Hospedagem de site grátis: 10 melhores serviços [2022]

Índice

Seja para criar um site para sua empresa, uma loja virtual ou um blog, a hospedagem é uma etapa essencial para colocar suas páginas online e garantir sua presença online.

Quem está planejando uma boa estratégia de marketing digital irá contar ao mesmo como 1 destes tipos de sites. Desta forma, será possível criar um conteúdo interessante que atraia a atenção do seu público.

No entanto, nem todos os empreendedores e profissionais que estão dando este passo em direção ao digital contam com o conhecimento para tomar esta decisão tão importante, de escolher um bom serviço de hospedagem.

Uma ótima alternativa para quem está começando e deseja evitar o acúmulo de gastos mensais é escolher uma hospedagem gratuita para seu site. 

Existem opções gratuitas que podem ajudar seu negócio a se expandir na internet. Contudo, é preciso estar ciente que estas alternativas oferecem seus próprios pontos positivos, mas também contam com certas limitações.

Apesar disso, usar um serviço de hospedagem de site grátis é uma excelente forma de assegurar sua presença na internet sem precisar investir dinheiro.

Confira o nosso artigo para aprender mais sobre o que é hospedagem e quais empresas oferecem o melhor serviço gratuito. Vamos lá?

O que é um serviço de hospedagem de site?

A hospedagem de sites é uma forma de aluguel de um espaço digital para armazenar seus arquivos, possibilitando que suas páginas fiquem online durante 24 horas por dia. 

Os provedores de hospedagem também são responsáveis por proteger o site de ataques maliciosos e a transferência de conteúdo com arquivos, imagens e textos do servidor ao navegador dos visitantes.

Além deste trabalho, as plataformas provedoras de hospedagem geralmente oferecem serviços relacionados ao gerenciamento do seu site: 

  • Certificado SSL
  • Serviço de suporte ao cliente
  • Backup de sites automatizado

Conheça as categorias de hospedagem de sites

Conheça a seguir as principais categorias de hospedagem de sites.

  • Hospedagem de sites grátis: é uma opção de serviço que geralmente oferece recursos limitados, com uma quantidade de espaço em disco e transferências definidas. Geralmente também apresentam propagandas e banners.
  • Hospedagem de sites compartilhados: é uma das categorias mais utilizadas de hospedagem. É uma alternativa mais acessível e conta com várias funcionalidades para empresas de pequeno ou médio porte, com um ótimo custo-benefício.

O servidor desta categoria é compartilhado entre vários sites diferentes. Geralmente os serviços oferecem sites, bancos de dados, certificado SSL e suporte 24/7. Contudo, transferência e espaço de disco também são limitados.

  • VPS - Servidor Virtual Privado: esta categoria é feita a partir de um servidor físico bastante potente, dividido em servidores virtuais isolados um dos outros. 

A categoria pode contar com os recursos físicos compartilhados, mas o processamento, tráfego, espaço em disco e memória são dedicados para cada servidor virtual privado.

  • Hospedagem na Nuvem: é uma modalidade de hospedagem que conta com funcionalidades dedicadas e exclusivas, com os arquivos armazenados na nuvem.
  • Servidor dedicado: é a opção que oferece mais recursos, contudo é a mais cara. É usada por grandes empresas que precisam de alto desempenho, disponibilidade e personalização.

Existem opções de hospedagem de site grátis?

Realmente existem empresas que oferecem hospedagem de sites grátis. Para que isso seja um serviço viável, elas buscam por formas diferenciadas de gerar lucro.

Entenda como essas empresas atuam para que possam oferecer opções gratuitas para hospedagem.

  • Não oferecem domínios customizados: a maior parte dos serviços gratuitos não irá oferecer um domínio customizado para seus usuários. 

É bem provável que seu site irá contar com o nome da empresa fornecedora do serviço em seu endereço quando for criado.

  • Propagandas em seu site: uma das principais formas de gerar renda através deste tipo de serviço gratuito é adicionar anúncios em seu site. 

