Banco de imagens grátis: 18 melhores opções

atualizado 17 de outubro de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Imagens são poderosas. Antes mesmo de nos dar conta, nossos olhos se fixam e pistas visuais sem que nosso cérebro tenha consciência. Segundo pesquisas da 3M, a evolução é a razão pelos seres humanos valorizarem tanto os estímulos visuais.

Por isso, profissionais que estudam e entendem este hábito natural, utilizam imagens, fotos e vídeos para estimular emoções, desejos e comportamentos. Como é o caso no cinema, anúncios publicitários, estratégias de conteúdo, entre tantos outros casos.

Seu uso comercial já é um padrão no mercado, porém, contar com um profissional encarregado apenas para produzir imagens e fotos para um negócio é algo que grande parte das empresas não pode custear.

Enxergando esta necessidade, empreendedores aproveitaram a oportunidade e criaram os bancos de imagens. Sites onde é possível comprar imagens avulsas ou pagar pelo acesso a um número limitado de fotos através de planos.

Apesar da popularidade dos pacotes pagos, empresas e empreendedores que estão começando, podem aproveitar os resultados, a versatilidade e a criatividade que a produção de conteúdo visual proporciona utilizando um banco de imagens grátis.

Para ajudar essas pessoas a encontrarem as melhores fotos e artes gráficas sem custo, preparamos esta lista com 16 das melhores opções gratuitas. Vamos lá?

Todos podem utilizar um banco imagens grátis?

Empresas e empreendedores que precisam otimizar suas estratégias de marketing e contam com um orçamento que não permite a contratação de um profissional de design podem utilizar os bancos para facilitar a criação de conteúdo.

Além disso, a utilização de um banco de imagens gratuito previne que negócios enfrentem problemas ao buscar imagens no Google e utilizar conteúdos protegidos por direitos autorais.

Isso acontece porque o buscador de imagens não diferencia quais imagens são livres ou não em sua página de resultados. Por isso é mais seguro utilizar as opções fornecidas pelos bancos gratuitos.

1. Canva

O Canva é um banco de imagens grátis que conta com milhões de opções gratuitas com qualidade profissional em seu acervo. São fotografias, ilustrações, vetores e elementos que podem ser utilizados para criar designs únicos na própria ferramenta de edição oferecida pelo site.

Também é possível apenas baixar e utilizar as fotos disponibilizadas no site sem a necessidade de usar seus recursos de edição.

O processo é simples, só preciso escolher suas imagens gratuitas preferidas e clicar em download.

Logo do banco de imagens Canva

2. Unsplash

Com algumas das imagens mais bonitas disponíveis na internet de forma gratuita, as opções oferecidas pelo Unsplash são inteiramente livres de qualquer categoria de direito autoral. Então, é possível baixá-las, alterá-las, editá-las e utilizá-las de maneira comercial sem nenhum tipo de preocupação.

3. Pexels

O Pexels oferece imagens de alta qualidade para seus usuários com uma política clara sobre a licença de seu conteúdo: é possível utilizar as fotos para fins comerciais ou pessoais sem problema algum.

Seu site separa as fotos por tags, o que facilita o trabalho de encontrar aquela imagem perfeita. Além disso, o Pexels conta com uma funcionalidade em que é possível realizar o download das fotografias em resoluções customizadas, utilizando o tamanho necessário para seus projetos.

4. Pixabay

Imagens de alta qualidade, vetores, ilustrações e até mesmo vídeos. É possível encontrar tudo isso no banco de imagens grátis Pixabay.

O site oferece ótimas imagens para negócios e estratégias de marketing. Um de seus diferenciais é o filtro onde é possível pesquisar por imagens através de um tamanho específico.

Logo do banco de imagens Pixabay

5. Free Images

Com mais de 300 mil imagens, o Free Images conta com um acervo enorme que pode ser utilizado por profissionais de design e até mesmo pessoas sem conhecimento técnico.

Para fazer o download das fotos e ilustrações disponíveis no site, é preciso criar um cadastro simples e gratuito. O site é estrangeiro, mas oferece acessibilidade aos usuários brasileiros com uma opção em português.

6. RGBStock

O RGBStock oferece imagens de alta resolução para as pessoas cadastradas em seu site. Nele, é possível pesquisar por categorias, conhecer as imagens mais populares, as novas adições e até mesmo conferir opções aleatórias.

7. Freepik

Muito prático e fácil de usar. O Freepik conta com um layout de fácil navegação onde é possível pesquisar por mais de meio milhão de fotos, vetores, ilustrações e até mesmo templates prontos para utilizar no photoshop.

O banco de imagens grátis é bastante conhecido mesmo entre profissionais de design gráficos, que utilizam recursos disponíveis para tornar seu trabalho mais fácil.

Utilizar o Freepik é muito simples, selecione a opção gratuita preferida e clique em download.

Logo do banco de imagens Freepik

8. Burst

O Burst é uma das opções de banco de imagens grátis mais completas em nossa lista. O site traz uma enorme variedade de fotos, imagens e ilustrações que podem ser utilizadas em qualquer tipo de projeto.

