Criar blog grátis: 16 melhores ferramentas em 2021

Criar um blog pode ser extremamente benéfico para gerar tráfego para o seu negócio digital ou, em alguns casos, pode até mesmo se tornar sua principal fonte de renda, como apresentamos em nosso guia completo sobre como criar um blog.

Sabendo disso, você deve estar curioso para descobrir quais ferramentas oferecem a opção de criar blog grátis. Por isso, preparamos esta lista completa com as melhores opções de CMS disponíveis em 2021.

Confira os recursos e diferenciais de cada ferramenta em nossa avaliação e escolha a melhor opção de acordo com seus objetivos e necessidades. Ao final do artigo, incluímos dicas para você aproveitar na hora de criar um blog!

Criar blog com um CMS

Antes de começarmos, precisamos explicar este termo que se refere à maior parte das ferramentas apresentadas neste artigo. CMS é um acrônimo para Content Management System, ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo.

No caso de criar um blog, este conteúdo normalmente se trata dos artigos, imagens e vídeos que você poderá inserir e suas publicações.

Dessa forma, torna-se possível gerenciar suas publicações de forma dinâmica. Você poderá publicar, editar ou remover conteúdos de sua página com facilidade, assim como acompanhar métricas internas sobre diversos aspectos relacionados às páginas, como: números de links internos e externos, entre outros elementos.

Agora você sabe que, sempre que falarmos de CMS, estamos falando da plataforma na qual você poderá gerenciar suas publicações e conteúdos. Sem mais delongas, vamos à lista de CMS que te permitem criar blog grátis.

1. Wix

Crie seu blog com a Wix

A Wix é uma dos maiores construtores de sites no mundo e oferece todos os recursos que você precisa para lançar um blog com design moderno e otimizado para dispositivos móveis. Tudo isso sem que seja necessário ter conhecimentos em programação ou design.

Faça seu cadastro, escolha um template profissional pronto e use o editor Drag & Drop (arrastar e soltar) para modificar todos os elementos visuais exatamente como preferir.

Você terá a oportunidade de responder algumas perguntas sobre o seu site, preencher palavras-have e receber um planejamento de SEO personalizado para melhorar as suas chances de ranquear bem nas páginas de resultados do Google e demais buscadores.

Características do plano básico:

  • Domínio personalizado e primeiro ano de domínio grátis;
  • Certificado de SSL incluso;
  • 2GB de largura de banda, garantindo velocidade no carregamento de suas páginas;
  • 3GB de espaço de armazenamento;
  • Equipe de atendimento disponível 24/7.

Você pode experimentar o Wix por 14 dias e se não estiver satisfeito, basta solicitar um reembolso garantido para receber seu investimento de volta. É simples assim criar um blog profissional.

2. Hostgator

Talvez você já conheça o Hostgator a partir de seus serviços de hospedagem, mas você sabia que o Hostgator também conta com um construtor de sites realmente completo e que pode ajudá-lo a criar um excelente blog?

Já no plano básico, você poderá criar até 6 páginas, contar com um banco de imagens gratuito, temas profissionais personalizados e claro, a garantia de estar criando um site otimizado para dispositivos móveis.

Vale mencionar que o plano básico do Hostgator não é gratuito, mas além de oferecer este grande desconto como disponível no banner da empresa, seus diferenciais valem a pena.

Características do plano básico:

  • Hospedagem Hostgator para seu blog, garantia de disponibilidade e velocidade;
  • Conexão com seu domínio;
  • R$ 150,00 em créditos no Google Adwords para que possa fazer campanhas e anúncios;

Não deixe de conferir também a nossa avaliação completa do Hostgator.

3. SITE123

O SITE123 é um dos melhores criadores de sites disponíveis online, disponibilizando soluções para que você possa lançar sua própria loja virtual, site empresarial ou claro, criar seu blog gratuitamente.

Ele possui uma interface realmente simples e intuitiva e não pede qualquer conhecimento técnico e desenvolvimento web ou design.

O processo de criação é simples, basta escolher criar a sua conta, escolher um tema e personalizá-lo como preferir antes de colocar sua página no ar.

