Pesquisa de mercado: O que é e como fazer?

Índice

Elaborar uma pesquisa de mercado é muito importante para quem deseja iniciar um negócio virtual ou para quem já se encontra no mercado. 

É através da pesquisa de mercado que você é capaz de compreender sobre o seu público-alvo e seus concorrentes.

Dessa forma, ela permite que você tome todas as decisões sobre o seu negócio de maneira mais assertiva para minimizar os riscos.

Essas ações são extremamente necessárias para quem deseja obter sucesso, pois o ambiente virtual é altamente competitivo e você precisa buscar um diferencial para se destacar dos seus concorrentes.

Neste sentido, a pesquisa de mercado pode ser realizada antes de você iniciar o seu negócio, ou posteriormente para definir melhor quais estratégias de Marketing digital serão utilizadas.

Se você quer saber mais sobre pesquisa de mercado, o que é pesquisa de mercado e como aplicá-la no seu negócio, nesse artigo você terá acesso a essas informações. 

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que objetiva auxiliar você a obter dados sobre o mercado em que está inserido, dessa forma ele pode encontrar as melhores estratégias para o desenvolvimento do seu negócio.

Através da pesquisa de mercado você realiza coleta de dados e de informações que servirão para que você tome decisões importantes que podem impactar o seu negócio. 

E além disso, essa ferramenta permite que você pode compreender mais sobre características comportamentais do consumidor, hábitos de consumo, como também realizar a análise dos seus concorrentes.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Em qualquer tipo de negócio é preciso tomar decisões que irão definir qual é a melhor estratégia a ser aplicada no seu negócio.

Com base na pesquisa de mercado você é capaz de obter informações que contribuam para a sua tomada de decisão.

Pois, o mercado passa por constantes mudanças e os consumidores também são influenciados por diversos fatores externos.

Ela serve como um auxílio para que seu negócio possa ser bem sucedido e  você possa continuar oferecendo serviços durante um longo período.

Através dela é possível conhecer dados sobre os seus concorrentes, sobre o seu público-alvo, a fim de definir nichos que ainda não foram explorados e quais desafios você pode esperar para iniciar o seu negócio.

A pesquisa de mercado também possui um papel importante na inovação e diferenciação dos seus concorrentes.

Como fazer pesquisa de mercado?

Embora o avanço da tecnologia permita que se obtenha dados sem precisar fazer uso dos métodos de pesquisa mais tradicionais, realizar pesquisa de mercado através de questionários ainda é uma das metodologias mais utilizadas.

Quanto a pesquisa de mercado podemos dizer que é possível realizar uma pesquisa primária ou secundária:

  • Pesquisa primária é aquela onde a pesquisa é realizada pela própria empresa que fará o uso desses dados.
  • Pesquisa secundária quando são contratados profissionais ou empresas especializadas para realizar uma pesquisa. Nesse caso, também podemos incluir os relatórios, artigos e dados disponibilizados publicamente.

Ainda a respeito da pesquisa é possível utilizar a análise de dados qualitativos ou quantitativos:

  • Análises quantitativas são aquelas que apresentam em números os dados que comprovam os objetivos gerais de uma pesquisa.
  • Análise qualitativa não são tão objetivos, pois permitem compreender os detalhes e a complexidade das informações obtidas. 

Vamos agora compreender, como estruturar uma pesquisa de mercado para que você possa fazê-la e aplicá-la ao seu negócio.

Imagem vetorizada de uma mulher criando um formulário para fazer pesquisa de mercado

Defina o objetivo da sua pesquisa

O primeiro passo para você iniciar uma pesquisa é compreender qual será o objetivo em realizar a pesquisa.

Normalmente esse objetivo parte de um problema que precisa ser resolvido, você precisa identificar qual problema você quer resolver. 

Por exemplo, você está iniciando um ecommerce e deseja investigar se determinado produto terá demanda para o seu público-alvo, você definiu um objetivo para a sua pesquisa de mercado.

