Passo a passo de como anunciar no Facebook

Índice

Atualmente as redes sociais são peças fundamentais nas estratégias de marketing digital que investem em campanhas.

Saber como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook é algo que pode gerar muitos resultados positivos no crescimento de negócios, reconhecimento de marcas e, principalmente, em vendas.

Afinal, a plataforma atingiu a marca de 3 bilhões de usuários ativos pelo mundo em 2021. O Brasil contribuiu para essa estatística com mais de 128 milhões de usuários no ano.

Portanto, entender bem a plataforma, conhecer seus recursos e funcionalidades é uma forma inteligente de usar a rede social para conquistar mais clientes para o seu negócio.

Se você tem interesse em vender mais usando essa rede social, confira o nosso artigo para aprender com o passo a passo de como anunciar no Facebook.

Passo a passo de como anunciar no Facebook

A criação de anúncios na rede social é bem simples, mas criamos esse passo a passo para garantir que você aprenda de forma prática e fácil.

1. Crie uma conta no Gerenciador de Anúncios

O primeiro passo para anunciar no Facebook é contar com uma página comercial no Facebook.

Contando com uma página já criada, o primeiro passo para anunciar é criar sua conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Para fazer isso, acesse a página inicial da ferramenta, crie e configure a sua conta.

2. Crie um público personalizado

Antes de continuar, criar um público customizado irá ajudar seus anúncios a serem mais assertivos e gerarem mais resultados.

Para criar um público, clique no ícone de três riscos no canto esquerdo da tela, desça nas opções e clique em “Públicos”. 

Clique no botão “Criar um público personalizado”, dê um nome para seu público e defina os principais aspectos do seu público-alvo.

Captura de tela mostrando como acessar públicos no gerenciador do anúncios

Confira o que os principais que definem seu público-alvo significam:

  • Locais: permite segmentar o público por cidade e país.
  • Idade: permite definir idade do seu público-alvo.
  • Gênero: permite direcionar o anúncio para mulheres, homens ou ambos.
  • Idiomas: é possível filtrar para quem o anúncio será exibido pelo idioma. Se é apenas para quem fala português, inglês ou outros idiomas.
  • Interesses: é uma alternativa que permite segmentar o público de acordo com seus interesses e páginas curtidas.
  • Comportamentos: é uma opção que segmenta o público usando como base informações específicas como tipo de celular usado para acessar a rede social, se viajam a trabalho e outros comportamentos.

Página de criação de público no gerenciar do anúncios

3. Crie seu anúncio

Acesse o painel principal de sua conta de anúncios e clique no botão “+ Criar” para criar seu primeiro anúncio.

Página principal do processo de como criar um anuncio no facebook

Agora é hora de definir o objetivo de sua campanha. A plataforma facilita essa tarefa ao oferecer várias opções de objetivos que oferecem resultados dentro da rede social ou podem gerar tráfego para uma página.

Esse é um passo importante, pois irá afetar diretamente os resultados que o seu negócio irá gerar.

alternativas de objetivo de campanha no facebook

De forma resumida, os itens de “Reconhecimento de marca” são para anúncios com a meta de aumentar a visibilidade de sua marca para pessoas que tenham uma maior probabilidade de prestar atenção no anúncio.

Os itens de “Alcance” buscam exibir seus anúncios para o maior número de pessoas possível.

Os itens de “Tráfego” tem como objetivo gerar conversões, fazendo as pessoas clicarem em um link ou item de um catálogo.

Marque o objetivo escolhido e clique em continuar para prosseguir com a customização do seu anúncio.

4. Entenda os principais itens do Gerenciador de Anúncios

Antes de prosseguir, precisamos entender o que os principais termos usados na plataforma significam.

Isso é importante para evitar confusões e erros, além de garantir que a plataforma está sendo usada da forma correta.

  • Campanha: é o gerenciamento da publicação patrocinada que está sendo feita. Ela pode conter diversos objetivos e direcionamentos.
  • Conjunto de anúncios: um grupo de anúncios que compartilha os mesmos objetivos.
  • Anúncio: é a parte visual e atrativa de uma campanha. É neste item que as imagens, vídeos, textos e Call to Action são adicionados.
  • Orçamento: é a quantia de verba que será destinada à campanha que está sendo criada.

5. Configure o anúncio

Essa é uma das etapas mais importantes do processo de como anunciar no Facebook. É aqui que você deve escolher opções que estejam alinhadas com os resultados que deseja alcançar.

Nesta etapa também é necessário dar um nome ao seu anúncio. Portanto, tente manter uma organização criando uma padrão que use o objetivo do anúncio e sua data de veiculação. 

Uma dica é usar um padrão de estrutura, como: (Duração) + (Objetivo) + (Plataforma) + (Produto). Um exemplo: Junho - Tráfego - FB - Kit Namorados.