Existem mais de 100 modelos prontos e o CMS conta com recursos como sistema de comentários, agendamento de publicações, compartilhamento de publicações nas redes sociais e páginas com design responsivo, otimizadas para SEO.

Características do plano gratuito:

  • 500 MB de armazenamento;
  • 1 GB de banda larga;
  • Subdomínio do SITE123;

Já o pacote Premium oferece domínio gratuito por um ano, assim como 10 GB de armazenamento, 5GB de banda larga e a remoção das tags do SITE123, fazendo com que a plataforma seja escalável o suficiente para grandes blogs.

4. Webnode

O Webnode é outro excelente CMS que te permite criar blog grátis. Nele, você poderá escolher entre vários dos temas profissionais já otimizados para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Personalize-os como preferir e conte com recursos como um editor de texto intuitivo, otimização para SEO, facilidade de integração com widgets externos e relatórios detalhados através da integração com Google Analytics.

Para criar seu blog no Webnode, não será necessário ter conhecimentos avançados em programação ou web design, basta navegar pelo criador de sites.

Características do plano gratuito:

  • 100 MB de armazenamento;
  • 1 GB de largura de banda;
  • Sem seção de comentários no blog;

Com os planos pagos você conseguirá escalar seu negócio e adquirir contas de e-mail personalizados, assim como mais espaço de armazenamento e banda.

5. Weblium

O Weblium conta com um assistente de criação para que seja capaz de estruturar um blog que tenha uma aparência profissional - a própria ferramenta faz alterações automáticas no modelo de seu website, garantindo um design profissional e atraente ao seu público.

Todas as páginas criadas no CMS são responsivas, ou seja, otimizadas para que abram e sejam perfeitamente visualizadas em smartphones ou tablets.

De forma semelhante ao SITE123 e Webnode, o Weblium oferece um serviço de hospedagem para que você possa colocar seu website no ar e não ter de se preocupar com servidores e disponibilidade.

Características do plano gratuito:

  • Mais de 200 templates gratuitos;
  • Assistente de design baseado em inteligência artificial;
  • Armazenamento ilimitado;

Entretanto, as ferramentas de marketing e SEO estão disponíveis apenas nos pacotes pagos.

6. WordPress.com

É claro que não poderíamos deixar o maior CMS do mundo fora de nossa lista de ferramentas para criar blog grátis.

De acordo com dados apresentados pelo próprio WordPress, mais de 37% dos websites disponíveis online foram criados através dessa plataforma.

Ele é um criador extremamente flexível, pois além de oferecer todos os recursos mandatórios que você espera encontrar em um CMS, a plataforma também conta com múltiplos plugins capazes de aperfeiçoar e incrementar suas funcionalidades básicas.

Realmente não há como deixar de recomendá-lo para quem deseja começar seu próprio blog. Vale lembrar que o WordPress.com se trata do criador completo, com soluções de hospedagem de sites.

7. WordPress.org

O WordPress.org, diferente do WordPress.com, é essencialmente a mesma ferramenta de gestão de conteúdos, porém sem os serviços de hospedagem oferecidos pela empresa.

Ele é ideal para quem já possui um servidor ou deseja hospedar o website em um serviço diferente daqueles oferecidos pelo WordPress - como por exemplo dentro de seu próprio domínio.

Mesmo assim, você ainda poderá contar com os plugins disponíveis para WordPress e todos os demais recursos não relacionados à hospedagem e certificados de segurança oferecidos pela versão apresentada no WordPress.com.

8. Weebly

O Weebly é um criador de sites moderno que também oferece entre seus recursos a possibilidade de estruturar e colocar seu blog no ar com facilidade.

Os aspectos técnicos, como hospedagem, certificado de segurança SSL e gestão de domínio são todos cobertos pela própria ferramenta de CMS.

Seu criador de Drag & Drop (arrastar e soltar) permite que você personalize essencialmente todos os elementos de sua página como preferir, de forma prática e intuitiva. A ferramenta também conta com seu próprio editor de imagens e outros elementos visuais personalizáveis, como fontes, parallax, publicação de vídeos, etc.

Caso precise incluir códigos próprios em HTML, CSS e Javascript para complementar as funcionalidades de seu blog, isso também é possível através do construtor.

Características do plano gratuito:

  • 500 MB de armazenamento;
  • Certificado de segurança SSL gratuita;
  • Domínio com a marca Weebly;

O Weebly oferece três planos pagos para que você possa escalar seu blog a medida que precisar de mais espaço de armazenamento, assim como recursos adicionais como estatísticas avançadas e a possibilidade de remover anúncios da Weebly de seu blog.

9. Blogger

Já o Blogger é um CMS exclusivo para a criação de blogs, como o próprio nome já indica. Ele oferece diversos templates prontos e personalizáveis para que você não tenha dores de cabeça ao se preocupar com a aparência de seu blog.

A empresa também oferece um domínio gratuito e disponibiliza integração com o Google Adsense, a solução para exibição de anúncios e banners da rede de display do Google em seu website, de forma que possa monetizar seu blog.

Por fim, através dos relatórios de análise do Blogger, você terá a oportunidade de identificar seus principais artigos e descobrir como o público chegou até o mesmo, seja através de uma pesquisa do Google, indicações de outras páginas, links internos ou outras estratégias.

10. SimpleSite

O SimpleSite é um CMS capaz de simplificar todo o processo de criação de um blog através de recursos como temas prontos, editor de imagens e padrões de cores e widgets para compartilhamento de seus conteúdos nas redes sociais, como através de botões para “Curtir” através do Facebook e Twitter, por exemplo.

Assim como através das demais alternativas, suas páginas serão otimizadas para dispositivos móveis, mas como um diferencial, o SimpleSite disponibiliza a criação de um domínio personalizado, assim como endereços de e-mail personalizados para a sua marca, como por exemplo: contato@seublog.com.

11. Jimdo

Oferecendo ferramentas de SEO para ajudá-lo a ranquear melhor nas páginas de resultados do Google, assim como relatórios de marketing digital, não poderíamos deixar de mencionar o Jimdo em nossa lista de sites para criar blog grátis.

O CMS oferece temas profissionais e uma ferramenta de Smart Design para que você consiga personalizar seu blog e demais elementos visuais com facilidade.

Características do plano gratuito:

  • Todas as funcionalidades da plataforma;
  • Subdomínios seguindo o padrão seusite.jimdosite.com;
  • Anúncios em seu blog;

Entretanto, caso escolha por adquirir o plano pago, poderá contar com um domínio gratuito e poderá remover todos os anúncios nativos do Jimdo em seu blog.

12. Joomla

Para as cinco últimas alternativas, apresentaremos opções diferentes das ferramentas de CMS já inclusas em nossa lista, confira!

Com o Joomla, você terá a oportunidade de baixar e instalar o sistema de gestão de conteúdos diretamente em seu próprio servidor ou criar um site através da plataforma web.

Hoje, cerca de 10% dos websites online foram criados através do Joomla, o que indica que ele não é um CMS qualquer, mas sim uma plataforma robusta e versátil, capaz de atender diversos tipos de negócios.

Entretanto, é importante mencionarmos que sua instalação pode ser um pouco menos intuitiva se comparado à construtores como o SITE123, Webnode, Weblium e outras opções apresentadas nessa lista, mas caso você tenha certo expertise em desenvolvimento web e design, vale a pena conferir seus diferenciais.

13. Drupal

O Drupal é outra alternativa extremamente escalável, assim como o Joomla, mas também compartilha o mesmo aspecto no quesito facilidade de uso. Ele é mais indicado para quem está em busca de como criar um blog gratuito manualmente, ou seja, será necessário ter mais conhecimento em programação para colocar sua página no ar.

A vantagem dele e o Joomla quando comparado às outras alternativas é sua versatilidade - você realmente consegue criar um blog da forma como desejar e aproveitar o que já está pronto e é disponibilizado pelas plataformas.

14. Medium

O Medium é uma plataforma simplificada (mas extremamente eficiente) para quem deseja publicar artigos online com maior facilidade e praticidade.

