Como criar loja no Instagram em 4 passos

13 minutos

Aprender como criar loja no Instagram é uma ótima oportunidade para pessoas que desejam começar a trabalhar com vendas ou empreendedores que já tem um negócio estruturado, mas desejam aumentar ainda mais seus resultados.

Para reforçar as vantagens de levar os negócios para dentro da rede social, a plataforma também oferece o Instagram Shopping, uma ferramenta desenvolvida especialmente para melhorar e facilitar a experiência de compra dos usuários na plataforma.

Se você ainda não sabe como criar loja no Instagram, mas tem vontade de aprender para começar a vender e ganhar dinheiro, confira o nosso artigo com dicas e o passo a passo da utilização desta ferramenta.

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O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma funcionalidade exclusiva que permite a criação de um catálogo de produtos e a adição de links no conteúdo do feed. Este recurso funciona semelhantemente à opção de marcar amigos em uma foto, mas os seus produtos são marcados ao invés do nome de usuários.

A grande vantagem é que esta funcionalidade remove algumas limitações que o Instagram impõe e oferece a oportunidade de transformar o perfil de sua marca em uma loja completamente funcional.

Ao criar loja no Instagram, seu perfil na rede social exibirá uma nova aba que dá acesso ao catálogo com todos os produtos cadastrados no Instagram Shopping através de sua conta.

Confira o passo a passo de como criar loja no Instagram

Agora que já entendemos melhor o que é o Instagram Shopping é hora de entender como utilizar este recurso para criar loja no Instagram.

1. Crie e configure uma conta profissional/comercial

O primeiro passo para criar sua loja na rede social é ter um perfil comercial. Se o seu perfil ainda não é comercial ou você não sabe como mudá-lo para esta versão, siga os passos listados abaixo.

  1. Toque no ícone do canto inferior direito para acessar seu perfil.
  2. Toque em "Editar perfil".
  3. Toque em "Mudar para conta profissional".
  4. Toque em "Avançar".
  5. Escolha a categoria em que seu perfil comercial se encaixa: criador de conteúdo ou empresa.
  6. Selecione "Empresa" e toque em avançar.
  7. Adicione todos os detalhes de contato, termina de configurar sua conta e pronto.

2. Vincule seu perfil a uma página do Facebook

É preciso vincular uma página do Facebook ao seu perfil comercial para como criar uma loja virtual no Instagram. Portanto, se o seu negócio ainda não tem uma página, crie ela agora mesmo.

Para vincular uma página de Facebook já criada ao seu perfil comercial no Instagram, siga as instruções:

  1. Acesse seu perfil no Instagram.
  2. Toque em "Editar perfil".
  3. Na opção "Informações comerciais públicas", clique em "Página".
  4. Toque em Continuar na notificação pop-up Conectar ou criar uma Página do Facebook.
  5. Toque em Entrar no Facebook e, entre suas Páginas, escolha uma Página que gostaria de conectar ou selecione Criar uma nova Página do Facebook.
  6. Toque em Conectar depois de selecionar uma Página ou toque em Criar depois de criar uma Página do Facebook

3. Crie um catálogo de produtos no Facebook

O próximo passo na criação de sua loja é o cadastro de produtos na página do Facebook do seu negócio. É preciso inserir informações dos seus produtos, fotos e o link para comprá-los. Existem duas formas de fazer esta atividade, direto no Facebook ou através do Gerenciador de Negócios. Confira como utilizar cada um destes métodos.

Pela página do Facebook:

  1. Acesse sua página e vá em Configurações > Modelos e guias.
  2. Edite o Modelo atual e selecione Compras.
  3. Salve e configure as informações da sua loja.
  4. Clique em Adicionar Produto e preencha nome, preço, fotos e link de compra.
  5. Salve e aguarde a aprovação (geralmente em poucas horas).

Pelo Gerenciador de Negócios:

  1. Acesse o Gerenciador de Catálogos e clique em Criar catálogo.
  2. Selecione Comércio Eletrônico:
  • Caso use Shopify, WooCommerce, BigCommerce, Magento ou OpenCart, é possível importar os produtos automaticamente.
  • Se não, adicione manualmente cada item.
  1. Conclua o cadastro e conecte o catálogo ao seu perfil comercial no Instagram.
  2. Aguarde a aprovação para que os produtos fiquem visíveis.

catálogo de uma loja no InstagramComo criar loja no Instagram

4. Ative o Instagram Shopping

Agora que os produtos estão cadastrados e organizado, você precisa solicitar a ativação do Instagram Shopping. Para fazer isso é simples:

  1. Em seu perfil, clique em "Configurações".
  2. Toque em "Negócios" e, em seguida, "Instagram Shopping".
  3. Agora, é só seguir as instruções e enviar a sua conta para análise.

