Melhores ferramentas de chat online: 10 opções para 2024

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Adicionar um chat online em seu site pode mudar o patamar das vendas e da experiência dos clientes com sua marca. De acordo com dados da Live Agent, O chat ao vivo tem uma taxa de resolução de 90%, a maioria dos chats ao vivo são resolvidos imediatamente.

Com um suporte via chat, a troca de mensagens entre clientes e atendentes fica muito mais fácil, principalmente para interações instantâneas.

Considerando que o atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes para o crescimento de um negócio, o chat online tem se mostrado um grande aliado de lojas virtuais que buscam a excelência no suporte ao consumidor.

Portanto, se você está procurando por formas de tornar o seu atendimento mais dinâmico e prático, veio ao lugar certo. Separamos, neste conteúdo, uma lista com as melhores ferramentas de chat online. Confira!

O que é chat online para site?

O chat online para site é um recurso utilizado para proporcionar uma comunicação mais direta e dinâmica entre a marca e os usuários.

Ele consiste em um software que é instalado nas páginas online e permite, por meio de um pop-up, que o visitante envie mensagens instantâneas para o administrador da página ou para a equipe de atendimento.

No e-commerce, o chat online, normalmente, fica localizado na página inicial dos sites de vendas.

Qual a finalidade de um chat online?

A principal finalidade do chat online é criar um fluxo de atendimento mais rápido e simples. Diferente das mensagens via e-mail, por exemplo, no chat online, o cliente tem a oportunidade de interagir instantaneamente, tornando toda a comunicação mais direta.

Além disso, esse é um ótimo recurso para a personalização da experiência do cliente. Por exemplo: se você entende que o atendimento via outros canais não faz sentido para o seu público-alvo, apostar no chat online poderá te ajudar a atender as expectativas da sua audiência.

Imagem de uma pessoa usando um tablet gigante em um atendimento de chat online

Melhores ferramentas de chat online

Existem diversas opções de ferramentas de chat online disponíveis.

Vale levar em consideração, no momento da escolha, as funcionalidades e canais disponibilizados, o número de atendentes que podem ser conectados ao sistema, as integrações possíveis e o porte da sua empresa.

Separamos aqui algumas das nossas recomendações das melhores ferramentas de chat online que são bastante populares no mercado.

1. JivoChat

Para começar nossa lista de melhores ferramentas de chat online, é claro que não poderíamos deixar de falar do JivoChat. Este é um chat que já está presente em mais de 280 mil negócios no mundo inteiro e possui uma equipe especializada focada no mercado nacional.

Ele oferece todos os recursos que você espera encontrar em uma ferramenta de chat profissional, assim como diferenciais exclusivos, como monitoramento de visitantes em tempo real, convites proativos para abordagem na página, widget personalizável para combinar com as cores de sua marca, relatórios de acompanhamento com métricas de atendimento e muito mais.

Além disso, a Jivo oferece diferentes soluções desenhadas especialmente para atender empresas de todos os tamanhos, utilizando inteligências artificiais muito conhecidas como Dahi.Ai e o CHATME ai.

Sendo uma dos melhores chats online, o JivoChat conta com integrações com sistemas de CRM, ferramentas de e-mail marketing, Google Analytics e até mesmo outros aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, Viber e Telegram.

Dessa forma, você tem acesso à uma solução completa que centraliza seus atendimento e te permite oferecer uma experiência omnichannel aos consumidores.

Captura de tela do chat da Jivo

O JivoChat conta com quatro planos:

  • Plano Grátis: O plano gratuito permite usar 2 operadores, além de oferecer Chat online para sites; Integração com Telegram, Facebook, Viber, E-mail, Apple Business Chat; Recurso de Callback; Formulários offline; Aplicativo para Desktop; Mobile e navegadores.
  • Plano Básico (R$ 49 por operador/mês, no plano anual): Todos os recursos grátis e mais outros recursos como: Convites proativos e botões pré-chat; Monitoramento de visitantes em tempo real; Respostas prontas com um assistente automático; Proteção Anti-Spam e JivoChat CRM.
  • Plano Profissional (R$ 99 por operador/mês, no plano anual): Todos os recursos básicos e mais Integração com Instagram e Mercado Livre; Módulo de Telefonia Plus; Mensagens de voz no Telegram, Instagram e Facebook; Integração com chatbots e Resgate de chats.
  • Plano Empresarial (R$ 185 por operador/mês, no plano anual): Todos os recursos Pro e muito mais, como: SDK Mobile; Roteamento de chats; Módulo de Videochamadas e Chat API.

