Sites de compras online: 15 maiores e como criar o seu

Com o crescimento do mercado de ecommerces, cada vez mais empreendedores buscam formas de criar seus próprios sites de compras online e lojas virtuais.

Como indica uma pesquisa realizada pela NZN em 2019, 74% dos consumidores brasileiros já preferem fazer compras online à comprar em lojas físicas.

Entretanto, é importante saber escolher onde comprar para que você, como consumidor, tenha uma boa experiência de compra através de canais de vendas online.

Neste artigo, te ajudaremos a encontrar os maiores sites de compras online do Brasil, internacionais e também como você pode empreender e criar o seu próprio ecommerce.

Maiores sites de compras online

Primeiramente, conheça os principais sites para fazer compras na internet. Vale mencionar que eles não estão listados em nenhuma ordem particular, todas as opções de marketplaces abaixo já são bem estabelecidas no mercado digital.

1. Amazon

A Amazon é hoje considerada o maior marketplace online, atendendo países em todo o mundo, incluindo o Brasil. Aqui, é possível encontrar desde livros à eletrônicos, notebooks de qualidade, artigos de moda, beleza, fitness, entre diversas outras categorias.

2. Casas Bahia

Na Casas Bahia, você também pode encontrar essencialmente todo tipo de produto, entre telefonia, eletrodomésticos, Smart TVs, informática e até mesmo serviços. A empresa também possui lojas espalhadas por todo o país e usa seus canais digitais como uma extensão para atender mais cidades brasileiras.

3. Mercado Livre

Não há como falar sobre sites de compras online sem mencionar o Mercado Livre, um marketplace no qual diversas lojas do país podem listar seus produtos para vender através de um canal seguro e com meios de pagamento protegidos através do Mercado Pago, entre outras soluções.

4. Submarino

O Submarino oferece diversas categorias de produtos, como livros, celulares, artigos de moda, esporte, beleza e perfumaria e até mesmo serviços e viagens. A empresa também oferece cashback para seus consumidores, ou seja, você pode receber uma parte do valor de suas compras de volta.

5. Americanas

Disponibilizando várias lojas físicas em diversos estados do Brasil, a Americanas também conta com seu próprio canal de vendas para quem deseja fazer compras online. Basta acessar a página, conferir os produtos e promoções, informar seu CEP e calcular o frete para entrega.

6. Ebay

O Ebay é um site de compras online internacional, mas não poderia ficar fora dessa lista pois também se posiciona como autoridade no mercado online. Entretanto, mesmo em seu domínio brasileiro, os produtos são listados com preço em dólar.

7. AliExpress

A AliExpress faz parte do Grupo Alibaba, um grupo de empresas que possui sua sede na China, mas comercializa diversos produtos de múltiplas categorias com preços altamente competitivos para o Brasil.

8. Zattini

A Zattini é um dos maiores sites para fazer compras online no nicho de moda e acessórios no Brasil, oferecendo roupas masculinas e femininas para todas as idades e também comercializando calçados.

9. Netshoes

Do mesmo grupo da Zattini, a Netshoes também conta com um amplo catálogo de roupas, calçados, acessórios, moda íntima e produtos de beleza e é capaz de atender clientes em quase todas as cidades do Brasil.

10. Wish

Fundada em 2010, a Wish é uma empresa de compras online internacional que atua como intermediária entre vendedores e compradores, disponibilizando em seu site um catálogo de produtos variado e extenso.

11. Buscapé

O Buscapé não é necessariamente um site de compras, mas sim um dos maiores comparadores de preços do Brasil. Através dele, você pode pesquisar por diversos tipos de produtos e a plataforma é capaz de exibir quais lojas e sites os vendem pelo menor preço.

12. Kabum

Para quem está em busca de smartphones, computadores, placas de vídeo, fones de ouvido bluetooth e outros periféricos, assim como equipamentos para home office, a Kabum é uma excelente opção entre os sites de compras brasileiros e trabalha com foco neste nicho.

13. Ponto Frio

O Ponto Frio é outra grande loja de eletrodomésticos, celulares, móveis e mobília, equipamentos de áudio e também disponibiliza serviços em sua plataforma, além de oferecer entrega para quase todas as cidades no Brasil.

14. Magazine Luiza

Não podemos deixar de mencionar o marketplace da Magazine Luiza nesta lista. Dispondo de múltiplas lojas espalhadas ao redor do país, a empresa também vende produtos via canais de vendas digitais através de seu site.

15. Shoptime

O Shoptime também dispões de diversas categorias de produtos e lojistas ofertando em sua plataforma. Ele se diferencia por oferecer descontos com frequência e cashback para ofertas selecionadas.

Dentre todas as opções apresentadas, você certamente conseguirá encontrar os produtos que precisa sem dificuldades.

Cuidados ao fazer compras online

Mesmo que você opte por fazer compras em um dos sites apresentados acima, ainda é importante tomar alguns cuidados sempre que estiver preparado para concretizar uma compra e fazer um pedido online.

