Guia prático de como criar um canal no YouTube

Aprenda como criar um canal no YouTube para integrar sua estratégia de marketing de conteúdo

O YouTube é uma plataforma de conteúdo que tem ganhado cada vez mais relevância no marketing digital. Segundo as estatísticas levantadas pela rockcontent, o site conta com cerca de 2 bilhões de usuários mensais e é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo.

Autônomos que vendem produtos de afiliados e empresas com estratégias digitais consolidadas enxergaram no grande número de acessos da plataforma uma maneira de gerar tráfego para vender mais.

Então, o marketing de conteúdo através dos canais na rede social de compartilhamento de vídeos se tornou uma prática popular.

Se você tem uma empresa ou é um afiliado e quer vender mais criando conteúdo para vídeos, garantir seu espaço na maior plataforma do segmento é um esforço necessário para não ser deixado para trás por seus concorrentes.

Confira o nosso guia e aprenda tudo o que você precisa saber sobre como criar um canal no YouTube.

Como criar um canal no youtube para sua empresa

O primeiro passo é também o mais fácil. Entre o site do YouTube, clique no botão “fazer login” no canto superior esquerdo e acesse sua conta do Google.

Digite suas informações de login e então clique em “próxima”. Caso você ainda não tenha uma conta, clique em “Criar conta”.

Dica importante: se sua empresa já está cadastrada no Google Meu Negócio, utilize a mesma conta para gerenciar tudo com um só acesso, pois assim é possível garantir mais interações entre as plataformas.

Após fazer seu login, clique no ícone de sua conta e na janela que será aberta, clique em “Crie um canal”.

Pronto. Você já sabe como criar um canal no YouTube, mas se deseja usá-lo com fins comerciais para sua empresa ou empreendimento, é preciso personalização de sua conta com as informações do seu negócio.

Como criar um canal no YouTube usando um celular

Caso utilizar o celular seja algo mais prático e fácil em seu dia a dia, crie seu canal no YouTube com o aplicativo do YouTube para sistemas Android e iOS.

Os passos continuam os mesmos. Abra o aplicativo, faça o login em sua conta do Google e clique no ícone de vídeo da parte superior.

Caso sua conta ainda não tenha algum canal, uma janela será aberta indicando os passos para sua criação.

canal do youtube alcançando celulares de diferentes pessoas

É hora de personalizar seu canal

Após finalizar a criação do seu canal, é preciso personalizá-lo com as informações e a identidade visual do seu negócio. Para fazer isso, clique no ícone de sua conta, então clique em “Seu canal” e por fim clique em “Personalizar o canal”.

Nesta etapa você irá inserir o avatar, a capa, as informações e os links do seu negócio no seu canal. Dê atenção os elementos de design que serão utilizados, procure representar bem a identidade visual do seu negócio para que seus clientes possam reconhecê-lo com facilidade.

As imagens que compõe um canal no YouTube precisam ter medidas específicas, desde a capa, avatar e até às miniaturas dos vídeos que serão publicados. Então, para não errar nos formatos, utilize os modelos prontos de design para YouTube que o Canva oferece. É só escolher qual o tipo de arquivo e criar a partir de um template.

Caso você entenda ou conte com algum profissional para desenvolver seu projeto gráfico, crie seu banner no tamanho 2560x1440. Este formato é recomendado pelo próprio YouTube, porque facilita a adaptação entre diferentes aparelhos com celulares, TVs, computadores.

Além da parte gráfica, seu canal também conta com o campo “Sobre” e “Links”. Utilize estes recursos para falar sobre o seu negócio e divulgar seu site ou principal meio de conversão.

Criando um URL personalizado para seu canal

Após a criação, todos os canais contam com um código que identifica seu endereço de rede, também conhecido como URL ou link. Após atingir alguns requisitos exigidos, o YouTube irá liberar sua customização.

A personalização deste recurso é um passo muito importante para seu canal. Procure utilizar o nome do seu negócio no link que indicará sua página, assim, as pessoas com interesse em seu conteúdo encontrem seu canal com mais facilidade.

Preste muita atenção ao customizar o endereço do seu canal: não é possível realizar alterações após a criação de um URL personalizado. Para conseguir mudá-lo é preciso que o URL atual seja removido do seu canal para que um novo URL possa ser reivindicado.

Passo a passo: mudando URL do seu canal no Youtube

  1. Clique no ícone do seu perfil no canto superior direito da tela, clique em “Configurações” e então clique em “Configurações avançadas”.
  2. Clique em ”Configurações do canal” e selecione “Você está qualificado para um URL personalizado”. Importante: essa mensagem só irá aparecer em sua conta se seu canal estiver qualificado para a personalização.
  3. Confira os URLs aprovados para você na caixa “Criar um URL personalizado”. A parte cinza da caixa não pode ser alterada, mas é possível acrescentar letras e números para criar um URL único.
  4. Antes de prosseguir, leia atentamente os “Termos de Uso do URL personalizado” e, então, marque a opção para concordar. Depois, clique em “Alterar URL”.
  5. Não será possível solicitar a alteração do URL depois da aprovação. Então, quando estiver seguro de sua escolha, clique em “Confirmar escolha”.
  6. Pronto. Seu público poderá acessar seu canal no YouTube através do URL criado por você.

Qualificações que seu canal no YouTube deve ter para criar um URL personalizado

Ao completar os requisitos necessários, o YouTube enviará uma notificação por e-mail e outra através do Estúdio de criação informando que o URL personalizado está disponível em seu canal. Confira quais sãos as qualificações exigidas pela plataforma:

ilustração de uma mulher analisando os dados do seu canal enquanto um homem traz mais informações

Agora que você já sabe como criar um canal no YouTube, que tal conferir mais algumas dicas que podem ajudar a gerenciar melhor seu conteúdo, otimizando seus vídeos para ganhar mais seguidores e monetizar seu canal?

No item abaixo apresentamos uma das ferramentas que auxiliam pessoas que trabalham na plataforma a gerir suas comunidades e acompanhar suas métricas. É só conferir.

Conhecendo o YouTube Studio

O YouTube Studio é uma plataforma que pode ser acessada por qualquer pessoa que possui um canal no site. Este recurso foi criado para facilitar o dia a dia de produtores de conteúdo, oferecendo ferramentas que facilitam o gerenciamento de seus canais.

Através desta ferramenta é possível acompanhar relatórios detalhados sobre as principais informações relacionadas aos seus vídeos como alcance, envolvimento, público e receita. Além destes dados, é possível conferir os vídeos individualmente e até mesmo avaliar métricas sobre o tempo assistido e por onde o vídeo foi compartilhado com outras pessoas.

Outro recurso muito importante para os donos de canais no YouTube é a possibilidade de moderação dos comentários feitos em todos os vídeos disponíveis em um canal. Tornando o trabalho de filtrar comentários indesejados mais fácil e oferecendo a oportunidade de destacar comentários relevantes.

O YouTube Studio também uma biblioteca de áudio completamente gratuita, disponibilizando arquivos de trilhas sonoras e efeitos sonoros que podem ser utilizados em seu conteúdo.

Como editar vídeos no YouTube Studio

O YouTube Studio também oferece recursos para editar detalhes em seus vídeos. São funções básicas que pode ajudar a ajustar vídeos que já foram carregados na plataforma ou para criar vídeos com edições bem simples.

Com o editor é possível cortar trechos dos vídeos, adicionar o efeito de borrado (útil para esconder marcas indesejadas e preservar a identidade de terceiros) e a adição de cards no final dos vídeos.

Os recursos são limitados, mas podem ser uma solução eficiente para pessoas que precisam fazer um ajuste de última hora ou rever algum conteúdo que já está publicado e tem se saído bem.

logo do youtube studio

Como divulgar seu canal e ganhar mais inscritos no YouTube

O sucesso de um canal no YouTube está diretamente ligado à sua quantidade de seguidores. Por isso, infelizmente, apenas produzir conteúdo de valor não será o suficiente para alcançar o sucesso na plataforma de vídeos.

Divulgar seu canal é uma atividade necessária para ganhar seguidores, começar a alcançar um público maior e monetizar o YouTube.

Se você está começando produzir vídeos agora ou já produz conteúdo, mas quer melhorar seus resultados, saiba que existem recursos que podem ser utilizados para gerar visibilidade ao seu trabalho.

Confira as dicas a seguir para aprender como divulgar seu canal e ganhar mais inscritos.

1. Utilize técnicas de SEO

Utiliza SEO, a otimização para mecanismos de busca, em seu canal é o primeiro passo para fazer que seus vídeos sejam encontrados. Afinal de contas, produzir um bom conteúdo, que gera identificação e empatia, não irá gerar resultados se não for assistido por ninguém.

Assim como o Google, o YouTube também é utilizado como um mecanismo de pesquisa. Otimizar seus vídeos pode gerar a oportunidade para que pessoas interessadas nos temas abordados pelo seu conteúdo encontrem seu canal. Caso o tema seja bem elaborado e relevante, ele pode ir até mesmo para o topo das páginas de pesquisa do Google.

Preste muita atenção nos elementos de SEO de cada vídeo. Utilize palavras-chave relevantes na descrição, crie títulos chamativos e selecione as melhores tags relacionadas ao assunto abordado.

2. Divulgue seus vídeos nas redes sociais

Suas redes sociais contam com um número relevante de seguidores? Divulgue seu conteúdo no YouTube para eles!

Criar publicações falando sobre seu conteúdo e prévias de seus novos vídeos podem ser ótimas maneiras de despertar a curiosidade dos seguidores de outras redes para transformá-los em inscritos no seu canal.

A melhor parte deste tipo de divulgação é o fator compartilhamento. Caso os usuários de outras redes gostem do seu conteúdo, eles irão compartilhar suas publicações organicamente, contribuindo com seu alcance.

3. Faça parcerias

As parcerias são ótimas para conquistar novos seguidores, seja com outros criadores de conteúdo ou até mesmo divulgando produtos de empresas.

Ao criar vídeos em parceria com outros canais, você ganha a visibilidade de pessoas que ainda não estão inscritas. Criar este tipo de conteúdo periodicamente com pessoas diferentes é uma ótima maneira de conquistar um público maior.

Já as parcerias com empresas geralmente estão inseridas no contexto de estratégia de marketing e campanhas. Ao impulsionar seus vídeos com anúncios sobre os produtos relacionados a uma parceria, seu canal irá alcançar mais pessoas e poderá conquistar como inscritos os clientes fiéis da marca em questão.

4. Crie títulos e Thumbnails atraentes

As Thumbnails são imagens em miniatura que aparecem como uma prévia de seu vídeo. Criar artes interessantes pode atrair a atenção de usuários da plataforma e fazerem com que assistam seu conteúdo.

Os títulos são tão importantes quantos estas miniaturas, pois irão acompanhá-las. Pense na junção destes dois elementos com um cartão de visita par ao conteúdo do seu canal.

Então, busque criar títulos criativos, que estimulem a curiosidade fazendo com que as pessoas desejam abrir seus vídeos. Estudar e conferir modelos de copywriting pode fazer muito bem à sua habilidade de criar títulos excelentes.

Porém, tome cuidado, é importante garantir que a promessa feita no título ou na Thumbnail seja cumprida, caso contrário as pessoas podem sentir-se enganadas. Isso pode fazer com que seu vídeo ganhe muitos cliques no botão “Não gostei” e até mesmo comentários negativos.

5. Sempre utilize CTAs em seus vídeos

Esta pode ser a última dica desta lista, mas com certeza é um dos fatores mais importantes para ganhar mais inscritos no seu canal do YouTube.

Os CTAs, sigla para Call to Action, são frases que chamam a atenção de pessoas para que realizem uma ação desejada. Eles podem ser utilizados em vídeos, blogs, podcasts, redes sociais.

No YouTube eles têm uma importância ainda maior porque existe a possibilidade de que muitas pessoas assistam seus vídeos sem serem seus inscritos. Então, ao fim ou durante o começo de seus vídeos, insira CTAs alinhados com seus objetivos.

Através dos Call To Action você pode pedir para que seus espectadores: * Inscrevam-se no seu canal * Apertem o botão de Like * Ativem a notificação para conferir novos conteúdos * Compartilhem o vídeo em suas redes sociais * Sigam suas redes sociais * Acessem um site através de um link, gerando tráfego

mão apertando o botão de inscrever-se no YouTube

8 dicas para produzir conteúdo de qualidade no seu canal no YouTube

Se você busca resultados para o seu negócio ou vender mais os produtos de planos de afiliados, não basta apenas aprender como criar um canal no YouTube, é preciso saber como produzir conteúdo de qualidade.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a começar um canal de sucesso.

Invista em equipamentos de qualidade

Bons vídeos no YouTube são feitos com equipamentos de qualidade para captura de imagens e de som.

Hoje, existem vários smartphones com câmeras potentes e sistemas de gravação avançados. Usá-los é uma ótima opção para quem quer testar seu canal, avaliar os resultados e considerar se o investimento vale a pena.

Caso a oportunidade de melhorar seu conjunto de equipamentos apareça, priorize o áudio. Utilize microfones externos, caso seu celular ou câmera aceitem, e aumente consideravelmente a qualidade do som em seus vídeos.

Quanto a gravação: vídeos tremidos podem passar a impressão de “amadorismo”. Busque utilizar um tripé ou algum apoio improvisado para garantir estabilidade de seus vídeos.

Publique regularmente

A regularidade com que seus vídeos são publicados é muito importante para alcançar um público que tenha interesse e acompanhe seu conteúdo.

A frequência com que novos vídeos são publicados não é relevante apenas para ganhar e manter seguidores, mas também irá lembrar o algoritmo do YouTube que seu canal está ativo.

Para escolher a melhor frequência, dia e horário das publicações faça uma avaliação da capacidade de sua equipe produzir novos vídeos e confira os dados de quando seu canal recebe maiores números de acessos.

Aproveite o conteúdo está sendo gerado e movimente outras redes sociais convidando seu público a acompanharem seu canal.

Pesquise palavras-chave de interesse do seu público

Facilite o trabalho de gerar ideias para os vídeos seu canal no YouTube. A pesquisa é uma grande aliada da criatividade.

Analise os dados do seu público e procure saber quais são as palavras-chave mais procuradas por ele. A partir daí, defina assuntos que liguem estas palavras ao seu negócio e pronto, você irá contar com vários temas para roteiros.

Acompanhe outros canais e busque referências

Existem muitos profissionais experientes produzindo conteúdo de valor na plataforma. Se inspirar no trabalho destas pessoas pode ajudar a encontrarom caminho e a identidade do seu canal.

Conferir outros canais não significa copiar ideias e apenas ver o que a concorrência está produzindo. Busque assistir conteúdos relacionados ao tema do seu negócio, mas também conteúdos com os quais você se identifica. Ideias fantásticas para serem utilizadas em seu canal podem aparecer em lugares inesperados.

Crie títulos atraentes para seus vídeos

Busque criar títulos que despertem a curiosidade sobre o assunto a ser tratado e estimulem sua audiência a assistir o vídeo inteiro.

Então, na hora de nomear um vídeo, não entregue a resposta de uma pergunta ou seu tema principal em seu título.

Também é importante que você não utilize títulos “click-bait”, também conhecidos como “caça-cliques”. Esta é uma prática que consiste em utilizar conteúdos sensacionalistas ou enganosos para ganhar tráfego no seu canal, mas pode ser muito mal vista pelos usuários da plataforma.

Crie uma miniatura personalizada para cada vídeo

Tão importante quanto produzir um vídeo de qualidade é fazer com que as pessoas o assistam.

As miniaturas personalizadas, também conhecidas como thumbnails, são um recurso visual muito poderoso para capturar a atenção dos usuários do site. Segundo uma pesquisa do próprio YouTube, 90% dos vídeos com melhores resultados na plataforma tem uma miniatura customizada.

Então, na hora de enviar um vídeo para o YouTube faça questão de adicionar de criar e adicionar uma thumbnail atrativa em seu conteúdo.

Interaja com o público e responda suas perguntas

Criar um relacionamento saudável com seu público só irá trazer vantagens para o seu canal.

Busque responder comentários interessantes, leve questionamentos para dentro de seus vídeos e deixe que sua comunidade contribua com ideias de conteúdo. Assim, seus seguidores sentirão o valor que é dado a eles, gerando engajamento a médio e longo prazo.

Além disso, sempre que puder, use chamados para ação no começo e fim de seus vídeos incentivando que sua audiência se inscreva em seu canal, marque seus vídeos com “gostei” e os recomende para outras pessoas.

Monitore as métricas do seu canal

O YouTube fornece relatórios detalhados sobre o seu trabalho na plataforma. Utilizando estas métricas, será possível identificar quais são seus erros e acertos na plataforma, além de encontrar novas oportunidades de conteúdo.

As informações oferecidas também são muito importantes para conhecer melhor o perfil do seu público, entender quais assuntos despertam seu interesse e quais assuntos devem ficar de lado.

Busque acompanhar as métricas constantemente e avalie se os resultados do seu canal estão alinhados ao que foi traçado em sua estratégia de marketing digital. A vantagem de fazer isso constantemente é poder aplicar as mudanças necessárias com muito mais agilidade.

banner de cadastro como afiliado

Aprendeu como criar um canal YouTube para o seu negócio?

Esperamos que o nosso guia prático de como criar um canal no YouTube tenha ajudado a adicionar mais uma ferramenta de marketing poderosa na estratégia digital do seu empreendimento.

Caso um de seus objetivos seja encontrar uma maneira para gerar renda extra através de seu canal, considere o programa de afiliados JivoChat. Ao abordar assuntos relacionados a chatbots e plataformas de chat online você pode divulgar um link de afiliado e ser pago através de comissões.

2020/09/19

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