Como fazer um site: aprenda com o passo a passo

A importância de fazer um site para negócios e projetos não pode ser negada. Pessoas que encontram dificuldades ou problemas usam seus computadores e celulares para pesquisar por soluções na internet. Ter um site é a maneira de registrar a identidade do seu empreendimento na internet, se tornando uma alternativa para estas pessoas.

Apesar de saberem desta relevância, empreendedores e profissionais com conhecimento técnico limitado nesta área acabam deixando a ideia de fazer seu site de lado porque acreditam que é necessário contratar programadores e designers. Uma forma legítima de criar sites originais, mas que exige um grande investimento de tempo e dinheiro.

Os criadores de sites são serviços que oferecem recursos e funcionalidades fáceis de usar para pessoas sem conhecimento técnico em programação ou design criarem seus sites. Uma alternativa viável tanto por ser econômica, quanto por ser mais simples de executar.

Estas ferramentas são desenvolvidas com um público menos experiente como foco. Por isso, suas interfaces são simplificadas e contam com designs prontos que oferecem versatilidade, sendo usados em seu formato original ou customizados para se tornarem mais autênticos.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender como é este processo e ensinar como fazer um site do zero usando uma destas ferramentas.

Como cada uma destas plataformas apresentam seus pontos fortes e fracos, vamos apresentar um método básico que pode ser utilizado em qualquer alternativa no mercado e também vamos ensinar o passo a passo da utilização de alguns dos principais criadores de site do mercado.

Por que é importante fazer um site?

Antes de aprender a fazer seu site, é preciso compreender a importância que esta estratégia tem para negócios físicos e online de qualquer segmento. Afinal, não marcar sua presença online em um país com mais de 130 milhões de usuários de internet é deixar de lado uma grande parcela de consumidores.

Ao contrário do que muitos pensam, apenas estar presente nas redes sociais não irá garantir que sua empresa seja reconhecida. Pois, diversos passos são necessários para que os usuários conheçam seu perfil, consumam seu conteúdo e então, considerem comprar de sua marca.

Grande parte destas pessoas que são conectadas usam a internet quando têm alguma dúvida sobre produtos, serviços, preços e marcas. Por estarem em uma etapa mais avançada da jornada do cliente, os resultados mais interessantes de suas buscam irão influenciar diretamente sua decisão de comprar ou não.

Fazer com que seu site apareça nestes resultados é uma forma relevante de expor seu negócio para um grande número de pessoas, além gerar reputação e confiança para o seu empreendimento.

É possível fazer um site sozinho?

É possível sim fazer um site com qualidade profissional sozinho, sem a ajuda de programadores ou designers. Ter conhecimento nestas áreas pode facilitar sua criação, no entanto, não são é necessário dominar estes conceitos em nenhum momento para executar seu projeto.

É claro que funções mais complexas e customizadas para suas páginas podem ser desenvolvidas através de códigos de programação, no entanto, não são necessárias para se obter um resultado de qualidade.

Passo a passo para fazer um site

Agora que entendeu a importância de um site para marca a presença online de sua marca e aumentar o alcance do seu negócio, é hora de aprender o passo a passo da criação de um site usando os construtores de site.

Vamos dar dicas gerais que podem ser aplicadas em praticamente qualquer ferramenta, no entanto, é preciso avaliar as melhores opções. Escolha uma plataforma que ofereça os recursos que atendem as necessidades do seu empreendimento. Vamos ver como isso funciona na prática?

1. Comece registrando seu domínio

A primeira etapa para fazer um site não está diretamente ligada à sua construção, mas à sua identidade. O domínio será o nome do seu site, é o endereço com um sufixo, como .com ou .com.br, digitado por pessoas para acessarem suas páginas.

Geralmente, as plataformas de criação de site oferecem domínios gratuitos para seus usuários. Pode parecer algo vantajoso, mas esta opção conta com o nome da ferramenta em seu URL e pode gerar uma impressão de falta de profissionalismo aos visitantes.

Busque utilizar sites especializados, com o HostGator e o Hostinger para fazer o registro de forma completamente profissional.

Domínios terminados em .com e .com.br normalmente são mais caros por sua popularidade, mas existem outras opções interessantes, como .net, .info, .org, etc.

Antes de registrar, pense bem no nome que será escolhido. Crie um nome curto simples e fácil de entender, evite o uso de hifens e números. Busque usar no máximo a junção de duas palavras e assegure que seja algo fácil de entender, facilmente compreendido por pessoas que ouvirem apenas uma vez.

Por fim, faça uma pesquisa para descobrir se sua opção preferida está disponível. Após garantir que seu nome preferido está livre, escolha o sufixo deseja, selecione um plano de pagamento e prossiga com o registro do domínio.

2. Escolha um serviço de hospedagem

Hospedagem é o serviço que irá armazenar os dados do seu site e torná-lo disponível para as pessoas que desejam acessá-lo existem diferentes categorias e planos que podem mudar de acordo com sua necessidade para garantir uma boa conexão e estabilidade mesmo com muitos acessos será preciso investir em planos mais completos

As diferentes categorias de hospedagem podem ser classificados em 3 categorias

  • Hospedagem Dedicada: um servidor inteiro ficará disponível exclusivamente para hospedar seu site. Geralmente tem um custo um pouco elevado, mas oferece segurança e um bom desempenho para sites que recebem muitos acessos simultaneamente.

  • Hospedagem Compartilhada: diversos sites são hospedados em um mesmo servidor que é compartilhado. Cada site tem uma quantia máxima de memória e espaço que podem ser utilizadas. É indicado para sites que não têm muitos acessos, pois tem um desempenho menor, mas um preço mais econômico.

  • VPS: sigla para Virtual Private Server, traduzido literalmente como Servidor Virtual Privado. É uma forma de hospedar seu site em um servidor compartilhado, porém, os servidores privados são isolados e afetam menos o desempenho dos sites.

Muitos serviços que oferecem o registro de domínio também oferecem a hospedagem de sites. Contratar a mesma empresa pode facilitar o gerenciamento de suas páginas e tornar a criação do seu site mais simples. Confira alguns dos principais serviços de hospedagem:

3. Escolha um construtor de sites

Após definir seu domínio e contratar um serviço de hospedagem, finalmente é a hora de escolher uma ferramenta e começar a fazer seu site.

Saiba que uma boa plataforma de construção de sites não irá exigir conhecimentos de programação. Além disso, ela irá oferecer templates feitos por profissionais, em alguns casos até mesmo aplicativos e widgets para adicionar funcionalidades às suas páginas em apenas alguns cliques.

Antes de definir a ferramenta a ser usada, também é importante ter em mente qual objetivo seu negócio deseja alcançar com o site. Desta forma, será possível escolher um serviço que ofereça as ferramentas e o suporte que irão contribuir com suas metas.

Empreendedores e profissionais que buscam criar sites e blogs com muita publicação de conteúdo multimídia podem optar por um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Sistemas que tornam o gerenciamento do conteúdo e dos elementos de um site em uma tarefa fácil, prática e intuitiva. Algumas opções não necessitarão nem mesmo de programadores.

Através do CMS é possível realizar correções, alterar conteúdos, ajustar a ordem dos elementos e menus, fazer publicações em seu blog, até mesmo alterar a meta description e a page title para otimizar sua estratégia de SEO. Existem boas opções tanto gratuitas quanto pagas, algumas que se destacam são o WordPress e o Magento.

Já as plataformas de ecommerce serão a melhor opção para quem deseja fazer uma loja virtual. Estas ferramentas contam com funcionalidades para facilitar vendas, gerenciar estoques, pedidos, entre outros recursos essenciais para uma loja.

Algumas opções que valem a pena serem conferidas são: Shopify, Nuvemshop, Site123, Tray e Locaweb.

