Passo a passo para criar uma loja virtual no Facebook

Índice

Criar uma loja virtual no Facebook é uma ótima decisão para quem deseja começar a vender online.

Através dela é possível usar a rede social para aumentar a divulgação de sua marca e seus produtos para os mais variados tipos de público.

Isso também é muito importante para quem deseja vender no Instagram, pois a plataforma usa o catálogo da loja do Facebook de base.

Outro fator decisivo para ter sua própria loja na rede social é o fato que não é preciso pagar para manter seu espaço na plataforma.

Isso significa que o investimento e o trabalho necessário para criar sua loja são baixos, contudo, será preciso investir em planejamento e estratégias de marketing para se destacar da concorrência. 

Para aprender como criar sua loja no Facebook e conferir algumas dicas de resultados, confira nosso artigo.

Vale a pena criar uma loja no Facebook?

O Facebook é uma rede social popular em que os usuários gastam cerca de 40 minutos diariamente na plataforma.

Isso permite que o seu negócio aproveite a oportunidade de impactar as pessoas que estão online na rede.

Apesar do Facebook não contar com tantos recursos que outras plataformas têm, ainda sim é possível gerar ótimos resultados e até mesmo integração com plataformas de e-commerce.

Independente de oferecer essa opção, não é preciso ter uma loja virtual para começar a vender no Facebook. 

De forma resumida, as principais vantagens da plataforma são:

  • Oferece um catálogo ilimitado de produtos.
  • Permite organizar categorias e coleções.
  • Permite se comunicar com seus clientes diretamente.
  • Oferece estatísticas de vendas, visitas e mais.
  • Faz seus produtos aprenderem mais no Facebook Marketplace.

Requisitos necessários para criar uma loja no Facebook

Antes de começar a criação de sua loja virtual na rede social, confira se você já cumpre todos os requisitos básicos para configurar a página de vendas no Facebook:

  • Tem uma página comercial.
  • Tem permissões para gerenciar as páginas.
  • Tem uma conta no Instagram para exibir os produtos por lá.
  • Cumpre as políticas da plataforma.
  • É um representante oficial de sua empresa e domínio.
  • Está localizado em um mercado compatível.
  • Demonstra confiabilidade.
  • Fornece informações precisas e segue as melhores práticas.

Como criar uma loja no Facebook?

Criar uma loja no Facebook é muito fácil, basta apenas seguir o passo a passo descrito logo abaixo:

  1. Acesse sua página no Facebook e clique no item “Loja”. 

  2. Uma janela será aberta, clique em “Ir para Gerenciador de Comércio”.

  3. Escolha um dos três métodos de finalização de compra e clique em “Avançar”.

  4. Escolha a página em que irá vender ou crie uma nova.

  5. Caso também deseje vender no Instagram, escolha sua conta empresarial do Instagram e clique em “Avançar”.

  6. Confira os detalhes de sua loja, leia e aceite o Acordo do Vendedor.

  7. Com tudo certo, clique em “Concluir a configuração”. 

Logo após criar sua loja será possível:

  • Criar e gerenciar um catálogo para adicionar seus produtos.
  • Criar uma coleção, que é um grupo de produtos catalogados que ficarão em destaque.
  • Personalizar a identidade visual de sua loja. 
  • Publicar a loja e aguardar pela aprovação do Facebook.

É mais fácil criar uma loja virtual para depois criar a loja no Facebook?

Muitas pessoas que desejam vender no Facebook também têm planos de vender em seu próprio site. 

Uma maneira mais fácil de criar sua loja no Facebook, é criar uma loja virtual em sites que oferecem integração com a rede social.

Desta forma é possível utilizar plataformas que oferecem um sistema de cadastro de produtos mais intuitivo e otimizado para então, importar seu catálogo direto do site ao seu Facebook.

Melhores plataformas de e-commerce com integração no Facebook

1. Zyro

Zyro é uma plataforma de e-commerce que oferece diversos recursos aos seus usuários, desde um criador de sites e lojas fáceis de usar, até ferramentas de marketing e um criador de logos muito eficiente.

A plataforma conta com 3 planos diferentes, a opção de migrar sua loja para o Facebook está disponível em 2 deles. 

Independente disso, todos os planos contam com:

  • Armazenamento e largura de banda ilimitados
  • E-mail grátis por 3 meses
  • Certificado SSl
  • SEO aprimorado
  • Templates profissionais
  • Ferramentas para blog
  • Domínio grátis por 1 ano
  • Hospedagem grátis
  • Google Analytics

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é mais uma excelente alternativa de plataforma de e-commerce para criar sua loja e importar seu catálogo de produtos para o Facebook.

O serviço conta com um período de teste grátis e oferece 4 planos diferentes que podem ser contratados de forma mensal, trimestral ou anual.

A plataforma é bastante intuitiva e oferece aos seus usuários:

  • Diversos canais de vendas
  • Recuperação de carrinhos abandonados
  • Formulário de inscrição para sua newsletter
  • E-mails transacionais automáticos
  • Integração com aplicativos como o JivoChat
  • Produtos ilimitados no catálogo
  • Gestão de estoque

3. Shopify

O Shopify é mais uma grande plataforma de e-commerce que oferece integração para importar seu catálogo de produtos ao Facebook. 

O serviço permite criar sua loja virtual grátis com facilidades como:

  • Recursos SEO
  • Ferramentas de divulgação
  • Criador de logotipo
  • Banco de imagens grátis
  • Gerador de nomes
  • Um banco de tutoriais ensinando a usar a plataforma

4. Tray

Por fim, a Tray é mais uma excelente alternativa de serviço para criar seu site de vendas e depois importar essas informações para sua loja do Facebook.

Os planos são bastante acessíveis e ainda oferecem a oportunidade de vender em marketplaces e no Mercado Livre.

Confira os principais recursos da plataforma: 

  • Criação de loja virtuais simplificada
  • Canais de venda adicionais, como Google, WhatsApp e afiliados
  • Integração com aplicativos
  • Loja de temas para sites
  • Loja de aplicativos
  • Recursos operacionais como logística e vendas

Aprendeu como criar sua loja virtual no Facebook?

Criar sua loja no Facebook é um trabalho simples e grátis. Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado de uma forma prática como fazer este processo.

Caso tenha interesse em melhorar seu atendimento, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional.

O JivoChat pode ser instalado em seu site para adicionar um chat em tempo real nas suas páginas.

Além disso, a ferramenta também permite conferir quem está acessando seu site e unifica diversos canais de atendimento em um só lugar.

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