Um grande diferencial é poder pagar em reais (R$), eliminando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado sobre transações feitas com dólar.

2. Chatra

O Chatra é outra opção para você que busca o melhor chat online que agora pertence ao Brevo. Essa ferramenta permite que seus clientes entrem em contato em tempo real ou enviem mensagens quando você está offline por meio do seu "modo Messenger".

O software conta com uma opção de boas-vindas aos visitantes do site na qual mostra o rosto de sua equipe de atendimento para humanizar o suporte, convidando para entrar em contato com mensagens automáticas, empáticas e estratégicas.

Além disso, uma função interessante da plataforma é que você pode conferir conteúdo dos carrinhos de compras do seu cliente.

Recursos do Chatra:

  • Modo online e offline;
  • Chats direcionados e ações;
  • Lista de visitantes em tempo real;
  • Chatbot;
  • Formulário de contato do bot;
  • Ficar invisível;
  • Horário de funcionamento;
  • Grupos de operadores;
  • Aplicativos móveis disponíveis.

Os preços do Chatra são divididos em 3 planos: Gratuito, Essencial (R$ 35 por operador/mês) e Pro (R$ 49 por operador/mês). As funcionalidades inclusas e número de operadores permitidos dependem do plano escolhido.

3. Code7

Outra opção para melhor chat online é a Code7, ela é uma ferramenta focada em chatbots práticos e intuitivos. A plataforma oferece uma experiência simples e, para configurar os bots, não é necessário ter conhecimentos técnicos.

Assim como a Chatra, a Code7 permite que você tenha acesso a todos os dados coletados pelo sistema de maneira centralizada. Além disso, a plataforma dispõe de um painel administrativo com os mais diversos relatórios e métricas do seu fluxo de atendimento.

Conheça os planos da Code7:

  • Freemium: gratuito por tempo indeterminado e inclui histórico unificado de conversas, distribuição inteligente de interações e quantidade de interações por usuário;
  • Starter: R$ 397 ao mês e oferece integração com WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e e-mail;
  • Standard: R$ 597 ao mês e permite a integração com o Instagram DM.

4. LiveChat

Oferecer ajuda rápida para os usuários é o principal objetivo da LiveChat, ferramenta com diversas funcionalidades e integrações para colocar um chat on-line em seu site.

O aplicativo oferece visualização das mensagens enquanto o visitante as escreve, segmentação de conversas, relatório de produtividade para as equipes responsáveis pelo chat no site e muito mais.

Aliás, uma função que a LiveChat oferece e auxilia na melhoria dos processos de atendimento são as pesquisas de satisfação logo após o atendimento por chat ser finalizado. Com uma pesquisa NPS, é possível mensurar o nível de satisfação do cliente com os serviços prestados.

Recursos do LiveChat:

  • Histórico de chats de atendimento ilimitado;
  • Personalização completa de widgets;
  • Sistema de tickets;
  • Segurança de dados;
  • Relatórios avançados;
  • Grupos de agentes;
  • Agendador de turnos.

Os planos oferecidos pelo LiveChat são:

  • Iniciante: R$ 16 ao mês e possui histórico de chats por 60 dias, personalização básica do chat box, sistema de tickets e segurança de dados;
  • Equipe: R$ 33 ao mês e conta com histórico de chat ilimitado, personalização completa do chat box, relatórios básicos e grupos de agentes;
  • Comercial: R$ 50 ao mês e permite o agendador de turnos;
  • Enterprise: preço sob consulta e acesso ao suporte de engenheiro de software.

5. Zendesk Chat

Certamente não poderíamos deixar o Zendesk Chat fora de nossa lista com as melhores ferramentas de chat online.

Sendo uma das diversas soluções oferecidas pela empresa, seu chat também oferece todos os recursos essenciais para que possa atender visitantes em tempo real, diretamente de dentro da página de seu negócio.

Dentre seus principais recursos, podemos destacar gatilhos para abordagem proativa, formulários pré-chat ou offline, lista de visitantes na página, classificações de chat e chatbots baseados em inteligência artificial (AI).

Além dos serviços que encontramos em outros aplicativos, o Zendesk Chat possui funcionalidades extras como:

  • Funil de vendas personalizado;
  • Integração com sistemas de telefone;
  • Gravação de ligações;
  • Modelos de respostas prontas ilimitados;
  • Entre outras.

