Gravar a tela do PC: 10 melhores ferramentas

atualizado 23 de junho de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Se você tem um computador e esta precisando gravar tela do PC, seja para compartilhar na internet ou para explicar algo para alguém, será necessário um programa que tenha essa funcionalidade e consiga fazer isso de forma rápida e prática.

Existe uma quantidade considerável de softwares para gravar tela que podem fazer esse serviço. Porém, quais são os que trazem melhores resultados em qualidade para você?

Para te ajudar a encontrar qual o melhor programa para gravar a tela do PC com áudio ou como gravar a tela notebook, separamos os melhores programas do mercado. Eles irão te garantir acesso a diversos recurso e te ajudar a produzir vídeos incríveis.

Melhores ferramentas para gravar a tela do PC

Atualmente a internet está repleta de ferramentas e soluções de como gravar a tela do computador, nessa lista nós separamos as melhores ferramentas para gravar tela do PC que oferecem os melhores recursos, confira!

1. Apowersoft Screen Recorder

Para gravar a tela do PC com audio o Apowersoft é muito simples, basta entrar no site, clicar no botão "start recording", a seguir, um programa será baixado e pronto, você já vai começar a capturar a tela do computador.

Essa ferramenta, permite você selecionar a área da tela que você quer gravar e oferece a opção de ao terminar, imediatamente já publicar em plataformas como o YouTube, por exemplo. Eles disponibilizam os formatos: MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Além disso, ele também pode ser usado para gravar a tela de celulares com sistema operacional Android e iOS, além de ser uma ótima saída para quem quer saber como gravar a tela do notebook vale a pena conferir.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

2. Movavi Screen Recorder

O Movavi é responsável por desenvolver programas de alta qualidade, robustos e profissionais, voltados para edição de vídeo, criação e principalmente como gravar a tela do computador.

Apesar de parecer intimidador, quando falamos de criação profissional, o software de vídeo da Movavi é extremamente intuitivo e de fácil entendimento.

Possui ferramentas que permitem escolher áreas específicas da tela que deseja gravar, inclui gravador de áudio, corte de trechos e vem acompanhado de um editor.

Além disso, oferece pacotes complementares para o programa, onde é possível gravar a tela do PC em vídeos em Full HD ou ate mesmo 4k, para um resultado de maior qualidade e mais profissional. Um excelente programa para gravar tela do PC Windows.

Banner do Screen Recorder da Movavi

3. Streamlabs OBS

Se estiver procurando um programa com uma interface extremamente amigável e moderna, o Streamlabs pode ser a solução. Com ele é possível gravar a tela do PC, realizar transmissões ao vivo, gravar vídeos e áudios.

O programa oferece diversas ferramentas para criadores de conteúdo, que ajudam na hora de utilizar recursos criativos e interativos, como, por exemplo, adicionar alertas, elementos audiovisuais únicos e designs super interessantes.

A configuração não é das mais difíceis, mas pode ser necessário dedicar um tempo para aprender a otimizar a ferramenta. Ele pode ser utilizado tanto como para gravar a tela do notebook, como um gravador de tela Windows.

interface e logo do Streamlabs OBS

4. OBS Studio

Muito conhecido no mundo das transmissões ao vivo e entre criadores de conteúdo visual, O Open Broadcaster Software (OBS) Studio, é um excelente programa para você que deseja gravar a tela do PC.

O programa é um gravador de tela grátis e com ele, é possível capturar áudio e vídeo da tela do seu computador em qualidade Full HD.

Seu visual não é muito atrativo igual do Streamlabs e um pouco menos intuitivo, mas o programa tem excelência quando falamos de qualidade.

Atualmente, o software oferece guias para ajudar novos usuários para começar a gravar tela do PC, além da possibilidade de poder escolher separadamente quais faixas de áudio, vídeo ou até mesmo telas que você deseja gravar e alternar conforme necessário durante todo o processo.

Gravar tela do pc com OBS Studio

5. Ezvid

O Ezvid, é um programa exclusivo para gravação de tela Windows, que diferente dos demais, além de atuar como um screen recorder, tem embutido em sua interface, um editor de vídeos. Bem simples, entrega o que promete e permite gravar telas em qualidade FullHD.

Como diferencial, conta com um modo Gamer simplificado, que procura facilitar o upload de vídeos de jogos em plataformas como YouTube e Twitch.

Excelente para quem procura uma opção de como gravar a tela do seu noteboook ou desktop.

6. Camtasia

O Camtasia te oferece todas as ferramentas em apenas um software. Com ele você pode, gravar a tela do PC, gravar a tela do notebook, editar vídeos, criar apresentações de negócios, Webinars e permite compartilhar seus vídeos diretamente no YouTube, Google Drive e DropBox.

Uma coisa interessante sobre o Camtasia, é seu plugin com integração direta ao Microsoft PowerPoint, para facilitar apresentações a distância.

Ele uma opção excelente para quem busca uma ferramenta completa, principalmente quando falamos de gravar a tela do Windows.

7. QuickTime Player

Para usuários que possuem um computador da Apple e buscam como gravar a tela do Mac, recomendamos o QuickTime Player, um software nativo do sistema operacional, sem a necessidade de downloads ou instalações adicionais.

O próprio site da Apple, ensina a gravar a tela do PC com o programa e como gravar a tela do seu notebook Apple, permitindo que você crie vídeos incríveis, tanto para produções caseiras e estudantis, como profissionais.

Logo do QuickTime Player

8. FlashBack Express

Esse programa, é uma escolha bem interessante para gravar a tela do PC de forma gratuita. Diferente de algumas opções no mercado, o Flashback Express, mesmo em sua versão free, não limita as horas de gravação e não adiciona marcas d’água em seu vídeo.

Com ele, você poderá exportar arquivos gravados, selecionar opções de tamanho de tela, áreas de gravação, modo gamer para focar em jogos, etc.

Sua interface é bem amigável e de fácil entendimento, fazendo com que ele seja uma opção completa de gravador de tela para PC.

9. Loom

Nesse momento aonde muitos estão trabalhando de casa, uma opção leve e extremamente rápida, ideal para quem busca como gravar a tela do notebook ou computador, compartilhando com os profissionais da sua empresa, é o Loom.

Seu pacote básico, é gratuito, que te permite organizar um grupo de compartilhamento para sua equipe, porem de forma limitada.

O site oferece pacotes pagos também, que são focados em oferecer uploads e gravações ilimitados.

10. SharesX

Nossa última recomendação para gravar a tela do computador, é o ShareX, que permite que você crie GIF’s com esses arquivos.

O programa é um gravador de tela grátis que esta no mercado a mais de 13 anos e é ideal para gravar a tela do Windows.

Muitas pessoas utilizam o software para criar vídeos e transformá-los em GIF’s usando nas redes sociais e criando conteúdos para páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

Conta também com a função de identificação de OCR, que permite ler e reconhecer textos em arquivos de imagens e vídeos.

Captura de tela da interface do ShareX

Como gravar a tela do PC no Windows 10

Agora que você já conhece diversos programas e ferramentas capazes de gravar a tela do PC ou notebook, não deixe de aproveitar nossas dicas abaixo para garantir que tenha bons resultados.

Windows + G

gravar tela do windows

O sistema operacional da Microsoft possui um screen recorder nativo, uma ferramenta muito interessante que permite gravar a tela do Windows, através de um recurso do sistema chamado Xbox Game Bar, que entrega ao publico gamer diversos recursos muito interessantes.

Para utilizar a ferramenta, basta pressionar as teclas Windows + G que o programa irá abrir.

Após aberto você vera uma janela com botões para tirar foto, iniciar a gravação de tela, habilitar ou desabilitar o microfone, além de uma janela para mixagem de áudio.

Como gravar a tela do PC no Windows 11

Confira a seguir um passo a passo de como grava a tela do PC no Windows 11 sem precisar de programas.

captura de tela da ferramenta de captura do windows 11 para gravar tela do PC

  1. Busque por "Ferramenta de Captura" na barra de pesquisa do Windows 11
  2. Acesse a opção de gravação de tela pelo ícone de câmera filmadora
  3. Inicie uma nova gravação clicando em "Novo"
  4. No canto superior de sua tela irá aparecer o menu de gravação
  5. Para começar a gravar, selecione a janela e clique em "Iniciar"
  6. A janela escolhida irá ficar marcada em um quadrado pontilhado durante a gravação, para que seja possível identificar o espaço que está sendo gravado
  7. Depois da gravação ser completada, clique no botão vermelho "Interromper a gravação"
  8. Será possível pré-visualizar seu vídeo antes de salvá-lo
  9. Para salvar, clique no ícone de disquete que está no canto direito superior
  10. Escolha a pasta de destino e salve seu arquivo

Como gravar a tela do PC no Mac

Assim como no Windows 10, o macOS possui uma solução nativa que permite gravar a tela do PC, essa ferramenta é bem simples e conta com diversos recursos, que em muitos momentos dispensam o uso de softwares mais elaborados.

O macOS adicionou em suas versões mais recentes o macOS Mojave, uma central de comandos completa para gravar a tela do PC, seja no formato de imagens ou em vídeos. Para gravar tela do PC é bem simples:

  1. Para começar a gravar a tela do PC no Mac, combine as teclas Shift + Command + 5 (caso utilize um teclado não-Apple, o comando é Shift + Botão Windows + 5);
  2. Para gravar tela toda, clique no botão "Gravar Tela Inteira" e em seguida, clique em qualquer área da tela;
  3. Agora, para gravar tela de uma área especifica, selecione o botão "Gravar Área Selecionada", ajuste a região da tela que deseja gravar e clique em "Gravar";
  4. Para terminar a gravação, selecione o botão "Parar".

Além dessas opções para gravar a tela do PC no Mac, essa ferramenta permite ajustar o tempo de gravação, local onde o vídeo será salvo e possibilidade de gravar com o microfone ligado ou não, para isso basta acessar o menu "Opções".

Fique atento às configurações para gravar a tela do PC

Cada programa tem seus próprios parâmetros para gravação. Estes definem, por exemplo, qual será o espaço de tela gravado, qual será o valor de FPS (frames por segundo) limite, a qualidade do vídeo e até mesmo o formato do vídeo.

Em alguns casos, você precisará usar um conversor de vídeos para escolher um formato específico que pode ser reproduzido por certo tipo de dispositivo, por exemplo.

Além disso, é importante ter em mente que quanto mais qualidade você optar por ter durante a gravação de tela, maior será o tamanho do arquivo final.

Por isso é muito importante ter o espaço disponível antes de começar a gravar a tela do seu PC.

Arquivos de vídeo não comprimidos podem pesar dezenas de Gigabytes dependendo da duração do vídeo em questão, ou seja, por quanto tempo você ficou gravando a sua tela.

Enquanto isso, caso você opte por configurações mais leves, como por exemplo limitar o FPS ou gravar a tela em 720p ao invés de 1080p full HD, poderá economizar espaço de armazenamento.

Se isso não for uma opção, você pode considerar adquirir um HD externo e economizar espaço no disco de seu computador ou notebook.

Separe as faixas de áudio

Outra dica importante é aprender como separar as faixas de áudio caso você precise, por exemplo, gravar o seu microfone simultaneamente enquanto grava o áudio do computador.

Ao dividir as faixas de áudio, em um programa de edição você poderá alterar, por exemplo, o volume ou até fazer cortes de áudio individualmente para cada dispositivo gravado.

Por outro lado, se todos os áudios estiverem na mesma faixa, você não conseguirá separá-los e trabalhar individualmente em cada um deles.

Edite os seus vídeos

Por fim, pode parecer óbvio mas o fato é que a maioria dos programas não oferece um vídeo comprimido e realmente otimizado para a maioria das plataformas em sua versão "crua".

Por isso, recomendamos que use programas de edição de vídeos para que possa realmente atingir o melhor resultado possível a nível de qualidade e também de espaço de armazenamento.

Encontrou o melhor programa para gravar a tela do PC?

Esperamos que algumas dessas ferramentas possa te ajudar a realizar as capturas de tela em seu computador ou notebook. Não se esqueça que computadores com sistema Windows possuem a função Windows + G, um atalho que te garante acesso a uma ferramenta excelente.

Aproveite as nossas dicas para certificar-se que o resultado final de suas gravações tenha boa qualidade e não deixe de conferir nosso artigo sobre ferramentas baixar vídeos do Youtube.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download