O que é tráfego orgânico e como gerar no marketing digital

atualizado 6 de março de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Marketing Digital é um apanhado de recursos e estratégias que é usado com o objetivo de atrair pessoas para o seu negócio.

Contudo, apenas atrair não é o suficiente. Atrair o público errado é algo que não irá gerar resultados, o que pode implicar na perda de tempo e dinheiro investido em campanhas pagas.

Uma forma de evitar que esse tipo de erro aconteça é usar estratégias de tráfego orgânico para conquistar e qualificar seus leads.

Essa é uma forma que não exige o investimento direto de dinheiro para fazer com que os consumidores cheguem ao seu negócio. 

Se você tem interesse em desenvolver uma estratégia para gerar tráfego orgânico e conquistar clientes sem precisar comprar anúncios, confira o nosso artigo. 

O que é tráfego orgânico?

Todas as visitas feitas a um canal digital, seja ele um site, blog ou rede social, podem ser chamadas de tráfego.

Por existirem diversas formas de fazer com que as pessoas visitem esses canais, existem várias formas de tráfego.

Contudo, duas maneiras ganham mais destaque nas estratégias de marketing digital.

O tráfego pago é uma categoria em que negócios investem dinheiro para fazer com que as pessoas acessem o canal desejado. Geralmente os anúncios são feitos através do Google Ads e Facebook Ads.

Já o tráfego orgânico é conquistado espontaneamente, sem gastar dinheiro com anúncios que influenciam a decisão dos consumidores.

Contudo, gerar esse fluxo orgânico de tráfego não é uma estratégia sem custos. É preciso investir na produção de conteúdo para que a tática funcione. 

A principal diferença entre os dois tipos é que o tráfego pago visa resultados curtos e imediatos, enquanto o tráfego orgânico tem o objetivo de gastar dinheiro poucas vezes para gerar resultados por muito tempo.

Confira a seguir um infográfico com as principais diferenças entre esses tipos de tráfego:

Infográfico pontuando as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Quais são os outros tipos de tráfego?

Após entender melhor os principais tipos de tráfego, confira a seguir outras categorias que também podem ser relevantes para suas campanhas de marketing digital.

Tráfego direto

É uma categoria de tráfego em que as pessoas já conhecem seu site e acessam ele digitando o nome de sua página no buscador. 

Esse tipo de tráfego acontece somente quando usuários já estão decididos sobre acessar seu site e não precisam de nenhuma forma de intermediação para chegar até sua página.

Tráfego por email marketing

Bastante comum, esse tipo de tráfego é feito quando usuários clicam em um link enviado através de um e-mail.

Por mais que seja muito usado, nem sempre irá gerar resultados. Essa estratégia só é efetiva quando o público já está no seu funil de vendas e estejam mais propensos a clicar no link.

Portanto, busque usar o e-mail marketing para focar leads que já ofereceram seus dados voluntariamente e demonstram interesse em sua solução.

Tráfego social

Pessoas que usam os links em suas redes sociais para acessar algum canal geram o tráfego social.

Por isso é importante estar presente e ativo nas redes sociais, o que aumenta consideravelmente as oportunidades de conquistar novos clientes.

Tráfego de referência

O tráfego de referência funciona através de indicações. Um exemplo é quando um consumidor lê um comentário positivo em um site confiável e decide conhecer mais sobre sua marca, acessando seus canais digitais.

Confira também nossa lista com os melhores cursos de gestor de tráfego online da internet.

Quais as vantagens de investir em tráfego orgânico?

O marketing de conteúdo e o tráfego orgânico são tendências adotadas por muitas empresas no meio digital. 

Confira a seguir os principais benefícios de essas estratégias e entenda porque tantas empresas colocam esses conceitos em prática.

1. ROI (Retorno Sobre Investimento)

O custo-benefício de estratégias de conteúdo são excelentes quando comparados às campanhas de anúncios tradicionais.

Isso reduz os custos de seu planejamento de marketing digital e melhora sua margem de lucro sobre as vendas.

2. Relevância

Os anúncios feitos no Google apresentam tags que indicam o fato do conteúdo ser promocional. 

Isso faz com que consumidores saibam que uma empresa está tentando vender algo e acabam confiando menos no conteúdo que está sendo apresentado.

Enquanto isso, o conteúdo orgânico é visto de forma genuína e oferece mais credibilidade às pessoas que estão vendo o que está sendo apresentado.

3. Escalabilidade

Anúncios pagos tradicionais apresentam um limite de resultados que está diretamente ligado ao valor investido. 

Ao deixar de pagar por esses anúncios seu tráfego irá diminuir naturalmente.

Já o tráfego orgânico gera um número relevante de visitantes qualificados para o seu site. 

Além disso, pela natureza de necessitar um investimento menor e fixo, quanto mais pessoas acessarem seu site, menor será o custo de suas ações.

4. Duração

Outra vantagem sobre os anúncios pagos, que duram apenas pelo período adquirido, é que o conteúdo feito pela sua empresa não tem prazo de validade.

Um vídeo no YouTube ou post e em seu blog pode gerar milhões de acessos ao longo do tempo, algo que é impraticável para a maior parte dos negócios alcançar através de estratégias de anúncios pagos.

