Editor de vídeo para YouTube: 12 melhores programas

atualizado 24 de abril de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O YouTube é a maior plataforma de vídeos que existe na internet. Por isso escolher o melhor editor de vídeo para YouTube é importante para garantir a qualidade do seu conteúdo e fazer com que mais pessoas assistam seus vídeos.

Hoje em dia os vídeos são o tipo de mídia mais consumida na internet, já que é algo fácil de produzir e fácil de assistir.

Consequentemente as empresas e os produtores de conteúdo têm se importado mais com os vídeos em suas estratégias de marketing.

Afim de se comunicar com um público acostumado com conteúdos audiovisuais, o vídeo marketing tem se tornado cada vez mais presente.

Desde os vídeos mais amadores, até as megaproduções, milhares de vídeos são assistidos e publicados dentro da plataforma.

Antes de publicar seus vídeos de qualquer jeito no YouTube, reunimos os melhores editores de vídeos para YouTube para dar uma cara mais profissional sem a necessidade de programas mais robustos.

Qual a importância de aprender a editar vídeos na era digital?

Atualmente, o vídeo é o tipo de mídia que mais capta a atenção do público e está sempre presente no nosso cotidiano, seja na televisão, computador ou nos celulares. Todo vídeo, seja amador ou feito por profissionais de vídeo marketing, conta com uma boa edição.

Com bons cortes, áudio de qualidade, cores bem trabalhadas, entre diversos outros recursos que deixam os vídeos mais atrativos.

Saber editar vídeos pode ser uma habilidade interessante visto que as redes sociais estão sempre com novos conteúdos.

Qual o melhor editor de vídeo para YouTube?

Com diversas ferramentas disponíveis no mercado, oferecendo ferramentas para usuários com níveis de conhecimento diferentes, a melhor opção pode variar de pessoa para pessoa.

Confira a seguir as principais alternativas e escolha o melhor editor para fazer seus vídeos para o YouTube.

1. Apowersoft Beecut

A Apowersoft é uma empresa que conta com diversas ferramentas de soluções de multimídias através das suas plataformas.

Com elas é possível capturar a tela do seu computadorremover fundo de imagens e muitos outros serviços.

O Apowersoft BeeCut é uma ferramenta de edição de vídeos, sendo um dos melhores editor de vídeo para YouTube totalmente gratuito e online. É uma ferramenta bem simples e intuitiva para usar através do próprio navegador.

A ferramenta suporta vários formatos de vídeos, como MP4, MOV, AVI, WEBM e muitos outros.

É possível adicionar ou remover áudio, juntar videos e separar vídeos, organizando o conteúdo na ordem que você quiser em apenas alguns segundos.

Youtubers e produtores de conteúdo podem aproveitar a facilidade e a disponibilidade em várias plataformas para criar vídeos de qualidade e adicioná-los em seu canal sem enrolação.

Ou seja, é possível criar conteúdos de qualidade em viagens, atendendo clientes, em lojas e várias outras possibilidades.

Plataforma: Windows, MacOS, Android e iOS.

Plano: Assinatura mensal, anual ou licença vitalícia

captura de tela da interface do editor de video para youtube beecut

2. Movavi

Com uma interface bem simples de entender, o Movavi é um excelente editor de vídeos para YouTube que não possui muita experiência com programas de edição.

Além das funções básicas, a ferramenta oferece também alguns recursos mais complexos. É possível aprender e dominar o editor de vídeos do Movavi com apenas 20 minutos de aprendizado.

Sua linha do tempo otimizada tem um grande impacto na facilidade de usar a ferramenta, com faixas múltiplas, independentes e uma navegação fácil.

A ferramenta oferece uma experiência gratuita para mostrar a facilidade que o editor oferece.

Vale também falar sobre os recursos adicionais, como: efeitos adicionais para o YouTube, melhoria com IA, removedor de ruído com IA, remoção de fundo com IA e upload direto para o TikTok.

Uma das principais vantagens que o Movavi oferece aos Youtubers é a facilidade de editar seus materiais.

O programa também é muito interessante para quem foca em criar tutoriais ou gravar videoaulas por oferecer recursos de qualidade com essas finalidades.

Plataforma: Windows e MacOS.

Plano: Assinatura anual ou licença vitalícia.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do movavi

3. InVideo

Para quem procura um editor de vídeo para YouTube no celular e não tem muita experiência, recomendamos o InVideo.

