Hospedagem de sites - Porque é importante escolher o melhor serviço possível

Ter uma boa hospedagem faz grande diferença na manutenção de seus negócios e vendas

Antes mesmo de definir qual das plataformas de ecommerce irá utilizar para construir sua ecommerce, é necessário que escolha um serviço de hospedagem para sites. São essas empresas que permitirão montar seu domínio e cuidar para que seu site se mantenha no ar. Ou seja, são eles que irão “segurar o tranco” nas datas de maior movimento nas lojas virtuais, como na época da Black Friday ou na véspera do Natal, dias nos quais as vendas atingem seus melhores resultados.

Esse motivo por si só já justifica a contratação de um excelente serviço para hospedagem de sites, mas essa não é a única razão que deve pesar em sua decisão. Nos parágrafos seguintes, mostraremos outros fatores que ressaltam a importância da escolha, falaremos sobre os diferentes tipos de hospedagem e demonstraremos os serviços para hospedagem de sites mais conhecidos do mercado.

Hosting

Por que é importante escolher um bom serviço de hospedagem?

O que torna a escolha mais difícil é que existe uma infinidade de empresas que fornecem esse serviço, atingindo as mais diferentes faixas de preço. Por isso, existe uma série de recomendações a se levar em consideração antes de eleger o seu favorito.

A primeira coisa a se levar em consideração é o tipo de site que pretende criar e quais tipos de funções ele terá. Por exemplo, um site focado em webaulas por vídeo que são enviados diretamente ao site - ao invés da exibição pelo YouTube - terá uma necessidade diferente de quem está montando uma loja virtual e precisa de sistemas como carrinho de compras, checkout e galerias.

Email

Também é recomendável verificar com o desenvolvedor de seu site (caso tenha contratado um), de quais ferramentas e quais linguagens de programação ele precisará usar para que o site rode perfeitamente. Vale lembrar que os serviços de hospedagem comportam apenas algumas linguagens e será necessário saber de quais irá precisar para fazer sua escolha.

O nível de segurança que um serviço oferece também é outro elemento primordial a se levar em consideração. Empresas do ramo financeiro que carregam cadastros de clientes online, por exemplo, precisarão ter a segurança como fator decisivo no momento de escolher o serviço. Funcionalidades como a possibilidade de também hospedar contas de email também são importantes, principalmente para quem pretende usar o email marketing como sua principal ferramenta para divulgação.

Email

Outros detalhes como o número de sites que pretende abrir e o volume de tráfego esperado também são fatores determinantes, ainda mais para negócios que faturam através de vendas online. Esses são apenas alguns dos critérios envolvidos na escolha de uma página.

Hospedagem compartilhada vs Hospedagem privada: qual escolher?

Ao escolher um serviço para hospedagem de sites, você irá se deparar com esses dois modelos. Ambos possuem vantagens e desvantagens, principalmente se levar em consideração o tamanho de sua empresa. Para entender ambos, primeiro é necessário explicar como funciona as hospedagens. Ao contratar um serviço de hospedagem, você aluga espaço em um servidor, que armazenará as informações de sua página e a conectará a internet, tornando-a acessível aos usuários. Ou seja, é como se estivesse a alugar um imóvel para montar sua loja física.

Servidor

Na hospedagem compartilhada, diversos sites - incluindo o seu - dividem o mesmo servidor. Voltando à comparação do parágrafo anterior, a hospedagem compartilhada é como se estivesse alugando uma sala em um prédio comercial. Você divide o espaço e os benefícios com outros locatários, mas também fica sujeito a problemas por conta de seus vizinhos ou os usuários que acessam o prédio. Por exemplo, um hacker pode invadir o servidor onde está hospedado através de um outro site que não tem a ver contigo, mas que pode acabar te prejudicando.

Em relação aos custos, a hospedagem compartilhada é um bom negócio, especialmente para a maioria das empresas que estão começando. Por outro lado, a divisão da capacidade do servidor e a segurança ficam mais comprometidas em sites hospedados dessa maneira.

Compartilhado

Já a hospedagem privada é o completo inverso disso. Ao invés de tomar um espaço dentro de um servidor compartilhado, na hospedagem privada você aluga o servidor em questão, como se estivesse a alugar o prédio comercial inteiro. Obviamente, o custo de usar a hospedagem privada é maior que o da hospedagem compartilhada, mas correrá menos riscos de sofrer ataques, já que o servidor ficará melhor protegido. Vale considerar também que os seus sites serão os únicos a utilizar recursos do servidor, ou seja, seus sites não sofrerão com picos de acesso de outras páginas fora do seu domínio.

5 serviços mais conhecidos para hospedagem de sites

1. HostGator

Possivelmente o mais conhecido serviço de hospedagem de sites. Com planos acessíveis e a possibilidade de contratar tanto hospedagem compartilhada quanto hospedagem privada, o HostGator também permite hospedar páginas feitas em WordPress, ideal para blogs que pretendem abrir uma ecommerce. Clique no link para conhecer os serviços do HostGator.

HostGator

2. GoDaddy

O segundo serviço de hospedagem é o GoDaddy. Também contando com planos de preço acessível, uma das principais vantagens dele é o seu criador de sites, permitindo que crie sua própria página sem a necessidade de contratar os serviços de uma outra plataforma. Outras funcionalidades incluem hospedagem de emails e grande variedade de domínios a escolher. Acesse o link para conhecer o GoDaddy.

GoDaddy

3. Locaweb

O principal serviço para hospedagem de sites no Brasil. Fundado em 1998, o Locaweb traz hospedagem e servidores profissionais na nuvem - com mais espaço e segurança que serviços gratuitos como o Google Drive ou Dropbox. Também permite contratar hospedagem privada e traz planos em todas as faixas de preço. Conheça o site da Locaweb e conheça todas suas ferramentas.

Locaweb

4. UOLHost

Mais um serviço brasileiro, o UOLHost também traz servidores na nuvem e um criador de sites interno. Sua principal vantagem para quem pretende abrir uma loja virtual é o seu serviço Loja VirtUOL, que traz o domínio .store, consultoria na área e permite criar versão mobile de seu ecommerce no plano intermediário e avançado. Outra vantagem é a taxa menor para vendas através da carteira digital PagSeguro, a principal alternativa ao PayPal no Brasil. Clique no link para saber mais sobre o UOLHost.

UOLHost

5. KingHost

Fechando a lista, temos o KingHost, que traz hospedagem de sites e emails, além de compatibilidade com o WordPress. Também contando com um criador de sites, o KingHost também traz o domínio .store para lojas virtuais, além de contar com certificado de segurança SSL e trazer material educativo em SEO para auxiliar sua página a ter melhor ranqueamento no Google. Acesse a página do KingHost para conhecer todas suas funcionalidades.

Indique e Ganhe: Programa de Afiliados JivoChat

Independente do serviço de hospedagem escolhido, use o Jivochat para falar com seus visitantes e clientes!

Agora que já conhece a importância de escolher um bom serviço para hospedagem de sites e também alguns exemplos entre os mais conhecidos, você pode escolher qual deles melhor o atenderá com mais sabedoria. Após escolher sua hospedagem e domínio, já poderá construir seu site e planejar quais ferramentas irá colocar em sua ecommerce. Nesse estágio, adquirir um chat online é essencial para atender seus futuros visitantes e clientes, então não deixe de conferir nossas funcionalidades e clique no link para se cadastrar e testar o Jivochat GRATUITAMENTE durante 14 dias!

2018/01/31

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte