Ideias para ganhar dinheiro: 31 opções criativas

atualizado 3 de janeiro de 2023
Tempo de leitura16 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Muitas pessoas buscam ideias para ganhar dinheiro seja para começar seu próprio negócio ou para gerar renda extra e alcançar seus objetivos.

Para isso, é preciso de muita atenção e criatividade para aproveitar as oportunidades que podem estar próximas, mas são ignoradas. É importante lembrar que apenas uma ideia e a vontade não são suficientes, é preciso de dedicação e trabalho duro para empreender e ganhar seu próprio dinheiro.

Selecionamos 31 das melhores ideias para ganhar dinheiro legítimas e rentáveis para auxiliar você com opção para aumentar sua renda.

Crie sua loja virtual com a Wix

1. Faça uma mentoria para estruturar seu negócio online

Quando o assunto é empreender e montar seu próprio negócio para ganhar dinheiro, não podemos ignorar como o mercado de afiliados vêm crescendo cada vez mais no Brasil e gerando excelentes resultados para diversos profissionais.

Seja você leigo no assunto ou um profissional que já entende, mas ainda não começou a atingir os objetivos almejados, poderá aproveitar o curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas - que já tem mais de 14 anos de experiência construindo negócios na internet e formou mais de 150 mil alunos.

No curso, você aprenderá como construir seu negócio na internet desde o zero, mesmo que não tenha qualquer experiência, até ter uma estrutura de vendas funcional. O Fórmula Negócio Online é realmente completo, contando com 18 módulos com áulas disponíveis online e uma equipe de suporte profissional pronta para acompanhá-lo.

2. Crie uma loja virtual

Fazer um ecommerce é investir em dos setores que mais tem crescido no mundo.

Crie uma loja virtual e trabalhe com a possibilidade de oferecer uma enorme variedade de produtos, desde aqueles produzidos artesanalmente até os produtos que atendem uma categoria específica de público.

Defina quais serão os produtos, encontre seu público-alvo e comece a vender. Arte, xícaras personalizadas, roupas, acessórios, relógios, são apenas algumas das ideias para ganhar dinheiro que você pode escolher.

Uma das principais vantagens de abrir seu ecommerce é a facilidade de criar e gerenciar seu negócio online. Hoje, diversos sites oferecem plataformas para criar sua loja virtual sem exigir conhecimentos em programação ou design gráfico. Confira algumas das melhores opções:

loja virtual aberta na tela de um  computador

3. Venda com Dropshipping

Tem todas as habilidades de um ótimo vendedor, mas não tem espaço para armazenar sua mercadoria? Monte um negócio no modelo de dropshipping, uma maneira de vender online sem precisar de um estoque.

O sistema é simples: a venda é feita através de sua loja e o pedido é repassado para um fornecedor que ficará encarregado de enviar o produto ao cliente. O lucro virá da diferença entre o preço em sua loja e o valor do produto oferecido pelo fornecedor.

A responsabilidade burocrática e de logística será do seu fornecedor, por isso é muito importante pesquisar bastante para escolher uma empresa confiável que ofereça um serviço confiável. Então, escolha bem os produtos de sua loja e comece a vender!

4. Trabalhe como afiliado

Dentre as ideias para ganhar dinheiro, se tornar um afiliado pode ser uma das mais fáceis de começar além de proporcionar a oportunidade de trabalhar online.

Como funciona: algumas empresas oferecem um programa em que seus afiliados usam links rastreáveis para divulgar seus produtos e então receber comissões pelas vendas realizadas.

É um sistema muito bom para as empresas que divulgam seu produto e para quem adere ao método, garantindo sua renda extra.

A divulgação dos produtos irá ficar completamente por conta de quem aderiu ao programa. Por isso é preciso trabalhar com o objetivo de alcançar uma audiência.

Uma boa opção para divulgar seu link de afiliado é criando conteúdo, seja ele em forma de blog, podcast ou canal no youtube.

Procurando por ideias criativas para ganhar dinheiro que não exijam um valor de investimento inicial alto? Revenda os produtos do catálogo de uma empresa.

Empresas grandes e bem estabelecidas como a Avon, Natura, Mary Kay e Polishop oferecem a oportunidade de vender seus produtos. Algumas exigirão a aquisição de um kit inicial de vendas, mas outras oferecerão o catálogo e amostras de produtos sem exigir uma compra inicial.

A partir daí, é seu trabalho alcançar clientes que tenham interesse no que está sendo oferecido. Um forte benefício deste tipo negócio é a oportunidade de criar clientes fiéis a partir da proximidade com o público que a revenda por catálogo oferece.

6. Revenda de produtos importados

Uma das ideias para ganhar dinheiro que não poderia ficar de fora de nossa lista é a revenda de produtos importados.

Importar mercadorias pode ser uma maneira de vender produtos exclusivos e trabalhar com a possibilidade de lucros altos. Escolher um público de nicho para oferecer produtos específicos é uma ótima oportunidade de atrair consumidores que podem se tornar clientes fiéis.

Confira algumas ideias interessantes de itens importados que podem ser revendidos: Perfumes Roupas de marca Sapatos de marca Relógios de luxo Bolsas

7. Abra uma micro-franquia

Buscando as melhores ideias para ganhar dinheiro com a reserva financeira que você guardou e deseja investir? Abra sua micro-franquia! Atualmente, a variedade de opções deste modelo de empreendimento permite até mesmo sua administração de dentro de casa.

Serviços digitais, agências de viagens, escolas digitais e até mesmo anúncios em sacos de pão, o que não faltam são ideias de negócios que já estão estruturados e oferecem o suporte necessário para que suas operações comecem a funcionar.

8. Crie e venda um infoproduto

Os infoprodutos são produtos digitais que reúnem informações sobre uma área de conhecimento como música, idioma, marketing ou qualquer outro assunto do seu interesse que possa ser comercializado em larga escala.

Os formatos podem variar, indo desde e-books até cursos com aulas em vídeo. A etapa mais importante para tornar este um método rentável de ganhar dinheiro é trabalhar a venda em grande escala, pois o custo inicial será sempre o mesmo enquanto o lucro continuará crescendo.

9. Crie e venda seus livros

A evolução da internet tornou algumas ideias para ganhar dinheiro mais acessíveis ao público geral.

Se criatividade e redação fazem parte do seu portfólio de talentos, vender seu próprio livro pode ser a oportunidade perfeita de gerar renda extra.

Hoje, escritores podem escrever, editar, revisar e publicar seus livros na plataforma Kindle direct publishing da Amazon.

10. Faça freelances de redação

Você tem domínio sobre a língua portuguesa e gosta de escrever, mas acha que publicar um livro pode demorar muito para gerar retorno? Uma das ideias para ganhar dinheiro mais comuns para quem tem este perfil é utilizar uma plataforma de freelancer.

Existem sites que reúnem demandas pagas por conteúdos de áreas de conhecimento específicos. Cadastre-se em um deles, escolha as opções que apresentem conteúdos alinhados às suas especialidades e comece a gerar sua renda.

Alguns dos sites de freelancers mais conhecidos são:

trabalhador fazendo freelance em seu escritório

11. Faça freelances de tradução

Quer colocar em prática tudo o que aprendeu sobre um idioma diferente? Procure por freelances de redação.

A tradução é uma das categorias populares dos sites de freelancers. Diariamente empreendedores autônomos e empresas buscam por pessoas capacitadas para traduzir seu conteúdo para outra língua ou desejam a tradução de um conteúdo criado originalmente em outro idioma.

12. Faça freelances de design gráfico

As ideias para ganhar dinheiro com freelances não são exclusivas para redatores e tradutores. Profissionais com conhecimento de design gráfico encontram diversas oportunidades nos mesmos sites.

Imagens para o Instagram, cartões de visita, papelaria, anúncios publicitários e diversas outras demandas relacionadas às artes gráficas são demandadas diariamente nestes sites.

Elaborar um portfólio interessante com uma boa variedade de artes gráficas e etapas do seu processo de criação pode ajudar a conseguir mais trabalhos nesta área.

13. Crie e edite vídeos

A produção de conteúdo na forma de vídeo é uma ótima maneira de prender a atenção de pessoas que estão utilizando a internet, seja como entretenimento em um canal do YouTube ou em uma estratégia de inbound marketing de um negócio.

Uma das ideias para ganhar dinheiro mais interessantes para quem tem interesse na produção audiovisual é a criação e edição de vídeo.

Alguns youtubers, influencers e até mesmo empresas que não contam com o conhecimento ou a equipe necessária para realizar um bom trabalho de edição, podem contratar editores como freelancers.

A melhor parte desta opção para ganhar dinheiro é que o investimento é baixo, já que existem ferramentas de edição potentes gratuitas. Seu principal custo será adquirir um computador capaz de renderizar vídeos com eficiência.

14. Crie um aplicativo para celular

Algumas das melhores ideias para ganhar dinheiro surgem da oportunidade de aproveitar um mercado bem estabelecido e rentável, como é o caso dos aplicativos para celulares.

De acordo com o último levantamento realizado pela FGV, existem cerca de 234 milhões de smartphones ativos no Brasil em 2020. Ou seja, existem milhões de potenciais consumidores para ideias que solucionem problemas de formas inovadoras.

A barreira que este método de ganhar dinheiro apresenta é a exigência em dominar uma linguagem de programação utilizada para aplicativos mobile. O lado bom, é que existem diversos cursos onlines e oportunidades de sobra para trabalhar na área.

15. Seja um consultor de marketing digital

A consultoria de marketing digital é uma atividade muito versátil, pois pode ser aplicada em praticamente toda categoria de empresa.

Diversas empresas funcionam e executam suas operações sem ter um setor de marketing estruturado. O trabalho realizado por um consultor organiza a comunicação de um empreendimento e otimiza suas estratégias de venda.

A natureza versátil da atividade faz com que cada consultoria seja diferente, pois é preciso analisar o segmento de atuação e o perfil de seus consumidores. Por isso, é muito importante contar com bastante conhecimento antes de realizar serviços de consultoria na área.

Para isso, existem inúmeros cursos e treinamentos disponíveis na internet que apresentam todo conteúdo necessário para que você se torne um consultor de marketing digital profissional com a habilidade de resolver problemas e entender as tendências de mercado.

Aproveite esta oportunidade, porque esta é uma das ideias para ganhar dinheiro que pode acabar se tornando sua profissão em tempo integral.

16. Gerencie contas de redes sociais

As redes sociais se tornaram itens essenciais nas estratégias de marketing digital. Porém, muitas empresas ainda não contam com profissionais que gerenciem suas redes.

Se ideias para ganhar dinheiro que possam se tornar sua profissão atrai seu interesse, invista em desenvolver conhecimentos na área.

17. Trabalhe com telemarketing

Com uma boa conexão com a internet e um microfone de qualidade, você pode começar a ganhar dinheiro com telemarketing. Um grande benefício é a possibilidade de trabalhar sem sair de casa.

Caso esta ideia desperte seu interesse, procure por oportunidades em um dos sites de freelancers.

mulher trabalhando com telemarketing dentro de sua casa

18. Trabalhe como assistente virtual

Buscando ideias para ganhar dinheiro sem sair de casa? Trabalhe para empreendedores como um assistente virtual, um cargo que tem se tornado cada vez mais popular devido à necessidade de negócios realizarem suas operações com eficiência e agilidade.

Geralmente o trabalho envolve a realização de atividades administrativas, suporte aos clientes, atendimento e o gerenciamento de sites ou blogs.

Para encontrar oportunidades como assiste virtual, faça um cadastro nos sites de freelancers e comece a oferecer seus serviços.

19. Venda doces e salgados

Você ama cozinhar? Transforme este hobby em uma forma de ganhar dinheiro. Existem várias receitas fáceis de fazer que podem ser preparadas em casa para serem vendidas no trabalho, na rua ou até mesmo por encomenda.