Os anúncios podem ser da própria empresa ou de terceiros. Tenha ciência que ao optar por um serviço gratuito não será possível controlar qual conteúdo é veiculado em seu site.

  • Recursos limitados: é importante entender que este tipo de serviço gratuito irá oferecer apenas as funcionalidades necessárias para seu site ficar online. Contudo, isso não será o suficiente para gerar seus resultados. 

A busca por números melhores provavelmente irá forçar o seu negócio a mudar para um serviço pago ou então contratar serviços adicionais. 

Qual o melhor site de hospedagem grátis?

Agora que você já sabe o que é um serviço de hospedagem, confira uma lista com as principais opções gratuitas.

1. Wix

O Wix é uma plataforma de criação de sites simplificada que oferece todas as ferramentas para criar sites profissionais que geram resultados.

Uma das vantagens de utilizar o serviço é a possibilidade de contar com sua hospedagem grátis de qualidade. 

O serviço conta com monitoramento de segurança avançada, configuração automática após a criação do site de garantia de 99,9% do tempo de atividade.

Ao criar seu site grátis com o Wix, será possível contar com 500 MB de armazenamento na nuvem e 500 MB de largura de banda.

Quem contratar o plano Premium para criação de sites poderá contar com 20GB de armazenamento em nuvem e armazenamento de banda ilimitado. 

A principal vantagem de utilizar a plataforma é contar com todos os recursos que sua empresa precisa em só lugar, como domínio personalizado, e-mail profissional, ferramentas de SEO e até mesmo um e-commerce.

Crie seu site com a Wix

2. Hostgator

O HostGator conta com um plano premium para seu criador de sites com hospedagem incluída. Simples e fácil, a ferramenta permite criar websites sem código.

Os planos para criação são 3, pessoal, profissional e loja online. Os valores são acessíveis e podem ser pagos de forma mensal até anual.

Desde o plano base será possível contar com contas de e-mail grátis, banco de imagem grátis, certificado SSL, um mínimo de 6 páginas e até 25 GB de espaço.

Contudo, para utilizar apenas a hospedagem será preciso pagar uma mensalidade. Desde o plano mais básico será possível hospedar um domínio e ilimitados subdomínios, 100 GB de SSD para armazenamento e certificado SSL grátis.

Hospedagem de site profissional com a Hostgator

3. Pressable

Presseble é uma plataforma que foi construída para abrigar a sua hospedagem Wordpress por especialistas em Wordpress.

Ela é uma plataforma de hospedagem que se destaca por sua acessibilidade para quem ainda está começando, mas com muitos recursos para que você possa otimizar ao máximo a performance do seu site em Wordpress.

Além disso, a plataforma oferece diversas soluções seja você uma agência, um freelancer, empresas de grande e pequeno portes, e muito mais.

Os planos são adaptáveis conforme a sua necessidade em número hospedagem de sites ou em quantas visitas o seu site recebe mensalmente.

Você pode testar a plataforma gratuítamente pelo período de 30 dias, e se não estiver satisfeito pode cancelar o seu plano e pedir reembolso total do valor investido durante esse período.

Portanto, não deixe de acessar o site da plataforma e conferir todos os recursos incríveis para a hospedagem do seu site em Wordpress.

  • Plataforma criada por experts em Wordpress
  • Planos adaptáveis a sua necessidade
  • Suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana

Hospedagem de site gratis - Banner Pressable

4. Weebly

O Weebly é uma plataforma de hospedagem que conta com bastante reputação no mercado, oferecendo um serviço bastante fácil de usar, sem exigir a necessidade de conhecimento em programação para criar e configurar seu site.

Uma de suas vantagens é oferecer um criador fácil de usar, onde só é preciso arrastar e soltar os elementos. Além disso, apresenta uma boa variedade de modelos prontos.

Os recursos gratuitos são bastante interessantes, é possível contar com até 500 MB de armazenamento, o suficiente para colocar um site no ar. 

A plataforma também oferece o certificado SSL gratuito e largura de banda ilimitada, portanto, seu site continuará online caso gere quantidades altas de tráfego.

Fique atento caso seu objetivo seja criar uma loja virtual, pois a opção gratuita não oferece suporte por telefone e e-commerce.

Resumindo, o Weebly oferece gratuitamente aos seus usuários: 

  • 500 MB de armazenamento
  • Criador de sites
  • Banda ilimitada
  • SSL gratuito
  • SEO gratuito

5. 000Webhost

O 000Webhost é um serviço distribuído pela Hostinger. A alternativa já conta com mais de uma década de mercado, sendo vista como uma das principais opções de hospedagem de site grátis na internet. 

Sua plataforma é 100% grátis, garantindo que seu site irá ficar online sem gerar qualquer tipo de preocupação.

O serviço oferece aos seus usuários 10 GB de largura de banda, uma ferramenta para criação de site, 1 GB de armazenamento e até mesmo um instalador automático WordPress. 

Caso opte por criar seu site através da plataforma, será possível escolher um dentre vários modelos prontos profissionais de acervo.

Contudo, ao considerar a opção, entenda que o uptime do seu site pode ser afetado. Ou seja, em certos momentos ele pode ficar offline.

O resumo do serviço oferecido pelo 000Webhost é:

  • Armazenamento de 1 GB
  • 10 GB de banda
  • Até 2 sites permitidos
  • Subdomínio grátis
  • Criador de sites

6. AwardSpace

Criada em 2003, a AwardSpace é uma plataforma de hospedagem bastante popular, contando com clientes em diversos países do mundo.

Assim como as opções anteriores, o serviço também oferece um serviço de criação de site. Simples e fácil de usar, o recurso permite a criação de sites por qualquer pessoa sem dificuldades.

Uma característica interessante é que os sites criados gratuitamente com a ferramenta não têm publicidade adicionada em suas páginas.

Contudo, o serviço não conta com o cPanel para controle do site, nem a emissão gratuita do certificado SSL. 

Confira a seguir as principais características do AwardSpace:

  • Armazenamento de 1 GB
  • Largura de banda de 5GB
  • Até 4 domínios por conta

Logo da empresa AwardSpace

7. X10hosting

Outra boa opção de serviço gratuito é o X10hosting. A plataforma oferece hospedagem gratuita estável e com recursos modernos que competem até mesmo com serviços pagos.

Os servidores da empresa contam com o armazenamento SSD para oferecer uma alta performance em seu serviço na nuvem, com velocidades rápidas de carregamento. 

Usuários gratuitos podem contar com um criador de sites e instaladores para usar pacotes de recursos de terceiros. 

Contudo, os usuários da plataforma irão contar com espaço limitado de disco, não irão contar com suporte nem contas gratuitas de e-mail.

Confira o resumo de recursos oferecidos pelo X10hosting:

  • Armazenamento ilimitado
  • Criador de site
  • Instalador de script
  • Não exibe anúncios em suas páginas
  • Oferece 3 contas gratuitas de e-mail.

8. Freehostia

O Freehostia é uma opção gratuita de hospedagem que não adiciona publicidade no site de seus clientes. 

A plataforma também conta com um criador de sites e um instalador de WordPress. A opção de plano gratuito oferece um total de 6 GB de tráfego mensal e até 3 contas de e-mail grátis. Contudo, o espaço em disco oferecido é de apenas 250 MB. 

O resumo dos recursos oferecidos pelo Freehostia é:

  • Espaço em disco 250 MB
  • Largura de banda de 6 GB
  • Até 5 domínios por conta
  • Não exibe anúncios

Logo da Freehostia

9. InfinityFree

A InfinityFree é uma das opções mais novas de nossa lista, apesar disso, já conta com um impacto expressivo no mercado. 

A plataforma oferece um instalador de script Softculous e instalação de WordPress, com diversos temas para criar sites criativos.

O serviço também oferece largura de banda e armazenamento ilimitados, uma grande taxa de uptime e 10 contas gratuitas de e-mail. O serviço também oferece segurança SSL e subdomínios grátis. 

Já os pontos negativos são: servidores ilimitados e suporte oferecido apenas por fórum. 

Resumo dos recursos oferecidos pelo InfinityFree:

  • Armazenamento ilimitado
  • Largura de banda ilimitada
  • Não adiciona anúncios no site de clientes
  • SSL gratuito
  • 10 contas de e-mail gratuitas

10. FreeHosting

Por fim, o FreeHosting é a última adição à nossa lista de serviços de hospedagem de sites grátis.

Uma das principais características do serviço é que são bem claras quanto aos recursos oferecidos para seus usuários.

O plano gratuito oferece até 10 GB de armazenamento para sites, uma largura de banda não medida, um instalador automático de script, conta de e-mail grátis e um criador de sites.

Contudo, para assegurar estes recursos é preciso seguir de forma restrita os termos de serviço do site. Caso os clientes descumpram os termos, os sites podem ser deletados sem qualquer tipo de aviso. Além disso, a velocidade dos servidores é instável.

Outros problemas do serviço são não oferecer SSL gratuito e não oferecer domínio grátis.

O resumo dos recursos ofertados gratuitamente pelo FreeHosting são:

  • Armazenamento de 10 GB
  • Suporte 24/7
  • 1 conta de e-mail gratuita
  • Instalador simplificado de scripts

Hospedagem grátis vale a pena?

Por mais que a hospedagem gratuita seja um assunto delicado para muitos usuários, existem casos onde é possível utilizar esse tipo de serviço e conquistar resultados. 

Confira a seguir as principais situações em que utilizar uma opção grátis vale a pena.

Teste de aplicação e simulação de funções práticas

Um bom uso para este tipo de serviço é o teste de sites criados no computador local para conferir como eles se comportam em um serviço de hospedagem. 

Desta forma será possível observar o desempenho das funções do banco de dados e qualidade de navegação.

Aprendizado sobre hospedagem de sites

Quem deseja aprender mais sobre a hospedagem profissional de sites, mas não quer pagar por um serviço pode testar e aprender gratuitamente. 

Isso pode ajudar usuários a se familiarizar com o painel de controle, configurações avançadas e entender como o servidor de hospedagem funciona. 

Com o serviço gratuito e básico será possível configurar redirecionamento, adicionar domínios, desenvolver novas bases de dados e editar a zona de DNS.

Hospedagem de sites com baixo tráfego e sem criticidade

A hospedagem gratuita conta com grandes limitações de recursos, portanto, sites que exigem um desempenho menor ou não precisam ficar online 100% do tempo podem aproveitar bem este tipo de serviço. 

Páginas com baixo volume de tráfego e baixa relevância também podem ser hospedadas gratuitamente para diminuir os custos.

Como escolher a melhor hospedagem?

Antes de escolher um serviço, é preciso reconhecer que a maior parte das opções será limitada ou será preciso contratar algum tipo de plano para ganhar a hospedagem gratuitamente. 

Com isso em mente, é preciso avaliar qual é o objetivo do seu projeto e entender quais limitações podem ser aceitas na hora de hospedar suas páginas.

Portanto, avalie se os recursos limitados de serviços serão suficientes para atender a demanda de acesso do seu site. Em alguns exemplos mais expressivos, alguns sites podem acabar fora do ar ao 100 visitantes acessarem páginas simultaneamente. 

Entenda também que a velocidade de navegação poderá ser extremamente lenta. Isso significa que seu site não oferecerá uma experiência otimizada nem estará otimizado para os mecanismos de busca.

Por fim, na maior parte das opções seu site não irá contar com um nome de domínio customizado.

Preparado para usar um serviço de hospedagem de site grátis?

Esperamos que o nosso artigo e a nossa lista possam ajudar a entender melhor o que é hospedagem de sites e quais são as melhores opções gratuitas.

Caso você tenha interesse em investir na contratação de um plano mais robusto para seu site, confira nosso artigo com os 25 melhores serviços de hospedagem.

Início Blog Marketing Hospedagem de site grátis: 10 melhores serviços [2022]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download