10 sites para criar logo grátis facilmente

Índice

Marcas com logos criativos e interessantes conseguem conquistar espaço na mente do seu público com mais facilidade. 

Apesar desse fator ser importante, muitos empreendedores que estão começando não contam com um orçamento para contratar um profissional de design ou preferem investir seus recursos em outras áreas.

Mesmo assim, ainda é possível desenvolver um logo interessante para um negócio sem precisar gastar. 

As ferramentas online para criar logo grátis são uma excelente alternativa para esse perfil de empreendedor. 

É importante entender que estes aplicativos não substituem o trabalho de um profissional, mas é uma ótima alternativa para quem precisa de um logo para criar o seu negócio.

Se você está em busca de uma ferramenta para desenvolver a identidade visual do seu negócio gratuitamente, confira nossa lista com opções para desktop, Android e iOS para criar seu logo com facilidade. 

O que é logo? 

O logo é um signo para representar uma marca ou empresa. Geralmente consiste em um ícone com suporte de texto, por isso é chamada por muitos de logotipo: ícone + tipografia.

O processo de desenvolvimento de um logotipo é algo que precisa levar em consideração os valores da empresa. Desta forma, esses conceitos serão representados através de elementos visuais. 

Por isso é importante pesquisar bastante para a criação de um logotipo, com estudos de design, psicologia, marketing, semiótica e mais. 

Qual a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca? 

Esses termos são bastante utilizados no meio do design e confundem muitas pessoas, que acham que é apenas a mesma coisa. 

Para entender melhor esse conceito, descubra seus significados.

Logo e logotipo

Logo e logotipo são termos que possuem o mesmo significado. Como já explicamos, é a junção de ícone e tipografia usada para representar uma marca.

Marca e logomarca

A marca é um conjunto de conceitos, é a conexão entre a empresa e seus valores, visão, missão, personalidade e consumidores. 

A marca é representada graficamente pelo logo, identidade visual e elementos de comunicação visual.

Já a logomarca é um termo considerado incorreto por muitos profissionais da área de design, marketing e publicidade.

Qual o melhor programa para criar logo grátis? 

Existem diversas ferramentas de design desenvolvidas exclusivamente para a criação de logos.

Confira a seguir uma lista com as principais alternativas gratuitas que permitirão criar ótimos logos.

1. Canva

O Canva é uma das ferramentas de design online mais completas e com mais destaque na internet. 

A plataforma permite criar logo grátis com qualidade e uma variedade enorme de templates de nível profissional que podem ser customizados.

A ferramenta oferece todos os recursos necessários para começar uma logo do zero ou personalizar os templates disponíveis, usando várias fontes, ícones e cores.

A interface do Cavan é bastante simplificada e fácil de usar, basta apenas clicar e arrastar os elementos para fazer suas edições. 

Isso somado ao acervo de itens, permite que qualquer pessoa seja capaz de criar ótimos logos. 

Uma das principais vantagens da alternativa é que ela não se limita apenas a criar o logo. 

Os usuários podem usar a ferramenta para criar toda a identidade visual do seu negócio, editar fotos, desde papelaria até mesmo a publicações para redes sociais. 

A alternativa é completamente gratuita e pode ser usada em computadores desktop ou dispositivos mobile.

O material feito com o Canva também fica salvo em seu perfil e pode ser editado novamente. Além disso, essa é uma das únicas alternativas que disponibilizam o download como PNG, JPG e PDF.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

2. Turbologo

O Turbologo é uma ferramenta que permite criar logos impressionantes em apenas alguns minutos. 

A plataforma conta com uma grande variedade de fontes, ícones e combinações de cores para logotipos pessoais e comerciais.

A ferramenta é fácil de usar e foi desenvolvida para auxiliar seus usuários a escolher o melhor modelo disponível.

Contudo, apesar de permitir que usuários criem designs gratuitamente, será preciso pagar um valor pré-determinado para poder baixar os arquivos em alta resolução. Uma alternativa para usá-lo em baixa resolução é fazer uma captura de tela gratuita.