Confira a avaliação do vendedor

Caso esteja fazendo compras em marketplaces, sempre preste atenção na avaliação do vendedor para identificar se ele é de confiança. No Mercado Livre, por exemplo, você pode verificar se vendedores possuem classificações como por exemplo o “MercadoLivre Platinum” nas informações da loja, disponíveis na própria página de produto.

Busque por comentários de outros compradores

Além de conferir a avaliação, busque por comentários de pessoas que já fizeram negócios com o vendedor, especialmente caso esteja comprando em marketplaces como a Amazon ou Mercado Livre, por exemplo.

Além disso, sempre que possível tire todas as suas dúvidas com o vendedor antes de efetivar sua compra para evitar surpresas - bons lojistas buscam sempre responder aos seus clientes em potencial, mesmo que isso demore certo tempo.

Certifique-se que está comprando o produto certo

Leia com atenção a descrição do produto para ter certeza absoluta que está comprando o produto exato que você busca. Para alguns artigos, como por exemplo eletrodomésticos, computadores, smartphones, algumas variações de modelo podem acabar confundindo consumidores.

Leia com atenção as condições de pagamento

Antes de efetuar o pagamento e finalizar sua compra online, certifique-se de ler com atenção todos os termos e como o valor será cobrado e não deixe de verificar o valor do frete para que não hajam surpresas na hora do recebimento ou quando ver o valor em sua fatura.

Como criar um site de compras online

Caso o seu objetivo não seja comprar online, mas sim criar sua loja virtual para que possa começar a vender na internet, preparamos uma lista de plataformas de ecommerce que podem ajudá-lo a fazer isso, assim como dicas para garantir que seu site realmente venda, confira.

Primeiramente, para criar um site de compras online, recomendamos que faça isso através de uma plataforma de ecommerce pois, além de poder contar com recursos profissionais, projetados para impulsionar suas chances de vender, você também poderá encontrar soluções que te permitem oferecer produtos não apenas em sua loja, mas também nos marketplaces como o Mercado Livre, Americanas, entre outros já listados anteriormente.

Conheça abaixo as melhores opções para que você possa criar sua própria loja.

1. Wix

Não podemos falar sobre criar uma loja virtual sem mencionar o Wix, considerado como a melhor plataforma de CMS no mercado mundial. Com o Wix, você consegue colocar seu próprio site no ar facilmente, sem a necessidade de ter conhecimentos em programação.

Permita que seus clientes façam compras online em uma loja com design moderno, personalizado inteiramente de acordo com as suas preferências, otimizada para mecanismos de busca como o Google e claro, pronta para ser acessada através de dispositivos móveis, como smartphones.

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma das maiores plataformas de ecommerce do país, já tendo sido premiada pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) como melhor plataforma de ecommerce em 2020.

Através de suas soluções, você poderá colocar seu site de compras online no ar facilmente, contando com modelos e designs profissionais, recursos avançados para gerenciar estoque, produtos e processar pagamentos, dentre outras funcionalidades que você pode conferir na página da Nuvemshop.

3. Shopify

Não há como falar sobre vender na internet sem mencionar a Shopify, uma plataforma que além de te permitir criar uma loja virtual com facilidade, também possibilita que venda até mesmo nas redes sociais, como no Instagram e Facebook.

Acessando através do link você poderá aproveitar uma avaliação gratuita e conhecer os principais recursos oferecidos pela plataforma para criar seu site de compras online.

3. SITE123

O SITE123 é um dos melhores criadores de sites disponíveis online e, com ele, você poderá colocar seu próprio site de compras online no ar sem precisar ter conhecimentos avançados em programação ou web design.

O construtor de sites do SITE123 é realmente intuitivo e ágil, portanto, lançar sua página online e começar a vender não leva mais que apenas alguns minutos.

4. Webnode

O Webnode não fica nem um pouco atrás das outras alternativas para quem deseja criar um site de compras online e começar a vender na internet.

Ele conta com recursos profissionais para controle de estoque, carrinho de compras, soluções de pagamento e também disponibiliza vários templates profissionais para que você possa garantir o bom design de suas páginas, além de certificar-se que são otimizadas para dispositivos móveis.

5. Jumpseller

A Jumpseller não fica nem um pouco atrás quando o assunto é lançar lojas virtuais que realmente chama atenção de consumidores buscando comprar na internet.

Para criar sua loja online na plataforma, basta acessar, fazer seu cadastro, selecionar um tema profissional, configurar seus canais de vendas e começar a divulgar o site para seu público alvo.

6. Wobiz

A Wobiz também pode ajudá-lo a lançar um site de compras na internet sem dificuldades, especialmente por contar com um construtor intuitivo no qual você poderá escolher o design de sua loja com facilidade, configurá-la e colocá-la no ar.

Além disso, eles também oferecer recursos para que possa fazer campanhas de marketing digital e impulsionar sua presença online tanto nas redes sociais quanto nos mecanismos de busca, como o próprio Google.

7. CartX

Já a CartX é ideal para quem não deseja fazer um investimento inicial, visto que seu plano básico não cobra nenhum valor mensal, mas apenas uma taxa sobre as compras online concretizadas.

A plataforma também oferece todos os recursos que você precisa para começar a vender na internet sem dificuldades, basta acessar e conferir.

