Como criar uma loja no Facebook em 2025 [Guia Completo]
O Facebook se consolidou como um excelente marketplace para quem deseja criar uma loja virtual. No Brasil, essa tendência é ainda mais evidente.
De acordo com o Relatório Varejo da Adyen em 2024, 65% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais como parte do processo de compra online.
Quando se trata de compras realizadas nessas plataformas, o Facebook representa 52% do total, posicionando-se entre o Instagram, que lidera com 61%, e o TikTok, com 19%.
Esse sucesso pode ser atribuído à capacidade dessas redes de oferecer uma segmentação precisa para os anunciantes, garantindo que os anúncios sejam exibidos para o público certo no momento ideal.
Por isso, vamos te mostrar um tutorial completo com tudo que você precisa saber sobre como criar uma loja no Facebook. Confira!
O que é uma Loja do Facebook?
Uma loja do Facebook funciona como a sua vitrine digital dentro da rede social, permitindo que os clientes descubram, explorem e adquiram seus produtos diretamente pelo Facebook e Instagram.
Utilizando coleções personalizadas e ferramentas de design intuitivas, é possível organizar os itens em destaque, fortalecer a identidade da sua marca e proporcionar uma experiência de compra mais acessível e envolvente para o público.
Vale a pena criar uma loja no Facebook?
O Facebook é uma rede social popular em que os usuários gastam cerca de 40 minutos diariamente na plataforma.
O Brasil possui aproximadamente 112 milhões de usuários ativos no Facebook em 2024, de acordo com dados da Statista, o que nos coloca como a nação com a maior presença na plataforma em toda a América Latina, ocupando a quarta posição no ranking global.
Além disso, a tendência é crescer ainda mais, segundo as projeções da Statista indicam ainda que esse número pode atingir 151,6 milhões de usuários até o ano de 2027, representando mais de 70% da população brasileira.
Isso permite que o seu negócio aproveite a oportunidade de impactar as pessoas que estão online na rede.
Apesar do Facebook não contar com tantos recursos que outras plataformas têm, ainda sim é possível gerar ótimos resultados e até mesmo integração com plataformas de e-commerce.
Independente de oferecer essa opção, não é preciso ter uma loja virtual para começar a vender no Facebook.
De forma resumida, as principais vantagens da plataforma são:
- Oferece um catálogo ilimitado de produtos.
- Permite organizar categorias e coleções.
- Permite se comunicar com seus clientes diretamente.
- Oferece estatísticas de vendas, visitas e mais.
- Faz seus produtos aprenderem mais no Facebook Marketplace.
Como criar uma loja no Facebook
Agora que você entendeu a importância de ter uma loja no Facebook para impulsionar seu negócio, confira nosso guia detalhado sobre como criar a sua loja de maneira simples, seguindo os passos abaixo:
- Acesse a página do Facebook Shopping e clique em "Começar", depois selecione "Criar uma loja" e novamente "Começar".
- Caso já utilize alguma plataforma de ecommerce, selecione a opção correspondente para vincular sua loja. Se ainda não usa essas plataformas, escolha "Eu não uso essas plataformas" e clique em "Avançar".
- Dependendo da configuração, pode ser necessário escolher um método de finalização de compra. Após definir, clique em "Avançar".
- Escolha uma Página comercial no Facebook para vincular à loja ou crie uma nova. Se quiser vender também pelo Instagram, selecione sua conta empresarial. Depois, clique em "Avançar".
- Selecione ou crie um portfólio empresarial para gerenciar suas vendas e prossiga clicando em "Avançar".
- Escolha um catálogo de produtos para associar à loja e continue clicando em "Avançar". É importante lembrar que o catálogo deve atender aos critérios exigidos para qualificação. Uma vez selecionado, ele não poderá ser alterado posteriormente.
- Escolha as opções de destino de entrega. Feito isso, clique em "Avançar"
- Revise todas as informações, aceite os termos do Acordo de Vendedor e finalize clicando em "Concluir a configuração".
Pronto! A sua loja está criada. Vale destacar que, caso ainda não possua um catálogo de produtos, ele será gerado automaticamente no Gerenciador de Comércio com o nome "Itens para (nome e ID da sua Página)". Os produtos poderão ser adicionados posteriormente, conforme sua necessidade.