Bolos de pote, brigadeiros gourmet, brownies, coxinhas, tortas, existem inúmeras opções de doces e salgados para você escolher, testar e descobrir quais vendem mais.

20. Venda alimentos saudáveis

Aposte nas pessoas que buscam levar uma vida saudável, mas não têm tempo ou não sabem preparar as refeições fit para suas dietas.

Sanduíches e marmitas saudáveis são ótimas opções de refeições para oferecer por encomenda. Procure oferecer diferentes opções de cardápios e invista no nicho de alimentos especiais, como os sem lactose ou sem glúten.

21. Trabalhe com seu carro

Aplicativos como o Uber e o 99 facilitaram as oportunidades para pessoas que desejam trabalhar como motoristas particulares, seja com seu carro próprio ou alugando um veículo.

Se você dirige bem e tem a liberdade para encarar o trânsito, cadastre-se em um dos aplicativos e comece a ganhar dinheiro.

22. Dê aulas particulares online

Esta é uma das ideias para ganhar dinheiro para quem entende muito bem de alguma matéria ou assunto específico pode oferecer aulas para pessoas que procuram um aprendizado particular.

É possível atender um aluno por vez através de alguma plataforma de ligação, ou grava e disponibilizar suas aulas online para quem tiver interesse.

23. Crie um canal no YouTube

Uma das principais plataformas de compartilhamento de vídeos na internet é o Youtube, que não para de crescer!

Uma das principais maneiras de consumo de conteúdo dos dias de hoje é através de vídeos. Pessoas que falam bem em frente às câmeras, entendem muito sobre assuntos específicos ou gostam te entreter aquelas à sua volta, contam com as principais qualidades que um canal de sucesso tem.

A partir daí é preciso planejar seu conteúdo, criar roteiros, gravar seus vídeos e editar.

Esta é uma das ideias para ganhar dinheiro de nossa lista que permite trabalhar com assuntos que você realmente goste. Porém, isso não torna o caminho de um youtuber fácil, muita dedicação será necessária para ver seu canal progredir.

Mas quando seu canal começar a alcançar uma boa audiência, a atividade na plataforma poderá ser monetizada através de anúncios do próprio YouTube, da divulgação de produtos feita por anunciantes e da recomendação de um link de afiliado que gere renda através de comissões.

24. Crie um blog

Se você entende muito de alguns assuntos e sabe escrever bem, crie um blog e comece a produzir conteúdo.

Existem várias formas de gerar renda com um blog, algumas delas estão inclusas em nossa lista. Mas as principais são: recomendar produtos de afiliados, vender seus infoprodutos, ativar a publicidade paga em sua página, tornar-se um influencer, entre várias outras opções.

Mantenha seu foco em produzir conteúdo de qualidade e comece a ganhar ddinheiro a partir de suas próprias ideias.

25. Faça transmissões ao vivo

Uma das ideias para ganhar dinheiro de nossa lista com o potencial de oferecer uma jornada bastante divertida.

Streamers são pessoas que fazem transmissões ao vivo pela internet. A maior parte de sua popularidade vem da transmissão online de jogos, mas o ofício não se limita apenas aos games, é possível compartilhar o processo criação de artes gráficas, música, artesanato e até mesmo cozinha.

A monetização do formato fica por conta das inscrições e da divulgação de produtos anunciados para o público dos streamers.

A Twitch e o YouTube são as plataformas de streaming mais conhecidas. Se esta atividade despertou seu interesse, vale a pena criar uma conta, preparar seu conteúdo e começar a criar sua audiência.

26. Formatação de trabalhos acadêmicos

Você já tem uma graduação? Então deve saber que o termo "formatação de acordo com as normas da ABNT" pode assustar muitos estudantes que precisam elaborar um trabalho acadêmico.

O que pode ser um desafio para muitos, pode ser enxergado como uma das ideias para ganhar para outros.

Aproveite suas habilidades técnicas e ofereça um serviço de formatação de monografias, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado, tese de doutorado, entre tantas outras opções.

As pessoas que realizam este trabalho geralmente cobram por página formatada. O valor pode variar de acordo com o prazo exigido e a dificuldade do trabalho, com o técnico sendo mais fácil e as teses de doutorado mais difíceis.

Esta é uma ótima opção para ganhar dinheiro em casa, pois a realização do trabalho exige apenas um computador e o programa utilizado para fazer a formatação.

27. Serviços de manutenção

Geladeiras, máquinas de lavar ou até mesmo problemas com o piso. Algumas pessoas contam com estes problemas em casa, mas não tem a habilidade e o material para consertá-los.

Se você já tem experiência fazendo consertos deste tipo e pode realizar este tipo de trabalho constantemente, organize suas ferramentas e divulgue seu serviço para aproveitar uma das ideias para ganhar dinheiro mais convencionais de nossa lista.

28. Investimentos

O mercado do investimento é um ótimo caminho para quem busca ideias para ganhar dinheiro a longo prazo.

Utilize uma parte de sua reserva financeira ou comece a acumular uma e invista em aplicações que podem trazer ternos melhores do que a poupança.

Existem vários cursos e até mesmo conteúdo gratuito disponível na internet que ensinam como aprender a investir na bolsa de valores. Estude, aplique e deixe seu dinheiro "trabalhando" para gerar sua renda extra.

computador com o ícone de uma casa em sua tela

29. Indique imóveis para locação

Você tem uma boa rede de contatos e está procurando por ideias para ganhar dinheiro ligadas ao mercado imobiliário? Utilize plataformas de indicação de imóveis e garanta sua renda extra.

A escolha de um bom imóvel é uma atividade que exige muita atenção. É preciso conhecer a cidade e estudar diferentes opções para garantir um investimento que gere valor.

Se você tem as habilidades para executar esta tarefa bem, conhece bastante gente e está disposto a procuras novas pessoas para aumentar seu número de indicações, está pode ser uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro.

Geralmente o valor é recebido por imóvel alugado e algumas plataformas podem até mesmo oferecer uma porcentagem das parcelas de compra ou aluguel. Se você se interessou em gerar renda extra deste modo, confira algumas das plataformas de indicação de imóveis:

30. Faça declaração do imposto de renda para terceiros

A declaração do imposto de renda é algo que acontece todos os anos, mas mesmo assim muita gente não sabe como fazer ou não tem tempo para isso.

Estes fatores acabam criando uma das ideias para ganhar dinheiro mais interessante da lista, porém, limitada apenas a uma época do ano.

Se você tem o conhecimento necessário e confiança para lidar com o dinheiro de outras pessoas, comece a oferecer o cálculo da declaração como um serviço e gere uma boa renda extra sazonalmente.

calculadora e prancheta para calculo do imposto de renda

31. Venda objetos usados

A venda de objetos usados pode ir além dos anúncios de itens que já não tem mais utilidade em sua casa.

Talvez, abrir um brechó não seja uma das primeiras alternativas quando pensamos em ideias para ganhar dinheiro, porém, várias ondas de tendências trouxeram de volta o valor de itens antigos e retrô. Roupas, livros e móveis que estavam fora de circulação, hoje fazem parte da moda.

Se pesquisar por itens para comprar de outras pessoas e revendê-los por um bom preço parece uma atividade interessante, abra seu brechó e comece a divulgar seu negócio.

banner de cadastro como afiliado

Encontrou ideias para ganhar dinheiro que farão a diferença em sua renda?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado a encontrar formas de gerar renda compatíveis com seus objetivos. Nós nos preocupamos em apresentar apenas opções comprovadamente rentáveis para empreender no Brasil.

Se você vai começar agora e precisa de mais dicas para alcançar o sucesso com seu novo negócio, confira o nosso guia completo de marketing digital e aprenda absolutamente tudo o que é necessário para criar uma estratégia digital eficiente.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download