Criador de logo grátis: 5 ferramentas para criar logomarcas profissionais

Confira nossa lista e escolha o melhor criador de logo grátis para fazer sua logomarca

Logos criativos e atraentes são essenciais para marcas que buscam ganhar espaço na memória do seu público. Mas muitas vezes, o custo do trabalho de um profissional de design não cabe no orçamento de um negócio que está começando.

A verdade é que trabalhar com pouca verba faz parte das habilidades que qualquer empreendedor deve estudar antes de começar seu negócio. Por isso, usar um criador de logo grátis é uma excelente opção para quem quer ver seu empreendimento nascer, mas precisa economizar.

Confira a seguir uma lista com 5 das principais ferramentas grátis para criar o logo da sua marca.

banner de cadastro no jivochat

1. Canva

Quando o assunto é criador logo grátis, o Canva se destaca por oferecer uma quantidade imensa de templates ao nível profissional, prontos para serem usados e com inúmeras opções de customização, para deixá-los com a cara do seu negócio.

Começando do zero ou usando modelos prontos, você irá contar com várias fontes, cores, ícones e elementos que irão ajudar a definir a identidade da sua marca.

O criador de logomarca tem uma interface muito intuitiva e fácil de usar. É só clicar e arrastar. Isso possibilita a criação de designs excelentes por qualquer pessoa que use a ferramenta, mesmo sem conhecimentos gráficos aprofundados.

O melhor de tudo é que a variedade oferecida pela empresa não se limita apenas a criação de logomarcas. A ferramenta também permite criar de diferentes categorias de designs, desde cartões de visitas e papéis timbrados até publicações para as redes sociais. Essas funções despertaram seu interesse? Confira nosso artigo sobre como utilizar o Canva.

Empreendedores que preferem fazer tudo através de seus smartphones ou tablets podem baixar o aplicativo do Canva e fazer suas criações de onde estiverem.

Os logos criados ficam salvos no seu perfil e podem ser editados posteriormente. Além disso, esta é uma das únicas ferramentas que disponibiliza sua logo com opções além do png. Após finalizar sua criação, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg, PDF padrão e PDF para impressão.

logo da empresa Canva

2. Zyro

O Zyro é um dos melhores construtores de sites no mercado e também conta com o sua própria ferramenta gratuita para criação de logos, tendo a simplicidade como seu ponto forte.

Sua interface conta apenas com o que é necessário para a criação de logomarcas: espaço para o nome, espaço para slogan, uma pequena seleção de fontes e a possibilidade de inserir um ícone.

Esta abordagem que incentiva designs minimalistas acompanhada de ferramentas intuitivas e amigáveis fazem do Zyro uma ótima opção para quem nunca teve experiência com artes gráficas.

Ao finalizar a criação do logo para o seu negócio, você pode gerar e baixar um arquivo no formato png sem fundo, o que facilita seu uso e aplicação em outras ferramentas de edição.

logo da empresa Zyro

3. SquareSpace

O SquareSpace conta com um criador de logo grátis que se diferencia dos outros por gerar arquivos em alta resolução.

A empresa que tem como carro chefe o serviço de criação e hospedagem de sites, hoje também oferece uma ótima ferramenta para criar logomarcas grátis.

O criador de logos do SquareSpace conta com funções básicas como um acervo de ícones para serem utilizados junto ao nome e slogan, uma grade para auxiliar o alinhamento dos elementos e a pré-visualização do logo aplicado em alguns itens no rodapé da página.

Isso faz com que a ferramenta não espante usuários pouco experientes, mas garanta a possibilidade de desenvolver designs refinados e efetivos.

Após finalizar a criação do seu logo, você pode salvá-lo e baixá-lo como um png sem fundo e como pngs com aplicação no preto e branco ou negativa.

logo da empresa Squarespace

4. Hatchful, o criador de logo grátis do Shopify

Sabia que a criadora de lojas virtuais Shopify também oferece um criador de logomarca? O Hatchful é uma ferramenta grátis que auxilia empreendedores a criar uma logo para seu negócio de forma gratuita.

O criador de logo grátis não tem tantos recursos de personalização com algum de seus concorrentes, mas ele irá guiar seus usuários em uma jornada simplificada de criação.

Utilizar o Hatchful é muito simples: defina qual o segmento do seu negócio, escolha até 3 estilos artísticos, insira o nome e slogan do seu negócio e, então, escolha utilizações práticas do logo. A partir daí, a ferramenta irá gerar uma série de modelos prontos customizados com o nome da sua empresa para sua escolha.

