Como fazer um currículo [Guia Completo]

Índice

Quando se está buscando um emprego, a forma como você se apresenta a uma empresa que está disponibilizando a vaga de trabalho conta muito no processo seletivo. Algumas vezes, a seleção já começa na hora de selecionar os currículos que serão avaliados.

É fundamental apresentar um bom currículo na hora de conquistar um emprego. Entretanto, elaborar um currículo competitivo, atraente e interessante pode ser um pouco complicado para algumas pessoas.

Apresentar seu currículo da forma correta, com suas informações claras e seus objetivos pode ser crucial na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, iremos te mostrar dicas de como fazer um currículo perfeito.

O que é currículo?

O Curriculum vitae (do latim “trajetória de vida”) ou simplesmente CV, é um documento que resume perfis das pessoas para preencher vagas de emprego. Formatado em no máximo duas páginas, os candidatos devem apresentar informações básicas.

Ilustração de uma pessoa com uma lupa analisando 3 currículos

No currículo é necessário colocar de forma breve seus dados pessoais, informações sobre sua formação acadêmica, assim como cursos e onde estudou, além das experiências profissionais que já teve.

Geralmente, não existe um modelo currículo ideal, cada empresa vai avaliar de forma diferente. Porém, os currículos devem seguir padrões que destacam as qualificações e competências de cada um.

Como fazer um currículo básico

Apesar de não existir um currículo ideal, existe um modelo básico e tradicional que é o cronológico inverso, onde você irá preencher e listar suas informações em ordem invertida, isso significa, que as conquistas mais recentes ficam no topo da lista.

Geralmente este modelo básico de currículo é dividido em 6 partes, onde iremos mostrar o que deve ser preenchido em cada uma das partes, nessa ordem:

  • Cabeçalho.
  • Introdução (perfil profissional).
  • Experiência de trabalho.
  • Educação.
  • Habilidades ou competências.
  • Informações adicionais ou complementares.

Dados e informações pessoais 

Quando estiver começando a fazer um currículo, o primeiro passo é inserir suas informações pessoais e de contato no cabeçalho. Preencha seus dados com atenção, pois são a única forma que o recrutador tem para se comunicar com você.

Só informe dados muito específicos caso seja solicitado, então, não é preciso informar CPF e RG, por exemplo. As principais informações que devem ser informadas são:

  • Nome; 
  • Idade; 
  • Endereço.

Ainda assim, algumas dessas informações podem variar de acordo com que a empresa que você está enviando o currículo solicita. Já nos dados de contato, é preciso inserir essas informações:

  • Número de telefone (residencial e celular);
  • E-mail.

Sempre mantenha essas informações atualizadas, pois se o recrutador ou recrutadora não conseguir contatar você, existe a possibilidade de perder a oportunidade de trabalho.

Ilustração de 3 tipos de curriculos

No caso do e-mail, é preciso ter atenção, evite utilizar e-mails com apelidos e se possível, utilize um e-mail profissional com apenas variações do seu nome e sobrenome. No caso de redes sociais e sites, você pode adicionar se quiser.

Objetivo

Como falamos, o currículo não precisa ser um documento muito extenso, então, nos objetivos você irá indicar qual oportunidade de trabalho está se candidatando, de forma direta, tendo no máximo duas linhas.

Este tópico é ajustado de acordo com a empresa e com a vaga para qual está se candidatando. Caso a empresa não tenha uma vaga específica, você deve indicar o setor que deseja trabalhar.

Experiência Profissional

Quando se quer saber como fazer um currículo, a área da experiência profissional é uma das seções mais importantes e que mais merecem sua atenção. Nessa parte, os recrutadores irão analisar sua vivência no mercado de trabalho.

A formatação dessa etapa é feita na ordem inversa, ou seja, precisa listar os locais em que trabalhou do mais recente ao mais antigo. No caso de muitas experiências, procure colocar apenas as relevantes para o cargo que deseja concorrer.

Agora, se está descobrindo como fazer um currículo para primeiro emprego, busque focar nas atividades de estágio, monitoria e de trabalho voluntário que tenha feito.

Também é importante apresentar as conquistas alcançadas em cada emprego. Isso ajuda a agregar valor, conta mais que apenas listar suas atividades e responsabilidades.

Educação

A secção de educação ou formação acadêmica é fundamental quando se está montando seu currículo. Essa parte serve para mostrar onde adquiriu suas habilidades, desde cursos técnicos, graduações, especializações, mestrados, doutorados e cursos de extensão.

Assim como a experiência profissional, quando estiver listando da formação mais recente ao mais antigo. Caso já esteja na faculdade ou seja formado, não é necessário colocar informações sobre o ensino médio.

Vale a pena destacar que, caso tenha feito muitos cursos livres ou de extensão, escolha apenas aqueles que possam ter relação direta com a água para qual está se candidatando.

Habilidades e Competências

Continuando com a elaboração do currículo, na área destinada às suas habilidades e competências é o momento de apresentar seus diferenciais para a vaga que está se candidatando.

Por exemplo, nesta área você pode listar suas habilidades técnicas que possui com determinados programas, como Photoshop, AutoCad e ferramentas do Office. Além de conhecimentos específicos de alguma área.

Além disso, é fundamental destacar se você possui domínio em um segundo idioma. Então, nesta etapa você pode incluir o local onde estudou, seu nível de fluência (básico, intermediário, avançado e fluente) e o ano que finalizou seu curso.

Informações adicionais

Por último, as informações adicionais não são obrigatórias quando estiver montando seu currículo, mas nela você pode incluir tudo que achar relevante para a vaga que está concorrendo. Adicionando informações como:

  • palestras das quais participou ou que apresentou;
  • concursos que ganhou;
  • algum artigo científico que escreveu;
  • programas de intercâmbio;
  • disponibilidade para viajar profissionalmente;
  • disponibilidade para trabalhar aos finais de semana etc.

Como fazer um currículo para quem nunca trabalhou?

Se você nunca trabalhou e está buscando entrar no mercado de trabalho, seja como menor aprendiz, estagiário ou trainee, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de fazer um currículo.

Ilustração de uma pessoa segurando um currículo

Currículos para menor aprendiz

O primeiro currículo costuma ser um dos mais problemáticos, além de não possuir muita prática, geralmente possuímos poucas experiências e informações para incluir e mostrar aos recrutadores.

Então, busque utilizar as dicas que citamos anteriormente e preencha com qualidades que você acredita que podem ser úteis para a empresa que está contratando. Nesse caso, vale a pena destacar suas informações sobre sua formação acadêmica.

Currículo para estágio

Com pouca experiência profissional, ou quase nenhuma, quando estiver fazendo um currículo para estágio, busque destacar todas as informações relevantes sobre o que fez durante a graduação e que possa interessar a empresa.

Currículo para trainee

Agora, se você está querendo fazer um currículo para trainee, as vagas costumam aparecer mais para o final da graduação e exigem certas experiências e habilidades. Então, mostre ao recrutador de forma simples as suas principais habilidades e competências.

O que é currículo Lattes

O currículo Lattes foi criado em 1999 pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para atender a necessidade de agrupar em uma única plataforma toda a jornada acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes de ensino superior no Brasil.

Quem está buscando uma carreira no mundo acadêmico, o currículo Lattes é uma das ferramentas mais importantes. Com esta ferramenta os profissionais conseguem mostrar suas experiências dentro do meio acadêmico e científico.

Dicas para um currículo moderno

Agora que você já sabe como fazer um currículo, separamos algumas outras dicas para você sempre manter seu currículo mais moderno e ajudar a destacar durante um processo seletivo.

Aparência

Quando estiver formatando seu currículo, tenha preferência por fontes tradicionais, como Time New Roman, Arial ou Verdana. Também escolha tamanho 12 para texto e 14 para os títulos, além do texto justificado e com letras na cor preta.

Também é possível variar no design, mas tenha cuidado para não exagerar, principalmente se a vaga que almeja não for de um setor criativo.

Estrutura das listas

Quando estiver listando suas informações acadêmicas, siga o padrão de informar primeiro o nome da instituição de ensino, depois o curso  e por último o ano de conclusão ou a previsão de conclusão.

Agora, no caso de cursos livres ou de extensão, a formatação é com o nome da instituição de ensino, em seguida o curso, a carga horária e por último o ano de conclusão.

O mesmo serve para a lista das experiências profissionais, colocando em primeiro a empresa onde atuou, em seguida o mês e ano que entrou e por último o mês e ano que saiu.