Caso não esteja em busca de ter seu próprio domínio e efetivamente criar um blog grátis, o Medium serve como uma plataforma na qual você poderá publicar seus conteúdos, ser recomendado à outros leitores e até mesmo ser remunerado pelo seu trabalho através do programa de parceiros.

Isso significa que o Medium não é exatamente um criador de blogs, mas pode servir como uma alternativa útil para você, por isso decidimos incluí-lo em nossa lista.

15. Tumblr

De forma parecida ao Medium em alguns aspectos, o Tumblr se apresenta como uma plataforma na qual você poderá criar suas próprias publicações sem necessariamente precisar aprender como criar um blog próprio.

A ferramenta é muito prática para quem está em busca de um espaço online para publicar e disponibilizar publicamente seus próprios artigos, imagens, fotos, GIFs e até mesmo áudios e vídeos.

Essencialmente, cada perfil no Tumblr é um blog, e você pode criar seu perfil gratuitamente e começar a compartilhar seu conteúdo, interagir com outros criadores e aproveitar os aspectos sociais da plataforma.

16. LinkedIn

Para fechar nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar o LinkedIn. Você deve estar se perguntando como o LinkedIn pode ser usado para criar um blog grátis, certo?

Bom, se o seu foco é desenvolver conteúdo relevante para outros negócios - especialmente útil para empresas B2B (Business to Business) - vale a pena criar sua própria página no LinkedIn e começar a alavancar a rede social de negócios para se tornar autoridade em seu nicho.

Entretanto, diferente das demais opções, o LinkedIn dificilmente te permitirá alcançar o público final - a não ser que seu alvo seja exatamente outras empresas, como mencionado.

É possível ainda aproveitar os recursos para impulsionar publicações para melhorar seu alcance e atingir o público que deseja engajar dentro da rede social.

Dicas de como criar um blog profissional

Agora que você já conhece as melhores formas de como criar um blog gratuitamente, confira dicas para que ter um blog de sucesso, capaz de gerar tráfego orgânico e crescer no ambiente digital!

Defina seu público alvo e nicho

Antes mesmo de começar a produzir qualquer tipo de conteúdo e criar um blog grátis, é importante definir bem quem você espera que sejam seus leitores.

Isso porque todos os elementos visuais devem ser direcionados para seu nicho e público alvo. Faça uma pesquisa nas páginas de seus concorrentes e perceberá o tipo de identidade visual utilizada para determinados nichos.

Além disso, a linguagem e tom usados em seus artigos também devem ser compatíveis com a sua audiência e nicho de mercado. Você não verá artigos em um blog de saúde usando gírias, por exemplo.

Otimize suas páginas para SEO

Para que seu conteúdo seja encontrado de forma orgânica através de pesquisas no Google, não basta simplesmente aprender como criar um blog, colocá-lo no ar e começar a publicar artigos sem qualquer foco em otimização para mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization).

É importante que suas páginas e seus conteúdos sejam produzidos de forma que mecanismos de busca possam indexá-los com facilidade e, então, ranqueá-los de acordo com seu nível de qualidade. Por isso, recomendamos conferir nosso guia de SEO antes de construir seu blog.

Otimize seu blog para mobile

Hoje, a maior parte dos acessos online ocorrem através de dispositivos móveis, como os smartphones. Por isso, as chances são que você começará a produzir conteúdos e visualizá-los a partir da tela de seu computador ou notebook.

Entretanto, é necessário durante a produção manter em mente a legibilidade e otimização para o mobile. Para isso, certifique-se que seus parágrafos não sejam muito extensos e que qualquer imagem utilizada em um artigo em seu blog seja comprimida.

Dessa forma, você tem menos chances de impactar a velocidade de carregamento de seus artigos e páginas do blog mesmo quando alguém estiver acessando a partir de conexões móveis no celular, além é claro de prezar pela facilidade da leitura.

A navegação dos menus de seu blog, como categorias e outras seções também devem ser de fácil acesso mesmo nas pequenas telas de smartphones. Felizmente, todas as ferramentas para criar blog grátis apresentadas na lista oferecem páginas otimizadas para mobile.