Após alguns dias, se tudo der certo, sua conta estará ativa e você já poderá marcar o primeiro produto em sua loja no Instagram.

5. Elabore uma bio completa e organize o perfil

Por fim, não basta apenas cadastrar produtos, você também precisa ter um perfil completo e organizado que transmita profissionalismo e confiança.

Para quem busca como criar loja no Instagram, a bio é o cartão de visitas: ela deve explicar em poucas palavras o que você vende, incluir informações de contato e um link para sua loja virtual.

Além disso, organize o perfil de forma estratégica:

  • Use uma foto de perfil clara (de preferência o logotipo da marca).
  • Destaque informações relevantes nos destaques dos stories (formas de envio, novidades, promoções).
  • Crie uma identidade visual coerente no feed, ajudando a reforçar o posicionamento da sua marca.

Com um perfil bem estruturado, sua loja no Instagram passa mais credibilidade e aumenta as chances de transformar visitantes em clientes.

Como integrar uma loja virtual ao Instagram

Caso você já tenha uma loja virtual e deseja começar a vender pelo Instagram, existem plataformas que facilitam essa integração. Veja:

1. Wix

A Wix é uma plataforma de e-commerce completa com diversos canais de venda e permite você gerenciar e conectar sua loja virtual ao seu perfil do Instagram. Permitindo que os usuários acessem seu catálogo a partir das fotos do Instagram.

A plataforma conta com uma excelente experiência de vitrine virtual para seus clientes, além de soluções de pagamentos avançadas para facilitar o checkout e uma biblioteca com os mais variados modelos de templates para você otimizar sua loja de cosméticos.

Se você deseja conhecer mais sobre a Wix, confira nossa avaliação completa.

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma completa, com ferramentas de otimização de logística de entrega.

A plataforma conta com integração com outros canais de venda como o Facebook e o Instagram, permitindo que você leve todo o catálogo da sua loja para o Instagram. Além de vendas automatizadas e seguras, soluções de frete conectadas com a plataforma.

A Nuvemshop também conta com uma biblioteca de templates com diversos modelos para você customizar e criar sua loja virtual no Instagram com a sua cara.

Se você deseja conhecer mais sobre a Nuvemshop, confira nossa avaliação completa.

Como criar loja no Instagram: regras para ativar o Instagram Shopping

Algumas normas precisam ser seguidas para que o seu perfil tenha acesso à criação de lojas no Instagram. Portanto, assegure que você está seguindo estas regras antes de começar a como criar loja no Instagram, caso contrário, pode ser que o processo não seja concluído.

Confira as regras:

  • Só produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual (itens como álcool, produto para adultos, animais e outros também não são autorizados).
  • Tenha uma conta comercial no Instagram.
  • Associe essa conta à Página do Facebook da sua loja ou tenha uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.
  • Tenha pelo menos 9 postagens para ativar a loja.
  • A loja precisa vender bens materiais, e não serviços.
  • Respeite as políticas da plataforma.

Por que vale a pena criar uma loja no Instagram?

Qualquer recurso que otimiza o processo de compra online é um aliado do marketing digital. O Instagram faz isso com excelência, oferecendo a oportunidade de criar publicidade e conteúdo que conectam seu público à sua marca, enquanto também proporciona a oportunidade de comprar os produtos exibidos instantaneamente.

Hoje, cerca de 500 milhões de usuários acessam a rede diariamente, segundo informações fornecidas pela TechCrunch. Além disso, dados fornecidos pela própria rede social mostram que ao menos 60% dos usuários da plataforma dizem que descobrem novos produtos através do uso do Instagram.

Sozinha, a popularidade da rede já oferece os motivos necessários para que qualquer dono de comércio transforme o perfil de sua empresa em uma loja virtual.

Gera tráfego para seu site

Donos de lojas virtuais sabem o quão importante é o tráfego para a saúde de um ecommerce. Cadastrar produtos em sua loja na rede social é uma maneira muito eficiente e inteligente de gerar tráfego para um site.

Ao criar uma vitrine virtual do seu negócio publicações atraentes, que despertam o desejo de aquisição dos seus produtos, seu perfil começará a atrair mais visitantes para o seu site através de publicações patrocinadas ou organicamente.

Além disso, será possível fazer com que estes consumidores conheçam mais opções dispostas em sua rede, aumentando as chances de levarem um item extra em suas compras.

Segurança para lojas e consumidores

Segurança é uma das maiores preocupações de consumidores que compram online e eles têm razão. Informações pessoais e financeiras são necessárias para efetuar compras na internet, por isso, oferecer um ambiente seguro é muito importante para seus resultados.

Levando esta preocupação das pessoas em consideração, o Instagram Shopping conseguiu criar uma plataforma de venda e compra segura.

Empreendedores pequenos ou individuais podem aproveitar a ferramenta do Instagram e oferecerem o check out na própria rede social, atestando a segurança dos dados de seus clientes e passando mais confiança.

Facilita a compra

Um comportamento muito comum entre os consumidores é conhecer produtos através das redes sociais e acessar o site destas lojas enquanto ainda decidem se realmente irão realizar aquela compra.

Oferecer seus produtos no catálogo de uma loja no Instagram torna este processo mais rápido e diminui a chance de desistência ao proporcionar a oportunidade de comprar na própria rede social, sem nenhum passo adicional.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

5 Dicas para vender mais em sua loja no Instagram

Sabemos que colocar a sua loja virtual no ar é apenas o primeiro passo. Confira abaixo dicas de como realmente gerar vendas a partir de seu perfil na rede social.

1. Produza imagens de ótima qualidade dos produtos

Na hora de divulgar os seus produtos, as imagens são o centro das atenções. São elas que irão mostrar como o seu produto é e despertarão o interesse do público. Por isso, fotos bem produzidas são uma necessidade.

Se você é um revendedor, busque fotos de catálogos ou de campanhas de marketing para ilustrar seu feed. Caso contrário, contrate profissionais ou produza você mesmo várias fotos atraentes e de altíssima qualidade, exaltando os pontos fortes dos seus produtos.

Dê atenção aos detalhes e produza imagens de vários ângulos de um mesmo produto. Para fotos de roupas ou acessórios, utilize modelos e combine opções para marcar vários itens na mesma publicação.

Recomendamos que use programas de edição de fotos profissionais, alguns deles são extremamente intuitivos.

2. Escreva legendas atrativas

A legenda de suas publicações tem o poder de estimular vendas. Por tanto, utilize CTAs em seus textos para incentivar os seguidores a interagirem com sua marca e comprarem em sua loja.

Se os produtos que serão vendidos em sua loja do Instagram fazem parte do seu site de ecommerce, lembre-se sempre de conferir se os links estão funcionando corretamente após o cadastro dos produtos no catálogo.

Links quebrados irá proporcionar uma experiência ruim aos seus clientes e a sua loja perderá a oportunidade de gerar mais tráfego e converter mais consumidores.

4. Utilize as tags/etiquetas corretamente

A tag, também conhecida como etiqueta, é a forma como seus produtos serão marcados em seu conteúdo. Portanto, fique atento com sua utilização em publicações e stories. Muitas tags podem atrapalhar seus seguidores a selecionarem um produto desejado ao estarem sobrepostas, além disso, também podem poluir visualmente suas publicações.

Para entender melhor como utilizar este recurso, procure referência no perfil de marcas famosas que fazem um bom trabalho na rede social.

5. Planeje e tenha um bom motivo para cada publicação

Gerenciar o conteúdo das redes sociais é muito importante para que o marketing realizado através delas dê resultado. Com o Instagram não é diferente. Crie um cronograma editorial em que cada publicação tem um propósito: engajamento, autoridade, tráfego ou vendas.

Aprendeu como criar loja no Instagram? Comece a vender!

Esperamos que as informações que trouxemos em nosso artigo possam ajudar a criar loja no Instagram, não esqueça da importância de utilizar essa rede social para informar as novidades chegando na sua loja.

Caso você esteja planejando usar a rede social para vender mais em seu site, considere a opção de instalar um chat online em suas páginas.

Com a ferramenta profissional de atendimento JivoChat, é possível atender clientes em tempo real no seu ecommerce, enviar convites de conversa proativos com mensagens personalizadas e até mesmo monitorar as páginas que estão sendo acessadas.

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empreendedores bem sucedidos estão
aumentando suas vendas online.
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