Site de freelancer: 12 opções para escolher

atualizado 3 de janeiro de 2024
Tempo de leitura16 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Encontrar site de freelancer é uma ótima opção para quem deseja começar um trabalho remoto, seja como renda extra ou como atividade profissional.

Essa possibilidade de trabalhar em casa garante que você possa organizar seus horários para trabalhar com mais liberdade, no conforto do lar, e por isso essa possibilidade se torna um atrativo para aqueles que estão cansados da rotina.

Felizmente, você não precisa ficar refém de divulgar o seu trabalho apenas nas redes sociais, existem alguns sites de freelancer que irão te ajudar a conseguir trabalho mais rapidamente e dependendo da sua área de atuação você pode até mesmo ganhar em dólar ou euros. 

Para te ajudar a começar a caminhar por essa jornada, escrevemos um artigo cheio de informações sobre como se tornar freelancer, quais são os sites de freelancer e o que cada um deles tem a oferecer para você. 

O que é um site de freelancer?

Se encontrou esse artigo, é porque você provavelmente já deve ter uma ideia do que são sites de trabalho freelancer, mas vamos explicar detalhadamente para quem ainda não está acostumado ou nunca teve contato com essas plataformas.

Um site de freelancer, geralmente, é uma plataforma onde você pode encontrar oportunidades de negócios, pois é onde os negociadores publicam ofertas de projetos que precisam ser desenvolvidos. 

A partir desse ponto você já pode compreender o que é um freelancer e como esse tipo de trabalho funciona. 

Lembre-se de que um freelancer não possui vínculo empregatício e trabalha em caráter temporário ou sob demanda.

Portanto, é preciso ter em mente que na maioria das vezes ao acessar um site de freelancer você irá encontrar apenas trabalhos pontuais ou vagas temporárias.

O que acontece muitas vezes é que alguém que contratou o seu serviço em um dos sites de freelancer pode gostar tanto do seu trabalho que ele acaba virando um cliente recorrente. 

Ou seja, esses sites também podem te ajudar a conquistar uma carreira sólida, e através deles você terá mais facilidade de encontrar os seus primeiros trabalhos para aumentar os seus portfólio.

E uma vez que você tenha uma boa carteira de clientes não vai precisar se preocupar em buscar novos clientes, pois é bem provável que eles virão até você. 

Cansado de sair para trabalhar e quer começar uma carreira em casa? Entenda mais sobre trabalho remoto e como encontrar antes de conhecer as opções de site de freelancer

O que é preciso para começar a trabalhar como freelancer?

Interessado em começar a utilizar site de freelancer para conseguir fechar seus primeiros negócios? Antes de conhecermos os sites, saiba o que é preciso para começar a ser freelancer.

Escolha um nicho

O primeiro passo para começar a ser freelancer é entender que nem toda carreira vai permitir que você desempenhe um trabalho online, por isso é preciso escolher um nicho de mercado que atenda às suas necessidades. 

É claro que em um site de freelancer você pode encontrar trabalhos na sua cidade, entretanto você pode alcançar mais pessoas, se o seu trabalho pode ser realizado virtualmente, por exemplo.

Entre alguns dos trabalhos freelancers mais comuns e com possibilidade de trabalhar online, podemos citar alguns como: 

  • Social media
  • Designer gráfico
  • Redatores
  • Editores vídeos
  • Programadores 
  • Consultoria

Esses são apenas alguns exemplos, existem outras possibilidades que você pode investir, e inclusive separamos algumas oportunidades de curso caso você queira mudar de carreira e começar algo totalmente novo:

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Se você pretende iniciar uma carreira nova, você pode primeiro se registrar nos sites de freelancer e olhar qual carreira irá gerar maior oportunidade de negócios para você no mercado atual. 

Estude sobre a demanda e também sobre o valor médio cobrado pelos serviços, se você estiver abrindo mão de um trabalho formal, para transmitir mais profissionalismo talvez você possa cogitar abrir uma empresa em seu nome. 

Imagem vetorizada de uma mulher trabalhando como designer freelancer

Tenha uma reserva monetária

Mesmo se  a sua decisão for utilizar sites freelancer apenas para ganhar uma renda extra, é importante que inicialmente você tenha uma reserva de dinheiro para arcar com os custos dos materiais que serão necessários para o seu trabalho.

Por exemplo, para trabalhar com fotografia é preciso uma máquina fotográfica, para trabalhar com design é preciso dos programas, um bom computador e por aí vai. 

Se você pretende fazer trabalhos freelancer frequentemente é bom estar sempre preparado para qualquer tipo de eventualidade que possa acontecer e consequentemente interromper seu trabalho.

Além disso, é preciso também realizar um bom planejamento financeiro para fazer o controle dos seus gastos e lucros.

Saiba como dar destaque ao seu trabalho

Embora a maioria dos sites de freelancer representem uma facilidade para quem está começando, é preciso saber que você também irá encontrar concorrência nesses lugares.

É importante pensar em maneiras de destacar o seu trabalho e criar um diferencial que seja atraente para o seu cliente para que ele venha a escolher o seu trabalho.

Hoje em dia você pode contar com inúmeras ferramentas de IA para freelancers de marketing da área da comunicação, da área da tecnologia ou que trabalharam diretamente com o computador.

Essas ferramentas que irão ajudar você a tornar o seu trabalho mais eficiente, além disso é importante aprender a como vender "o seu peixe" ou o seu negócio, no curso  Fórmula Negócio Online vai aprender como criar negócios de sucesso e ter mais chances de conseguir mais freelas. 

Uma outra maneira de chamar a atenção em meio aos concorrentes é criar promoções e ofertas que não podem podem ser recusadas.

Por exemplo, se você pretende trabalhar com design de logo, aproveite para oferecer um como um brinde a confecção de capas para Facebook, ou então valores mais acessíveis que os seus concorrentes.

Tudo depende do que você está disposto a fazer e quanto melhor for a sua oferta, mais chances você tem de conquistá-lo.

Seja organizado

Não só com as suas finanças, mas também saiba que você precisa aprender a priorizar os trabalhos e equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Principalmente para quem vai trabalhar em casa é necessário aprender a ser produtivo nesse ambiente que muitas vezes pode parecer desfavorável e apresentar distrações, nesse aspecto é preciso aprender a fazer a gestão do tempo.

Lembre-se que a concorrência é grande, e um atraso pode ser motivo para que o cliente desista de um serviço já contratado, então é importante saber como manter os prazos.

Se você é uma pessoa que naturalmente sente dificuldade nesse aspecto, recomendamos que você conheça o curso de Gestão de Tempo - como aumentar sua produtividade (Udemy).

É um curso voltado para que você possa aprender a ser mais organizado e a ser mais produtivo dentro da carga horária de trabalho que você determinar para você.

Crie um portfólio

Uma das principais estratégias para ganhar a confiança dos seus possíveis clientes é mostrar que você já trabalhou com isso e já deixou outras pessoas satisfeitas com o seu serviço.

Algumas pessoas vão querer conhecer o seu trabalho e criar um portfólio com os seus melhores trabalhos é o ideal para conquistar o público.

Para isso, você tem que caprichar nas imagens, sejam elas fotografias, vídeos e até mesmo depoimento dos seus clientes, você pode criar seu portfólio profissional com o Wix

O Wix é uma hospedagem de sites que possui templates incríveis de portfólio e que são facilmente editáveis para você personalizar da maneira que desejar, transmitindo mais profissionalismo na hora de apresentar o seu trabalho ao cliente. 

Crie seu site com a Wix

Aprenda já a montar o seu portfólio profissional, aumentando as suas chances de conquistar mais clientes e divulgar o seu trabalho, com o nosso artigo: O que é portfólio e como montar o seu. 

12 opções de site de freelancer para você começar

Agora que você já está preparado para virar um freelancer iremos te apresentar algumas opções de sites para que você possa encontrar possibilidades de negócios.

Lembre-se que ao acessar o site de freelancer é sempre uma boa ideia ler as condições de uso dos serviços que são oferecidos, pois alguns deles podem cobrar taxas de acesso e elas também devem pesar na precificação do seu trabalho.

Além disso, é importante entender como o site funciona e como são realizados os pagamentos para a sua conta, alguns sites podem levar um tempo para processar o pagamento e você precisa estar informado desses aspectos para saber como se organizar.

O melhor site de freelancer sempre será aquele que irá atender às suas necessidades. Conheça agora a opções de site de freelancer que a equipe do JivoChat preparou para você:

1. Workana

É uma plataforma de trabalhos freelancer para quem deseja oferecer seus trabalhos em um famoso site de freelancer do Brasil. Essa plataforma conecta clientes e prestadores de serviços de diversas áreas e níveis. 

Para se registrar na Workana, ver os projetos que estão disponíveis, enviar suas propostas e conversar com o cliente você não terá nenhum custo, entretanto caso consiga fechar negócio terá de pagar um "custo do serviço" que varia de acordo com o seu histórico dentro da plataforma.

A plataforma ainda limita um valor máximo de cobrança pelo seu serviço que é o valor de R$ 30,00 por hora. O Workana é um site seguro que protege o seu trabalho e garante que você receba o pagamento após a aprovação do cliente. As comissões variam de 12% a 15% conforme o plano.

Toda a comunicação é realizada pela plataforma e é proibido o fornecimento de qualquer dado de contato para o cliente tornando o trabalho mais seguro e livre de golpes. 

Dentro do Workana as áreas que mais se destacam são:  TI & Programação e Design & Multimídia

A Workana também trabalha com um sistema de planos no site, o plano básico é grátis, enquanto os planos pagos podem aumentar a quantidade de propostas que você recebe semanalmente. 

2. Freelancer

Freelancer é uma outra opção de site de freelancer que é internacional e está disponível em cerca de 240 países.

A plataforma reúne profissionais das mais diversas áreas que podem aproveitá-las para encontrar projetos relacionados ao seu serviço.

Para se registrar na plataforma você não precisa pagar nada, e o envio de propostas para os projetos que você tem interesse também são gratuitos. Você apenas pagará uma taxa após conseguir fechar negócio. 

Entretanto para o envio de projetos ocorre semelhante a um leilão e contas gratuitas podem dar apenas 6 lances por mês.

A plataforma ainda oferece 5 planos se você quiser contratá-los para obter vantagens extras, um exemplo são os valores de comissões pagos para plataforma que dependendo do tipo de conta podem ser reduzidos variando de 3% a 10%. 

Algumas das áreas que possuem mais projetos dentro do site são: engenharia, processamento de dados, marketing, desenvolvimento de software, serviços contábeis e jurídicos e muitos outros.

3. Upwork

O Upwork, é um site de freelancer que oferece excelentes recursos para você começar a trabalhar. 

Nessa plataforma você terá acesso a espaços colaborativos, criador nativo de notas fiscais e recrutamento transparente.

Além disso, a plataforma também inclui alguns clientes famosos como a Microsoft e o Airbnb, ou seja, você terá a possibilidade de atendê-los em alguma demanda.

Infelizmente a plataforma ainda não está disponível em português o que pode dificultar um pouco o acesso para quem não possui domínio da língua inglesa.

Na Upwork, você pode escolher como serão realizados os pagamentos incluindo depósito direto, transferência ou Paypal quando disponíveis.

Já as comissões na plataforma funcionam da seguinte maneira:

  •  20% para os primeiros $500 que você ganhar
  • 10%  para ganhos entre $500.01 e $10,000
  • 5% para ganhos acima de $10,000

4. Trampos.co

A plataforma trampos permite que o profissional cadastre seu currículo descrevendo suas habilidades, formações, cursos e o que eles pretendem fazer ou que tipo de vaga almejam conseguir.

Assim, as empresas podem entrar em contato depois de selecionar o currículo que acham mais interessante para um projeto, podendo até mesmo ter contratações à longo prazo.

Com assinaturas com valores que variam entre R$14,99 a R$56,99. Elas são disponibilizadas para que você possa dar uma posição de destaque para o seu currículo.

Algumas das demandas dentro do site são por: redatores, profissionais de TI e analistas de mídia. Ótimo para quem deseja trabalhar online e em home office.

5. 99Designs  

A 99Designs é um site de freelancer cujo objetivo é criar uma comunidade onde os Designers possam encontrar trabalhos desde a produção de logotipos até capas e livros.

A plataforma armazena todos os seus históricos de atividades, designs, feedback e mensagens em um só lugar para que você possa acessá-los quando necessário.

Você tem a chance de trabalhar para empresas globais, entretanto, fique atento, pois a empresa cobra algumas taxas quando você começa a trabalhar com um novo cliente,  uma taxa de apresentação de USD$100.

Além disso, também é cobrado uma taxa da plataforma por cada projeto onde oferecemos suporte, segurança nos pagamentos, proteção contra fraudes e muito mais. A taxa da plataforma é baseada em seu nível de designer.

Imagem vetorizada de uma mulher visitando site de freelancer

6. 99Freela

A plataforma brasileira 99Freela é uma plataforma que oferece diversas vantagens para quem está em busca de site de freelancer, pois ela abrange diversas  áreas de serviços.

Se destacam dentro da plataforma as áreas de Design, programação e criação de conteúdo, e  o cadastro  é gratuito com o envio de propostas ilimitadas para potenciais clientes. 

Além disso, a plataforma permite que você possa falar diretamente com o contratante, filtrar propostas, receber seu pagamento em até 7 dias e inserir o seu portfólio ao seu perfil. 

Como pontos negativos, a 99Freela adiciona uma taxa de 7% a 15% na sua oferta e tende a dificultar para quem está no site de maneira gratuita, pois é preciso esperar mais de 24 horas depois do envio de uma oferta para enviar uma proposta. 

7. Fiverr

Se você é bom em inglês e quer vender seus serviços, a Fiverr é uma plataforma internacional que funciona como um marketplace de trabalhos freelancer.

As áreas que mais se destacam na plataforma são as áreas de: estética, saúde, marketing, design, educação, música, arte, entre outros.

O mais interessante é que para se registrar na plataforma você não precisa pagar nada, a Fiverr fica com 20% do valor de cada serviço que você vende. O pagamento é realizado pelo Paypal.

Você ainda pode montar seus próprios pacotes de serviço que vão do pacote básico até o premium dependendo da quantidade de serviços extras que você incluir e determinar seus valores. 

8. GetNinjas 

A GetNinjas é um dos sites freelancers que é bastante abrangente no quesito de oferta de serviços. Você pode oferecer serviços nas mais diversas áreas como  conserto de eletrodomésticos, programação, designers e consultoria e muito mais. 

Ou seja, você não precisa se registrar para trabalhar online, também pode realizar trabalhos presenciais e offline. 

O cadastro na plataforma é gratuito, no entanto, se você quiser entrar em contato com algum cliente para realizar o serviço você precisa fazer o uso de moedas.

9.Vinteconto 

Na plataforma Vinteconto você oferece seus serviços nos valores a partir de R$ 20,00, onde será aplicada uma taxa de 20% sobre o valor de cada venda.

Como o valor do serviço oferecido é baixo você precisa estar preparado para lidar com a concorrência que é bastante acirrada dentro da plataforma e saber como destacar os seus diferenciais. 

Principalmente para quem trabalha com serviços que envolvem a comunicação como criar as apresentações no Powerpoint, currículos, até logomarcas, edição de vídeo, consultoria é uma ótima plataforma para você começar. 

Você não precisa pagar nada para se registrar dentro da plataforma, apenas o valor da taxa que é cobrado por cada venda. 

10. Meu Redator

Para quem gosta de escrever ou é formado em algum curso relacionado a área, "Meu redator" é um site de freelancer que oferece oportunidades de trabalho. 

Você pode atuar na plataforma produzindo conteúdo para empresas, no entanto você precisa ter conhecimento de copywriting, SEO e ainda de marketing de conteúdo. 

O acesso à plataforma só ocorre mediante a realização de um teste e somente após a aprovação pode ingressar na plataforma. 

Para resgatar o dinheiro dos seus serviços, você precisa ter o valor de no mínimo R$150,00 na sua conta da Meu Redator

11.  Comunica Geral  

Comunica Freelancer é um site que também permite a divulgação do seu portfólio, além de disponibilizar vagas para quem procura um emprego fixo. 

Esse é um site freelancer programação e também para quem atua na área da comunicação : designers, jornalistas, programadores, entre outros profissionais de áreas criativas.

Existe tanto um plano gratuito quanto planos pagos que te dão algumas vantagens de acesso na plataforma e destaca seu perfil.

12. Contentools 

A Contentools oferece oportunidades também para os profissionais da área da comunicação  como redatores, editores, tradutores, social media, videomakers, entre outros. 

Você pode utilizar a plataforma para montar o seu perfil e o seu portfólio, entretanto saiba que é preciso ter um registro MEI, pois seu trabalho será enviado mediante a emissão de notas fiscais. 

A agência também explora o seu perfil no Linkedin e você precisa passar por algumas etapas para finalizar a sua inscrição.

A contentools não faz o intermédio de pagamentos entre o redator e clientes e eles devem ser acertados por conta própria. Essa plataforma apenas faz uma ponte entre redatores clientes, os quais fazem os acertos de cada job por conta própria.

Depois de escolher seu site de freelancer invista nas redes sociais

Nesse artigo, apresentamos a importância em começar a utilizar site de freelancer no início do seu empreendimento, também abordamos aspectos importantes de como você pode começar a sua carreira freelancer e como se destacar no mercado.

Uma outra forma de divulgar o seu trabalho é utilizando as redes sociais, pois elas recebem grande fluxo de acesso e se você investir em marketing de conteúdo pode virar autoridade no seu nicho.

Portanto, não perca a oportunidade de utilizar essa rede social gratuita para promover o seu trabalho e criar um público.

Até logo!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download