Organize seu cronograma de publicações

A medida que começar a gerar tráfego orgânico, você poderá coletar os e-mails de seus visitantes e oferecer um cadastro para Newsletter ou para receber atualizações quando novos conteúdos forem publicados.

Para que essa estratégia funcione, é necessário ter um cronograma de publicações bem estabelecido e manter uma boa frequência de posts em seu blog.

O conteúdo de seu blog é o motivo pelo qual pessoas o acessam e, se você parar de lançar conteúdos de altíssima qualidade, certamente perderá visitantes e seguidores.

Colabore com parceiros e crie guestposts

Colaborar com parceiros é uma excelente estratégia, especialmente para blogs empresariais. Isso porque ao trabalhar com guestposts, você consegue produzir conteúdo de sua expertise e apresentá-lo para a base de seguidores e visitantes do blog de seus parceiros.

Normalmente, essa estratégia é feita a partir de uma troca de guestposts, ou seja, ambos lados produzem um conteúdo otimizado e de qualidade, seguindo as guidelines do blog alvo e publicando-os.

Compartilhe seus conteúdos nas redes sociais

Saber como criar um blog e começar a publicar seus próprios artigos não significa que você deve abandonar o gerenciamento de redes sociais e seus demais canais de conteúdo.

Por isso, considere criar publicações personalizadas e compartilhar os artigos publicados no blog em suas páginas nas redes sociais, como por exemplo no Facebook, LinkedIn e até mesmo através do Instagram.

Complemente seu blog com outros tipos de conteúdos

Além de escrever artigos, você também pode considerar produzir conteúdos em outros formatos, como por exemplo vídeos, podcasts ou webinários e integrá-los ao conteúdo de seu blog.

Inclusive, disponibilizar seus artigos em formato de áudio é uma excelente forma de trabalhar a acessibilidade de seu conteúdo para deficientes visuais e oferecer uma alternativa para quem prefere consumir conteúdo no formato de áudio.

Vale a pena criar blog sem usar um CMS?

Além dos diversos construtores de blogs e sistemas de gerenciamento de conteúdo já compartilhados no artigo, você também pode optar por desenvolver seu site manualmente ou através da contratação de uma equipe especializada.

A maior vantagem de criar um blog ou qualquer outro tipo de site dessa maneira é a possibilidade de personalizá-lo em absolutamente todos os aspectos exatamente de acordo com as suas necessidades.

Por outro lado, o valor do investimento inicial tende a ser maior que adquiruir um plano de um construtor de sites como o Wix, por exemplo.

Além disso, vale reforçar que hoje os principais CMS do mercado já são extremamente flexíveis. No WordPress, por exemplo, você consegue incrementar seu blog com diversas funções e recursos adicionais através de plugins - enquanto em outros CMS você já poderá encontrar tais funcionalidades de forma nativa.

Então respondendo à pergunta: vale a pena criar um blog sem usar um CMS? Depende, se você realmente precisa de funcionalidades extremamente específicas e não disponíveis em ferramentas já existentes, sim. Caso contrário, a manutenção e investimento em plataformas completas tendem a valer mais a pena.

De qualquer forma, caso opte por construir um blog dessa forma, o que nós recomendamos é contratar os serviços de uma agência digital especializada no assunto.

Aprendeu como criar blog grátis?

Esperamos que consiga escolher uma solução que seja capaz de atender os objetivos que você deseja alcançar com seu blog. Lembre-se de optar por uma plataforma escalável, capaz de acompanhar o crescimento de seu tráfego de visitantes e leitores.

O maior benefício de trabalhar com uma ferramenta para criar blog grátis é exatamente diminuir os custos e riscos iniciais para que você possa começar a produzir e publicar conteúdos o quanto antes - cresça a partir disso e evolua seu próprio blog através do marketing de conteúdo.

E claro, não se esqueça que é possível conversar com seus visitantes e tempo real através de um chat online - basta instalar o JivoChat gratuitamente e colocar-se à disposição de seus leitores!

Início Blog Ferramentas Criar blog grátis: 16 melhores ferramentas em 2021
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download