20 melhores programas de edição de vídeo em 2021

Índice

A popularização da produção e compartilhamento de vídeos na internet mudou a forma de como o conteúdo é consumido online.

Seja com a finalidade de entretenimento ou educação, a mídia audiovisual tem se provado como um formato de conteúdo que gera resultados relevantes de engajamento com o público.

Com um grande potencial e diversas oportunidades, a produção de vídeos é uma ótima adição às estratégias de marketing digital, pois ajudam a divulgar negócios e produtos enquanto geram valor para sua audiência, criando uma conexão com a marca ou personalidade em questão.

É verdade que o acesso a smartphones com câmeras poderosas e o espaço oferecido pelas mídias sociais fizeram com que qualquer pessoa seja capaz de produzir e compartilhar seus vídeos.

Porém, os vídeos com finalidades profissionais precisam de mais cuidado e atenção em sua criação. Se você deseja produzir conteúdo para seu canal do YouTube, um post, uma campanha publicitária ou até mesmo vídeo-aulas para um curso online, utilizar um programa de edição de vídeo será essencial para assegurar a qualidade do produto final.

Geralmente, a melhor opção para quem quer conteúdo de qualidade é contratar uma equipe profissional, porém, se o seu empreendimento não tem condições de contratar alguém no momento e você tenha interesse no assunto, conferir e testar diferentes editores de vídeo pode ser uma solução ideal.

Para ajudar você, preparamos duas listas com programas de edição de vídeo que vão do nível iniciante ao profissional. Confira as opções abaixo e teste as mais interessantes.

Crie seu site com a Wix

Programas de edição de vídeo para iniciantes

Vamos começar com dicas de ferramentas de edição de vídeo com funções mais básicas. São programas recomendados para pessoas que nunca editaram ou tem pouca familiaridade com o assunto e precisam de ferramentas mais simples para criar seus vídeos.

empreendedor usando um programa de edição de vídeo em seu computador

1. Apowersoft Beecut

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

A Apowersoft oferece diversas ferramentas e soluções de multimidia, como conversores de vídeos, removedor de fundo de imagens e também um editor de vídeo muito prático e intuitivo: o Beecut.

Com ele, você consegue facilmente cortar, dividir, mesclar e trabalhar com várias camadas e timelines em seus vídeos.

Além disso, programa de edição de vídeos te permite adicionar transições entre cenas, sobreposições, filtros, efeitos visuais, adicionar texto em vídeos e mais. Vale a pena conferir e experimentar o Beecut da Apowersoft gratuitamente.

2 Movavi

O Movavi é um programa de edição de vídeo para usuários iniciantes e intermediários. Sua interface é simples de entender, mas apresenta alguns recursos mais complexos. Além das funções básicas, a ferramenta também oferece várias opções de ajuste de cor.

Segundo os criadores do Movavi, com apenas 20 minutos de aprendizado é possível dominar o editor de vídeos. Sua Linha do Tempo otimizada tem um grande impacto na facilidade de usar a aplicação, com faixas múltiplas, faixas independentes e um visual fácil de navegar.

3. Renderforest

Banner da Renderforest

A Renderforest é uma plataforma multifuncional online que permite a criação de vídeos de alta qualidade de forma rápida e simples. Com templates predefinidos à sua disposição, tudo o que você precisa é de uma boa ideia para produzir um vídeo interessante.

A ferramenta de criação de vídeos possui um catálogo enorme de templates de animações, slideshows, apresentações corporativas, vídeos explicativos, visualizadores de áudios e muito mais.

Você pode utilizar a versão gratuita ou assinar um plano para usufruir de outros recursos. Uma das grandes vantagens de usar a Renderforest é que todas as páginas estão traduzidas para o português.

4. InVideo

Uma ótima opção para quem está começando a editar e deseja usar modelos prontos em seus vídeos é o invideo. Um dos editores de conteúdo audiovisual mais fáceis de serem utilizados. Seu plano conta com uma grande diversidade de templates premium que podem dar um toque profissional no seu conteúdo.

O InVideo também oferece acesso ao seu banco de vídeos profissional para seus assinantes. Também é possível encontrar elementos específicos para edição de introduções, encerramentos e apresentação de marcas.

O programa pode ser compartilhado entre diversos membros de uma equipe e oferece espaço para armazenar suas edições na nuvem.

5. ClipChamp

O Clipchamp é uma ótima opção para quem não tem muita experiência em edição de vídeos. Com o simples sistema de arrastar e soltar, o software é bem intuitivo e permite a criação de vídeos com aspecto profissional mesmo para quem é iniciante. A ferramenta está disponível via browser, ou seja, não é necessário fazer o download de nenhum programa.

A plataforma disponibiliza templates de vídeo e clipes de áudio que podem ser facilmente customizados. É possível criar vídeos para Youtube, anúncios para Facebook e Instagram, slideshows, entre outras opções.

6. VSDC Free Video Editor

O VSDC Free Video Editor é uma ferramenta de edição de vídeo grátis, intuitiva e fácil de usar. As opções prontas de filtros e efeitos são ótimas para quem está começando a editar.

O programa também facilita a vida de seus usuários com perfis pré-configurados que geram os arquivos certos de acordo com a finalidade escolhida. Uma função que se destaca é a aceleração de hardware que possibilita a renderização de vídeos grandes em alta qualidade em poucos minutos ao invés de horas.

7. Filmora Wondershare

O Filmora é um programa de edição de vídeo recomendado para quem busca criar vídeos simples de uma maneira rápida e efetiva.

O programa conta com alguns recursos avançados que permitem a criação de conteúdos mais elaborados, mas sua maior força está em uma interface simples e intuitiva que ajuda usuários pouco experientes a realizarem bem as funções mais básicas de edição.

8. VivaVideo

O VivaVideo é um aplicativo para edição de vídeo que está disponível para os sistemas Android e iOS. As principais funções de edição estão presentes no app: cortar, recortar, mesclar e adicionar texto.

O editor é uma ótima escolha para Influenciadores e empreendedores que desejam gravar e editar seu conteúdo para as redes sociais direto do seu smartphone. O VivaVideo também conta com filtros criativos e um acervo de músicas que podem ser utilizadas em seus vídeos.

9. iMovie

Apenas os usuários de iOS, seja desktop ou mobile, contarão com acesso a este programa de edição de vídeo.

O iMovie é uma solução de edição que não exige muito conhecimento de seus usuários. Suas funcionalidades são simples, como cortar vídeos, inserir áudios, fazer transições e adicionar texto.

O programa é uma boa porta de entrada para quem deseja aprender como editar, mas suas limitações podem dificultar usuários mais experientes de criarem conteúdos elaborados.

10. VideoPad

Buscando por simplicidade e rapidez? Tente utilizar o VideoPad. O software de edição de vídeo apresenta as funcionalidades mais simples de edição de uma maneira intuitiva, estimulando uma criação mais fluída.

Com mais de 50 efeitos e transições, o programa otimiza os processos de edição apresentando suas ferramentas de uma maneira simples de entender e suporta os principais formatos de vídeo utilizados atualmente.

11. Shotcut

O Shotcut é um software de edição de vídeo gratuito e de código aberto que conta apenas com as funções mais básicas para a criação de vídeos, o que pode ser bom para usuários iniciantes, porém, sua interface conta com muitos itens e pode ser considerada confusa.

Apesar disso, por sua natureza gratuita, o programa conta com muitos tutoriais que ensinam a utilização de suas ferramentas.

12. YouTube Studio

Apenas as funções mais básicas e realmente essenciais estão presentes na ferramenta de edição de vídeos do YouTube.

Ao subir um vídeo na plataforma e utilizar o editor, será possível cortar trechos do vídeo, adicionar trilhas e adicionar o efeito de borrado. Por mais que o YouTube Studio não ofereça a mesma quantidade de recursos com outros itens da lista, ele pode ser a solução para fazer aquele ajuste de última hora em um vídeo que precisa ser publicado.

Leia também nosso artigo sobre como baixar vídeos do YouTube.

13. Horizon

O Horizon é um aplicativo de edição de vídeos para iOS e Android. Contra a corrente dos vídeos verticais que tomaram conta das redes sociais, a proposta do app é criar vídeos horizontais com imagens de qualidade.

