O que é Buyer Persona e como criar uma

Índice

Planejar uma estratégia de marketing sólida e bem direcionada aos clientes é um passo essencial para o sucesso de um negócio.

Para isso é preciso entender que sua marca deseja alcançar, para quem ela produz conteúdos, como ela pretende se comunicar e quem deseja entreter. Ou seja, é preciso descobrir quem é sua persona.

Criar conteúdo, desenvolver layouts e fazer publicações para blogs sem ter informações sobre seu público são ações que podem comprometer seus resultados. 

Por isso é preciso criar uma buyer persona, uma personagem semi fictícia que representa os clientes de sua empresa a partir de dados reais. 

Então, todas as suas estratégias e campanhas serão desenvolvidas para a persona. Portanto, insira este conceito no seu planejamento estratégico e crie ótimas campanhas de marketing digital.

Para aprender melhor o que é buyer persona e como criá-las, confira nosso artigo.

O que é buyer persona?

As buyer personas são personagens semi fictícios que utilizam informações coletadas de seus clientes sobre seu comportamento, potencial, dores e desejos. 

Este recurso existe para personificar seu público e entender melhor quem é seu público. Por isso, não é preciso fazer apenas uma descrição. 

A persona é uma “pessoa” que é criada de forma realística com o objetivo de ser seu cliente ideal, tendo seus próprios gostos, preferências e dificuldades.

Negócios podem ter mais de uma persona, dependendo de sua área de atuação e dos produtos ou serviços comercializados.

Qual é a diferença entre buyer persona e público-alvo?

O público-alvo pode ser entendido como uma parte do mercado que pode aproveitar benefícios ao comprar seus produtos ou contratar seus serviços. 

Geralmente, essa definição usa de base alguns dados para segmentar o público, como segmento, tamanho do negócio, tipo de cliente, idade, gênero, entre outras opções.

Já a persona é um conceito relacionado à personificação deste dados em muitos detalhes. Ou seja, os dados do público-alvo são usados para auxiliar na criação destas personagens. 

Além destas informações, também é preciso realizar uma pesquisa mais avançada sobre preferências, desejos e dados demográficos do público.

Por que é importante ter uma buyer persona?

Contar com buyer personas no seu planejamento é algo que irá proporcionar insights relevantes e poderosos para suas estratégias.

Este recurso oferece benefícios importantes por permitir que seus esforços sejam concentrados de forma inteligente, aumentando a eficiência de campanhas e economizando tempo. 

Contar com personas também irá auxiliar o desenvolvimento de serviços e produtos, aumentando sua assertividade.

O resultado de aplicar este conceito é gerar mais tráfego, leads e conquistar clientes valiosos para o seu empreendimento. 

Existem pesquisas que comprovam os benefícios de criar personas. Segundo pesquisa Benchmark sobre Buyer Persona, mais de 70% das empresas que utilizam este conceito ultrapassam suas metas de receitas e liderança.

Além disso, profissionais de marketing que desenvolvem estratégias de conteúdo utilizando personas conseguem gerar conversões cerca de 73% mais altas.

Como criar buyer personas para o seu negócio

Para garantir que suas personas sejam consistentes é preciso criá-las através de pesquisas e entrevistas do seu público, ou seja, se baseando em dados confiáveis.

Confira a seguir as 3 principais formas que você pode realizar pesquisas para conseguir essas informações valiosas.

Faça pesquisa com clientes, leads e prospects

As pesquisas com contatos que o seu negócio já tem é uma das formas menos invasivas de conseguir informações sobre clientes.

Use sua plataforma de CRM para extrair informações básicas sobre sua base. 

Uma das vantagens deste método de pesquisa é que geralmente será mais fácil convencer seus contatos a preencher formulários.

Entreviste clientes, leads e prospects

Essa é uma alternativa que exige mais esforço, porém, irá te oferecer respostas mais detalhadas sobre a opinião do seu público. 

Busque entrevistar no mínimo 15 pessoas usando perguntas relevantes e buscando respostas realmente sinceras.

Entreviste sua própria equipe

Entrevistar sua equipe também é uma maneira muito efetiva de entender o que está funcionando e estratégias que não estão gerando resultados.

Negócios que contam com um setor de customer success terão acesso a informações mais diretas sobre os problemas dos seus clientes. 

Conversar com sua equipe pode prover informações fundamentais sobre o desempenho de suas soluções, seus pontos positivos e negativos.

Pode ser um processo difícil por precisar ouvir e entender diversas críticas e reclamações de clientes, mas é apenas reconhecendo seus problemas que será possível resolvê-los.

Informações importantes para criar sua buyer persona

Confira a seguir alguns dos principais aspectos para levar em consideração durante o processo de criar suas personas.

Relevância no processo de compra

O processo de compra consiste em diversos passos envolvendo diversas variáveis que influenciam a decisão de comprar.

Por isso é importante identificar o papel do seu público no funil de vendas, ou seja, o processo de compra. 

Desta forma sua empresa não irá perder tempo fazendo campanhas de marketing para quem não tem a autoridade para tomar a decisão final.

Portanto, ao criar suas buyer personas escolha o perfil que tem a influência na decisão de compra. 

Para escolher o perfil correto, pesquise para descobrir:

  • Qual é o cargo dessa pessoa
  • Se mais pessoas integram o processo de decisão
  • Compras recentes e qual foi o processo que gerou essa decisão de compra

Descubra os medos e desafios

Aprender sobre as dores, medos e desafios dos seus clientes é muito importante para oferecer uma solução valiosa. 

Confira algumas dicas que podem ser usadas em suas pesquisas para descobrir essas informações:

  • Qual seu medo?
  • O que o estressa?
  • Quais desafios seu produto ajuda a eliminar?
  • Existe algo que causa medo na hora de comprar seu produto?
  • Qual problema seu produto resolve?

Entenda as motivações

Outra parte importante de criar pessoas que geram resultado para o seu negócio é entender a motivação dos seus clientes.

Algumas perguntas podem ajudar a entender melhor o que os motiva a comprar sua solução. Confira alguns exemplos:

  • Como seu produto os ajuda a alcançar objetivos mais rápido?
  • Onde seu cliente deseja alcançar?
  • Seu cliente tem como objetivo crescer mais rápido, ser mais eficiente ou cortar custos?

Entenda problemas e questões

É muito difícil conseguir a atenção de um consumidor, por isso é fundamental que seu produto ou serviço realmente solucione os problemas destas pessoas. 

Caso seu negócio tenha soluções que resolvem todos os problemas de um perfil de público, mas este público já esteja satisfeito com as soluções disponíveis, isso pode significar que sua solução terá poucas chances de ser comprada.

Portanto, busque entender o perfil de consumidores e de contatos de sua base que estão insatisfeitos com suas soluções atuais. Utilize estas perguntas para entender melhor esta questão:

  • Outros produtos ou serviços utilizados causam algum problema? 
  • Já está consumindo uma solução de um concorrente? Qual concorrente?
  • Como facilitaria o trabalho das pessoas que oferecem essa solução?
  • Seu produto ou serviço é o suficiente para fazê-lo trocar de solução?

Como usar bem as buyers persona em seu negócio

Confira a seguir algumas dicas para aplicar bem conceito de buyer persona no seu negócio.

1. Não crie muitas buyer personas

Já explicamos que é comum que negócios tenham mais de uma buyer persona. Contudo, não é preciso ter muitas personas. 

Ter uma só persona é um recurso que auxilia a tomada de decisões e a criação de estratégias assertivas. Contudo, ter muitas pode confundir seu planejamento, perdendo todo o propósito do conceito.

2. Deixe de lado os detalhes sem importância

Ao criar suas personas, mantenha o foco apenas nos detalhes que são relevantes para o desenvolvimento de sua estratégia. 

Releve informações como o comportamento de compra, os desejos e as dores de sua persona. 

Afinal, são esses dados que irão proporcionar a criação de estratégias eficientes que impactam potenciais compradores.

3. Adote a buyer persona como uma cultura em toda sua empresa

É preciso que toda sua equipe entenda este conceito e trabalhe a partir dele. Para fazer isso, faça treinamentos internos com sua equipe e promova a interação de setores criativos com setores de atendimento e venda. 

Utilizar este conceito como uma cultura em sua empresa irá proporcionar apenas benefícios, permitindo que profissionais de qualquer área ofereçam insights valiosos sobre como conquistar seu público.

Pronto para criar estratégias para sua buyer persona?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender o que é buyer persona para tornar suas campanhas de marketing mais assertivas.

Caso você tenha interesse em oferecer um atendimento mais humanizado e próximo de suas personas, considere adicionar um chat online em seu site.

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento online profissional que oferece essa função, além de permitir convites proativos de conversa e integração com as redes sociais e o WhatsApp.

Início Blog Marketing O que é Buyer Persona e como criar uma
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download