4. Escolha um template

Contar com um template responsivo, um layout que se adapta ao tamanho da tela do navegador de qualquer dispositivo, é uma necessidade do mercado atual. Afinal, grande parte do tráfego gerado na internet é proveniente de usuários de smartphones.

Portanto, ajustar as configurações visuais pensando primeiro nos usuários mobiles e, então, adaptando para usuários de desktops é muito importante.

Opte pelo caminho mais simples e prático, escolha um template pronto feito pelos profissionais da plataforma e use-o de base para o seu site. Após selecionar um template que atenda suas expectativas e necessidades, customize seus elementos para garantir que suas páginas tenham a cara do seu negócio.

Durante a edição, faça testes e confira o resultado em telas diferentes. Veja se as fontes estão legíveis em qualquer dispositivo, confira a qualidade das imagens, busque manter um layout responsivo e harmônico, sem poluição visual

Não se desanime caso as primeiras versões não fiquem exatamente como você deseja. Futuramente elas podem ser adaptadas e melhoradas para atender melhor seus visitantes, proporcionando uma experiência cada vez melhor. Portanto, não tenha medo, comece a criar seu site para colher os resultados quanto antes.

Como fazer um site com o Wix

Sabe quanto custa para fazer um site em uma das ferramentas mais poderosas disponíveis no mercado? Nada. Seus sites podem ser desenvolvidos gratuitamente através do Wix, caso um resultado satisfatório seja alcançado, é possível optar por planos premium que irão facilitar o crescimento do seu site.

Para aprender a utilizar esta ferramenta, confira a seguir o passo a passo da criação através do Wix.

Faça o login com sua conta Wix, Google ou Facebook e clique no botão “+ Criar um novo site” e selecione a categoria do site que você deseja criar.

Escolha uma das duas opções de criação. O Wix ADI é um método onde algumas perguntas devem ser respondidas e alguns sites serão sugeridos de acordo com sua preferência. Fazer um site com o Editor irá levá-lo para a galeria de templates onde seu preferido poderá ser selecionado.

Pessoas que optarem pela criação através do ADI irão responder uma série de perguntas e poderão selecionar uma das opções de site de acordo com seus resultados.

Selecione as páginas que farão parte do seu site.

Use o Editor para fazer ajustes e deixar seu site com a cara do seu negócio. Após finalizar sua customização, clique no botão “Publicar”.

Antes de publicar, escolha seu domínio. Se você já tem um domínio personalizado, essa é a hora de conectá-lo.

Se você optou por fazer seu site com o Editor, selecione um dos vários templates separados em categoria.

Com o editor aberto, faça os ajustes necessários para que o site fique do seu jeito. Use as ferramentas para criar páginas, adicionar conteúdo, imagens, menus, etc. Ao finalizar suas edições, clique no botão “Publicar” e conecte seu domínio, caso já tenha o registrado.

Após cumprir cada um destes passos, seu site estará online e pronto para ser acessado pelo seu público. Vale ressaltar, que apesar da criação gratuita, é preciso pagar uma taxa mínima para conectar seu domínio já registrado ao site.

Uma dica importante é explorar a AppMarket do próprio Wix para conhecer aplicações que podem ser incorporadas para melhorar o gerenciamento de suas páginas e a experiência dos visitantes.

Como fazer um site com o Site123

O Site123 é uma plataforma grátis e acessível para fazer sites com estilos e layouts prontos. Bastante amigável para usuários sem experiência alguma em programação e design, criar um site através da ferramenta leva apenas alguns passos.

  1. Acesse o Site123 e faça seu login. Então, clique no botão “+ New Website”, localizado no canto superior direito de sua tela.

  2. Selecione uma das várias categorias, o design do seu site será baseado em sua escolha. É possível selecionar entre sites para negócios, loja virtual, blogs, comunidades e até mesmo portfólios.

  3. Após escolher sua categoria, use o editor para personalizar sua home page e páginas, as deixando com a cara do seu negócio. É possível alterar cores, fontes, header, botões, entre mais algumas configurações.