Ele é um dos editores de vídeos mais fáceis de usar e conta com alguns modelos já prontos para otimizar o trabalho. Seu principal destaque é ser um editor completo funcionando em seu navegador.

Seu plano conta com uma grande variedade de templates premium que podem ajudar a dar um toque profissional em suas edições. O InVideo também conta com um banco de vídeos profissionais para seus assinantes.

O programa pode ser compartilhado por diversos membros de uma equipe e oferece espaço para armazenar suas edições na nuvem.

Além de contar com elementos específicos para edição, como introduções, encerramentos e apresentação de marcas.

Quem produz muito conteúdo irá aproveitar bastante os modelos prontos oferecidos pelo InVideo para criar vinhetas, edições criativas e tornar seus vídeos comerciais ou de conteúdo mais atrativos.

Plataforma: Web, Android e iOS.

Plano: Assinatura mensal ou anual.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do invideo

4. Adobe Premiere

O Adobe Premiere é um dos editores de vídeos para YouTube mais completo e robusto que existe no mercado. Ele conta com diversas funções e possibilidades de edição, muito usado por profissionais mais experientes.

Com o Adobe Premiere é possível editar diversos projetos ao mesmo tempo, além de a ferramenta suportar todos os formatos de vídeos, inclusive 360 e em qualidades de 8K.

Ainda existe a versão para smartphones, o Adobe Premiere Clipe, que conta com boa parte das funcionalidades presentes na versão para PC.

Assim como outras ferramentas da Adobe, o Premiere é pago e é um dos editores com melhor custo-benefício.

O Premiere oferece aos Youtubers a possibilidade de criar conteúdo no mais alto nível profissional, usando recursos que editores profissionais aplicam no dia a dia.

É preciso investir em estudo, em uma máquina boa e na aquisição do programa, mas caso atenda esses requisitos com certeza irá criar vídeos incríveis.

Plataforma: Windows e MacOS.

Plano: Assinatura mensal ou anual.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do adobe premiere

5. Camtasia Studio

Muito utilizado por criadores de conteúdo educativos, como canais didáticos, tutoriais, videoaulas. O Camtasia Studio é um editor de vídeo para YouTube completo e muito popular.

O software conta com ferramentas de captura de tela que possibilita gravar a tela do computador. Além de contar com um sistema de arrastar e soltar, ícones e gráficos de movimentos e fundos de tela animados.

Indicado para criadores de conteúdo que possuem um conhecimento intermediário de edição. O Camtasia Studio é um programa pago mas conta com um período de teste gratuito.

Essa é mais uma alternativa interessante para criadores de conteúdos que focam em materiais educativos e tutoriais.

Plataforma: Windows e MacOS.

Plano: Licença vitalícia.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do camtasia studio

6. Vegas Pro

Outro editor de vídeo para Youtube indicado para pessoas mais experientes com edição é o Sony Vegas Pro. Se aproxima muito ao Adobe Premiere e é um dos softwares pagos mais utilizados.

Um pouco mais fácil de ser utilizado em relação ao Adobe Premiere, porém conta com alguns recursos a menos do que o concorrente da Adobe.

O seu sistema é baseado em uma linha do tempo e conta com diversas funcionalidades como zoom, corte, adição de textos, efeitos audiovisuais, entre vários outros. Porém, o programa não suporta arquivos no formato MP3 e AVI.

Assim como o Premiere, o Vegas é uma ferramenta profissional de edição. Portanto, é preciso contar com uma máquina potente e a vontade de aprender a editar usando uma ferramenta mais complexa.

A vantagem que o editor oferece é uma alta quantidade de tutoriais disponíveis no YouTube ensinando diversas técnicas de edição.

Plataforma: Windows e MacOS.

Plano: Assinatura mensal, Assinatura anual ou Licença vitalícia.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do vegas pro

7. iMovie

O iMovie é o programa de edição nativo dos dispositivos Apple, tanto iPhones quanto computadores Mac. É uma ferramenta gratuita e permite a criação, edição e compartilhamento entre usuários da Apple.

Geralmente esse programa já vem instalado nos aparelhos Apple, ele conta com uma interface simples e prática, além de permitir integração entre os dispositivos da Apple, possibilitando começar uma edição em um iPad e terminar no seu Macbook.

Através deste editor de vídeo para YouTube é possível fazer cortes, ajustes de áudio, adicionar efeitos de transição, além de poder usar vídeos em alta resolução 4K.

O iMovie ainda conta com filtros, soundtracks, títulos animados e vários outros recursos. É uma boa alternativa para quem conta com dispositivos Apple e deseja criar o básico, mas não deseja investir em alternativas mais robustas de edição.

Plataforma: iOS e MacOS.

Plano: Acesso grátis para dispositivos Apple.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do imovie

8. ClipChamp

Uma excelente opção para quem não possui muita experiência em edição de vídeo, o Clipchamp conta com um simples sistema de arrastar e soltar, além de ser um programa bem intuitivo que permite criar vídeos com aspecto bem profissional.

Não é necessário fazer o download de nenhum programa para usar essa ferramenta, ela está disponível através do seu navegador.

A plataforma conta com diversos templates de vídeos e clipes de áudios que podem ser customizados.

Plataforma: Web, Android e iOS.

Plano: Assinatura mensal ou Assinatura anual.

captura de tela da interface do editor de video para youtube clip champ

9. Wave.video

O Wave.video é um editor de vídeo para YouTube bem simples e fácil de usar, assim como outros listados acima.

Ele é ideal para uma edição de vídeo mais rápida, muito utilizado para quem quer editar vídeo para o YouTube e outras mídias sociais.

Ele conta com uma biblioteca de modelos prontos e permite enviar seus vídeos e editá-los com as funcionalidades disponíveis.

Plataforma: Web, Android e iOS.

Plano: Assinatura mensal ou Assinatura anual.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do wave video

10. Filmora Wondershare

O Filmora é um editor de vídeo para YouTube recomendado para quem procura produzir vídeos simples de uma forma mais rápida e efetiva.

O software conta com recursos avançados que permitem uma criação mais elaborada de conteúdos, mas o seu diferencial é a sua interface simples e bem intuitiva que acaba atraindo usuários com pouca experiência de edição.

Plataforma: Windows e MacOS.

Plano: Assinatura trimestral, Assinatura anual ou Licença vitalícia.

captura de tela da interface do editor de video para youtube do Filmora Wondershare

11. Final Cut Pro X

Assim como o iMovie, o Final Cut é um programa de edição de vídeo exclusivo para usuários de computadores Mac. O programa conta com uma interface bem intuitiva, mas possui um kit bem completo de ferramentas de edição.

Um dos seus diferenciais é a velocidade de renderização, muito mais rápida ao comparar com outros programas de edição de vídeo profissional.

O programa conta com uma apresentação em tempo real dos gráficos e efeitos, tornando o processo de edição de vídeo muito mais dinâmico.

O Final Cut é mais um editor de vídeo profissional. Isso significa que seus recursos são mais avançados e complexos.

Disponível apenas em computadores Mac, o Final Cut conta com um grande acervo de templates, efeitos e plugins que podem ser incorporados para facilitar e otimizar o tempo de edição de Youtubers.

Plataforma: MacOS.

Plano: Licença vitalícia.

captura de tela da interface do editor de video para youtube Final Cut Pro X

12.  VivaVideo

O VivaVideo é um editor de vídeo gratuito para YouTube disponível para dispositivos Android e iOS, esse aplicativo conta com funções de edição como: cortar, recortar, mesclar e adicionar texto.

Uma excelente opção para quem deseja gravar e editar seus vídeos direto do seu smartphone. O VivaVideo também conta com filtros e um acervo de músicas para serem adicionados em seus vídeos.

Youtubers que focam em produzir conteúdo através de dispositivos móveis podem aproveitar essa alternativa gratuita para criar conteúdos de qualidade.

Plataforma: Android e iOS.

Plano: Grátis com compras dentro do app.

captura de tela da interface do editor de video para youtube no celular VivaVideo

Encontrou o seu editor de vídeo para YouTube?

Esperamos que você tenha encontrado o melhor editor de vídeo para YouTube para produzir os seus conteúdos e melhorar a qualidade do seu canal no YouTube ou em outras redes sociais.

Se você já está gravando vídeos e está começando a editar mas não possui uma conta no YouTube, confira nosso artigo para te ajudar a criar um canal no YouTube e comece a publicar suas produções.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download