Criação de Sites: 10 Melhores Plataformas de 2024

atualizado 22 de março de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Atualmente, existem diversas plataformas e ferramentas de criação de sites projetadas para ajudá-lo a colocar suas páginas no ar, mesmo que você não tenha conhecimentos em programação ou web design.

Para te ajudar a encontrar uma ferramenta que atenda suas necessidades, nós preparamos esta lista com algumas plataformas de desenvolvimento de site e dicas valiosas de como garantir que sua página consiga atrair visitantes e ranquear no Google.

Mas espere! Se você tem interesse em começar a vender na internet e abrir seu próprio e-commerces, confira nosso outro conteúdo com os melhores sites para criar loja virtual.

Sem mais delongas, vamos lá!

Qual a melhor ferramenta para criação de sites?

Conforme mencionamos anteriormente, existem diversas ferramentas e plataformas que podem ajudá-lo no processo de criação de sites profissionais, mesmo que você não tenha conhecimentos em programação e design.

Confira a seguir algumas delas e as vantagens que cada uma oferece:

1. Wix

A Wix é um dos maiores construtores de sites disponíveis online e se destaca das demais por oferecer soluções profissionais e uma grande variedade de templates personalizáveis.

Com um construtor arraste e solte que facilita todo o processo de personalização de sua página, você conseguirá ajustar a posição de elementos visuais exatamente como preferir.

imagem que mostra a página inicial do construtor de sites da Wix

Caso não queira usar um modelo pronto, basta responder um questionário para ter um site personalizado criado em poucos minutos. O Wix conta também com um construtor de sites com IA, na verdade, essa ferramenta está na vanguarda da IA desde 2016, quando desenvolveu seu primeiro criador de sites IA.

Além disso, também conta com outras ferramentas de criação de site com IA para otimizar seu processo de criação de sites, como o Criador de texto de templates com IA; Criador de texto com IA; Descrições de produtos e muito mais.

Outro diferencial do criador de sites da Wix são suas ferramentas e recursos para acompanhar o desempenho de vendas e tráfego do site, além de recursos para garantir a segurança da sua página. O Wix conta com páginas otimizadas para SEO, compatíveis com desktops e dispositivos móveis.

Destaques:

  • Modelos profissionais e sites otimizados para SEO;
  • Criação de sites responsivos, otimizados para dispositivos móveis;
  • Também pode ser usado para criar blogs.

Eles oferecem um período de testes de até 14 dias e, se não estiver satisfeito, basta solicitar um reembolso garantido dentro desse período. Confira ainda nossa avaliação completa do Wix e todos os recursos oferecidos pela empresa.

Crie seu site com a Wix

2. SITE123

Não podemos falar sobre criação de sites sem mencionar o SITE123, um construtor profissional e intuitivo que te permite, inclusive, criar seu website gratuitamente e colocá-lo no ar sem dificuldades.

Com o SITE123, você poderá escolher entre diversos modelos de sites prontos, otimizados para smartphones e dispositivos móveis, e personalizá-los de acordo com as cores de sua marca inserindo as imagens que prefere utilizar.

Destaques:

  • Grátis, com 500MB de armazenamento e subdomínio incluso;
  • Domínio gratuito por um ano no plano Premium;
  • Também possibilita a criação de lojas virtuais no plano Premium;

Confira nossa avaliação do SITE123, cobrindo todos os principais recursos e diferenciais.

imagem que mostra a ferramenta de criação de sites da 123Site

3. Hostgator

O Hostgator oferece uma das melhores hospedagem de sites disponíveis no mundo e, em conjunto aos seus planos, também disponibilizam um criador de sites extremamente intuitivo e fácil de usar.

Destaques:

  • 100GB de armazenamento já no plano básico;
  • Contas de e-mail ilimitadas para sua empresa;
  • Desenvolvimento de sites com loja online integrada;

Confira todos os recursos e diferenciais da empresa em nossa avaliação da Hostgator.

4. Webnode

O Webnode também não pode ficar fora de nossa lista de plataformas para criação de sites, afinal, com ele é possível colocar um site no ar sem dificuldades e sem a necessidade de ter conhecimentos em programação.

A plataforma te permite conectar nomes de domínio para que você possa personalizar a URL dos sites criados através do Webnode. São mais de 100 modelos de sites totalmente personalizáveis.