8. Dooca

A Dooca é uma plataforma robusta, capaz de atender empresas de pequeno, médio e grande porte e oferece planos escaláveis para acompanhar o crescimento de seu ecommerce a medida que conquistar mais clientes e aumentar seu catálogo de produtos.

Vale mencionar ainda que eles oferecem integração com diversas soluções que otimizam a experiência de compra online, como por exemplo, recursos para agrupar produtos, fazer descontos em massa, entre outros.

9. Bagy

O Bagy é ideal para quem deseja começar a vender em grandes sites de compras online. Eles oferecem integração com Mercado Livre, Instagram Shopping e Facebook e não contam com nenhum limite de cadastro de produtos mesmo em nenhum de seus planos.

A maior vantagem é que, com o Bagy, todas as suas operações, como cadastrar produtos e efetivar vendas, podem ser feitas diretamente no aplicativo para mobile da empresa, ou seja, em seu celular.

10. Tray

A Tray é uma plataforma de ecommerce que também já recebeu prêmios da ABCOMM por ser realmente completa, robusta e facilitar a criação de lojas online. Além disso, eles oferecem diversos planos escaláveis para atender desde quem está começando agora à grandes empresas no mercado.

Criando um site de vendas com a Tray, você não terá dificuldades em divulgá-lo para quem está buscando produtos para comprar na internet.

Dicas para ter um site de compras online de sucesso

Criar e colocar seu site no ar é apenas o primeiro passo para que você comece a gerar vendas e atrair consumidores. Por isso, é importante se atentar à algumas características que todo bom site de compras online já oferece hoje, entenda…

Determine seu nicho de mercado

O primeiro passo será determinar exatamente o que você irá vender na internet. Existem centenas de nichos que você pode explorar no ambiente digital e, inclusive, criamos uma lista com mais de 100 ideias para você conferir.

Se está começando agora, vale a pena considerar focar em menos nichos e expandir à medida que conquistar mais espaço e aumentar a sua própria base de clientes.

Tenha um site de compras online responsivo

Ter um site responsivo significa otimiza-lo para que funcione perfeitamente em dispositivos móveis, ou seja, smartphones e tablets.

Hoje, grande parte das compras online acontecem através do mobile e, é exatamente por isso que o termo m-commerce vêm ganhando cada vez mais abrangência quando o assunto é vender através de canais digitais.

Mas não se preocupe, isso não é algo complexo de se encontrar, todas as plataformas que apresentamos acima te permitem criar um ecommerce responsivo.

Estruture sua logística de entrega

A logística de entrega e o frete são fatores importantíssimos para quem trabalha com produtos físicos que devem ser transportados até seus clientes, especialmente caso você tenha a intenção de atender clientes em todo o país ou também listar seus produtos nos maiores marketplaces.

Portanto, busque garantir entregas rápidas e faça com que o valor do frete seja um diferencial em sua loja online para se destacar da concorrência.

Preze pelo bom design e use imagens de alta qualidade

Suas chances de vender caem significativamente caso você não ofereça imagens de produtos ou caso não use fotos profissionais. Portanto, certifique-se de disponibilizar imagens de alta qualidade e use um editor de fotos gratuito para chamar a atenção de clientes.

Além disso, seu material gráfico, como banners, panfletos e até modelos de e-mail também precisam ter aparência profissional. Felizmente, hoje existem soluções como o Canva, que podem ajudá-lo a criá-los sem qualquer dificuldade, mesmo que você não seja expert na área.

Faça campanhas de marketing

Investir em marketing digital é o caminho para propagar a sua marca no ambiente online. Não há como consumidores encontrarem a sua página se eles não sabem que ela existe e, por isso, você precisa promovê-la através de campanhas de e-mail marketing, nas redes sociais, mecanismos de busca e através de otimizações de SEO em suas próprias páginas de produto.

Esteja pronto para atender clientes

E claro, de forma semelhante ao varejo, o atendimento ao cliente também é um fator crucial para que você possa ter sucesso ao lançar seu próprio site de compras online.

Portanto, não deixe de investir em otimizar seus canais, como por exemplo oferecer um chat online profissional diretamente em sua página para conversar com clientes. Para isso, considere por exemplo instalar o JivoChat em sua página e integrá-lo a aplicativos como o WhatsApp, Facebook Messenger, E-mail, Telefone, Callback, entre outros.

Aprendeu tudo o que precisa para fazer vendas e compras online?

Esperamos que tenhamos ajudado tanto a encontrar sites já bem estabelecidos no mercado para fazer suas compras online quanto soluções e plataformas direcionadas para empreendedores que desejam se tornar lojistas e abrir seus próprios ecommerces.

Não se esqueça, caso esteja dando seus primeiros passos para lançar sua loja online, certifique-se de instalar o JivoChat gratuitamente para que possa conversar com clientes em tempo real, tirar as suas dúvidas e conquistar a confiança dos mesmos - estes são aspectos importantíssimos, especialmente para novos negócios online.

Início Blog Ecommerce Sites de compras online: 15 maiores e como criar o seu
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download