Se você pretende gravar algum vídeo externo ou adicionar paisagens na edição, dê uma chance e teste o aplicativo.

14. Magisto

Você está a procura de um aplicativo de edição de vídeo voltado para as redes sociais? Comece a usar o Magisto agora mesmo em seu dispositivo Android ou iOS.

O app conta com templates prontos muito criativos para vídeos e stories. Usuários que gostam de criar montagens dinâmicas utilizando suas fotos irão conferir resultados incríveis.

Programas de edição de vídeo para usuários experientes

Você já tem experiência com edição de vídeos ou pretende contratar um profissional para cuidar do seu conteúdo audiovisual? Confira as melhores ferramentas recomendadas para usuários experientes.

computador mac com elementos de programas de edição de vídeo

1. Adobe Premiere

O Adobe Premiere não poderia ficar de fora da nossa lista de programas de edição de vídeo.

O software é muito popular em produtoras e agências por contar com a integração com outras ferramentas do pacote Adobe. O programa também conta com muitos vídeos e tutoriais para quem deseja aprender a utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.

O programa conta com um dos melhores efeitos de chroma key, para quem deseja gravar em ambientes neutros e recortar o fundo de seus vídeos, em contrapartida, o software é pesado e exige muito dos computadores, o tornando inviável para máquinas com pouca capacidade.

2. Final Cut Pro X

O Final Cut é um software de edição de vídeos profissional exclusivo para usuários de computadores Mac.

O programa tem uma interface muito intuitiva, mas conta com um kit completo de ferramentas de edição. Um de seus aspectos mais relevantes é a velocidade de renderização, muito mais rápida quando compara com outras ferramentas profissionais.

A apresentação em tempo real dos gráficos e efeitos torna a edição de vídeos um processo muito mais fácil e dinâmico. Se você tem um Mac e trabalha com edição, busque conhecer e testar o Final Cut.

3. Vegas Pro

O Vegas Pro é a evolução do antigo editor de vídeos Sony Vegas.

O programa conta com uma função de edição não destrutiva, onde o vídeo original é mantido, com as alterações e mudanças salvas no próprio editor. Além disso, conta com um banco próprio de trilhas sonoras que podem ser usadas em seus projetos.

Apesar de ser uma ferramenta de edição de vídeo profissional, o Vegas Pro busca facilitar sua utilização com o recurso de editar vídeos e áudios com comandos de arrastar e soltar.

4. Lightworks

O Lightworks é um programa de edição de vídeo profissional que pode ser utilizado gratuitamente em sua versão beta, ou pode oferecer acesso a mais recursos através de uma mensalidade.

Apesar de ser uma versão mais básica dos softwares para usuários experientes, o Lightworks conta com tudo que é necessário para produzir vídeos incríveis para as redes sociais, YouTube e projeto em 4K.

5. DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve é muito conhecido por muitos apenas pela qualidade de sua função de correção de cores, mas hoje ele é um programa de edição de vídeo completo que conta com uma versão gratuita básica e uma versão paga com ferramentas avançadas.

Além de sua maestria com cores, o DaVinci também oferece ótimas opções de efeitos visuais, movimento e pós-produção de áudio.

6. HitFilm Express

Com diferentes recursos e uma enorme quantidade de efeitos especiais, o HitFilm é uma ótima opção para edição de vídeo. O software não oferece funções tão completas quanto outros itens da lista, mas a compatibilidade com plug-ins torna sua utilização muito mais fácil.

Esta é sem dúvida uma boa escolha para pessoas que buscam um bom custo benefício.

Use o conteúdo criado com um programa de edição de vídeo para gerar conversões!

Agora você já conta com as ferramentas necessárias para produzir conteúdo em vídeo e melhorar sua taxa de engajamento nas redes sociais e a qualidade do seu canal no YouTube.

Para conseguir extrair o maximo das suas producoes visuais, invista em uma placa de video potente, que extraia o maximo dos seus projetos.

Aproveite esta oportunidade e transforme seus seguidores em leads. Através do seu conteúdo, leve-os para o seu site e use o JivoChat para fazer o atendimento online e guiá-los por todo o processo de vendas.

Início Blog Ferramentas 20 melhores programas de edição de vídeo em 2021
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download