Como criar loja no Instagram: confira o passo a passo

Criar uma loja no Instagram é uma ótima oportunidade para pessoas que desejam começar a trabalhar com vendas e é uma necessidade para empreendedores que já tem um negócio estruturado, mas desejam vender mais.

Afinal, cerca de 500 milhões de usuários acessam a rede diariamente, segundo informações fornecidas pela TechCrunch. Além disso, dados fornecidos pela própria rede social mostram que ao menos 60% dos usuários da plataforma dizem que descobrem novos produtos através do uso do Instagram.

Sozinha, a popularidade da rede já oferece os motivos necessários para que qualquer dono de comércio transforme o perfil de sua empresa em uma loja virtual.

No entanto, para reforçar as vantagens de levar os negócios para dentro da rede social, a plataforma também oferece o Instagram Shopping, uma ferramenta desenvolvida especialmente para melhorar e facilitar a experiência de compra dos usuários na plataforma.

Desta forma, empresas promovem seus produtos através da produção de conteúdo para a rede, criando vídeos e fotos atrativas, podem contar com um botão de compra. Um recurso que se beneficia do engajamento para viabilizar a venda de forma rápida, prática, ilustrativa e fácil.

Se você ainda não sabe como criar loja no Instagram, mas tem vontade de aprender para começar a vender e ganhar dinheiro, confira o nosso artigo com dicas e o passo a passo da utilização desta ferramenta.

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Os cursos online são uma das formas mais práticas e fácil de aprender sobre um determinado assunto em seu próprio ritmo. Por tanto, se você deseja dominar o Instagram e obter ótimos resultados, considere estudar mais sobre a rede social desta forma.

Com o curso Sua loja virtual no Instagram você pode aprender a transformar seu perfil em uma loja virtual completa, oferecer uma página de pagamentos segura, cadastrar seus produtos e gerenciar um estoque online, contar com o cálculo de frete automático e ampliar suas vendas para todo o Brasil.

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma funcionalidade exclusiva para lojas no Instagram que permite a criação de um catálogo de produtos e a adição de links no conteúdo do feed. Este recurso funciona semelhantemente à opção de marcar amigos em uma foto, mas os seus produtos são marcados ao invés do nome de usuários.

A grande vantagem é que esta funcionalidade remove algumas limitações que o Instagram impõe e oferece a oportunidade de transformar o perfil de sua marca em uma loja completamente funcional.

Ao criar uma loja na rede social, seu perfil no Instagram exibirá uma nova aba que dá acesso ao catálogo com todos os produtos cadastrados no Instagram Shopping através de sua conta.

Como a loja no Instagram funciona?

O Instagram é uma rede social que valoriza o conteúdo e o engajamento gerado através dele. Por isso, existem diversas formas de visualizar e divulgar produtos na rede.

Os recursos são oferecidos às lojas com a intenção de facilitar o acesso aos produtos na plataforma. Contudo, o mesmo requisito exigido para liberar a divulgação de links nos Stories é exigido para liberar funcionalidades especiais: é preciso de no mínimo 10 mil seguidores.

Por tanto, não se preocupe apenas em criar estratégias de divulgação de produtos, mas invista tempo e dinheiro para gerar engajamento e ganhar mais seguidores no Instagram.

Feed

É possível adicionar marcações de etiquetas nos produtos em publicações como fotos, direcionando o usuário a um ambiente com o valor e mais fotos daquele item. Logo abaixo um feed feito apenas de publicações com produtos será recomendado e um botão redirecionamento para o site ficará disponível.

Stories

O recurso de marcar produtos funciona da mesma forma nos Stories, habilitando a possibilidade de marcar produtos através de tags assim como a de usuários. Quando uma pessoa clica sobre a tag daquele produto, ela será redirecionada da mesma maneira como a aplicação no feed.

Filtros de realidade aumentada

Sabia que seus produtos também podem ser marcados na ferramenta interativa de filtros do Instagram? Estes filtros de realidade aumentada podem ser acessados através dos Stories e podem simular a utilização de um dos seus produtos, como óculos, um batom, um quadro e itens de decoração, entre tantas possibilidades.

Influenciadores

O marketing de influência é uma estratégia com muito potencial a ser explorado, principalmente nas redes sociais. Pensando nisso, o Instagram Shopping oferece um recurso para que influencers possam utilizar etiquetas de produtos em suas publicações e direcionar seus próprios seguidores para a loja do seu negócio.

Loja no Instagram para quem não tem site

Pequenos empreendedores que ainda não criaram seu site também podem criar sua loja no Instagram e realizar todas as suas operações na plataforma.

Quando um produto é cadastrado, na página de informações, ao invés de adicionar o link do produto em um site é possível usar um botão de check da própria rede social. Isso faz com que as compras sejam realizadas dentro do Instagram, tornando a experiência mais simples para empreendedores e consumidores.

Como criar loja no Instagram: regras para ativar o Instagram Shopping

Algumas normas precisam ser seguidas para que o seu perfil tenha acesso à criação de lojas no Instagram. Portanto, assegure que você está seguindo estas regras antes de começar a criar sua loja, caso contrário, pode ser que o processo não seja concluído.

Confira as regras:

  • Só produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual (itens como álcool, produto para adultos, animais e outros também não são autorizados).

  • Tenha uma conta comercial no Instagram.

  • Associe essa conta à Página do Facebook da sua loja ou tenha uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

  • Tenha pelo menos 9 postagens para ativar a loja.

  • A loja precisa vender bens materiais, e não serviços.

  • Respeite as políticas da plataforma.

Confira o passo a passo de como criar loja no Instagram

Agora que já entendemos melhor o que é o Instagram Shopping é hora de entender como utilizar este recurso para criar loja no Instagram.

1. Tenha um perfil comercial no Instagram

O primeiro passo e uma das exigências para criar sua loja na rede social é um perfil comercial. Se o seu perfil ainda não é comercial ou você não sabe como mudá-lo para esta versão, siga os passos listados abaixo.

  1. Toque no ícone do canto inferior direito para acessar seu perfil.

  2. Toque no ícone de 3 riscos no canto superior direito de sua tela.

  3. Toque em “Configurações”.

  4. Toque em “Conta”.

  5. Toque em “Mudar para conta comercial”.

  6. Uma mensagem de confirmação irá aparecer em sua tela, aceite.

  7. Defina a categoria do seu perfil.

  8. Escolha a categoria em que seu perfil comercial se encaixa: criador de conteúdo ou empresa.

2. Vincule seu perfil a uma página do Facebook

É preciso vincular uma página do Facebook ao seu perfil comercial para criar uma loja no Instagram. Portanto, se o seu negócio ainda não tem uma página, crie ela agora mesmo.

Para vincular uma página de Facebook já criada ao seu perfil comercial no Instagram, siga as instruções:

  1. Em sua página do Facebook, clique na opção “Configurações”, no canto inferior esquerdo da tela.

  2. Clique na opção “Instagram”.

  3. Clique em “Entrar” na opção “Adicione sua conta no Instagram para começar”.

  4. Insira as informações de acesso do perfil de sua loja e faça o login.

  5. Insira as informações requisitadas pelo Facebook e as contas estarão vinculadas, permitindo seguir ao próximo passo de criar sua loja no Instagram.

3. Crie um catálogo de produtos no Facebook

O próximo passo na criação de sua loja é o cadastro de produtos na página do Facebook do seu negócio. É preciso inserir informações dos seus produtos, fotos e o link para comprá-los. Existem duas formas de fazer esta atividade, direto no Facebook ou através do Gerenciador de Negócios. Confira como utilizar cada um destes métodos.

Criando um catálogo pela página do Facebook**

Abra sua página do Facebook e clique em “Configurações”, em seguida clique em “Modelos e guias”. Clique no botão “Editar” ao lado da opção “Modelo atual” e selecione a opção “Compras”, então clique em “Salvar”.

Após salvar esta mudança em seu perfil, será possível conferir o link de sua loja. Ao abri-lo pela primeira vez será necessário configurar algumas informações sobre o seu negócio. Faça estes ajustes e cliquem em “Ok”.

Você será direcionado para uma página com o botão “Adicionar Produto”. É aí que os produtos do seu negócio serão cadastrados. Clique nesta opção e adicione seus produtos com fotos, nome, preço, link de compra e todos os detalhes fundamentais dos itens de sua loja. Salve e o cadastro estará realizado.

No entanto, é preciso aguardar o processo de aprovação antes que seu produto esteja disponível em sua loja. Este período pode levar até 2 dias, mas geralmente leva apenas algumas horas.

Criando um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios

Esta é uma alternativa um pouco mais complexa do que o cadastro de produtos diretamente no Facebook, mas serve como uma alternativa para solucionar problemas relacionados à sua loja.

Para utilizar este método, faça o login no Gerenciador de Negócios com sua conta do Facebook. Na aba principal do gerenciador clique na opção “Gerenciador de Catálogos”. Você será direcionado para uma página com o botão “Criar catálogo” na parte inferior, clique nele.

Escolha o item “Comércio Eletrônico” e clique em “Avançar” para continuar com o cadastro dos seus produtos. Negócios que utilizam plataformas de ecommerce parceiras do Facebook, como Shopify, WooCommerce, BigCommerce, Magento, OpenCart, podem simplesmente transferir os dados de suas lojas virtuais para a rede social.

No entanto, empreendedores que não utilizam estas plataformas precisarão adicionar os itens do seu catálogo manualmente, um a um.

Para fazer isso, dê o nome do seu catálogo na caixa de texto indicada e clique em “Criar novo catálogo”. Então, clique na opção “Itens” e depois em “Adicionar itens” para inserir os dados dos seus produtos e fazer seu cadastro, como no método do Facebook.

Após terminar de inserir as informações do item que entrará no catálogo, clique em “Adicionar Produto”. Caso tenha terminado de adicionar todos os itens, clique em “Concluir”.

Por fim, vá até à aba “Visão Geral” e conecte o catálogo criado com seu perfil comercial no Instagram. Finalizando todas estas etapas, será preciso aguarda a aprovação dos produtos.

4. Habilite o modo Compras e marque seus produtos

Após vincular suas contas no Facebook, é hora de seguir um dos passos mais fáceis de como criar sua loja no Instagram: cadastrar seu perfil no Instagram Compras, a versão traduzida do Instagram Shopping.

  1. Em seu perfil, clique em “Configurações”.

  2. Escolha o item “Empresa” e, então, clique em “Compras.

  3. Será possível visualizar uma página do seu catálogo, é só selecioná-la.

  4. Agora é hora de marcar seus produtos, então volte ao seu perfil e escolha a publicação de um item que deseja marcar.

  5. Clique no ícone de 3 pontinhos, que fica no canto das publicações.

  6. Clique na opção "Editar” e depois clique no ícone “+”.

  7. Selecione a opção “Marcar Produtos”.

  8. Selecione o produto certo e clique em “Concluir”.

E assim sua conta está ativa e você já terá marcado o primeiro produto em sua loja no Instagram.

5. Passo bônus: organizando os produtos de sua loja em Coleções

É possível organizar produtos de um mesmo segmento ou linha promocional em Coleções personalizadas. Uma forma de organizar a exibição dos seus produtos e tornar seu catálogo mais atrativo para os consumidores.

Para criar uma coleção, acesse o Gerenciador de Anúncios e clique no botão “Gerenciador de Comércio”, depois clique em “Começar”. Escolha em qual canal a compra será concluída: seu site, Facebook, Instagram ou Mensagem Direta.

Após selecionar a opção mais adequada para sua loja, selecione sua página do Facebook e selecione um catálogo (é possível ter vários catálogos também).

Confira todos os dados, confira os termos de uso da plataforma e clique em “Criar sua Loja”. Uma página do Gerenciador de Comércio será aberta em sua tela, o botão “Criar uma coleção” estará disponível, clique nele.

Agora é a hora de definir qual será o nome de sua coleção e criar uma descrição para ela. Uma dica importante é utilizar um CTA (call to action) curto e atraente, para captar a atenção dos consumidores.

Escolha a imagem de capa de sua coleção e clique em “Avançar”. Agora é a hora de adicionar os itens em sua coleção. Fique atento porque cada coleção pode ter um número específico de produtos, entre 6 a 30. Agora é só clicar em “Confirmar” e aguardar a aprovação de sua nova coleção.

Por que vale a pena criar uma loja no Instagram?

Qualquer recurso que otimiza o processo de compra online é um aliado do marketing digital. O Instagram faz isso com excelência, oferecendo a oportunidade de criar publicidade e conteúdo que conectam seu público à sua marca, enquanto também proporciona a oportunidade de comprar os produtos exibidos instantaneamente.

Além disso, existem outras razões que fazem o Instagram Shopping ser uma peça-chave em estratégias de marketing. Confira as principais a seguir.

Gera tráfego para seu site

Donos de lojas virtuais sabem o quão importante é o tráfego para a saúde de um ecommerce. Cadastrar produtos em sua loja na rede social é uma maneira muito eficiente e inteligente de gerar tráfego para um site.

Ao criar uma vitrine virtual do seu negócio publicações atraentes, que despertam o desejo de aquisição dos seus produtos, seu perfil começará a atrair mais visitantes para o seu site através de publicações patrocinadas ou organicamente.

Além disso, será possível fazer com que estes consumidores conheçam mais opções dispostas em sua rede, aumentando as chances de levarem um item extra em suas compras.

Segurança para lojas e consumidores

Segurança é uma das maiores preocupações de consumidores que compram online e eles têm razão. Informações pessoais e financeiras são necessárias para efetuar compras na internet, por isso, oferecer um ambiente seguro é muito importante para seus resultados.

Levando esta preocupação das pessoas em consideração, o Instagram Shopping conseguiu criar uma plataforma de venda e compra segura.

Empreendedores pequenos ou individuais podem aproveitar a ferramenta do Instagram e oferecerem o check out na própria rede social, atestando a segurança dos dados de seus clientes e passando mais confiança.

Facilita a compra

Um comportamento muito comum entre os consumidores é conhecer produtos através das redes sociais e acessar o site destas lojas enquanto ainda decidem se realmente irão realizar aquela compra.

Oferecer seus produtos no catálogo de uma loja no Instagram torna este processo mais rápido e diminui a chance de desistência ao proporcionar a oportunidade de comprar na própria rede social, sem nenhum passo adicional.

5 Dicas para vender mais em sua loja no Instagram

1. Produza imagens de ótima qualidade dos produtos

Na hora de divulgar os seus produtos, as imagens são o centro das atenções. São elas que irão mostrar como o seu produto é e despertarão o interesse do público. Por isso, fotos bem produzidas são uma necessidade.

Se você é um revendedor, busque fotos de catálogos ou de campanhas de marketing para ilustrar seu feed. Caso contrário, contrate profissionais ou produza você mesmo várias fotos atraentes e de altíssima qualidade, exaltando os pontos fortes dos seus produtos.

Dê atenção aos detalhes e produza imagens de vários ângulos de um mesmo produto. Para fotos de roupas ou acessórios, utilize modelos e combine opções para marcar vários itens na mesma publicação.

2. Escreva legendas atrativas

A legenda de suas publicações tem o poder de estimular vendas. Por tanto, utilize CTAs em seus textos para incentivar os seguidores a interagirem com sua marca e comprarem em sua loja.

3. Cheque os links

Se os produtos que serão vendidos em sua loja do Instagram fazem parte do seu site de ecommerce, lembre-se sempre de conferir se os links estão funcionando corretamente após o cadastro dos produtos no catálogo.

Links quebrados irá proporcionar uma experiência ruim aos seus clientes e a sua loja perderá a oportunidade de gerar mais tráfego e converter mais consumidores.

4. Utilize as tags/etiquetas corretamente

A tag, também conhecida como etiqueta, é a forma como seus produtos serão marcados em seu conteúdo. Portanto, fique atento com sua utilização em publicações e stories. Muitas tags podem atrapalhar seus seguidores a selecionarem um produto desejado ao estarem sobrepostas, além disso, também podem poluir visualmente suas publicações.

Para entender melhor como utilizar este recurso, procure referência no perfil de marcas famosas que fazem um bom trabalho na rede social.

5. Planeje e tenha um bom motivo para cada publicação

Gerenciar o conteúdo das redes sociais é muito importante para que o marketing realizado através delas dê resultado. Com o Instagram não é diferente. Crie um cronograma editorial em que cada publicação tem um propósito: engajamento, autoridade, tráfego ou vendas.

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Aprendeu como criar loja no Instagram? Comece a vender!

Esperamos que as informações que trouxemos em nosso artigo possam ajudar a criar uma loja de sucesso no Instagram. Casa você esteja planejando usar a rede social para vender mais em seu site, considere a opção de instalar um chat online em suas páginas.

Com a ferramenta profissional de atendimento JivoChat, é possível atender clientes em tempo real no seu ecommerce, enviar convites de conversa proativos com mensagens personalizadas e até mesmo monitorar as páginas que estão sendo acessadas.

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