Lembre-se que o objetivo deve ser fácil de ser compreendido, isso evita que você perca o foco durante a elaboração da sua pesquisa

Defina o público-alvo da pesquisa

Para quem você deve direcionar as perguntas da sua pesquisa? Para os fornecedores? Consumidores ou para os seus concorrentes?

Se seguirmos o exemplo anterior de investigarmos se determinado produto realmente atrai o interesse do público, ele seria um exemplo de pesquisa direcionada aos consumidores.

Também existiria a possibilidade de fazer uma pesquisa com os fornecedores, tendo em vista que um produto que tem alta demanda é um produto que os consumidores procuram.

É importante que você defina para quem a pesquisa será realizada, pois isso facilitará a elaboração das perguntas. 

Defina o tamanho amostral

Lembre-se de que para que a pesquisa seja significativa você deve ter um número mínimo de participantes que passam parte do seu universo amostral.

Para definir um tamanho amostral você deve ainda levar em consideração que algumas pessoas que receberem o seu questionário não irão respondê-los. 

Faça um roteiro de perguntas

Antes de elaborar o relatório é necessário que você faça um brainstorm com várias perguntas que você acha que pode incluir na sua análise. 

Depois, é necessário realizar um filtro dessas perguntas para incluir no seu questionário apenas aquelas que fazem mais sentido e que te permita alcançar o seu objetivo. 

Lembre-se de que as perguntas devem ser claras e objetivas e ainda se possível testadas antes de serem aplicadas em uma pesquisa. 

Elabore o seu questionário

Depois de definir as perguntas que serão utilizadas, basta elaborar o seu questionário. 

No ambiente virtual existem diversas ferramentas que você pode utilizar para elaborar questionários. 

A ferramenta mais conhecida, provavelmente, é o Google Forms, mas existem outras ferramentas semelhantes que você também pode utilizar como o Typeform, Cognito forms e outras.

O importante é que você saiba utilizar a ferramenta posteriormente para realizar a coleta de dados. 

Faça  a aplicação do questionário

Depois de pronto, o próximo passo é entregar o questionário para o seu público-alvo. 

Você pode divulgá-lo através das redes sociais,  ou em campanhas de e-mail marketing ou até mesmo entrar em grupos específicos como no Whatsapp, Telegram ou no Facebook.

Analise seus resultados

Por último, depois que o seu questionário já foi respondido pelo seu público é hora de coletar os dados e cruzar informações.

Para que os dados fiquem mais visíveis você pode colocá-los em tabelas, ou então construir gráficos para facilitar as informações.

Você pode até mesmo construir apresentações ou infográficos se você estiver realizando mais de uma pesquisa.

É uma maneira fácil de você manter os dados guardados e fáceis de serem interpretados caso você precise utilizá-los em outras ocasiões.

Você pode utilizar ferramentas como o Canva para construir os gráficos e também infográficos das suas pesquisas. 

O Canva é uma ferramenta com diversos recursos design que permite que você crie apresentações, gráficos e Infográficos para utilizar no seu dia a dia.

A vantagem de utilizar o Canva é que ele possui dezenas de templates prontos para você editar como quiser.

Utilize recursos interativos para deixar os resultados das suas pesquisas mais fáceis de serem interpretados. 

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Como obter dados através das ferramentas de Marketing Digital

Como já mencionamos, a maneira mais tradicional de obter dados é realizando uma pesquisa de mercado através de questionários.

Mas você também pode ter acesso a informações se buscar pelos dados que estão disponíveis em jornais, revistas, blogs e sites.

E ainda, embora sejam menos direcionadas a um objetivo específico, no ambiente virtual existem algumas ferramentas que podem contribuir para que você entenda mais sobre o comportamento do seu público-alvo.

Essas ferramentas apresentam um grande potencial para que você consiga otimizar as suas estratégias de Marketing digital.

Email Marketing

Você pode utilizar a estratégia de email marketing para mandar e-mail com promoções da sua loja virtual aos seus clientes ou conteúdos relevantes para conduzi-los pelo funil de vendas.

Você pode contar com ferramentas que otimizam esse trabalho e quantifiquem quantos e-mails estão sendo lidos pelo seu público.

Também é possível realizar testes A/B para saber quais são os conteúdos que interessam mais o seu público-alvo e assim direcionar suas campanhas para esse tipo de conteúdo.

Vantajoso, não? E você não precisa de questionários, basta acessar a ferramenta que ela disponibiliza esses dados através de um painel. 

Se você quiser utilizar uma ferramenta para obter esses dados, você pode utilizar o Mailify que é uma ferramenta de email marketing e automação.

Com o Mailify você pode gerar modelos de email marketing rapidamente e em um único clique. 

Ele é uma ferramenta fácil de usar e que contém tudo que você precisa para comunicar e desenvolver o seu negócio.

CRM

Plataformas de CRM também são úteis para você armazenar dados dos seus clientes, e saber em qual etapa do funil de vendas eles se encontram.

O Pipedrive é uma ferramenta com foco em vendas que contribui para que você possa aumentar a sua produtividade e também a receita do seu negócio.

Com o Pipedrive você gerencia os seus leads, cria formulários para fazer suas pesquisas de mercado e permite que a sua equipe saiba com quem eles estão entrando em contato e quais foram as compras realizadas por cada cliente.

Automação de Marketing

A automação de Marketing além de permitir que você simplifique algumas ações mais simples no Marketing ela te fornece informações e insights do que você precisa melhorar dentro do seu negócio.

Uma das ferramentas de automação de Marketing mais utilizadas é o RD Station. 

O RD Station é uma ferramenta tudo em um, pois permite que você capture contatos e combine páginas, crie formulários, realize campanhas de email e muito mais.

Gerencie seu Marketing em um só lugar e tenha uma visão completa do funil para analisar e melhorar seus resultados.

Além de economizar tempo com as pesquisas de mercados tradicionais, você também recebe auxílio para otimizar o seu processo de vendas.

Imagem vetorizada de um homem acessando a pesquisa com uma lupa para fazer pesquisa de mercado

Conheça quais são os principais tipos de pesquisa de mercado

Depois de compreender quais ferramentas de marketing podem contribuir com o seu negócio, vamos entender agora quais são os principais tipos de pesquisas que você pode realizar.

Pesquisa de lançamento de produto

Se você está pensando em iniciar um negócio é necessário fazer uma pesquisa de mercado sobre os produtos que você pretende vender. 

Você precisa se assegurar de que o seu produto terá demanda e ainda precisa ter certeza de que os consumidores irão pagar pelo preço que você pretende oferecê-lo.

Hábitos de consumo 

Para conhecer mais sobre os seus clientes, você pode realizar uma pesquisa de hábitos de consumo. 

Esse tipo de pesquisa permite que você desenvolva estratégias de vendas e de marketing que estejam alinhadas com as necessidades do consumidor. 

A partir dela você também pode investigar quais são os canais mais adequados para se comunicar com o consumidor e utilizar a estratégia multicanal.

Análise de mercado 

A análise de mercado visa fazer com que você identifique qual é a principal necessidade do consumidor que você deve atender.

Para isso você deve investigar quais são os nichos de mercado que ainda não foram explorados e apresentar um potencial diferencial ao consumidor.

Força da marca

O objetivo dessa pesquisa é analisar qual é a percepção que os seus clientes têm da sua marca e realizar uma comparação entre os concorrentes.

Dessa forma, você pode investigar e descobrir quais são os elementos prejudiciais e quais são as melhorias que você pode realizar para fazer um processo de rebranding, por exemplo.

Satisfação com os consumidores 

Esse tipo de pesquisa objetiva realizar uma análise nos feedbacks que a sua empresa recebe dos consumidores, afinal são eles que decidem entre comprar com você ou comprar com os concorrentes.

