10 melhores programas para gravar a tela do PC

Índice

Se você tem um computador e esta precisando gravar a tela do PC, seja para compartilhar na internet ou para explicar algo para alguém, será necessário um programa que tenha essa funcionalidade e consiga fazer isso de forma rápida e prática.

Existe uma quantidade considerável de softwares que podem fazer esse serviço. Porém, quais são os que trazem melhores resultados em qualidade para você?

Para te ajudar a encontrar a melhor forma de gravar a tela do PC ou notebook, separamos os melhores programas do mercado.

1. Apowersoft

Para gravar a tela do PC com o Apowersoft é muito simples, basta entrar no site, clicar no botão “start recording”, a seguir, um programa será baixado e pronto, você já vai começar a capturar a tela do computador.

Essa ferramenta, permite você selecionar a área da tela que você quer gravar e oferece a opção de ao terminar, imediatamente já publicar em plataformas como o YouTube, por exemplo. Eles disponibilizam os formatos: MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Além disso, ele também pode ser usado para gravar a tela de celulares com sistema operacional Android e iOS, vale a pena conferir.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

2. Movavi

O Movavi é responsável por desenvolver programas de alta qualidade, robustos e profissionais, voltados para edição de video, criação e principalmente gravar a tela do computador.

Apesar de parecer intimidador, quando falamos de criação profissional, o software de video da Movavi é extremamente intuitivo e de fácil entendimento. Possui ferramentas que permitem escolher áreas específicas da tela que deseja gravar, inclui gravador de áudio, corte de trechos e vem acompanhado de um editor.

Além disso, oferece pacotes complementares para o programa, aonde é possível gravar vídeos em Full HD ou ate mesmo 4k, para um resultado de maior qualidade e mais profissional.

Banner do Screen Recorder da Movavi

3. Streamlabs OBS

Se estiver procurando um programa com uma interface extremamente amigável e moderna, o Streamlabs pode ser a solução. Com ele é possível gravar a tela do PC, realizar transmissões ao vivo, gravar vídeos e áudios.

O programa oferece diversas ferramentas para criadores de conteúdo, que ajudam na hora de utilizar recursos criativos e interativos, como, por exemplo, adicionar alertas, elementos audiovisuais únicos e designs super interessantes.

A configuração não é das mais difíceis, mas pode ser necessário dedicar um tempo para aprender a otimizar a ferramenta.

interface e logo do Streamlabs OBS

4. OBS Studio

Muito conhecido no mundo das transmissões ao vivo e entre criadores de conteúdo visual, O Open Broadcaster Software (OBS) Studio, é um excelente programa para você que deseja gravar a tela do PC.

O programa é completamente gratuito e com ele, é possível capturar áudio e video da tela do seu computador em qualidade Full HD. Seu visual não é muito atrativo igual do Streamlabs e um pouco menos intuitivo, mas o programa tem excelência quando falamos de qualidade.

Atualmente, o software oferece guias para ajudar novos usuários, além da possibilidade de poder escolher separadamente quais faixas de áudio, video ou ate mesmo telas você deseja gravar e alternar conforme necessário durante todo o processo.

Gravar tela do pc com OBS Studio

5. Ezvid

O Ezvid, é um programa exclusivo para Windows, que diferente dos demais, além de atuar como um screen recorder, tem embutido em sua interface, um editor de vídeos para facilitar todo o processo. Bem simples, entrega o que promete e permite gravar telas em qualidade FullHD

Como diferencial, conta com um modo Gamer simplificado, que procura facilitar o upload de vídeos de jogos em plataformas como YouTube e Twitch.

6. Camtasia

O Camtasia te oferece todas as ferramentas em apenas um software. Com ele você pode, gravar a tela do PC, editar vídeos, criar apresentações de negócios, Webinars e permite compartilhar seus vídeos diretamente no YouTube, Google Drive e DropBox.

Uma coisa interessante sobre o Camtasia, é seu plugin com integração direta ao Microsfot PowerPoint, para facilitar apresentações a distância.

7. QuickTime Player

Para usuários que possuem um computador da Apple, recomendamos o QuickTime Player, um software nativo do sistema operacional, sem a necessidade de downloads ou instalações adicionais.