A plataforma de edição Turbologo oferece as funcionalidades necessárias para obter um resultado profissional em suas criações. Alguns dos principais recursos são:

  • Arquivos em alta resolução: após a compra, será possível obter os arquivos em alta resolução como PNG e JPEG.
  • Arquivos vetoriais para impressão: é possível usar o gerador de logos para criar um arquivo vetorial do seu logo em SVG ou PDF. 
  • Diferentes variações de cor: a ferramenta de edição permite que usuários criem versões com fundo transparente ou colorido. 
  • Cartões de visita: a opção de kit de marca inclui vários designs de cartões de visita que podem ser customizados.
  • Diretrizes de marca: o logo maker oferece diretrizes de marca para facilitar o processo de escolha de fontes e cores na identidade de sua marca. 

3. Wix Logo Maker

A Wix é uma das maiores plataformas para criar sites do mundo e também conta com sua própria ferramenta para criar logos.

Usuários podem utilizar a ferramenta de design para criar seu logo exatamente como quiserem em apenas alguns minutos. 

Cada logo criado através do serviço é completamente customizável e pode alterar sua fonte, cor, tamanho e texto para que se adeque à sua ideia de marca.

O processo de criação é bastante simples, basta inserir o nome de sua marca e descrever seu negócio para que a plataforma gere um logo adequado ao seu negócio. 

Então, será possível escolher um design de logo, personalizá-lo e por fim fazer o download grátis após a finalização.

Usuários que precisam dos arquivos SVG em alta resolução ou arquivos prontos para redes sociais precisarão pagar uma taxa, então irão poder fazer o download destes arquivos a qualquer momento.

4. Zyro

O Zyro é uma plataforma para criação de sites, e-commerce e registro de domínios que também oferece uma ferramenta completa para criar logo grátis.

Seu criador de logos permite criar designs profissionais em segundos, transformando ideias criativas em designs reais. 

Cada elemento dos logos criados podem ser customizados, desde o ícone, tamanho, cores e texto.

A ferramenta de design é 100% grátis, ou seja, não cobra taxa ou limites de seus usuários. Outra vantagem relevante é a grande quantidade de templates de alta qualidade, desde designs flat aos designs mais sofisticados e elegantes. 

Mesmo usando ícones e elementos pré-prontos, a plataforma permite que os logos sejam totalmente customizáveis. Cada elemento do seu logo pode ser ajustado para que fique perfeito. 

Além disso, a plataforma é fácil de usar e permite criar um kit de marca completo, com arquivos vetorizados, kit de redes sociais e até mesmo orientações de branding.

5. Fotor

Assim como o Canva, o Foto é um editor de imagem que oferece uma grande variedade de recursos que permite criar logos do zero ou a partir de templates. 

A plataforma oferece todos os recursos necessários para criar identidades visuais completas para negócios. A ferramenta conta com vários elementos gráficos, textos, fontes, planos de fundo e inúmeros modelos prontos.

A interface da ferramenta de design é bastante intuitiva, desenvolvida para usuários com pouca experiência, precisando apenas arrastar e soltar na edição. 

Para acessar o criador de logos, entre no site do Fotor, selecione a opção “Criar um desenho” e escolha o item “Logotipo”.

Quer criar um site e deseja conhecer as principais opções? Confira nosso artigo com os melhores criadores de sites.

6. Squarespace

Com o foco na criação e hospedagem de sites, o SquareSpace também oferece um bom criador de logo para seus usuários. 

A criação na plataforma é um pouco limitada, mas os arquivos gerados gratuitamente podem ser baixados em alta resolução. 

A ferramenta conta com as funções mais básicas de um app de design, como um acervo de elementos gráficos e fontes diferentes.

Por ser algo mais simples, é uma boa alternativa para usuários pouco experientes que precisam focar em um design mais simples, porém efetivo.

7. hatchful

Seguindo uma tendência em nossa lista, a empresa criadora de lojas virtuais Shopify também conta com seu próprio criador de logomarca. 

O Hatchful é uma ferramenta de design gratuita que permite a criação de logos ao nível profissional por usuários com qualquer nível de experiência. 

A plataforma é bem simplificada, para criar logos basta escolher o segmento do seu negócio, escolher até 3 estilos de arte, escrever o nome e o slogan do seu negócio, por fim, definir aplicações práticas do seu logo.

Após definir essas informações, a plataforma irá gerar diversos modelos prontos que podem ser customizados com o nome de sua empresa. 

As opções de personalização são limitadas e irão variar de acordo com o design escolhido, mas é possível alterar fontes, ícones, cores e elementos.

