O que é psicologia das cores e o significado de cada cor

9 de abril de 2021
atualizado 16 de agosto de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Sabia que cada detalhe em um anúncio, produto ou serviço sendo divulgado afeta diretamente a percepção dos consumidores? Muitas vezes características que parecem apenas pormenores podem estimular ou desencorajar compras, como é o caso das cores, que exercem um papel muito importante no marketing

Conhecer o significado das cores e utilizá-las corretamente pode ajudar o seu negócio a alcançar um público maior e conquistar mais clientes. 

A psicologia das cores não é nenhum segredo, na verdade, é um estudo que classifica e estrutura as sensações, interpretações e influências nas ações que as cores podem ter nas pessoas. 

Esse assunto é muito discutido tanto no mundo do design, quanto do marketing, porque tem o poder de influência sobre os consumidores e pode ajudar a aumentar as taxas de conversão quando usado corretamente. 

E não é apenas no meio do marketing que as cores têm significados, seu sentido também é explorado pela moda, arte, placas de avisos, regras de trânsitos e em diversos outros contextos. 

Aprender a utilizar as cores corretamente irá expandir a possibilidade de gerar resultados através de sua comunicação visual. 

Confira o nosso artigo para entender melhor o que é a psicologia das cores, como seus significados podem influenciar a taxa de conversão e descobrir dicas que podem ajudar a tomar a melhor decisão na hora de escolher uma cor para o seu negócio.

O que é psicologia das cores?

Psicologia das cores é o estudo que relaciona as cores e o comportamento humano. Através dos estudos é possível analisar e entender como cada cor pode afetar decisões cotidianas e causar efeitos, como mudança de sentimentos, emoções, desejo e mais. 

As pesquisas feitas nesta área tentam entender o significado das cores através de questionamentos: "como a cor de uma peça de roupa influenciou uma compra?", "a cor de um ícone de aplicativo pode aumentar seu número de downloads?", "as cores de uma embalagem podem afetar a decisão de compra?", entre outras perguntas.

Geralmente a resposta para estas perguntas é sim. No entanto, a justificativa pode ser diferente em cada caso, pois uma mesma cor pode ter significados diferentes dependendo de seu contexto e das pessoas que a estão enxergando.

Os motivos que fazem as pessoas interpretar as cores de forma diferente são vários, como país, valores, idade, orientação sexual, etc.

Psicologia das cores x Significado das cores

Toda vez que a psicologia das cores é um assunto abordado, o significado das cores é citado. Mas qual é a diferença entre estes termos? 

O significado das cores é um termo derivado do estudo da psicologia das cores, porém, estas terminologias podem variar de acordo com o contexto. 

A psicologia estuda a associação de sentimentos, lembranças e emoções ligadas às cores através de pesquisas científicas. Enquanto o significado da cor é usado para expressar quais sentimentos e emoções estão associados a uma cor específica. 

Também é importante ter conhecimento que em alguns contextos como crenças populares, superstições e na espiritualidade, as cores podem ter significados diferentes. 

Por isso é muito importante conhecer bem seu público e a importância de cada cor antes de tomar uma decisão em seu negócio. Aprender sobre o contexto dos seus clientes em potencial irá evitar escolhas equivocadas e poderá fortalecer sua marca ao associá-la com as cores "corretas" para seu público-alvo.

Psicologia das cores e significado das cores

Por que a psicologia das cores é importante para os negócios?

As imagens são muito importantes para estratégias de marketing. Através delas, é possível impactar os consumidores e conquistar sua atenção apenas com sua visualização. 

Enquanto isso, textos precisam do engajamento e interesse dos consumidores, para que leiam a mensagem e as interpretem. Um processo mais longo, enquanto imagens têm um impacto instantâneo. 

As cores são uma parte integral das imagens. Após entender o significado de cada uma delas, será possível criar imagens com uma chance maior de despertar o interesse do seu público-alvo apenas com o ato de vê-las. 

A escolha correta de cores também irá ajudar a construir uma identidade de marca coesa, capaz de conquistar seu público com mais facilidade. Estas escolhas irão ajudar a transmitir os valores da empresa com mais clareza, facilitando o processo de identificação por parte do público. 

Qual o significado das cores? 

Significado das cores: cor vermelha

A cor vermelha é associada à paixão, ação, energia, fome, perigo, força, velocidade, calor, amor, fogo. É uma das cores mais intensas e está relacionada com sentimentos fortes. Isso significa que se usada de forma exagerada, pode despertar emoções negativas como raiva, agressão e medo. Portanto, é bom medir a dose certa na hora de usá-la. 

No marketing, o vermelho é uma excelente cor para chamar a atenção dos consumidores. Geralmente seu uso está associado a chamadas de ação, como "compre agora" e "aproveite a promoção". Por estimular ações e a sensação de urgência, esta é uma das cores mais usadas no varejo.

Uma das marcas que tem o vermelho como característica é o McDonald's. Sua utilização busca reforçar as ideias de energia, felicidade e principalmente fome, associando sensações e ideias positivas à marca. 

Logo do McDonald's com fundo em cor vermelha

Significado das cores: cor laranja

A cor laranja está associada ao humor, entusiasmo, criatividade, amizade, energia, vibração, calor, equilíbrio, alegria, confiança, aventura. O laranja também é uma cor intensa, porém menos agressiva que o vermelho e mais agradável aos olhos. 

Devido às sensações e emoções ligados a ela, a cor é bastante usada em conteúdos e anúncios descontraídos e divertidos.

Um dos principais exemplos de marcas que utilizam o laranja é a Nickelodeon, um canal televisivo infantil. Essa escolha reforça a criatividade, alegria, acessibilidade e espírito jovem do canal que tem crianças como seu público-alvo exclusivo.

Nickelodeon cor laranja

Significado das cores: cor amarela

A cor amarela está diretamente ligada ao sol, por isso os sentimentos positivos associados a ela são: otimismo, felicidade, alegria, calor, idealismo, imaginação, esperança, verão, sabedoria. Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo.

Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade. Por ser muito forte e impactante, geralmente é usada no plano de fundo de imagens ou como destaque. Também é bastante utilizada em chamadas para ação, na maior parte das vezes, junto ao vermelho. 

Apesar de usar mais a cor vermelha em seu material visual, a marca McDonald's é amarela. Essa é uma escolha que busca associar a empresa a sensações de alegria e liberdade. Outra marca que usa a cor busca de ser ligada à jovialidade, energia, calor e otimismo é a Renault.

Carro Renault da cor amarela

Significado das cores: cor rosa

A cor rosa está associada com: delicadeza, feminilidade, inocência, saúde, felicidade, satisfação, charme, brincadeira, leveza, romantismo. Muitas vezes é usada em marcas e produtos infantis, por também remeter à brincadeiras e descontração. 

Um dos exemplos mais tradicionais do uso da cor rosa no marketing é a marca Barbie. Os tons de rosa são característicos e ajudaram a tornar a linha de brinquedo conhecida mundialmente. 

Psicologia das cores no logo rosa da Barbie

Significado das cores: cor azul

Assim como o amarelo está diretamente ligado ao sol, o azul está relacionado ao mar e ao céu. Por isso a cor azul está associada a: espiritualidade, fé, contentamento, paz, tranquilidade, calma, lealdade, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia.

Segundo o estudo das cores, em alguns contextos o azul também pode representar frieza, tristeza e depressão, então esteja atento quanto a sua utilização.

No contexto do marketing, a cor geralmente é utilizada para emitir a sensação de tranquilidade e calma. O azul também é uma escolha muito popular para marcas de tecnologia, como a Dell, Twitter, Skype e hp. 

Logo azul Dell

Significado das cores: cor verde

A cor verde está fortemente ligada ao conceito de natureza e a ideia de dinheiro. Além disso, também está associada às emoções e sentimentos de:  meio ambiente, saudável,  tenacidade, autoconsciência, fertilidade, orgulho, cura, calma, perseverança, imutabilidade, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade.

Além disso, a cor também pode ser associada a conceitos negativos, como inveja, imaturidade e ciúme.

Geralmente empresas ligadas à saúde e ao bem-estar utilizam tons de verde em suas marcas e identidade visual. 

A John Deere é uma das marcas mundialmente conhecidas que usa o verde. A cor é característica tanto em sua identidade visual, quanto em seus produtos, associando a marca ao meio ambiente, campo, fertilidade, orgulho e tenacidade.

Fila de tratores verdes John Deere

Significado das cores: cor roxa

Historicamente a cor roxa está ligada à nobreza e a realeza, ela também pode ser associada a: espiritualidade, erotismo, cerimônia, o misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, criatividade, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.

Algumas marcas conhecidas que utilizam o roxo são a Vivo e a Twitch, associando sua identidade visual à intimidade e comunicação. 

Foto de um prédio com filtro roxo e logo da vivo

Significado das cores: cor marrom

A cor marrom está associada a elementos como segurança, conforto, terra, madeira, pedra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, rústico, simplicidade. 

Muitas vezes não é a primeira opção quando pensamos em design para marcas, porém a cor pode ser muito bem aplicada na identidade visual de empresas de produtos naturais, alimentos e móveis.

A Cacau Show é um exemplo que utiliza bem o marrom em sua identidade visual, associando sua imagem de todas as maneiras ao chocolate.