Ao escolher a opção de tráfego, será possível direcionar os cliques de usuários para um site, mensagens no WhatsApp ou Messenger e até mesmo a instalação de aplicativos.

6. Defina o horário e o orçamento

É neste passo que a duração da campanha e o orçamento direcionado a ela será definido. Essa é uma das etapas mais importantes da criação do anúncio, já que precisa do seu investimento.

configurando horário e orçamento do anúncio no facebook

É possível usar duas opções de orçamentos: 

Orçamento Diário: é possível determinar um valor máximo para ser pago diariamente enquanto o anúncio se manter ativo. Essa alternativa permite a criação de anúncios com data de início e término ou anúncios vitalícios, que rodam indefinitivamente até serem desativados.

Orçamento Total: nesse método é preciso definir um valor fixo que será aplicado em um determinado período de tempo. A plataforma irá usar o valor e dividi-lo pela quantidade de dias em que o anúncio ficará ativo.

7. Escolha onde o anúncio será veiculado

Essa é a etapa em que é possível decidir em quais canais seu anúncio será exibido. É possível que seus anúncios sejam veiculados no próprio Facebook, Messenger, Instagram e no Audience Network.

É possível escolher a opção “Posicionamentos automáticos”, onde a plataforma irá escolher os canais que achar melhor para alcançar seu público.

Quem optar pelos “Posicionamentos manuais” poderá escolher vários itens das mais variadas formas que podem ser exibidos.

Ajustar essas configurações manualmente permite que seus anúncios levem em consideração o comportamento de sua persona, sendo mais assertivos e gerando mais resultados.

8. Customize sua campanha

Agora é hora de definir o conteúdo que será utilizado em seu anúncio, adicionando o título, texto, imagens ou vídeo.

O formato pode ser definido no item “Configuração de anúncio”, permitindo escolher a fonte de um carregamento ou de seu catálogo e o formato de imagem, vídeo único, carrossel ou coleção.

O arquivo deve ser carregado no item “Criativo do anúcio”, que irá oferecer a opção de conferir uma prévia do seu anúncio.

adicionando o criativo para o anúncio do instagram

Após adicionar a mídia que será utilizada, será preciso escrever um texto principal e um título. Então, é possível adicionar uma ou mais descrições ao seu anúncio.

Em anúncios de tráfego será possível adicionar sua URL de site, um link de exibição opcional e um botão de chamada para ação.

9. Publique seu anúncio

Com todas as opções configuradas, escolha a forma de pagamento do seu anúncio.

Para fazer isso basta acessar o menu lateral e escolher a opção “Ferramentas para empresas”, então clique no item “Cobrança”.

Adicione o método de pagamento, publique seu anúncio e aguarde a análise do Facebook. Ao ser aprovado, o anúncio será veiculado na data definida.

10. Acompanhe os resultados e administre o anúncio

Após a aprovação, enquanto seu anúncio estiver sendo veiculado, é possível acessar o Gerenciador de Anúncio para conferir seu desempenho e até mesmo editar a campanha.

Através da plataforma é possível acompanhar métricas como: 

  • Quantidade de cliques por anúncio.
  • Número de pessoas alcançadas por anúncio.
  • Alcance e dados demográficos da campanha. 
  • Quanto foi gasto nas campanhas.

Ao ter controle destes dados, monitorar seus anúncios será mais fácil. Isso irá permitir saber se as campanhas estão gerando os resultados esperados ou precisam de alterações.

Tipos de anúncios do Facebook

A ferramenta de anúncios do Facebook é muito útil e oferece várias alternativas de anúncios para promover marcas, ganhar seguidores, gerar tráfego e conversões.

Para organizar e facilitar o gerenciamento dessas campanhas, a plataforma divide os anúncios por objetivos de campanhas.

Portanto, é fundamental escolher uma categoria que esteja alinhada aos resultados que você deseja alcançar com aquela divulgação.

Os objetivos de campanhas oferecidos pelo Facebook são os seguintes:

  • Reconhecimento de marca: mostra seus anúncios para pessoas com a maior probabilidade de lembrá-los.
  • Alcance: mostra seus anúncios ao maior número de pessoas possível.
  • Tráfego: envia pessoas para um site, aplicativo, evento do Facebook ou faz com que liguem para você.
  • Engajamento: mais curtidas na página, respostas a eventos e reações a publicações.
  • Instalações de aplicativo: mostra seu anúncio para pessoas com maior probabilidade de engajar e instalar seu app.
  • Visualizações de vídeo: mostra ao máximo de pessoas seus anúncios de vídeo.
  • Geração de cadastros: permite usar formulários, chat ou ligações para coletar informações de pessoas interessadas em sua empresa.
  • Mensagens: mostra anúncios que permite que as pessoas enviem uma mensagem para seu negócio pelo Messenger, WhatsApp ou Instagram.
  • Conversões: mostra anúncios para pessoas com maior probabilidade de executar uma ação, como comprar do seu negócio.
  • Vendas de catálogo: apresenta anúncios com itens do seu catálogo no Facebook.
  • Tráfego para o estabelecimento: mostra anúncios para pessoas com maior probabilidade de visitarem lojas físicas quando estiverem perto delas.

Formatos de anúncios no Facebook

Além dos objetivos de campanha, também existem os formatos em que seus anúncios podem ser criados.

Confira a seguir os principais formatos oferecidos pelo Facebook:

  • Imagem: anúncios feitos com imagens estáticas.
  • Vídeo: anúncios feitos com vídeos e movimento.
  • Carrossel: exibe um máximo de 10 imagens ou vídeos em um só anúncio, com links em cada item.
  • Ofertas: descontos que podem ser compartilhados com clientes.
  • Envolvimento com publicação: uma forma de anúncio que impulsiona uma publicação para ganhar mais curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos.
  • Participações de eventos: promove eventos criados dentro do Facebook.
  • Curtidas na página: tem o objetivo de levar usuários a curtirem sua página.
  • Anúncios de coleção: estimula compras exibindo itens de seu catálogo de produtos, personalizado para cada indivíduo.

Quanto custa para fazer um anúncio no Facebook?

A plataforma utiliza o CPC - Custo Por Clique médio nos anúncios feitos com sua ferramenta. Esses valores geralmente estão entre R$ 0,30 a R$ 0,50 o clique.

Ou seja, a cada clique recebido por um anúncio criado, o negócio irá pagar esse valor médio.

Apesar disso, esses valores podem variar conforme o tipo de anúncio e sua segmentação.

Tendo conhecimento de como a plataforma funciona, é possível definir um orçamento que não será ultrapassado pela plataforma. 

Existem formas mais fáceis de anunciar no Facebook?

Quem conferiu o processo completo de como criar anúncios no Facebook viu que não é algo tão simples anunciar na plataforma.

A boa notícia é que existem ferramentas de terceiros que oferecem formas mais rápidas e fáceis de criar suas campanhas na rede social.

Uma das melhores alternativas para isso é o SendinBlue, uma ferramenta de marketing que facilita a criação dos seus anúncios no Facebook.

Para anunciar usando o serviço basta apenas seguir 4 passos. 

  1. Crie seu anúncio: acesse o painel da plataforma e carregue as fotos ou vídeos de seu anúncio. Preencha informações de descrição, adicione as chamas paração e escolha o objetivo, se é promover, tráfego ou outro.

  2. Encontre novos leads semelhantes aos seus clientes: é possível usar uma lista específica de contatos ou usar uma lista para encontrar novas pessoas semelhantes a esses contatos.

  3. Configure os parâmetros do seu anúncio: definia os limites da campanha, como duração e orçamento. O valor gasto por dia será otimizado automaticamente para gerar os melhores resultados.

  4. Acompanhe o desempenho do anúncio: use a ferramenta para acessar métricas de cada campanha e acompanhar seus resultados em tempo real.

Como anunciar no marketplace do Facebook?

O Facebook também oferece uma opção para quem não tem uma empresa, mas deseja anunciar produtos no marketing place da plataforma.

Como anunciar no marketplace do Facebook pelo navegador

Confira o passo a passo de como anunciar produtos no marketplace do Facebook usando seu desktop ou notebook.

  1. Acesse o Facebook em seu computador.

  2. No menu lateral esquerdo clique em “Ver mais” e selecione o item “Marketplace”.

  3. Clique no botão “+ Criar novo classificado”.

  4. Escolha o tipo de anúncio - imóvel residencial para vender ou alugar, produtos eletrônicos, veículos, etc.

  5. Acrescente os detalhes do seu produto e use fotos interessantes.

  6. Defina a localização. Isso é importante para que o Facebook faça com que o anúncio chegue para mais pessoas perto de você.

  7. Com todas as informações preenchidas clique no botão “Avançar” e então clique em “Publicar”.

Como anunciar no marketplace do Facebook em dispositivos mobile

Confira o passo a passo de como anunciar produtos no marketplace do Facebook usando dispositivos mobile.

  1. Abra seu aplicativo do Facebook.

  2. Clique no ícone de Marketplace no menu inferior.

  3. Acesse “Venda” e clique em “Criar novo classificado”.

  4. Defina a categoria do anúncio -  imóvel residencial para vender ou alugar, produtos eletrônicos, veículos, etc.

  5. Adicione os detalhes e imagens interessantes do seu produto.

  6. Defina a localização.

  7. Clique em avançar. Caso seja interessante publicar em outros grupos, além do marketplace, basta selecioná-los agora.

  8. Clique em publicar.

Aprendeu como anunciar no Facebook?

Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado de forma objetiva como anunciar no Facebook.

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O JivoChat é uma plataforma profissional de atendimento online que unifica vários canais de chat, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Além disso, a ferramenta oferece recursos para adicionar um chat online com convites proativos de conversa em seu site.

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