Seu maior diferencial é um algoritmo próprio e imensamente eficaz que torna a busca por imagens uma tarefa mais fácil.

9. Gratisography

A proposta do Gratisography é proporcionar imagens gratuitas únicas com alta resolução e qualidade.

Se você precisa de imagens engraçadas, inusitadas ou que despertem alguma sensação diferente, lembre-se de fazer uma pesquisa por lá.

10. Pikwizard

Com mais de 100 mil itens em seu banco de imagens grátis, o Pinkwizard também conta com uma ferramenta de design que proporciona edições básicas como a adição de textos antes do download.

Quem gosta da plataforma pode adquirir sua versão paga e utilizar o editor de imagens completo oferecido pela empresa.

Logo do banco de imagens Pikwizard

11. Rawpixel

O Rawpixel é um banco de imagens grátis que não poderia ficar de fora nossa lista. A qualidade do material oferecido site é tão grande que a empresa distribui imagens até mesmo para outros bancos.

Seu acervo é enorme e cheio de opções com vetores, ilustrações, fotografias e gráficos. Além das opções gratuitas é possível adquirir um plano para utilizar sua versão premium.

12. Stockvault

O buscador do Stockvault é uma das melhores formas de encontrar aquela foto específica para utilizar em seus projetos. A interface do site oferece uma pesquisa muito intuitiva e ao clicar em uma imagem, será possível conferir vários detalhes sobre o arquivo.

Todas as imagens são gratuitas e podem ser utilizadas comercialmente, porém, será necessário realizar suas pesquisas em inglês.

13. Picjumbo

Uma dos diferenciais do Picjumbo é a organização do seu acervo de imagens. É possível explorar várias fotos através dos temas apresentados no site.

São milhares de opções em alta resolução para poder baixar, desde fotos voltadas ao marketing até fotos abstratas e artísticas.

Logo do banco de imagens Picjumbo

14. Reshot

O Reshot se diferencia dos outros bancos de imagem grátis por contar com uma quantidade menor de conteúdo. Porém, isso tem um motivo, a plataforma preza qualidade e não quantidade.

Ao escolher algumas das excelentes fotos no site, confira qual é a modalidade de distribuição. Algumas contam com o uso comercial livre, outras precisam da atribuição do seu fotógrafo e uma parcela não pode ser utilizada comercialmente.

15. Freerange Stock

O Freerange Stock conta com diversas fotografias disponíveis, mas sua maior qualidade é o acervo de ilustrações de qualidade.

Para baixar o conteúdo do site de maneira completamente gratuita é necessário apenas fazer o seu cadastro no site.

16. Kaboompics

O Kaboom Pics é um banco de imagens grátis que oferece uma função interessante em seu buscador: é possível filtrar os resultados de uma busca através das cores de uma imagem e sua data de adição no site.

O site é uma ótima opção para quem está em busca de imagens específicas.

Logo do banco de imagens Kaboompics

17. Foodiesfeed

Procurando por imagens de comida para ilustrar cardápios ou produzir conteúdo digital? Confira o acervo de imagens do Foodiesfeed. O site conta com uma ótima variedade de imagens em alta resolução, prontas para serem utilizadas em materiais incríveis.

18. Morguefile

São mais de 400 mil opções de imagens grátis disponíveis no Morguefile para uso comercial. São vários estilos de fotografias com alta qualidade de resolução.

Dicas para criar imagens incríveis

Agora que você já sabe onde encontrar fotos e ilustrações de nível profissional para utilizar em suas estratégias de marketing e campanhas, que tal conferir algumas dicas para produzir imagens criativas e atraentes?

  • Procure por referências: uma ótima maneira de conhecer novas técnicas e estilos de artes gráficas é procurar pelo trabalho de profissionais em sites como o Behance e o Ficlkr.
  • Aprenda com tutoriais: a internet conta com diversos guias e aulas que ensinam desde o básico das ferramentas de edição até às técnicas avançadas. Faça buscas no Google e Youtube para encontrar guias com informações relevantes.
  • Utilize uma paleta de cores: defina a utilização de uma paleta de cores para garantir a unidade na identidade visual de sua marca.
  • Não exagere no uso de fontes: ao criar uma arte, limite o número de fontes utilizadas. Busque não passar de 2 tipos, salvo as exceções. Esta dica irá ajudar a tornar suas imagens mais equilibradas e harmoniosas.
  • Crie suas imagens pensando nas personas: entendemos que cada um de nós tem um gosto pessoal específico, porém, durante a criação de artes gráficas é necessário pensar nas opções que agradem mais o seu público.

Pronto para usar um banco de imagens grátis e produzir artes incríveis?

Esperamos que as opções de bancos de imagens gratuitas que trouxemos em nossa lista possam ajudar a construir uma estratégia sólida de marketing de conteúdo.

Caso você esteja interessado em usar as imagens gratuitas para criar seu site, considere a adição de outras funcionalidades em suas páginas. O chat online é o canal de atendimento predileto dos consumidores e pode ser instalado com muita facilidade. Confira os recursos e benefícios do JivoChat que podem transformar visitantes em clientes.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download