Aprenda como criar um Facebook Comercial

Índice

Criar um Facebook Comercial fará com que o seu negócio se torne mais fácil de ser descoberto na internet e irá aumentar as chances de interações com a sua marca pela internet. 

Afinal, em 2020 a rede social alcançou a marca de 2,8 bilhões de pessoas online na plataforma durante aquele ano.

Além disso, ter uma conta comercial na plataforma é importante pois ela é integrada com o Instagram e é a partir desta conta que será possível coletar os dados sobre sua página, seu perfil e até mesmo gerenciar seus anúncios em ambas plataformas.

Se você deseja aprender a criar uma página comercial no Facebook para complementar sua estratégia de marketing digital, confira o nosso artigo.

No entanto, saiba que apenas criá-la não será o suficiente. É preciso produzir conteúdo e manter seus dados atualizados para que a plataforma continue gerando leads para o seu negócio.

É importante criar um Facebook Comercial para empresas?

Conferir o próprio perfil nas redes sociais é um hábito de bilhões de pessoas no mundo inteiro, com o Facebook não é diferente. 

Levar o seu negócio para as redes sociais é contar com a possibilidade de executar estratégias de marketing em canais onde consumidores estão focando sua atenção. 

Isso é ainda mais importante no Brasil, onde este tipo de interação é popular, com mais de 130 milhões de brasileiros conectados com perfis no Facebook.

Esse ambiente permite que sua marca desenvolva sua própria identidade através da rede, criando uma imagem positiva enquanto compartilha conteúdo e seus valores.

A plataforma também é um excelente canal para gerar interações com pessoas que demonstram interesse em sua empresa, proporcionando a oportunidade de humanizar sua marca e aproximá-la dos consumidores.

Essa interação permite entender melhor o ponto de vista dos clientes, suas dúvidas, interesses, dores e desejos. 

Estas informações podem ser coletadas para aprimorar suas estratégias de vendas em todos os seus canais e até mesmo auxiliar na produção de conteúdo para as próprias redes sociais.

Além disso, contar com um perfil comercial na rede também melhora o posicionamento do seu negócio em resultados nos mecanismos de busca e oferece a oportunidade de usar o próprio Marketplace do Facebook, criando mais oportunidade de vendas.

Como criar um Facebook Comercial: passo a passo

Confira a seguir o nosso guia passo a passo de como criar um Facebook Comercial para o seu negócio.

1. Acesse sua conta ou crie uma conta pessoal

O primeiro passo para criar uma página no Facebook é acessar a rede social e fazer um login com sua conta ou criar uma conta pessoal caso você ainda não tenha. 

2. Acesse o Facebook Business e crie uma página

Após fazer o login, acesse a página do Facebook Business e clique no botão superior da direita para “Criar uma página”.

Criar uma página

3. Adicione o nome da página, categoria e descrição

Após ser redirecionado, será possível adicionar as principais informações de sua página e conferir uma prévia de como ela está ficando. 

Então, adicione o Nome da Página com o seu negócio, escolha a categoria do seu negócio e adicione uma breve descrição sobre sua empresa para que novos seguidores possam conhecer sua marca em poucas palavras.

Adicione imagens em seu avatar e capa

Depois de adicionar estas informações básicas, é hora de adicionar a foto que será usada em seu avatar e a capa de sua página.

Busque criar imagens criativas e atrativas para chamar a atenção dos usuários. Uma dica é usar um editor de imagens com o Canva, que oferece modelos prontos e ferramentas intuitivas que permitem a edição até mesmo por pessoas sem experiência.

Adicionar

4. Adicione informações mais detalhadas

Sua página já está criada! No entanto, isso não quer dizer que ela está pronta. 

Confira as configurações disponíveis para adicionar mais detalhes sobre o seu negócio, como número de telefone, endereço, site, outras redes sociais, entre outras opções.

O que fazer após criar o Facebook Comercial?

