Capas para Facebook: como criar e onde encontrar

Índice

As capas para Facebook são muito importantes principalmente para quem possui um negócio virtual, pois elas podem ser utilizadas como um cartão de visitas para que seu público queira conhecer mais sobre a sua loja. 

Além disso, elas também podem informar o público sobre novidades do seu negócio ou levar até eles informações relevantes.

Quando utilizadas para uso pessoal as capas do Facebook podem ser uma maneira divertida  de se comunicar com quem está conectado a você dentro da rede social.

Para que você conheça mais sobre as capas do Facebook, onde você pode encontrá-las e como você pode fazer a sua, preparamos esse artigo para te ajudar. 

Como fazer capas para Facebook criativas

Em primeiro lugar, antes de começar, você deve saber para qual tipo de conta você pretende criar, ou escolher, uma capa para Facebook.

Pois, se for para uma conta comercial no Facebook, por exemplo, é preciso tomar cuidado na hora de escolher as imagens na internet, pois elas podem conter direitos autorais que proíbem seu uso para fins comerciais. 

Ou seja, para evitar dor de cabeça é melhor aprender a criar a sua própria capa do zero. Para uso pessoal não é preciso ter tanto cuidado, mas aposto quer ter uma capa única e que se destaque entre as demais, certo?

Um programa que pode ser “uma mão na roda”, na hora de criar a sua capa para o Facebook é o Canva.

O Canva é um programa de design incrível e que vai te ajudar a criar capas bonitas, com a mesma qualidade de capas criadas por profissionais.

Mesmo sem muito conhecimento na área de design você pode optar por utilizar o Canva, pois ele possui diversos templates prontos  que você pode editar da maneira que você desejar, ou até mesmo servir como base para criar as suas capas para Facebook.

Além disso, com o Canva você não precisa se preocupar em saber qual é o tamanho da imagem para capa do Facebook, pois ele já possui layouts pré-formatados tanto para o Facebook, quanto para o Instagram e outras redes sociais. 

Uma das grandes vantagens de utilizar o Canva para fazer a sua capa do Facebook é que você pode construí-la em equipe!

Basta enviar o convite através de e-mail para os membros da sua equipe e permitir que eles tenham acesso ao painel de edição do Canva. 

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Para criar as suas capas para Facebook é bastante simples, e você pode fazer isso em apenas 6 passos:

1. Conheça as diretrizes do Facebook

Antes de aprender a criar uma capa do Facebook com o Canva é preciso conhecer os aspectos que devem ser relevantes para o Facebook:

  • A capa do Facebook fica localizada na parte superior da sua página do Facebook e logo acima da sua foto de perfil
  • O tamanho recomendado da imagem para a capa do Facebook é de 820X360 pixels no Desktop e no celular é de 640X360 pixels
  • As capas são visíveis para todo o tipo de público
  • Elas não podem enganar ou infringir os direitos autorais de qualquer pessoa
  • Você não pode publicar o preço dos seus produtos ou serviços nas suas capas para Facebook

Agora que você já está por dentro do que é possível ou não fazer na hora de criar a sua capa.

Não sabe como entrar no Facebook? Aprenda no nosso artigo: como entrar no Facebook.

2. Acesse o site do Canva

Ao acessar o site do Canva, através dos links que indicamos acima  você poderá criar uma conta no site de duas maneiras: utilizando a sua conta do Google ou do Facebook.

Caso você já tenha uma conta registrada no site, basta fazer o login. O próximo passo, é ir na barra de navegação do site e pesquisar “Capas para Facebook”.

Printscreen canva para criar capas para facebook

3. Conheça os templates

Como já mencionamos neste artigo, através do Canva você pode criar a sua capa do zero, ou então explorar os templates prontos existentes na plataforma. 

Depois de pesquisar por “Capas para Facebook”, você terá acesso a uma variedade de templates, você pode explorá-los e escolher um que mais se adequa a sua necessidade, gosto ou estilo clicando sobre ele.

Ou basta iniciar um novo documento clicando na opção “Criar um design” no canto superior direito da página. 

Templates prontos de capa para facebook no Canva

4. Explore o editor do Canva

Para criar ou editar capas para Facebook através de um template você primeiro precisa conhecer como funciona o editor do Canva e também todos os recursos disponíveis.

Na lateral esquerda, você terá acesso a um painel onde pode mudar o template escolhido, adicionar e editar elementos de texto, adicionar formas e elementos gráficos, mudar o background e até mesmo criar animações, infelizmente não é possível fazer capas para Facebook que se movem, mas você pode fazer vídeos para publicar no seu feed.

No painel superior, após clicar em algum elemento da sua capa você pode ver algumas modificações como, modificações de cor, opacidade e outras que podem ser interessantes para a criação da sua capa. 