Além disso, conteúdos podem ser revisitados e refeitos, garantindo um fluxo contínuo de tráfego.

5. Melhora o relacionamento com os clientes

A principal vantagem de comprar anúncios é a possibilidade de fazer vendas imediatas. Contudo, o conteúdo orgânico ajuda a guiar os consumidores em sua jornada de compra.

Todo esse processo faz com que o seu negócio construa e fortaleça o relacionamento com seus leads. Isso otimiza custos, gera confiança e eventualmente a oportunidade de vender.

Principais formas de gerar tráfego orgânico

Após conferir as vantagens de investir no tráfego orgânico, é hora de conhecer as principais formas de gerar esse tipo de tráfego.

Confira a seguir as melhores estratégias para gerar resultados orgânicos em seu negócio.

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, também conhecido como Inbound Marketing, é uma das principais vertentes do marketing digital.

É preciso que produzir um conteúdo interessante a uma pessoa criada por um negócio para que grande parte das estratégias de tráfego orgânico possam acontecer.

Portanto, quem deseja fazer investimentos mais baixos, sem precisar comprometer muito seu orçamento com mídias pagas, pode adotar o marketing de conteúdo como sua principal forma de conquistar um fluxo de tráfego.

2. SEO

O SEO, Search Engine Optimization, consiste na otimização de sites SEO e conteúdos para mecanismos de busca. 

De forma resumida, são técnicas que visam fazer com que seu site seja encontrado mais facilmente no Google.

O SEO anda lado a lado ao Marketing de Conteúdo, fazendo com que as publicações feitas nessa estratégia sejam encontradas por mais pessoas.

Portanto, se vai investir em conteúdo para seu site, lembre-se de investir em SEO para otimizar seus resultados, e contratar uma agência de marketing para contabilidade.

3. E-mail Marketing

Ao chegar em seu público criando conteúdo e usando técnicas de SEO, será necessário transformar esses visitantes em novos leads e, por consequência, em clientes.

Uma forma interessante e efetiva de fazer isso é manter o interesse dessas pessoas usando o e-mail marketing. 

Esses e-mails podem ser enviados a pessoas que já tem interesse por sua marca, cultivando esse interesse através de conteúdos e eventualmente tentando fazer uma venda.

Dicas para otimizar seus resultados e gerar muito tráfego orgânico

Por fim, é hora de conferir as melhores dicas sobre como gerar tráfego orgânico para seu site, blog ou redes sociais.

1. Crie uma persona e mantenha o foco nela

Produzir conteúdo sem direcioná-lo para uma persona pode fazer com que todo seu trabalho não gere resultados.

Já que as pessoas irão consumir seu conteúdo, faça ele pensar muito bem no perfil do seu público-alvo.

A melhor opção é criar uma persona usando dados sobre seus clientes. Pense nessa pessoa como uma cliente ideal para o seu negócio e use informações como idade, gênero, trabalho, dores e sonhos para criar essa persona fictícia.

2. Defina uma estratégia de palavras-chave

Palavras-chave são fundamentais para qualquer estratégia de SEO gere resultados no mecanismo de busca. 

Afinal, essas palavras são usadas pelos buscadores para definir os conteúdos que atendem melhor as pesquisas feitas pelos usuários.

Apenas definir uma boa estrutura de pesquisa de palavras-chave pode ter um impacto muito positivo em seus resultados, independente do tamanho do seu negócio.

3. Crie descrições de conteúdo para o Google

O conteúdo pode aparecer nas páginas de busca de várias formas para conquistar a atenção dos usuários.

É possível personalizar o nome de imagens, títulos de artigos e páginas, meta descrição do que será encontrado no link, entre outras opções.

Essas práticas, aliadas às técnicas de copywriting podem ajudar o seu conteúdo a atrair ainda mais pessoas.

4. Recicle seu conteúdo em diferentes formatos

Criar conteúdos de alta relevância para sua persona é muito importante, contudo, ele não precisa ser disponibilizado em apenas um canal. 

Aproveite suas ideias, as modifique e publique nos seus principais canais de forma adaptada para otimizar seu alcance. Uma mesma ideia pode ser aproveitada para criar:

  • Blog post
  • Infográfico
  • Vídeo
  • Apresentação de slides
  • Live

5. Invista tempo na promoção e produção de conteúdo

Tão importante quanto fazer com que seu conteúdo alcance seu público, é criar um conteúdo que desperte o interesse dessas pessoas no que você tem a mostrar.

Portanto, invista tempo em cada conteúdo que será produzido e aproveite a oportunidade de adaptá-los para outros canais.

Aprendeu o que é Tráfego Orgânico?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor o tráfego orgânico e seu papel nas estratégias de marketing digital. 

Caso tenha interesse em aprender mais sobre esse assunto, considere fazer um curso sobre :gestão de tráfego.

O Formação Gestor de Tráfego Pago e Mídia Performance 2022 é uma excelente alternativa para quem deseja começar uma carreira na área ou começar a gerenciar melhor o marketing do seu próprio negócio.

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