Uso das redes sociais

Com a popularização das redes sociais, muitos recrutadores costumam pesquisar os candidatos em suas redes. Dessa forma, caso não queira que vejam algo, coloque seus perfis no modo privado.

Entretanto, é interessante investir na atualização do LinkedIn e utilizá-lo como complemento ao currículo tradicional.

Sinceridade

No momento que estiver montando seu currículo, jamais coloque algum dado falso em seu currículo. Além de ser antiético, é possível ser desclassificado do processo caso o recrutador descubra e ainda perderá sua credibilidade para futuras entrevistas.

Como fazer um currículo online

Não é necessário muito tempo e nem ter conhecimentos técnicos e nem programas muito sofisticados para criar o seu currículo. Por isso, separamos essas ferramentas para fazer currículo online.

1. Canva

Quando se trata de sites para criar currículo online, o Canva se destaca por oferecer uma imensa quantidade de templates pronto para serem utilizados e com inúmeras opções de customizações com apenas alguns cliques.

Começando totalmente do zero ou utilizando modelos prontos, o Canva conta com uma biblioteca com diversas fontes, cores, ícones e elementos que irão ajudar a customizar o seu currículo e fazê-lo se destacar ainda mais.

Tela inicial do Canva

Além disso, é possível criar linhas do tempo, pequenas apresentações de uma página ou até mesmo gráficos no editor de currículo do Canva com apenas alguns cliques. Desta forma, é possível destacar claramente os pontos fortes da sua carreira.

O editor de currículo conta com uma interface muito fácil de usar e intuitiva. Basta clicar e arrastar para você poder criar modelos de currículos incríveis, mesmo sem contar com conhecimentos gráficos aprofundados.

Tela de edição do Canva

O Canva conta com uma variedade de ferramentas que permite a criação de design de diferentes categorias, desde cartões de visita, panfletos e logotipos até publicações para as redes sociais.

O melhor desta plataforma é a possibilidade de editar o seu currículo da forma que quiser através de smartphones ou tablets, precisando apenas baixar o aplicativo do Canva e fazer todas as suas criações por lá.

O seu currículo criado fica salvo dentro do seu perfil e pode ser editado posteriormente. Ao finalizar sua criação, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg, GIF, MP4, PDF padrão e PDF para impressão.

Tela de templates do Canva

Para criar currículo online através do Canva, basta realizar o login na ferramenta, podendo ser através da sua conta do Google, Facebook ou Apple. Ao entrar, você tem inúmeras opções de design para começar a criar.

Selecione a opção Impressão e escolha o menu “Artigos de papelaria” e em seguida selecione currículos. Lá você terá toda a área de edição e criação de currículos, com todas as funcionalidades que citamos.

Além disso, o Canva conta com a opção de impressão, onde é possível imprimir o seu currículo e receber em casa para você poder distribuir nas empresas que deseja trabalhar.

A impressão de currículos do Canva também permite escolher o tipo do papel que deseja e permite imprimir de 25 até 1000 cópias.

Os tipos de papel são:

  • Papel padrão;
  • Papel premium.

Se você deseja conhecer mais sobre o Canva e todas as suas funcionalidades, confira nosso artigo completo sobre essa ferramenta, clicando aqui.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

2. Mundo Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou como é conhecido, o SENAI, possui uma ferramenta totalmente gratuita para criar currículo online. Uma plataforma bastante simples e intuitiva para você poder criar o seu currículo.

O site do Mundo Senai disponibiliza três modelos de currículos para você escolher, e em seguida basta preencher os campos que existem no site com seus dados e informações importantes sobre suas experiências profissionais e educação.

Os modelos existentes na plataforma são: o clássico, moderno e o formal. Entre esses modelos muda apenas a formatação do currículo.

Ao preencher todos os campos das 4 etapas: dados pessoais, formação acadêmica, histórico profissional e idioma. Basta clicar em “Salvar” e você poderá fazer o download do seu currículo.

Aprendeu como fazer um currículo?

Esperamos que este artigo tenha te ensinado como fazer um currículo e que com essas dicas você consiga criar o seu e se destacar na hora de concorrer a uma vaga.

E não esqueça de saber quais são as qualidades e defeitos que você pode mencionar na hora da sua entrevista.

Início Blog Ferramentas Como fazer um currículo [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download