É importante que você explore os recursos disponíveis e conhecê-los para criar capas mais dinâmicas e atraentes para o seu público. 

Realize as mudanças que você desejar

printscreen painel do Canva

5. Depois de conhecer os recursos personalize

Aposte na personalização da sua capa para ela ficar com a cara do seu negócio. Você pode fazer upload de suas próprias fotos.

Não esqueça também de modificar as cores da sua capa e aplicar a sua identidade visual para que o seu público possa reconhecer o seu negócio assim que tiver acesso ao seu perfil. 

Mude as suas fontes para deixar o seu design com cara de um design profissional.

Printscreen da capa para Facebook do Canva

6. Conclua fazendo upload para o Facebook

Depois de concluir a edição do seu design você pode salvá-lo em diferentes formatos, como jpg, png ou gif.

Salve-a no seu computador e depois vá até a sua página do Facebook e faça o seu upload.

E pronto! É muito fácil de criar qualquer design através do Canva, mas se você ainda não se sente seguro ou deseja conhecer todo o potencial que a ferramenta apresenta para o seu negócio e as redes sociais não deixe de conhecer o curso Canva para Negócios

Sites para encontrar capas para Facebook

Se você não quiser fazer a sua própria capa para Facebook, não se preocupe, pois reunimos alguns sites e ferramentas onde é possível encontrar imagens de capas para Facebook, ou até mesmo fotos para capa do Facebook.

Logaster

Apesar de não possuir capas prontas, você pode utilizar o site para criar o seu logo e em seguida desenvolver um Kit mídias sociais e o branding para a sua empresa em poucos minutos. 

Envato Placeit

É um site que também funciona como um banco de diversos arquivos e elementos que podem ser utilizados na hora de criar os seus designs. 

O site permite que você escolha um design de capa para Facebook e realize pequenas alterações como: mudar a fonte utilizada, o texto, a imagem de fundo para que você possa personalizar as suas capas do Facebook da maneira que você quiser.

Tumblr

O tumblr é originalmente uma rede social para quem cria conteúdo e deseja compartilhar online.

Entretanto você pode encontrar capas para Facebook tumblr, com dizeres, capas para Facebook feminino, capas para Facebook criativas e muito mais.

Pinterest

O Pinterest é o grande queridinho de muitas pessoas, pois nele você pode encontrar capas para Facebook com frases, e até mesmo imagens que você pode transformar em capas. 

Quer ver? Basta realizar uma busca no Google capas para Facebook Pinterest com frases ou então no próprio site “capas para Facebook tudo posso naquele que me fortalece” e você vai ver a quantidade de imagens com frases que você terá acesso.

Basta escolher a que você mais gostou e começar a utilizar.

Freepik

É um site onde você encontra desde vetores para utilizar nas suas imagens, quanto capas para Facebook profissionais onde você pode baixar o modelo e editar.

Entretanto, para fazer uso das capas do Facebook do Freepik é preciso utilizar programas como o Photoshop ou o Adobe Illustrator.

Pixabay

Se você quer utilizar apenas fotos como capa para o Facebook, ou então precisa de um banco de imagens para criar a capa do seu negócio, o Pixabay é o site que você precisa conhecer.

No Pixabay, você encontra desde flores capas para Facebook, até imagens relacionadas a comércio, moda, paisagens e o aspecto positivo é que a maioria das imagens permite que você faça uso comercial. 

Como ter ideias para criar capas para Facebook criativas?

Agora que você já sabe que pode utilizar o Canva para criar capas do Facebook ou buscá-las em outros sites, iremos te dar dicas para criar capas criativas e se diferenciar dos seus concorrentes.

Antes de começar a criar as suas capas é importante que você analise o seu concorrente, o intuito não é copiar a mesma estratégia e sim entender como ele apresenta o negócio dele e como você pode se diferenciar daquilo que ele está oferecendo.

Pense que a capa do seu Facebook, será o primeiro ponto de destaque para qualquer pessoa que visitar o seu perfil, pois ela está localizada em uma posição onde é um dos primeiros imagens a ser carregados na página.

E por isso, você deve utilizar esse espaço para atrair a atenção do consumidor para o seu negócio.

Utilize recursos visuais, interaja com o consumidor e também dê a ele informações relevantes. 

O importante é saber como aproveitar esse espaço, confira agora as principais dicas para criar a sua capa do Facebook:

Mostre sobre o que é o seu negócio

Quando você for escolher uma capa ou escolher elementos para construir a sua própria capa para Facebook, é importante que você reflita: “como informar o público com o que estou trabalhando?”

Pense em quais elementos seriam representativos do seu negócio e não poderiam ficar de fora da sua capa. Um exemplo de capa é essa abaixo, utilizada pelo Burguer King.

Capas para Facebook Bob's

Mostrar o produto que você vende, costuma funcionar bastante, principalmente se ele for um lançamento, um produto sazonal ou então um produto que tem alta procura. 