Para saber o que os consumidores pensam do seu negócio você pode realizar pesquisas de satisfação.

Pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de encontrar os principais pontos que você deve melhorar no seu negócio. 

Você pode utilizar os formulários ou até mesmo marcar uma pequena entrevista para com um cliente.

Não esqueça de oferecer algum tipo de compensação como um desconto ou um brinde, afinal você está tomando tempo dos seus clientes para realizar esse tipo de pesquisa e com certeza eles se sentirão mais satisfeitos.

Satisfação com os seus colaboradores

É muito importante também compreender qual é a qualidade de trabalho que você oferece aos seus colaboradores. 

Por isso, a fim de identificar melhorias e saber como a sua empresa pode melhorar e oferecer a eles melhor qualidade no ambiente de trabalho.

Uma equipe que se sente desmotivada, fora dos planos da empresa e sobrecarregada dificilmente vai trazer bons resultados.

Realize também pesquisas com os seus colaboradores.

Vantagens de investir na pesquisa de mercado

Se você ainda está em dúvidas se investir em pesquisa de mercado é necessário para o seu negócio iremos abordar as principais vantagens em utilizar essa ferramenta. 

Conhecer melhor o seu público

Através do conhecimento melhor do seu público-alvo você pode construir personas para definir quais serão as estratégias de marketing digital que você deve utilizar.

As personas são uma representação semifictícia do seu cliente ideal  e através dela você pode ter informações comportamentais mais amplas que contribuirão para que você possa realizar escolhas mais assertivas.

Além disso, também é possível compreender sobre aspectos quantitativos como potencial do mercado, participação da empresa no mercado e qualitativos como estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros.

Entender quais são as estratégias utilizadas pela concorrência

Você passa a olhar para os seus concorrentes e traçar estratégias para se destacar.

Através das pesquisas de mercado é possível você realizar uma análise de quais estratégias os seus concorrentes já utilizaram e que foram bem sucedidas.

E também é uma maneira de você ver o que eles ainda não fizeram e buscar por novas alternativas para atrair o seu público.

Dimensionar o mercado 

Pesquisas de mercado permitem que você antecipe tendências, visualize qual é o segmento mais lucrativo para você atuar e identifique quais são as demandas que estão em alta.

Assim é possível se destacar e sair na frente da concorrência em oferecer o melhor serviço para o consumidor. 

Onde buscar informações sobre o mercado?

Além de utilizar informações encontradas na internet e fazer as suas pesquisas de mercado diretamente com o consumidor, conheça quais são os canais confiáveis para buscar informações. 

Sebrae

Para obter mais dados e informações sobre o mercado conheça o Sebrae

O Sebrae é o serviço brasileiro de apoio ao empreendedorismo e ele é uma referência em dados e informação.

Além de informações sobre o mercado brasileiro, você também encontra cursos, palestras e artigos que podem ser úteis para você que deseja realizar a sua pesquisa de mercado.

ABCOMM

Para quem deseja entrar no mercado digital existe a associação brasileira de comércio eletrônico. 

Na ABCOMM você também terá acesso a cursos, eventos e projetos voltados para a área de ecommerce.

E você pode ter acesso também a estudos realizados pela empresa e aprender a como entrar no mercado digital com menores chances de erro.

Realize pesquisa de mercado e melhore a satisfação do consumidor

Nesse artigo, abordamos o que é uma pesquisa de mercado, como você pode fazê-la e aplicá-la ao seu negócio.

As pesquisas de mercado são importantes em vários aspectos, e também vimos que muitas ferramentas de Marketing fornecem dados relevantes para que você possa melhorar o seu desempenho.

Um elemento que é muito importante para elevar o seu desempenho é oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor, pois esse fator também influencia os níveis de satisfação dos seus clientes.

Para oferecer um atendimento de qualidade, conheça o JivoChat e todos os recursos que essa ferramenta oferece.

Boas vendas!

Início Blog Marketing Pesquisa de mercado: O que é e como fazer?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download