Depois de selecionar o design que mais te agradou, é possível customizá-lo. As funções de personalização são limitadas e dependem do layout escolhido, mas é possível alterar fontes, cores, ícones e elementos utilizados.

Após a finalizar seu logo você será direcionado para uma página de download. Para baixar sua marca clique no botão “download” e receba um pacote em seu e-mail com arquivos no formato png em diferentes resoluções baseadas nas opções de utilizações práticas selecionadas.

logo da empresa Hatchful

5. Logaster

O Logaster é um criador de logo grátis que oferece uma jornada acessível de elaboração de logomarcas.

A ferramenta apresenta ao seus usuários uma série de templates baseados nos temas e ícones escolhidos pelos usuários. Estes modelos prontos podem ser editados em um espaço que oferece mudanças no layout, fontes, ícones e uma excelente seleção de cores.

Ao optar por alterar as cores de um modelo gerado pelo criador de logomarcas, você não irá precisar alterar a cor de cada elemento, mas sim escolher uma entre várias paletas de cores prontas de acordo com uma cor principal.

Esta é uma funcionalidade muito interessante para empreendedores sem conhecimentos em design gráfico, pois ela facilita a criação de logos com identidades visuais coesas desde a escolha das cores.

Após finalizar a criação da logo para sua marca, o Logaster irá oferecer diferentes opções de arquivos png para o download da sua logomarca: aplicada no fundo branco, colorido, transparente, na versão negativa e na versão preta e branca.

logo da empresa Logaster

Dicas para criar logomarcas profissionais

Antes de colocar a mão na massa e começar a usar o criador de logo grátis que esteja alinhado com sua maneira de criar, confira algumas recomendações e dicas para criar logomarcas e destaque-se dos seus concorrentes.

Faça um brainstorm antes de começar

Brainstorming, ou tempestade de ideias, é de um debate entre um grupo ou uma pesquisa realizada por apenas uma pessoa com o objetivo de gerar ideias inovadoras.

Reúna todas as informações que você tiver sobre o seu negócio, busque pensar nos principais elementos ligados ao seu negócio e deixe a chuva de ideias acontecer. Algumas serão boas, outras nem tanto, mas com várias opções a sua disposição é só escolher a melhor.

Crie um design simples

Menos é mais. Esta é uma afirmação que pode ser aplicada em vários aspectos do desenvolvimento de logos.

Esqueça designs complexos e com muitos elementos. Eles podem ficar confusos, fáceis de esquecer e difíceis de aplicar em materiais como papelaria, fachadas, uniformes.

Ao invés disso, opte por criar logos simples e minimalistas, eles geralmente são mais fáceis de entender, reconhecer e de serem lembrados pelo seu público.

Pesquise e conheça o seu público

Em nosso artigo sobre como criar um ecommerce do zero citamos a importância de pesquisar seu público.

Entender quem irá comprar do seu negócio é um excelente ponto de partida para gerar ideias criativas que estejam ligadas ao tema do seu empreendimento.

Avalie sua concorrência, entenda o que estão fazendo, identifique tendências e o seu público. O objetivo deste exercício não é copiar outros negócios, mas sim fazer melhor do que eles e enxergar oportunidades que não estão sendo aproveitadas.

Pense bem nas cores

Um logo criativo com excelentes ideias pode ficar ruim caso as cores erradas sejam escolhidas.

Busque uma paleta de cores que esteja ligada ao perfil do seu negócio, ao tom que será utilizado em sua comunicação e que combine com os conceitos gráficos.

Nem todo logo precisa de ícones

Os logotipos são opções de design que apresentam apenas o nome da empresa, sem símbolos nem ícones.

Se você tem alguma dúvida sobre este tipo de logo, tente lembrar da Coca-cola, Google ou Visa. Todas elas usam apenas letras na representação de sua marca.

Se esta linha de design faz o seu estilo, pesquise várias fontes e encontre uma que expresse o tom e os valores de sua empresa.

Pronto para usar um criador de logo grátis?

Esperamos que o conhecimento e as ferramentas para criar logomarcas ao nível profissional que apresentamos ajudem você e o seu negócio a darem o próximo passo.

Caso o próximo item a ser executado em sua estratégia digital seja a criação de um site, considere instalar um chat online com o JivoChat e aproveite uma ótima ferramenta para rastrear seus visitantes e iniciar conversas através de convites proativos.

2020/08/ 7

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte