Domínio de sites: o que é?

Descubra o que é domínio de sites e saiba com escolher o melhor para seu negócio

A linguagem utilizada na internet pode apresentar alguns termos técnicos desconhecidos por empreendedores que estão começando a garantir o espaço de suas marcas nas redes. Para assegurar que esta presença online seja bem estabelecida, é preciso entender o que estes termos significam e como aplicá-los em seu negócio.

Destes termos, “domínio de sites” é um dos mais importantes. Apesar de ser algo essencial e o primeiro passo de quem deseja criar um site ou um blog, é comum encontrar pessoas que o confundem com o que é hospedagem ou até mesmo pensam que isto é o próprio site.

Se deseja compreender o que é domínio de sites, qual sua aplicação e como escolher uma boa opção, confira nosso artigo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre domínios.

banner de cadastro no jivochat

O que é um nome de domínio

O domínio de sites é o endereço das marcas na internet. Contar com um domínio é uma importante etapa na construção da identidade e da presença online de uma empresa, afinal de contas, é através do nome definido para este endereço que o público poderá acessar um site.

Entendendo melhor: os computadores se comunicam na internet através de um endereço de IP único. Este endereço de IP é composto por uma combinação única de números que identifica cada computador de uma maneira individual.

Exigir que as pessoas lembrem uma complexa combinação de números para acessar cada página que desejarem gerava muitos problemas, por isso os domínios foram criados. Para dar um nome a estes IPs e facilitar o acesso aos sites.Ou seja, o domínio pode ser definido de uma maneira mais simples como o nome de um site.

Por isso, ao criar seu site, além de escolher um bom template, desenvolver um bom design e otimizar o carregamento, por isso é importante planejar a criação do seu site pesquisando e definindo um bom nome que seja lembrado com facilidade pelo seu público.

Pessoas segurando símbolos relacionados à internet

Por que você precisa de um domínio para seu site

Planejar bem a identidade online da sua marca é o primeiro passo para criar um planejamento digital de sucesso. Um nome de domínio único para seu site é o ponto de partida, porque será através deste endereço que as pessoas poderão acessar suas páginas.

Com um domínio, seus clientes terão mais facilidade para acessar seu site. A partir daí, sua empresa poderá começar a desenvolver estratégias de marketing digital para fazer com que seu público alvo conheça seus produtos ou serviços.

Além disso, é necessário contar com um domínio para que o domínio do email de sua empresa seja personalizado, apresentando credibilidade e profissionalismo.

Como escolher um bom nome de domínio

Um bom nome de domínio para seu site é muito importante para o sucesso do seu negócio no ambiente online. Para encontrar um nome único, fácil de lembrar que funcione no contexto do seu negócio, procure pesquisar bastante, confira diferentes opções e não tome decisões precipitadas.

Confira algumas dicas que você pode utilizar na hora de definir o nome do seu site:

1. Escolha um nome fácil de lembrar

Escolha um nome pequeno e fácil de lembrar. Além disso, evite nomes que podem ser difíceis de serem pronunciados ou escritos, pois podem confundir as pessoas na hora de digitar ou contar sobre seu site para alguém.

2. Esqueça os números e hifens

Para criar um nome simples e prático, abra mão de números e hifens. Estes caracteres podem induzir pessoas ao erro.

3. Utilize palavras-chave

Utilizar palavras-chave no domínio de sites pode ajudar as ferramenta de busca a posicionarem bem seu site. Além disso, pesquisar e garantir variações do seu domínio é importante para evitar que concorrentes ou outras pessoas influenciem em seu número de acessos.

4. Utilize as extensões mais comuns

As extensões são partes dos domínios que identificam em quais categorias eles se classificam. Hoje, existem novas opções que podem ajudar a compor o nome do seu negócio, como .online ou .store, porém, as mais populares e já conhecidas pelo público geral são: .com e .com.br.

5. Definiu o nome? Seja rápido!

Após encontrar o domínio perfeito para seu site, não demore para comprá-lo. Os melhores domínios podem ser vendidos rapidamente, então, quando encontra uma boa opção, aproveite a oportunidade.

Como encontrar o proprietário do nome de domínio

Você fez seu brainstorming, separou as melhores ideias e encontrou o nome de domínio perfeito, mas quando pesquisou viu que ele não estava mais disponível. Esta é a sua situação? Fique calma, ainda existe uma possibilidade de conseguir este nome perfeito.

Algumas pessoas compram registros sem a intenção de os utilizar, na espera de encontrar alguém com o interesse de adquirir aquele domínio específico. Isto significa que existe uma possibilidade que o domínio para seu site esteja disponível para compra.

Porém, para realizar esta negociação, primeiro é preciso encontrar o proprietário do nome de domínio que você deseja. Encontrar essas informações é uma tarefa fácil, além disso, descobrir se um domínio está prestes a expirar pode ser uma vantagem para conseguir o comprar por um valor menor.

Encontrando o proprietário de um domínio nacional

Você pode consultar quem é o proprietário de um domínio nacional através da página WHOIS no registro.br utilizando este link. Abra a página, insira o domínio desejado e cliquei em “consultar”.

Uma página será carregada exibindo todas as informações relacionadas ao domínio, como nome da do titular, documento do titular e o nome do responsável.

Encontrando o proprietário de um domínio internacional

É preciso utilizar outro site para pesquisar o responsável por um domínio internacional.

Acesse o site whois.icann.org/en, insira o domínio desejado e confira as principais informações sobre seu proprietário.

Página de um veríficador de nome de domínio de sites

Aprenda a comprar e registrar seu domínio

Depois de escolher as melhores opções para o endereço eletrônico do seu negócio, é hora de comprar seu domínio. Confira como realizar essa compra em apenas alguns passos.

  1. Utilize um verificador de domínio: O primeiro passo é acessar um verificador de domínio para descobrir se a opção desejada está disponível para compra. Algumas opções são:
  1. Pesquise o nome de domínio desejado: Insira o domínio desejado no campo de pesquisa, espere os resultados e confira quais são as opções de extensões disponíveis para compra.

  2. Escolha seu domínio: Após encontrar os nomes ideais para o domínio do seu negócio, faça sua escolha, forneça os dados solicitados pela plataforma utilizada e então efetue a compra.

Como obter um nome de domínio grátis

Os domínios geralmente têm preços acessíveis, porém, devem ser renovados constantemente para garantir que continuem sendo uma propriedade sua. Este é um dos custos que negócios precisam para manter seu site no ar.

A boa notícia para empreendedores que gostam de economizar é a possibilidade de obter um nome de domínio grátis. Empresas que oferecem hospedagem de sites também podem registrar domínios para seus clientes, algumas delas oferecem este serviço de forma gratuita. Confira algumas das principais opções:

Hostinger

A Hostinger oferece duas opções diferentes para garantir seu nome de domínio grátis.

A primeira alternativa é um pouco limitada, mas pode ajudar empreendedores que estão começando seu negócio a garantir um endereço para seu site. As extensões .online, .tech, .site, .store, .website e .space podem ser adquiridas gratuitamente por tempo limitado.

A segunda alternativa é mais tradicional: ao contratar um dos pacotes de hospedagem com preços exclusivos oferecidos pela Hostinger é possível garantir um domínio grátis. Um ótimo negócio, afinal de contas, a hospedagem também é essencial para manter um site online.

Hostgator

A HostGator oferece um domínio grátis na contratação de alguns do seu serviço. É possível garantir um endereço eletrônico gratuitamente contratando o plano de hospedagem, hospedagem WordPress ou criação de site.

Aprendeu o que é domínio de sites e está pronto para garantir o seu?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que você tenha compreendido tudo o que é preciso saber sobre domínios de site, além de aprender como escolher um bom nome e como comprar seu domínio.

Uma dica bônus para quando seu site estiver ativo é instalar um chat online para atender seus visitantes com muita qualidade. Considere utilizar o JivoChat e aproveite recursos como convites proativos para conversas e a possibilidade de monitorar os acessos às suas páginas em tempo real.

2020/09/10

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte