Como criar uma loja no Facebook em 2025 [Guia Completo]

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Facebook se consolidou como um excelente marketplace para quem deseja criar uma loja virtual. No Brasil, essa tendência é ainda mais evidente.

De acordo com o Relatório Varejo da Adyen em 2024, 65% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais como parte do processo de compra online.

Quando se trata de compras realizadas nessas plataformas, o Facebook representa 52% do total, posicionando-se entre o Instagram, que lidera com 61%, e o TikTok, com 19%.

Esse sucesso pode ser atribuído à capacidade dessas redes de oferecer uma segmentação precisa para os anunciantes, garantindo que os anúncios sejam exibidos para o público certo no momento ideal.

Por isso, vamos te mostrar um tutorial completo com tudo que você precisa saber sobre como criar uma loja no Facebook. Confira!

O que é uma Loja do Facebook?

Uma loja do Facebook funciona como a sua vitrine digital dentro da rede social, permitindo que os clientes descubram, explorem e adquiram seus produtos diretamente pelo Facebook e Instagram.

Utilizando coleções personalizadas e ferramentas de design intuitivas, é possível organizar os itens em destaque, fortalecer a identidade da sua marca e proporcionar uma experiência de compra mais acessível e envolvente para o público.

Vale a pena criar uma loja no Facebook?

O Facebook é uma rede social popular em que os usuários gastam cerca de 40 minutos diariamente na plataforma.

O Brasil possui aproximadamente 112 milhões de usuários ativos no Facebook em 2024, de acordo com dados da Statista, o que nos coloca como a nação com a maior presença na plataforma em toda a América Latina, ocupando a quarta posição no ranking global.

Além disso, a tendência é crescer ainda mais, segundo as projeções da Statista indicam ainda que esse número pode atingir 151,6 milhões de usuários até o ano de 2027, representando mais de 70% da população brasileira.

Isso permite que o seu negócio aproveite a oportunidade de impactar as pessoas que estão online na rede.

Apesar do Facebook não contar com tantos recursos que outras plataformas têm, ainda sim é possível gerar ótimos resultados e até mesmo integração com plataformas de e-commerce.

Independente de oferecer essa opção, não é preciso ter uma loja virtual para começar a vender no Facebook.

De forma resumida, as principais vantagens da plataforma são:

  • Oferece um catálogo ilimitado de produtos.
  • Permite organizar categorias e coleções.
  • Permite se comunicar com seus clientes diretamente.
  • Oferece estatísticas de vendas, visitas e mais.
  • Faz seus produtos aprenderem mais no Facebook Marketplace.

Como criar uma loja no Facebook

Agora que você entendeu a importância de ter uma loja no Facebook para impulsionar seu negócio, confira nosso guia detalhado sobre como criar a sua loja de maneira simples, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse a página do Facebook Shopping e clique em "Começar", depois selecione "Criar uma loja" e novamente "Começar". captura de tela do Facebook
  2. Caso já utilize alguma plataforma de ecommerce, selecione a opção correspondente para vincular sua loja. Se ainda não usa essas plataformas, escolha "Eu não uso essas plataformas" e clique em "Avançar". captura de tela do Facebook
  3. Dependendo da configuração, pode ser necessário escolher um método de finalização de compra. Após definir, clique em "Avançar". captura de tela do Facebook
  4. Escolha uma Página comercial no Facebook para vincular à loja ou crie uma nova. Se quiser vender também pelo Instagram, selecione sua conta empresarial. Depois, clique em "Avançar". captura de tela do Facebook
  5. Selecione ou crie um portfólio empresarial para gerenciar suas vendas e prossiga clicando em "Avançar". captura de tela do Facebook
  6. Escolha um catálogo de produtos para associar à loja e continue clicando em "Avançar". É importante lembrar que o catálogo deve atender aos critérios exigidos para qualificação. Uma vez selecionado, ele não poderá ser alterado posteriormente.
  7. Escolha as opções de destino de entrega. Feito isso, clique em "Avançar" captura de tela do Facebook
  8. Revise todas as informações, aceite os termos do Acordo de Vendedor e finalize clicando em "Concluir a configuração". captura de tela do Facebook

Pronto! A sua loja está criada. Vale destacar que, caso ainda não possua um catálogo de produtos, ele será gerado automaticamente no Gerenciador de Comércio com o nome "Itens para (nome e ID da sua Página)". Os produtos poderão ser adicionados posteriormente, conforme sua necessidade.

Assim que sua loja for aprovada e publicada, ela exibirá um rodapé personalizado contendo nome da loja, imagem de destaque, avaliações de clientes, informações de entrega e pagamento seguro, além dos botões "Seguir" e "Comprar todos os produtos".

Vale ressaltar que a imagem em destaque será atualizada automaticamente com as publicações mais recentes carregadas na loja, sempre otimizadas para o melhor desempenho da plataforma.

Com a sua loja do Facebook online, o próximo passo é finalizar algumas configurações do seu negócio, como gerenciar seu catálogo, adicionando os produtos que deseja vender. Também é possível criar coleções que permite agrupar produtos específicos para destacar em sua loja.

Além disso, o Facebook também permite personalizar a vitrine, destacando coleções, produtos e banners promocionais na página inicial da loja, além de definir onde ela estará visível.

Requisitos necessários para criar uma loja no Facebook

Antes de começar a criação de sua loja virtual na rede social, confira se você já cumpre todos os requisitos básicos para configurar a página de vendas no Facebook:

  • Tem uma página comercial.
  • Tem permissões para gerenciar as páginas.
  • Tem uma conta no Instagram para exibir os produtos por lá.
  • Cumpre as políticas da plataforma.
  • É um representante oficial de sua empresa e domínio.
  • Está localizado em um mercado compatível.
  • Demonstra confiabilidade.
  • Fornece informações precisas e segue as melhores práticas.

É mais fácil criar uma loja virtual para depois criar a loja no Facebook?

Muitas pessoas que desejam vender no Facebook também têm planos de vender em seu próprio site.

Uma maneira mais fácil de criar sua loja no Facebook, é criar uma loja virtual em sites que oferecem integração com a rede social.

Desta forma é possível utilizar plataformas que oferecem um sistema de cadastro de produtos mais intuitivo e otimizado para então, importar seu catálogo direto do site ao seu Facebook.

Melhores plataformas de e-commerce com integração no Facebook

1. Nuvemshop

A Nuvemshop é mais uma excelente alternativa de plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual e importar seu catálogo de produtos para o Facebook.

O serviço conta com um período de teste grátis e oferece 4 planos diferentes que podem ser contratados de forma mensal, trimestral ou anual.

A plataforma é bastante intuitiva e oferece aos seus usuários:

  • Diversos canais de vendas
  • Recuperação de carrinhos abandonados
  • Formulário de inscrição para sua newsletter
  • E-mails transacionais automáticos
  • Integração com aplicativos como o JivoChat
  • Produtos ilimitados no catálogo
  • Gestão de estoque

2. Tray

A Tray é mais uma excelente plataforma de loja virtual para criar seu site de vendas e depois importar essas informações para sua loja do Facebook.

Os planos são bastante acessíveis e ainda oferecem a oportunidade de vender em marketplaces e no Mercado Livre.

Confira os principais recursos da plataforma:

  • Criação de loja virtuais simplificada
  • Canais de venda adicionais, como Google, WhatsApp e afiliados
  • Integração com aplicativos
  • Loja de temas para sites
  • Loja de aplicativos
  • Recursos operacionais como logística e vendas

3. GoDaddy

O GoDaddy é uma excelente opção para quem deseja vender online de forma profissional, mesmo sem ter experiência na área. A plataforma proporciona uma configuração prática e versátil, permitindo cadastrar até 5 mil produtos, com a possibilidade de adicionar até 10 imagens para cada item.

Com uma interface intuitiva e ferramentas eficientes, o GoDaddy oferece tudo o que você precisa para expandir suas vendas e se destacar no ambiente digital. o GoDaddy oferece integração com as redes sociais, como o Facebook, combinando registro de domínio e hospedagem em um só lugar, a plataforma simplifica a gestão da sua loja virtual.

Aprendeu como criar sua loja virtual no Facebook?

Criar sua loja no Facebook é um trabalho simples e grátis. Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado de uma forma prática como fazer este processo.

Caso tenha interesse em melhorar seu atendimento, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional.

O JivoChat pode ser instalado em seu site para adicionar um chat em tempo real nas suas páginas.

Além disso, a ferramenta também permite conferir quem está acessando seu site e unifica diversos canais de atendimento em um só lugar.

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