Qualidades e defeitos entrevista de emprego

Índice

Conhecer os qualidades e defeitos entrevista de emprego é muito importante para quem almeja conquistar um novo cargo e passar em mais processos seletivos.

É através dessa informação que o recrutador irá conhecer qual é o seu nível de autoconhecimento e como as suas características podem te beneficiar, ou atrapalhar, no cargo desejado. 

Diferente do que muitos pensam, os recrutadores já não querem mais ouvir aquelas características, como pontualidade ou perfeccionismo.

Essas são as respostas mais clichês e ao utilizá-las você pode perder alguns pontos durante a entrevista e consequentemente acabar perdendo a vaga. 

Portanto, esse artigo é para você que já se deparou com aquela pergunta “defina 3 defeitos e 3 qualidades” e não soube o que responder na hora.

Pois, iremos abordar como você pode encontrar as suas próprias qualidades e defeitos, e ter mais chances de obter sucesso em uma entrevista ao comunicá-las. 

A importância do autoconhecimento na descoberta das qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Para conhecer as suas qualidades e defeitos entrevista de emprego, o primeiro passo é buscar autoconhecimento.

O autoconhecimento é conhecer quais são os seus próprios sentimentos, emoções, maneira de agir e, principalmente,  reconhecer quais são as suas qualidades e defeitos. 

Pois é através do autoconhecimento que você pode buscar desenvolvimento pessoal e observar os defeitos que você precisa mudar ou eliminar, pois eles podem afetar o seu desempenho profissional.

Além disso, é a partir do autoconhecimento que você começa a dar os primeiros passos em busca da sua inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma soft skill muito procurada em meio aos candidatos em uma entrevista de emprego. 

Pois, ela é uma habilidade que tem muito a dizer sobre a maneira como você consegue lidar com as diferentes situações que podem acontecer no ambiente de trabalho.

Ou seja, desenvolver essa habilidade pode se tornar uma qualidade que é um diferencial para você na hora da entrevista, como também pode te ajudar a descobrir outras qualidades e até mesmo seus defeitos.

Além disso, ela traz muitos benefícios para a sua saúde mental e também pode te ajudar a ser uma pessoa mais leve e emocionalmente estável na sua vida pessoal e profissional.

Para desenvolver a sua inteligência emocional  e entender sobre seus fundamentos e outros aspectos que irão contribuir com o seu conhecimento, conheça o curso INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : Fundamentos e como Desenvolver .

Nesse curso, você terá acesso aos pilares da inteligência emocional que vão te permitir ter mais clareza quanto às suas habilidades.

São 16 aulas objetivas e sem enrolação para que você possa desenvolver, refletir e mudar comportamentos para ter mais inteligência emocional.

Esse curso já formou mais de 2.000 alunos que também passaram a aplicar as técnicas no seu dia a dia e passaram a ter mais inteligência emocional.

Ao concluir o curso de inteligência emocional, você adquire um certificado para incluir no seu currículo profissional.

Uma ótima oportunidade para quem deseja se destacar profissionalmente e ter mais chances de sucesso em uma entrevista.

Imagem vetorizada de pessoas conversando sobre qualidades e defeitos entrevista de emprego

Como responder uma pergunta sobre qualidades e defeitos entrevista de emprego?

Como vimos anteriormente, o autoconhecimento em conjunto com a inteligência emocional são a chave para que você consiga identificar as suas qualidades e defeitos, mas existem algumas dicas que podem tornar esse processo mais fácil.

Faça uma autorreflexão 

Tenha em mente que antes mesmo da entrevista acontecer é essencial que você já saiba o que falar, por isso é importante que faça uma autorreflexão.

Como seu objetivo é encontrar qualidades e defeitos para a entrevista de emprego, é importante que você pense sobre as suas experiências profissionais anteriores.

Através das suas experiências profissionais anteriores,  encontre quais foram as características que te levaram a ter um bom desempenho no seu trabalho.

Encontre quais foram as qualidades que mais se destacaram enquanto você desempenhava as  funções do cargo que você ocupava e destaque aquela que aparenta ser única entre elas e que pode te conferir vantagens competitivas. 

Para os defeitos você também pode buscar aqueles que fizeram com que você se sentisse menos produtivo dentro da empresa ou durante as atividades que você precisava desempenhar no seu cargo.

Mas cuidado para não confundir qualidade e defeito com capacidade e habilidade! As qualidades não estão relacionadas diretamente com a sua capacidade de desempenhar ou não uma atividade, mas elas podem sim de grande ajuda para que você possa explorar as suas habilidades melhor.

Por exemplo, ser organizado é uma qualidade que ajuda muito para quem vai desempenhar tarefas administrativas. 

E por isso ressaltamos que experiências anteriores podem sim te ajudar a identificar quais são as suas qualidades e defeitos. 

Se você sentir dificuldade de encontrar as suas qualidades e defeitos você pode fazer um mapa mental da sua carreira profissional, assim você terá mais visibilidade na hora de identificar as características que você pode destacar.

Para a construção do seu mapa mental você pode usar a ferramenta MindMeister.

Pratique a sua capacidade de comunicação

Independente de você saber quais são as suas qualidades e defeitos na entrevista para emprego é importante também que você saiba como se comunicar e como se expressar durante a entrevista.

Pois, embora você não saiba a capacidade de oratória também estará sob avaliação, a habilidade de oratória é muito buscada no ambiente profissional, principalmente se você está concorrendo a uma posição de liderança. 

Os recrutadores sabem que aquelas pessoas que possuem boa capacidade de oratória, também são aqueles que conseguem influenciar, estimular a comunicação e fazer com que os colaboradores apresentem um bom desempenho.

Além disso, em cargos que demandam comunicação como vendas, ela também é uma habilidade necessária.

Por isso, desenvolver a sua habilidade de comunicação pode te ajudar tanto no processo seletivo na hora de se comunicar com o recrutador e apresentar as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego.

Para desenvolver essa habilidade é preciso prática e estar por dentro das melhores técnicas, e isso pode levar algum tempo.

Porém com o curso Método Falantes, você desenvolve a habilidade de falar em público em apenas 7 dias. 

Com aulas de 30 minutos diários em uma semana, irá superar todas as suas dificuldades  e estará preparado para se comunicar em qualquer ocasião.

E o melhor é que ao final do curso você pode adquirir um certificado de 10 horas de duração para incrementar o seu currículo.

Não perca a oportunidade de melhorar o seu desempenho nas entrevistas e garantir melhor qualificação profissional. 

Não minta sobre suas qualidades 

Embora a tentação de passar uma boa impressão durante uma entrevista de emprego seja grande, e você queira utilizar até mesmo aquelas qualidades que você não tem certeza se são mesmo qualidades que você possui, é importante que você seja sincero.

 

Não minta sobre as suas qualidades na entrevista de emprego, pois apesar de causar uma boa impressão é bem provável que logo percebam que aquilo não é verdade e isso pode te colocar em uma posição difícil. 

Portanto, informe apenas as qualidades e defeitos entrevista de emprego que realmente são reais. 

Cite qualidades que estão relacionadas com a função

Outro aspecto importante, depois que você já identificou quais são as qualidades que mais se destacam na sua vida profissional, é identificar também aquelas qualidades que estão relacionadas com a função da vaga que você está concorrendo. 

Parece óbvio, mas algumas pessoas podem não entender a importância de mostrar ao recrutador que você tem uma característica que vai trazer benefícios para que você possa desempenhar as funções que serão propostas, isso pode te conferir vantagem competitiva entre os demais concorrentes.

Evite clichês

Se você é o tipo de pessoa que já pesquisou uma lista de qualidades e defeitos para entrevista de emprego na internet para saber o que dizer na hora da entrevista, saiba que 90% das pessoas também fazem o mesmo  e o recrutador sabe disso.

Se você quer passar uma boa impressão durante a entrevista é essencial que você destaque uma qualidade que seja única e não aquelas que claramente dá pra ver foram tiradas de uma lista.

É importante também mencionar como essa qualidade beneficia a sua vida ao invés de apenas citá-la ao recrutador e então capriche no storytelling.

Atrele defeitos a uma atitude positiva

Quando você for apontar os seus defeitos, mostre que eles são defeitos fáceis de serem superados e que eles não são tão graves assim a ponto de interferir no seu desempenho no trabalho.

Por exemplo, se falar que você não tem uma boa memória, você pode dizer que adquiriu costume de utilizar planners, agendas, cronogramas e ou até mesmo post it para te ajudar a manter a ordem.

Mostre sempre um defeito que seja superável para que o recrutador saiba que ele não será um obstáculo para o seu sucesso na equipe. 

Imagem vetorizada de duas pessoas em uma entrevista de emprego

Saiba o que dizer numa entrevista de emprego defeitos qualidades e desafios

Nesse tópico, abordaremos algumas qualidades e defeitos para você destacar em uma entrevista de emprego.

Lembre-se do que já comentamos anteriormente elas devem ser qualidades reais, apesar de não existir uma fórmula para o sucesso ser honesto e saber como comunicá-las é um aspecto positivo. 

Qualidades para você abordar na entrevista de emprego

A qualidade é considerada uma característica positiva que uma pessoa apresenta. 

Podemos destacar algumas qualidades que podem ser interessantes de serem apresentadas no âmbito profissional, confira:

  • Criatividade:  É uma qualidade muito importante, e seu nível de importância aumenta de acordo com a sua área de atuação. Pessoas criativas possuem mais facilidade de encontrar saídas para situações e imprevistos que podem ocorrer.

  • Flexibilidade: Pessoas rígidas têm mais dificuldade para se adaptar a situações e costumam ser mais difíceis de lidar, é preciso ser volátil, adaptável e também  aprender a se adaptar e inserir no seu novo ambiente de trabalho com a sua nova equipe.