O próprio site da Apple, ensina como gravar a tela do PC com o programa e como você pode utilizar a ferramenta.

Logo do QuickTime Player

8. FlashBack Express

Esse programa, é uma escolha bem interessante para gravar a tela do PC de forma gratuita. Diferente de algumas opções no mercado, o Flashback Express, mesmo em sua versão free, não limita as horas de gravação e não adiciona marcas d’água em seu video.

Com ele, poderá exportar arquivos gravados, selecionar opções de tamanho de tela e áreas de gravação, modo gamer para focar em jogos, etc. Sua interface é bem amigável e de fácil entendimento.

9. Loom

Nesse momento aonde muitos estão trabalhando de casa, uma opção leve e extremamente rápida para gravar a tela do notebook ou computador, compartilhando com os profissionais da sua empresa, é o Loom.

Seu pacote básico, é gratuito, que te permite organizar um grupo de compartilhamento para sua equipe, porem de forma limitada. O site oferece pacotes pagos também, que são focados em oferecer uploads e gravações ilimitados.

10. SharesX

Nossa última recomendação para gravar a tela do computador, é o ShareX, que permite que você crie GIF’s com esses arquivos. O programa esta no mercado a mais de 13 anos de forma gratuita.

Muitas pessoas utilizam o software para criar vídeos e transformá-los em GIF’s usando nas redes sociais e criando conteúdos para páginas no Facebook, Instagram e Twitter. Conta também com a função de identificação de OCR, que permite ler e reconhecer textos em arquivos de imagens e vídeos.

Captura de tela da interface do ShareX

Dicas para gravar a tela do PC

Agora que você já conhece diversos programas e ferramentas capazes de gravar a tela do PC ou notebook, não deixe de aproveitar nossas dicas abaixo para garantir que tenha bons resultados.

Fique atento às configurações do gravador de tela

Cada programa tem seus próprios parâmetros para gravação. Estes definem, por exemplo, qual será o espaço de tela gravado, qual será o valor de FPS (frames por segundo) limite, a qualidade do vídeo e até mesmo o formato do vídeo.

Em alguns casos, você precisará usar um conversor de vídeos para escolher um formato específico que pode ser reproduzido por certo tipo de dispositivo, por exemplo.

Além disso, é importante ter em mente que quanto mais qualidade você optar por ter durante a gravação de vídeo, maior será o tamanho do arquivo final.

Arquivos de vídeo não comprimidos podem pesar dezenas de Gigabytes dependendo da duração do vídeo em questão, ou seja, por quanto tempo você ficou gravando a sua tela.

Enquanto isso, caso você opte por configurações mais leves, como por exemplo limitar o FPS ou gravar a tela em 720p ao invés de 1080p full HD, poderá economizar espaço de armazenamento. Se isso não foi uma opção, você pode considerar adquirir um HD externo e economizar espaço no disco de seu computador ou notebook.

Separe as faixas de áudio

Outra dica importante é aprender como separar as faixas de áudio caso você precise, por exemplo, gravar o seu microfone simultâneamente enquanto grava o áudio do computador.

Ao dividir as faixas de áudio, em um programa de edição você poderá alterar, por exemplo, o volume ou até fazer cortes de áudio individualmente para cada dispositivo gravado.

Por outro lado, se todos os áudios estiverem na mesma faixa, você não conseguirá separá-los e trabalhar individualmente em cada um deles.

Edite os seus vídeos

Por fim, pode parecer óbvio mas o fato é que a maioria dos programas não oferece um vídeo comprimido e realmente otimizado para a maioria das plataformas em sua versão “crua”.

Por isso, recomendamos que use programas de edição de vídeos para que possa realmente atingir o melhor resultado possível a nível de qualidade e também de espaço de armazenamento.

Encontrou o melhor programa para gravar a tela do PC?

Esperamos que algumas dessas ferramentas possa te ajudar a realizar as capturas de tela em seu computador ou notebook.

Aproveite as nossas dicas para certificar-se que o resultado final de suas gravações tenha boa qualidade e não deixe de conferir nosso artigo sobre ferramentas baixar vídeos do Youtube.

Início Blog Ferramentas 10 melhores programas para gravar a tela do PC
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download