8. Logaster

O Logaster é uma plataforma que foca na experiência de criação de logos. A ferramenta mostra uma série de templates baseados em ícones e temas escolhidos pelos usuários. 

Os modelos escolhidos podem ser editados, como mudanças no layout, ícones, fontes e opções avançadas de seleção de cores.

Ao invés de escolher as cores individualmente como em outras opções, no Logaster os usuários podem optar por diversas paletas de cores diferentes de acordo com uma cor principal. 

Essa funcionalidade é muito interessante para usuários com pouca experiência e conhecimento em design gráfico, mas que precisam de um logo profissional.

Ao finalizar a criação do logo, será possível baixar arquivos PNG no fundo branco, colorido e transparente. Também é possível gerar o logo na versão negativa e na versão preta e branca.

9. We Do Logos

O We Do Logos é uma alternativa rápida e fácil para criar logos grátis. A plataforma oferece uma experiência simplificada para seus usuários criarem logos básicos. 

A ferramenta permite combinar até mesmo 7 fontes diferentes dos ícones disponibilizados no site. Também é possível configurar o tamanho e cor dos ícones e palavras usados.

Apesar de ser uma alternativa limitada, o site permite que pessoas sem experiência criem logos de nível profissional.

10. We Do Logos

Por fim, a última adição à nossa lista de ferramentas para criar logos grátis é o Online Logo Maker.

A plataforma oferece várias fontes diferentes e um grande acervo de ícones que podem ser usados para criar logos únicos. 

A plataforma permite criar designs unindo elementos, alterando seu tamanho e mudando cores. O site também permite que seus usuários carreguem imagens para compor seus designs.

Apesar de ser muito boa para criar designs originais, o Online Logo Maker conta com uma versão gratuita limitada que não permite que as criações sejam usadas comercialmente. 

Para utilizar o logo comercialmente será necessário pagar um valor por cada criação.

Dicas para criar logo profissional

Agora que já conhece as melhores ferramentas grátis para criar logos, confira algumas dicas que podem ajudar você a criar designs excelentes que irão ajudar a destacar seu negócio da concorrência.

Comece com um brainstorm

O brainstorming, traduzido literalmente como tempestade de ideias, é um processo que envolve anotar diversas ideias e selecionar as melhores.

Para isso, reúna toda informação sobre o seu negócio e busque elementos ligados à sua área de atuação e público. 

Então, deixe a chuva de ideias começar e anote todas as opções. Descarte as piores alternativas e escolha a melhor no final.

Crie designs simples

Logos simples fazem parte de uma tendência de design bastante efetiva. Focar na simplicidade pode garantir logos mais fáceis de serem reconhecidos e lembrados.

Isso é ainda mais importante para usuários com pouca ou nenhuma experiência no desenvolvimento de artes gráficas.

Portanto, deixe de lado logos muito complexos e com muitos elementos. Eles podem ficar confusos e difíceis de serem aplicados. 

Conheça bem seu público

Pesquisar seu público é algo muito importante na hora de criar um negócio. Essas informações também são essenciais na hora de criar um logo. 

Saber quem irá consumir seus produtos ou serviços é algo que fará toda a diferença. Desta forma você terá um ponto de partida para definir ideias criativas ligadas ao seu negócio.

Uma dica importante é olhar para sua concorrência. Dessa forma será possível identificar tendências na sua área de atuação e poderá evitar designs muito óbvios.

Escolha bem as cores

As cores erradas podem acabar prejudicando bastante o seu design. Portanto, busque usar uma paleta de cores que esteja diretamente ligada ao perfil do seu negócio e sua área de atuação.

Preparado para criar logo grátis com uma dessas ferramentas? 

Esperamos que as ferramentas em nossa lista e dicas possam ajudar a criar uma logo incrível para o seu empreendimento. 

Se o seu negócio está começando e você está buscando por uma ferramenta para fazer o atendimento online, confira o JivoChat

Essa é uma plataforma de atendimento online profissional, que permite adicionar um chat em seu site para atender visitantes em tempo real. 

Também é possível conferir que páginas estão visitando em seu site e unificar seus canais de atendimento online em uma só ferramenta.

Início Blog Ferramentas 10 sites para criar logo grátis facilmente
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download