  • Proatividade: É uma característica muito valorizada, significa que você consegue buscar sozinho resolução para os principais desafios que podem acontecer no ambiente de trabalho. 

  • Observação: Pessoas observadoras são aquelas que conseguem identificar novas oportunidades e também é uma qualidade de pessoas que geralmente são mais analíticas que também, são muito buscadas para ocupar cargos de liderança.

  • Entusiasta: São aquelas pessoas que gostam de explorar novos projetos e estão abertas a assumirem desafios e que não possuem medo disso, pelo contrário sentem-se mais enérgicas e motivadas.

  • Paciência: Em ambientes de trabalho algumas tarefas vão depender de outras pessoas e você vai precisar ser paciente para lidar com sua equipe e também com as atividades cotidianas.

  • Sinceridade: Profissionais sinceros são vistos como confiáveis, uma vez que eles sempre vão expor suas opiniões reais sobre um tema ou assunto. Entretanto, é preciso saber que sinceridade não é agir com grosseria.

  • Espírito de equipe: O bom trabalho de equipe muitas vezes é o que vai fazer uma empresa ir adiante, então profissionais que saibam se comunicar, possuem inteligência emocional geralmente também são profissionais que sabem trabalhar em equipe.

  • Organização: Pessoas organizadas são aqueles que sabem distribuir tarefas, não costumam perder prazos que foram previamente definidos, além disso costumam manter o local de trabalho limpo e organizado. 

  • Disciplina: A disciplina também está ligada com a organização, profissionais disciplinados são aqueles que não costumam ceder as distrações, cumprem suas metas diárias e desempenham suas tarefas com êxito.

Defeitos para você abordar na entrevista de emprego

 

Os defeitos geralmente são aquelas características negativas, mal vistas e que são indesejáveis em uma pessoa.

Atente-se mais aos defeitos do que as qualidades, na hora de comunicá-los você deve ter um discurso bem planejado para demonstrar que esse defeito não representará uma fraqueza no ambiente de trabalho.

Conheça quais defeitos falar em uma entrevista:

  • Medo de falar em público: Apesar de ser uma característica negativa, o medo de falar em público é bastante comum, e geralmente não impede que você desempenhe o seu trabalho, mostre que você está tentando melhorar com o curso de oratória que indicamos.

  • Sociável: Para trabalhos que precisam que você tenha um nível maior de interação com os clientes, ser conversador ou “sociável” pode não ser realmente um defeito e sim uma vantagem, ou seja você pode utilizá-lo como defeito, mas ele irá somar pontos na sua entrevista. 

  • Ter uma memória ruim: É um defeito que é facilmente superável se você for organizado, basta dizer que você é uma pessoa que anota todo o tipo de informação para não ser prejudicado por ele.

  • Padrões elevados: Você pode dizer que sempre espera que as pessoas dêem o melhor de si e por isso costuma a exigir demais das pessoas que trabalham ao seu redor. 

  • Dificuldade na delegação de tarefas: Apesar de ser um aspecto negativo ele pode ser facilmente superado se você mostrar que está trabalhando para superá-lo. Nesse caso, conheça o curso de gestão de equipes Liderança e gestão de pessoas e equipes para aprender a delegar tarefas, se você estiver em busca de um cargo de liderança. 

  • Timidez: Levando para o lado das carreiras que requerem mais sociabilidade a timidez pode se tornar um defeito grave, mas se não for o seu caso ela não vai impedir você de conquistar uma vaga. Fale como você está tentando ser mais sociável e aborde que acha importante a inclusão em uma equipe.

  • Impaciência: O aspecto da impaciência pode ser abordado como uma maneira de não conseguir deixar tarefas ou trabalhos sem conclusão, ou seja você pode ser impaciente com o seu próprio trabalho. 

  • Organizado demais:  Pode ser visto como defeito ou como qualidade, pois pessoas organizadas gostam de ter seus próprios espaços para trabalhar e na maioria das vezes não gostam de ter outras pessoas mexendo no que é delas. 

  • Dificuldade de lidar com o inesperado: Se a função que você está aplicando a vaga envolver atividades rotineiras dificilmente esse defeito será visto como um aspecto negativo. 

  • Ser agitado: Embora a agitação seja um aspecto negativo e que é visto pelos recrutadores como aquelas pessoas que não se mantêm focadas e podem até mesmo atrapalhar os outros, aborda como esse defeito não prejudica a sua qualidade de trabalho e nem os seus resultados.

Preparado para falar suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego?

Nesse artigo apresentamos dicas para que você possa falar sobre suas qualidades e defeitos  entrevista de emprego com mais  naturalidade e até mesmo como trabalhar a sua oratória para estar preparado para esse momento.

Além disso, para ter sucesso é necessário possuir um currículo qualificado e adquirir vantagens competitivas entre os seus concorrentes, por isso não deixe de estudar e buscar sua qualificação profissional.

Boa sorte! 

Início Blog Comunicação Qualidades e defeitos entrevista de emprego
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download