O próximo passo após a criação de uma página no Facebook é o seu gerenciamento para que ela gere resultados. 

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a ter sucesso na rede social.

Escolha uma URL personalizada

Criar uma URL personalizada para sua página com o nome do seu negócio é importante para que os usuários encontrem sua marca com mais facilidade. 

Para isso, na página de edição, clique em “Criar @nomedeusuario da Página”. Preencha no campo de texto um nome de até 50 caracteres, contudo, busque criar um nome curto.

Então, clique em “Criar nome de usuário” para conferir se o nome está disponível ou se já está sendo utilizado por outra página.

Adicione o horário de atendimento

Acesse a página “Sobre” e clique na opção “Editar informações da Página”, no canto direito da tela. Então, clique no item “Horas” e configure seu horário de atendimento.

Adicionar essa informação é importante, pois os clientes terão conhecimento de quando poderão ser atendidos pelo seu negócio e isso evitará muitas perguntas iguais em sua caixa de mensagem.

Configure botões de call-to-action

Os botões de call-to-action instruem os visitantes de sua página a fazer uma ação como “Ligar agora”, “Enviar Mensagem”, entre outras opções. 

Para fazer isso, clique em “Adicionar um botão” e defina qual será seu texto de call-to-action e qual função ele exercerá.

Crie suas primeiras publicações

Com sua página do Facebook Comercial pronta e todas as informações adicionadas, é hora de adicionar seus primeiros posts. 

Para isso, clique em “Criar publicação” e crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público. É possível publicar textos, vídeos, fotos, atividades, lives, eventos e muito mais.

Interaja com seus fãs

As publicações pagas podem gerar bons resultados para campanhas publicitárias, no entanto, o engajamento orgânico continua sendo relevante e deve fazer parte de estratégias.

Para que isso funcione é preciso promover o engajamento dos seus fãs a partir de interações com os usuários.

Crie uma estratégia de conteúdo

Para que as publicações de sua página sejam atrativas e gerem valor aos seus seguidores, crie uma linha editorial para suas publicações e desenhe uma estratégia de conteúdo.

Avalie o perfil do seu público-alvo, crie suas personas e entenda quais são seus interesses, dores, desejos para criar publicações interessantes que geram engajamento.

Produza conteúdo visual

Manter uma qualidade em seu material visual, seja ele estático ou animado, é importante para captar a atenção do seu público e aumentar a chance do seu conteúdo ser compartilhado.

Pense que sua página servirá o propósito de vitrine do seu negócio. Portanto, busque tirar fotos com um bom enquadramento, vídeos com boa iluminação e qualidade de áudio. 

Se possível, avalie a possibilidade de contratar profissionais para produzir suas gravações ou imagens.

Para conhecer as melhores opções de agências do país, confira nossa lista com as melhores agências de marketing do Brasil.

Divulgue suas página em outros canais

Se o seu negócio já conta com um site, blog e perfil em outras redes sociais, não exite em divulgar sua página para ganhar novos seguidores. 

Apenas com divulgação sua página será capaz de crescer e começar a gerar um bom número de visitantes.

Conheça os melhores dias e horários para fazer publicações

O Facebook oferece dados e estatísticas sobre a plataforma para seus usuários. 

Utilizando a ferramenta Facebook Audience Insights será possível descobrir dados valiosos sobre o seu público como gênero, interesse, faixa etária, além dos dias e horários em que mais estão conectados.

Após definir o melhor momento para suas publicações, deixe seu conteúdo preparado e utilize uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para agendar suas publicações nos momentos de mais acesso.

Viu como é simples criar um Facebook Comercial?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado um passo a passo claro da criação de páginas comerciais no Facebook.

Se você também tem interesse em aprender mais sobre o Instagram e até mesmo vender em seu marketing place, confira o nosso artigo que ensina a criar uma loja no Instagram.

Início Blog Marketing Aprenda como criar um Facebook Comercial
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download