A ferramenta possui três opções de planos pagos:

  • Sell Team: US$ 19 por usuário ao mês;
  • Sell Professional: US$ 49 por usuário ao mês;
  • Sell Enterprise: US$ 99 por usuário ao mês.

Captura de tela do Zendesk

6. SmartSupp

O SmartSupp segue o mesmo padrão dos demais aplicativos de chat para site. Entretanto, um diferencial que podemos destacar é o recurso de gravação de vídeos.

A ferramenta permite que você anexe vídeos — saudações, tutoriais etc — nos chats para que os usuários possam visualizar ao acessar a sua página.

Outro ponto positivo é que, no plano Pro, o histórico das conversas é armazenado pelo prazo de três anos, tempo bem maior em relação aos demais serviços de chat online para site.

O SmartSupp tem as seguintes opções de planos:

  • Free: gratuito por tempo ilimitado
  • Standard: US$ 15 por mês
  • Pro: US$ 72 ao mês.

Para os planos pagos, a plataforma garante a devolução do valor em até 15 dias após a contratação em caso de desistência.

7. TolvNow

Melhor chat online para e-commerces, o TolvNow é um sistema que consegue se integrar ao Google Analytics para avaliar onde estão seus visitantes e seus comportamentos.

A plataforma de chat online TolvNow trabalha em especial com "gatilhos". Isto é, são intervenções automáticas que servem para potencializar as conversões ao oferecer ajuda no atendimento aos visitantes indecisos.

São ações de disparos pré-definidos com informações importantes e estratégicas do seu negócio para os clientes.

Recursos do TolvNow:

  • Personalização do layout do chat;
  • Segmentação dos departamentos de vendas e atendimentos;
  • Chatbots inteligentes que captam leads e automatizam o atendimento;
  • Integração do chat para site com WhatsApp Business;
  • Treinamento online para preparar a equipe com todos os recursos;
  • Monitoramento de visitantes no site em tempo real;
  • Relatórios e histórico armazenados para futuras consultas;
  • Gatilhos e ações automáticas para aumentar as conversões;
  • Pré-visualização da digitação do visitante.

Os planos da TolvNow são divididos em: Ideal, Avançado e Corporate. Todos possuem chats ilimitados, mas possuem quantidades de gatilhos, ações e departamentos disponíveis de acordo com o tamanho da empresa.

8. Olark

O Olark é um serviço simples e completo de chat online para site que visa atender às principais necessidades de um time de atendimento.

Com um sistema robusto de segurança de dados e possibilidade de customização dos chat box — caixas de mensagem —, o Olark se destaca pelo histórico ilimitado de mensagens armazenadas.

Este é um recurso interessante para empresas que possuem alto volume de mensagens. Assim, fica mais fácil manter uma rotina de atendimento organizada e efetiva.

O Olark possui somente uma opção de plano que pode ser pago mensalmente, anualmente ou a cada dois anos. Confira os valores: Mensal: US$ 29 por usuário; Anual: US$ 23 por usuário; A cada dois anos: US$ 19 por usuário.

O Olark oferece o período de 14 dias para o teste gratuito da plataforma.

9. Tawk.to

O Tawk.to é outra opção para quem procura o melhor chat online para site gratuito que oferece live chat, base de conhecimento e páginas de bate-papo para quem não possui um website.

A plataforma permite monitorar e conversar com os visitantes para solucionar tickets de suporte e criar uma Central de Ajuda que habilita os consumidores com o autoatendimento. No entanto, a ferramenta não oferece um chatbot para chat entre suas funcionalidades.

Outro lado negativo do Tawk.to é a sua configuração e mecânica, que não é tão amigável quanto a dos concorrentes. A sua complexidade pode ser um desafio para colocar o chat online no site.

Recursos do Tawk.to:

  • chat personalizável;
  • histórico de interações ilimitado;
  • compartilhamento de tela;
  • relatórios detalhados;
  • E muito mais.

10. PureChat

O PureChat é uma alternativa simples, customizável e prática para que você possa conversar com visitantes e clientes em tempo real diretamente a partir da página do seu negócio, ou através de seus aplicativos para smartphones Android e iOS.

A empresa não oferece um limite de chats simultâneos e apresenta recursos como alertas de chat, integrações com outras ferramentas, atalhos para respostas, formulário pré-chat e outras funcionalidades que você espera encontrar em um chat profissional.

Em relação aos planos, o PureChat oferece um pacote básico gratuito com limite de até três operadores e dois planos pagos incrementais para quatro e dez operadores, respectivamente, que acompanham recursos como notificações por SMS e monitoramento de visitantes.

Quais são as vantagens do chat online para site?

Que o melhor chat online para site irá oferecer um atendimento mais dinâmico e efetivo nós já sabemos. Mas, além disso, quais são os benefícios das melhores ferramentas de chat online para o seu negócio online? Criamos uma lista com os principais, confira na sequência:

Atendimento personalizado

A personalização da experiência do cliente é uma das estratégias mais importantes do e-commerce. Pense que, com a mesma facilidade que o usuário pode chegar até sua loja virtual, ele pode sair e ir para a concorrente.

Pensando nisso, compreender a sua audiência e entregar uma experiência alinhada às suas expectativas irá garantir maior taxa de conversão. O atendimento ao cliente tem papel fundamental dentro dessa estratégia, pois é por meio dele que o cliente irá criar conexões com a sua marca.

Nesse sentido, o chat para site irá permitir uma troca mais direta e humanizada entre o consumidor e a marca. Desse modo, você terá a oportunidade de entender quais são as preferências de cada cliente e criar fluxos personalizados para cada um.

Histórico de atendimento

Um dos principais benefícios do chat online é o histórico de atendimento e armazenamento das informações. Este é um recurso que permite uma gestão mais eficiente de todo o fluxo de suporte da sua empresa.

Pense, por exemplo, em um cliente que fez uma reclamação em sua conta do Instagram. Com dados básicos, como nome e e-mail, você poderá localizar a conversa que o consumidor teve com o seu time de atendimento e agir prontamente para resolver a situação.

Além disso, o histórico de atendimento é um ótimo recurso para garantir a sua segurança e a do consumidor em casos de fraude. Apenas tome cuidado quando for armazenar dados de seus clientes.

É muito importante que seu negócio esteja alinhado às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Respostas rápidas

Uma das vantagens mais atrativas do chat online é, sem dúvidas, a possibilidade de programar respostas rápidas. Imagine ter que digitar as mesmas informações repetidamente para todos os clientes que entrarem em contato? Um tanto quanto cansativo, não é?

Com as respostas rápidas, recurso disponível na maioria dos softwares de chat para site, você pode salvar determinados modelos de texto para tornar o processo de atendimento mais veloz. Assim, ao invés de digitar várias vezes a mensagem, você utiliza o rascunho e faz somente as alterações necessárias para enviar ao cliente.

Esse é um benefício que impacta diretamente na sua rotina de trabalho, já que torna todo o fluxo de atendimento mais fluido.

Chatbots

Assim como as respostas rápidas, o chatbot é um recurso focado na otimização dos processos de atendimento. Ele consiste em uma inteligência artificial programada para atender os clientes com base nas mensagens enviadas pelos mesmos.

O chatbot é capaz de realizar atendimentos completos ou fazer a triagem antes de direcionar o cliente para um atendente. Na prática, ele irá reagir de acordo com o teor das informações que são enviadas a ele e das interações do cliente.

Normalmente, ao conversar com um chatbot, o usuário recebe perguntas como:

  • Sobre qual assunto você quer conversar?
  • Você já é nosso cliente?
  • Já existe um pedido em andamento?
  • Entre outras.

Assim, o sistema irá enviar as mensagens mais adequadas de acordo com cada situação. Caso não seja encontrada uma solução, aí, sim, o contato é estabelecido com o time de atendimento.

Acompanhamento de métricas

Por fim, mas não menos importante, o chat online irá permitir que você faça o acompanhamento de métricas fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio.

A definição de KPIs ( Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance, no português) é uma etapa crucial para garantir que sua empresa continue crescendo de forma saudável.

Quando falamos sobre atendimento ao cliente, existem dados que serão de grande utilidade para as suas estratégias, como:

  • TME (Tempo médio de espera);
  • Taxa de abandono;
  • TMA (Tempo médio de atendimento);
  • Avaliação direta.

Com essas informações devidamente mapeadas, você terá insumos para guiar o seu negócio para um caminho de sucesso crescente.

Encontrou o melhor chat online?

Esperamos que tenha encontrado o melhor chat online para o seu negócio e com preço competitivo para que você possa começar a oferecer atendimento especializado e em tempo-real através de uma ferramenta profissional.

Nós da JivoChat sabemos como é importante impulsionar o relacionamento com seus clientes para que possa retê-los e alavancar os resultados de seu negócio, especialmente no início de sua jornada.

Por isso, não deixe de conferir nossas principais dicas para melhorar o atendimento ao cliente para que possa transformá-lo em um diferencial competitivo. Boas vendas!

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