Logo marrom Cacau Show

Significado das cores: cor branca

A cor branca está associada a: paz, humildade, tranquilidade, bondade, inocência, precisão, amor, respeito, limpeza, neve, inverno, casamento, frio. 

Por ser uma cor neutra, acaba sendo muito usada no plano de fundo de imagens e sites. O contraste com fontes pretas facilita a leitura e gera uma boa experiência de navegação para os usuários de uma loja virtual. 

Uma das marcas muito conhecida por utilizar diversas versões brancas de seu logo é a Adidas.

Logo branca da Adidas

Significado das cores: cor preta

A cor preta também é neutra, porém poderosa. Geralmente está associada a: sofisticação, formalidade, poder, elegância, riqueza, mistério, estilo, sexualidade. A cor também representa vários conceitos negativos, como: medo, tristeza, mal, remorso e raiva.

Por ser uma cor neutra, é muito utilizado junto a outras cores, principalmente o branco e o dourado. Algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o preto em seu logo estão ligadas à moda e ao luxo, como GUCCI, Chanel, Nike e Puma.

Logo preta da Chanel

Significado das cores: cor cinza

Por fim, o significado da cor cinza está ligado ao equilíbrio e à neutralidade. Por ser uma cor que chama pouca atenção, geralmente é utilizada em cabeçalhos, gráficos e plano de fundo para dar destaque a outros elementos. Além disso, a cor também evoca emoções negativas como depressão, monotonia e perda. 

Uma das marcas que usa a cor cinza tanto em sua logo como em seus produtos é a Apple. Seu site e suas interfaces também utilizam bastante a cor, emitindo uma sensação de equilíbrio, leveza e limpeza em seus produtos. 

Logo cinza da Apple

Como usar a psicologia das cores no marketing

Agora que você já sabe a importância da psicologia das cores o significado de cada cor, é hora de entender como este conhecimento pode ser aplicado de forma prática no marketing. 

Afinal, segundo a pesquisa realizada pela Quick Sprout, 92,6% das pessoas consideram as características visuais mais importantes na hora de comprar e cerca de 90% tomam uma decisão baseada apenas na cor. Portanto, ignorar o estudo das cores em sua identidade visual pode prejudicar os resultados de uma empresa.

A boa notícia é que existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar você a escolher um esquema de cores harmônicas para o seu negócio. Uma das formas mais básicas de fazer isso é através do estudo das cores complementares. 

Confira na imagem a seguir como uma paleta de cores pode ser definida a partir do disco cromático. 

Círculos cromáticos na psicologia das cores

As ferramentas de paletas de cores podem tornar sua escolha e processo criativo ainda mais fácil. 

Confira uma lista com as principais opções: 

Dicas para não errar na hora de escolher as cores

É comum encontrar empresas que cometem erros na escolha das cores que compõem sua identidade visual.

Algo que geralmente acontece porque empreendedores utilizaram sua preferência pessoal ou tomaram uma decisão a partir do senso comum. 

Para evitar errar na hora de escolher as cores do seu negócio, confira as dicas a seguir. 

A escolha é para seus clientes: por mais que seja difícil abandonar a preferência pessoal, é preciso entender que a escolha das cores deve ser pensada para agradar seu público. Analise e pesquise a opinião dos consumidores em seu setor para fazer uma escolha embasada que irá ajudar seu empreendimento a ter melhores resultados.

Deixe os preconceitos de lado: é muito importante considerar dados e referências científicas em sua decisão. Não assuma que a cor rosa é para mulheres e a cor azul é para homens, em seu setor, isso pode ser diferente. Busque por pesquisas que levem em consideração o perfil do seu público.

Defina um limite de cores: usar muitas cores em sua identidade visual pode deixá-la carregada e confusa. No máximo, utilize 3 cores diferentes. Uma dica que designers dão é a proporção de 60% da cor dominante, 30% da cor secundária e 10% da cor nos detalhes.

Crie uma paleta de cores harmônicas: entender quais as cores preferidas do seu público não é o suficiente. Para criar identidades visuais coesas e eficientes é preciso usar cores harmônicas entre si. Faça isso usando as ferramentas citadas logo acima, como COLOURlovers e Adobe Color.

Preparado para aplicar a psicologia das cores no seu negócio?

Entender o significado das cores é importante para tomar as decisões corretas relacionadas à parte visual de suas estratégias de marketing e até mesmo no desenvolvimento de uma identidade visual. 

Se você não está muito familiarizado com ferramentas de edição de imagem, mas quer colocar este conhecimento em prática, use o Shutterstock: Creative Flow.

Essa é uma ferramenta de edição online e gratuita muito fácil de usar, onde qualquer pessoa mesmo sem conhecimento técnico pode criar designs profissionais a partir de modelos prontos.

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