os problemas e dores do seu público-alvo é fundamental para que empresas ofereçam soluções que realmente ajudem seus clientes.
Esse estudo é parte integral para a realização de um plano de marketing de conteúdo.
Depois de detectar essas informações, profissionais de marketing pode direcionar vídeos, posts, áudios e textos para esses temas.
A proposta é mostrar a esses consumidores que as dores e os problemas podem ser superados com as soluções que o negócio oferece.
Nutrir seus leads
Essa estratégia de marketing visa educar e informar potenciais clientes para que entendam como uma empresa pode ajudar a resolver seus principais problemas.
Marcas usam publicações em blogs, ebooks, podcasts, vídeos e diversos outros formatos para alcançar seus leads.
Ao produzir conteúdos de qualidade, é possível qualificar esses leads, fazendo com que conheçam e se interessem pelo que sua empresa faz. Dessa forma, acabam se tornando leads qualificados.
Gerar consciência de marca
O conhecimento de marca é um conceito relacionado ao nível de inserção de uma marca no mercado e seu nível de reconhecimento pelos consumidores.
O marketing de conteúdo contribui com isso. Através dos conteúdos gerados a marca é capaz de gerar identificação nas pessoas através de seus valores, missão e visão.
Fidelizar clientes
Clientes são capazes de perceber quando uma marca está buscando apenas aumentar seu número de vendas ou se está realmente interessada em resolver os problemas e melhorar a vida de seus clientes.
As estratégias de marketing de conteúdo permitem que as empresas mantenham uma produção constante de conteúdos que se relacionam com clientes e leads, alimentando uma relação mais próxima e baseada na confiança e identificação.
Converter mais vendas
Por fim, apesar de não ser o principal objetivo do marketing conteúdo, essa estratégia é capaz de contribuir de forma expressiva para as vendas.
Isso acontece porque o marketing de conteúdo prepara os leads e os impulsiona em sua jornada de compras.
Isso faz com que as pessoas sintam-se mais confiantes para comprar os produtos e os serviços de uma empresa em que confiam.
Escolheu um curso de marketing de conteúdo?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar opções interessantes de cursos para aprender marketing de conteúdo.
Caso tenha interesse em aprender mais sobre esse assunto e como ele faz parte de uma estratégia bem encaixada, confira nosso guia completo de marketing digital.