Assim que sua loja for aprovada e publicada, ela exibirá um rodapé personalizado contendo nome da loja, imagem de destaque, avaliações de clientes, informações de entrega e pagamento seguro, além dos botões "Seguir" e "Comprar todos os produtos".
Vale ressaltar que a imagem em destaque será atualizada automaticamente com as publicações mais recentes carregadas na loja, sempre otimizadas para o melhor desempenho da plataforma.
Com a sua loja do Facebook online, o próximo passo é finalizar algumas configurações do seu negócio, como gerenciar seu catálogo, adicionando os produtos que deseja vender. Também é possível criar coleções que permite agrupar produtos específicos para destacar em sua loja.
Além disso, o Facebook também permite personalizar a vitrine, destacando coleções, produtos e banners promocionais na página inicial da loja, além de definir onde ela estará visível.
Requisitos necessários para criar uma loja no Facebook
Antes de começar a criação de sua loja virtual na rede social, confira se você já cumpre todos os requisitos básicos para configurar a página de vendas no Facebook:
- Tem uma página comercial.
- Tem permissões para gerenciar as páginas.
- Tem uma conta no Instagram para exibir os produtos por lá.
- Cumpre as políticas da plataforma.
- É um representante oficial de sua empresa e domínio.
- Está localizado em um mercado compatível.
- Demonstra confiabilidade.
- Fornece informações precisas e segue as melhores práticas.
É mais fácil criar uma loja virtual para depois criar a loja no Facebook?
Muitas pessoas que desejam vender no Facebook também têm planos de vender em seu próprio site.
Uma maneira mais fácil de criar sua loja no Facebook, é criar uma loja virtual em sites que oferecem integração com a rede social.
Desta forma é possível utilizar plataformas que oferecem um sistema de cadastro de produtos mais intuitivo e otimizado para então, importar seu catálogo direto do site ao seu Facebook.
Melhores plataformas de e-commerce com integração no Facebook
1. Nuvemshop
A Nuvemshop é mais uma excelente alternativa de plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual e importar seu catálogo de produtos para o Facebook.
O serviço conta com um período de teste grátis e oferece 4 planos diferentes que podem ser contratados de forma mensal, trimestral ou anual.
A plataforma é bastante intuitiva e oferece aos seus usuários:
- Diversos canais de vendas
- Recuperação de carrinhos abandonados
- Formulário de inscrição para sua newsletter
- E-mails transacionais automáticos
- Integração com aplicativos como o JivoChat
- Produtos ilimitados no catálogo
- Gestão de estoque
2. Tray
A Tray é mais uma excelente plataforma de loja virtual para criar seu site de vendas e depois importar essas informações para sua loja do Facebook.
Os planos são bastante acessíveis e ainda oferecem a oportunidade de vender em marketplaces e no Mercado Livre.
Confira os principais recursos da plataforma:
- Criação de loja virtuais simplificada
- Canais de venda adicionais, como Google, WhatsApp e afiliados
- Integração com aplicativos
- Loja de temas para sites
- Loja de aplicativos
- Recursos operacionais como logística e vendas
3. GoDaddy
O GoDaddy é uma excelente opção para quem deseja vender online de forma profissional, mesmo sem ter experiência na área. A plataforma proporciona uma configuração prática e versátil, permitindo cadastrar até 5 mil produtos, com a possibilidade de adicionar até 10 imagens para cada item.
Com uma interface intuitiva e ferramentas eficientes, o GoDaddy oferece tudo o que você precisa para expandir suas vendas e se destacar no ambiente digital. o GoDaddy oferece integração com as redes sociais, como o Facebook, combinando registro de domínio e hospedagem em um só lugar, a plataforma simplifica a gestão da sua loja virtual.
Aprendeu como criar sua loja virtual no Facebook?
Criar sua loja no Facebook é um trabalho simples e grátis. Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado de uma forma prática como fazer este processo.
Caso tenha interesse em melhorar seu atendimento, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional.
O JivoChat pode ser instalado em seu site para adicionar um chat em tempo real nas suas páginas.
Além disso, a ferramenta também permite conferir quem está acessando seu site e unifica diversos canais de atendimento em um só lugar.
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