Destaques:

  • Mais de 100 modelos profissionais;
  • Mais de 40 milhões de sites criados com o Webnode;
  • Possibilidade de criar uma loja virtual;

Não perca nossa avaliação do Webnode para conhecer ainda mais sobre a empresa e seus serviços.

imagem que mostra página de criação de sites da Webnode

5. WordPress

O WordPress se posiciona como autoridade quando o assunto é criação de sites Isso porque ele é versátil e oferece uma enorme gama de plugins e funcionalidades que podem ser adicionadas às suas páginas para complementá-las.

Entretanto, é importante mencionarmos que criar um site no WordPress não é tão intuitivo quanto através da soluções apresentadas anteriormente, pois é necessário ter conhecimentos em desenvolvimento e programação, assim como web design, para criar páginas profissionais e websites criativos.

Destaques:

  • Extremamente versátil, 38% da web é construída em WordPress;
  • Você tem liberdade para fazer alterações conforme preferir, através de programação;
  • Disponibiliza uma enorme quantia de plugins e add-ons para complementar seus sites.

imagem que mostra de criação de sites do WordPress

6. Weblium

Se você busca uma solução para a criação de sites profissionais e grátis, vale a pena conferir os diferenciais do Weblium. Desde o plano gratuito você já terá acesso a mais de 200 modelos de sites prontos e personalizados.

Além disso, a ferramenta conta com um assistente baseado em inteligência artificial projetado para ajudá-lo a garantir que seu site saia do jeito que você realmente precisa.

Destaques:

imagem que mostra a ferramenta de criação de sites da Weblium

7. Weebly

A plataforma da Weebly é uma outra excelente alternativa para quem busca uma ferramenta de criação de sites, isso porque ela conta com diversos temas e templates profissionais e oferece um construtor de sites baseado em arrastar e soltar.

Destaques:

  • Ferramentas de design intuitivas;
  • Certificado SSL no plano grátis e endereço de domínio com a marca Weebly;
  • Recursos de otimização para mecanismos de busca (SEO).

imagem que mostra a ferramenta de criação de sites da Weebly

8. Kinghost

A Kinghost entra em nossa lista como mais uma opção interessante para quem busca uma plataforma que pode ser utilizada tanto para desenvolver quanto para hospedar sites de forma profissional.

Destaques:

  • Recursos para turbinar seu site, como acelerador, NGINX, etc;
  • Soluções de segurança e Antispam;
  • Registro de domínios personalizados e criação de sites em WordPress.

imagem que mostra a ferramenta de criação de sites da Kinghost

9. Super Domínios

A Super Domínios é uma empresa brasileira que atua no mercado de criação de sites e hospedagem desde 1999. Hoje, eles oferecem servidores de hospedagem de altíssima qualidade, assim como um construtor de páginas extremamente intuitivo, baseado em arrastar e soltar.

Destaques:

  • Hospedagem inclusa;
  • Sites otimizados para Google;
  • Sites responsivos (otimizados para dispositivos móveis).

imagem que mostra a ferramenta de criação de sites da Super Domínios

10. BQHost

A BQHost já possui 15 anos de mercado no desenvolvimento de sites profissionais e dispõe de soluções como armazenamento SSD, certificado SSL grátis e registro de domínio personalizado dentre seus planos.

Destaques:

  • 30 dias de teste grátis para qualquer plano;
  • Hospedagem Cpanel;
  • Migração gratuita e hospedagem com domínio grátis.

Contrate uma agência de focada em criação de sites

Apesar de ser relativamente simples desenvolver sua própria página nos dias atuais, contratar uma empresa que se especializa neste tipo de serviço garante que seu site terá um design responsivo e vai ser otimizado para mecanismos de busca como o Google.

A seguir, separamos algumas agências que realizam esse seriço, veja:

1. Construsitebrasil

A Construsite é uma agência que é referência no território nacional quando o assunto é criação de sites. Eles trabalham com diferentes pacotes, divididos em: Site Profissional, Site Personalizado e Loja Virtual.

Você também pode contratar um site modelo que é acessível e fica pronto em apenas 3 dias ou um serviço de consultoria completo que te permite montar seu próprio site com um layout exclusivo.

2. Criação de Site BH

Caso esteja em busca de uma solução com bom custo-benefício, considere contratar a Criação de Site BH, que além de trabalhar com valores mais acessíveis, entrega uma boa variedade de recursos.

A Criação de Sites BH oferece três tipos de projetos diferentes. O site modelo é a opção mais em conta e é entregue em apenas 3 dias úteis com páginas responsivas, velocidade profissional e totalmente otimizado para SEO.

Além disso, eles também oferecem projetos para lojas virtuais (e-commerces) e sites imobiliários com todos os recursos necessários para atender suas necessidades.

3. GalaxCommerce

Para fechar essa lista, não podíamos deixar de falar da Galax Commerce, que tem como foco criar lojas virtuais completas com todos os recursos necessários para aumentar suas chances de sucesso.

Através da Galaxy Commerce é possível adicionar produtos com preços, fotos e descrições de forma rápida e prática, adicionar um sistema próprio de pagamento e um controle de estoque automatizado, além da possibilidade de enviar seus produtos por correios ou transportadora.

5 dicas para a criação de sites profissionais

Agora que você conhece as melhores ferramentas de desenvolvimento de sites profissionais, confira nossas dicas de como criar um site que realmente conseguirá atrair visitantes, retê-los e gerar os resultados que você espera:

Fique atento ao design de seu site

É verdade que muitas plataformas oferecem templates e modelos de sites prontos, entretanto, é importante escolher com cuidado ou simplesmente usar um construtor baseado em arrastar e soltar para criar uma página que realmente tenha sinergia com a sua identidade visual.

Vale lembrar que existem várias soluções para criação de banners e outros elementos visuais disponíveis online.

Enquanto uma página com design profissional transmite segurança e profissionalismo, uma página com aparência desatualizada e um design mal feito pode fazer com que visitantes sintam-se desconfortáveis e comecem a duvidar da legitimidade de sua marca.

Desenvolvimento de sites responsivos

Poucos fatores são tão importantes durante o processo de criação de sites profissionais quanto garantir que suas páginas sejam otimizadas para abrir e funcionar perfeitamente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Isso porque hoje, de acordo com estatísticas apresentadas pela Statista, mais de 50% do tráfego online já ocorre pelo mobile, ou seja, se visitantes não conseguem abrir ou navegar por sua página através do celular, você perderá muito em tráfego e retenção de clientes.

Otimize seu site para SEO

O SEO (Search Engine Optimization) - ou otimização para mecanismos de busca - é um conjunto de parâmetros, otimizações e melhorias que devem ser feitas em seu site para que ele consiga ranquear bem nas páginas de resultado de ferramentas como o Google, Yahoo, Bing, entre outras.

Você quer que as pessoas encontrem sua página quando fizerem uma pesquisa pelas palavras-chave relacionadas ao seu nicho, certo? Para isso, será necessário otimizá-la para SEO.

Felizmente, várias das plataformas de desenvolvimento de sites apresentadas no artigo oferecem recursos prontos para ajudá-lo neste aspecto.

Personalize o seu domínio

Muitas plataformas oferecem criação de sites grátis, entretanto, inserem o próprio nome no domínio de sua página, por exemplo: seusite.wix.com

O problema disso é que você perde a autoridade de trabalhar com seu próprio domínio personalizado - normalmente oferecido como parte dos planos e pacotes pagos disponibilizados pelas ferramentas.

Instale um chat online e converse com visitantes

Por fim, o que você acha da ideia de conversar com seus visitantes em tempo real, tirar dúvidas e transformar o atendimento ao cliente online em um de seus maiores diferenciais competitivos?

Para isso, considere instalar um chat online gratuito profissional e completo, como o JivoChat, em seus sites e impulsione suas chances de converter visitantes em clientes e fidelizá-los.

Encontrou a ferramenta ideal para criação de sites?

Esperamos que tenha encontrado a solução ideal para desenvolver sua página e colocá-la no ar de acordo com as suas necessidades. O processo de criação de sites hoje realmente já é muito simplificado por ferramentas e plataformas profissionais como a Wix, SITE123, entre outras alternativas já apresentadas na lista.

Você não precisa ter conhecimentos em programação para criar um site profissional e, através de modelos de sites profissionais, fica fácil garantir que suas páginas terão um design moderno.

Lembre-se de conferir nossas dicas e claro, não deixe de instalar o JivoChat gratuitamente em seu site para que possa conversar com visitantes e convertê-los em clientes, em tempo real!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download