Para artistas, fotógrafos e designers,  também é possível utilizar a capa do Facebook para mostrar o seu melhor trabalho. 

O importante é que você saiba referenciar o seu negócio e possa transmitir uma ideia para o seu público.

Utilize templates prontos

Lembra quando mencionamos os templates prontos para criar a sua capa para Facebook com o Canva?

Algumas pessoas acham que utilizar templates prontos não é criativo, mas a verdade é que através desse template você pode tirar uma base para fazer a sua capa.

Você não precisa criar ou escolher uma capa exatamente igual a do template, pelo contrário, você é livre para modificá-lo da maneira que você bem entender, a criatividade é o limite e o template pronto está aí para facilitar o seu trabalho.

Template pronto de uma capa para facebook do Canva

Aplique uma paleta de cores

Se você já tem uma identidade visual bem desenvolvida, por que não brincar com as cores e aplicá-las na sua capa?

Muitas empresas gostam de utilizar a identidade visual para reforçar o branding e a presença de marca, mas não quer dizer que você precise ficar preso apenas a essas cores.

Estudar um pouco sobre psicologia das cores pode te ajudar a saber quais cores vão transmitir as sensações que você deseja transmitir com sua capa para Facebook.

Por outro lado, se você estiver elaborando uma capa para uso pessoal, é importante também que as cores causem um bom impacto para os seus seguidores.  

Capa para facebook da página do Yahoo

Não una a sua imagem de perfil com a sua capa

Embora a opção fosse uma ótima ideia para você deixar a sua criatividade fluir e encantar o seu público.

É importante lembrar que o Facebook alterou o Layout das páginas comerciais e se antes era possível mesclar a sua imagem de perfil com a sua imagem de capa, agora infelizmente não é possível.

Seja objetivo para transmitir sua mensagem

Se você pretender utilizar frases nas suas capas para Facebook, é importante que a sua frase tenha impacto para o seu público.

Você pode utilizar o seu slogan, ou então uma frase como um Call To Action para estimular o seu público a tomar uma atitude assim que eles conhecem a sua página.

Assim, além de ter uma capa bonita, mas que também te dê uma vantagem competitiva. Não fique engessado apenas os velhos “Compre agora” ou “Enquanto durar os estoques”.

Seja criativo, utilize hashtags, crie desafios com o seu público e interaja com eles e aumente as suas chances de ganhar mais curtidas no Facebook.

Um bom exemplo é a capa minimalista utilizada pela Nike, que além de te aplicar a identidade visual do negócio, ela também é impactante pelo fato de utilizar o slogan da empresa. 

Capa para facebook do perfil da Nike

Ou seja, podemos presumir que transmite a sua mensagem com bastante eficiência. 

Lembre-se que o menos é mais

Embora seja tentador entregar informações ao público é preciso pensar que você também não pode e não deve sobrecarregá-lo ou utilizar capas para Facebook que contenham muitos elementos.

Use apenas os elementos essenciais para confeccionar a sua capa para Facebook, tente não poluir a imagem com elementos ou efeitos demais para que não fique desagradavel aos olhos do seu público.

Você pode utilizar a regra dos 20% se quiser utilizar textos na sua capa, ou seja apenas 20% da imagem deve conter texto, o restante deve ser figuras.

A missão da capa é transmitir uma mensagem para que o usuário sinta vontade de continuar acessando a sua página.

Portanto, cuide bem para selecionar os elementos corretos, na hora de soltar a sua criatividade, e principalmente organizá-los na sua capa.

Capas para facebook

Crie designs acessíveis

Não basta soltar a criatividade e esquecer que os usuários acessam a sua página de diferentes tipos de dispositivos, por exemplo. 

Alguns usuários podem utilizar desktops enquanto outros podem utilizar os dispositivos móveis, ou seja, o tamanho da tela é muito menor. 

Portanto, você deve ter certeza de que independente do dispositivo escolhido pelo usuário, ele poderá realizar uma leitura independente do tamanho de tela que ele estiver utilizando.

Tente o texto e a arte o mais centralizado possível, assim você não enfrentará problemas quando ela for acessada através de um dispositivo móvel, por exemplo.

Aprendeu como escolher capas para Facebook?

Nesse artigo, trouxemos algumas opções para você que deseja modificar suas capas para Facebook ou então criar uma capa para Facebook totalmente do zero.

O Canva é uma ótima opção para você utilizar, e você não precisa ficar preso em apenas criar capas para Facebook, você também pode utilizá-lo para criar ícones e publicações para o feed de notícias. 

Não perca a oportunidade de criar capas incríveis com essa ferramenta e destacar o seu negócio da concorrência. 

Boas vendas!

Início Blog Comunicação Capas para Facebook: como criar e onde encontrar
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download