  4. Ao finalizar suas edições, clique no botão “Domain” da barra lateral e vincule seu domínio ao novo site criado.

  5. Por fim, clique no botão “Publish” para publicar seu site.

Como fazer um site com o Hostgator

O Hostator é um serviço de hospedagem de sites e registro de domínios que também oferece um criador de sites. Contudo, diferente das opções anteriores, mesmo para fazer um site com a plataforma é preciso contratar um de seus planos. A vantagem é que o serviço é vendido em um pacote onde o domínio é oferecido gratuitamente.

Crie seu site usando o Hostgator seguindo estes passos:

  1. Faça o login em sua conta e contrate um dos planos onde o criador de sites está incluso.

  2. Em seu painel, clique no botão “Criador de sites”.

  3. Selecione um dos temas prontos para serem customizados.

  4. Use as ferramentas do editor para personalizar e adicionar os elementos que irão compor suas páginas. Existem uma grande variedade de opções de customização que podem ser feitas. Portanto, passe o tempo necessário ajustando as configurações para que fiquem perfeitas.

  5. Salve todas as alterações realizadas e clique no botão “Publicar”.

Como fazer um site com o Webnode

Este é um serviço que oferece a criação gratuita de sites e lojas virtuais. Além disso, também é possível registrar seu domínio na mesma plataforma, tornando o gerenciamento do seu negócio mais simples.

A plataforma de ecommerce oferecida no Webnode é bastante consistente e conta com muitos usuários. Além disso, o serviço apresenta uma grande variedade de templates prontos feitos por profissionais.

Confira o passo a passo a seguir e aprenda a fazer sites no Webnode.

  1. Faça o login e clique no botão “+ Crie seu site” em seu painel.

  2. Escolha entre Website e Loja virtual.

  3. Explore a galeria repleta de modelos, classificados por tipo, e selecione sua opção preferida. Caso esteja em dúvida, utilize a função de pré-visualizar para conferir os templates em mais detalhes. É importante fazer uma boa escolha, pois as opções de customização são limitadas ao layout escolhido.

  4. Após sua escolha, aguarde o carregamento e edite as informações do seu site.

  5. Ao finalizar suas edições, clique em “Publicar” e transfira seu domínio para o Webnode ou compre um domínio com eles.

É possível utilizar estratégias de SEO ao fazer seu site?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias aplicadas em um site, seu conteúdo e suas configurações para melhorar suas posições nos resultados de sites de buscas.

Adotar esta estratégia significa otimizar títulos, descrições e adicionar palavras-chave em cada uma das páginas do seu site. Tudo isso pode ser alterado e feito através das ferramentas de criação de site.

No entanto, alguns investimentos serão necessários para fazer um site que gere resultados. Os planos gratuitos de criadores de sites não oferecem a opção de utilizar seu próprio domínio. Esse é um elemento de muita importância para conquistar resultados em SEO, por isso é preciso investir em planos que ofereçam ferramentas profissionais.

O certificado SSL também é um fator importante para melhor o resultado do seu site nas buscas. Portanto, ao conferir os serviços de hospedagem e criação, garanta que o seu site terá a encriptação SSL para garantir segurança aos usuários e melhorar seu ranqueamento.

6 dicas de como fazer seu site ter sucesso

Confira algumas dicas para ajudar seu site a crescer.

1. Aprenda sobre seu público e segmento

Conhecer muito bem o seu segmento é importante para que o seu site seja efetivo com seu público-alvo. Pesquise sobre tendências e novidades no seu mercado e defina metas para serem alcançadas com os resultados do seu site.

Pesquise por referências, descubra o que sua concorrência está fazendo. Desta forma será possível dar uma nova visão às práticas comuns do seu segmento e até mesmo criar ideias originais que não são feitas por outras empresas.

Utilize ferramentas como o Google Trends para acompanhar assuntos do momento e guiar a produção de conteúdo para seu site. Por fim, faça um trabalho com que fique satisfeito. Esta é a melhor maneira de se manter motivado a continuar produzindo conteúdo e fazendo mudanças que trazem resultados efetivos para suas páginas.

2. Aprenda a usar o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa que irá ajudar a visualizar os dados do seu site e facilitará sua tomada de decisão. Acompanhar suas estatísticas com esta ferramenta é algo muito importante, é partir de suas informações que será possível fazer ajustes e produzir conteúdos de forma completamente embasada para conseguir melhores resultados.

Quem nunca usou o Google Analytics e não conhece bem a ferramenta pode investir em cursos online oferecidos pelo próprio Google para aprender a dominar esta ferramenta.

3. Implemente o protocolo HTTPS

O protocolo HTTPS é fundamental para sites precisam guardar dados de usuários como logins, senhas e informações de pagamento. Para que sua utilização seja implementada, é preciso configurar seu certificado SSL/TLS.

Após implementado, seu site irá contar com melhorias em SEO, pois sites sem teste recurso são considerados “não seguros” e podem exibir um aviso aos visitantes que tentarem acessá-lo. Além de afetar seu SEO, isso impactará diretamente o número de acesso. Contar com o HTTPS irá aumentar a segurança e a confiança que as pessoas têm em seu site.

4. Proteja seu site

A segurança é fundamental para proteger o seu negócio e os seus clientes. Um site seguro afeta positivamente a experiência de seus usuários, evitando ataques DoS e DDoS, spam, tentativas de invasão de contas e até mesmo instalando códigos maliciosos em brechas de segurança do seu site.

Portanto, escolha opções de hospedagem e criação de site que fornecem ferramentas de proteção.

Use códigos captcha para evitar spams e abusos, confira se existem plugins de segurança disponíveis, mantenha todos os recursos do seu site atualizados, limite as tentativas de login para proteger os usuários e considere implementar o CloudFlare para proteger suas páginas de diferentes tipos de ataques.

5. Otimize a velocidade de carregamento do seu site

A velocidade com que seu site é carregado e suas páginas ficam disponíveis são fatores que afetam diretamente a experiência do consumidor. Geralmente, sites que demoram para ser carregados são abandonados pelos visitantes. Além disso, a velocidade do seu site também influencia nos resultados de SEO.

Uma das formas de analisar a velocidade do seu site é usar a ferramenta oferecida pelo Google, o PageSpeed Insights. Um site que irá analisar e pontuar seu site baseado em sua velocidade de carregamento.

A partir de seus resultados, busque por melhorias e otimize suas páginas para um carregamento mais rápido.

6. Invista em SEO

É preciso estar no topo das páginas de busca para que seu site proporcione resultados satisfatórios ao seu negócio. Investir em SEO é algo necessário para que isso possa acontecer.

Conhecer e aplicar todas as estratégias para otimizar as páginas do seu conteúdo fará com que os buscares reconheçam a qualidade de suas páginas e as coloque em melhores posições nos resultados buscas relacionadas ao tema abordado.

Busque aprender sobre a importância das palavras-chave nesta estratégia de otimização e aplique este conceito em todas as suas páginas, conteúdo e até mesmo imagens que serão utilizadas em seu site.

Os resultados com SEO não são imediatos, portanto, é preciso de planejamento e dedicação para continuar melhorando a qualidade do seu site e conquistando os resultados desejados.

Viu como fazer um site pode ser fácil?

Conhecer e saber usar as ferramentas corretas, torna a execução qualquer tarefa mais fácil. Com a criação de sites não é diferente. Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado de forma simples e prática a fazer um site na sua plataforma preferida.

Ao finalizar seu site, lembre-se de considerar a instalação de um chat online em suas páginas. O JivoChat é uma ferramenta que permite atender seus clientes em tempo real, monitorar o acesso em suas páginas e abordá-los com convites proativos personalizados.

Início Blog Ferramentas Como fazer um site: aprenda com o passo a passo
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download