Streamer: O que é e tudo que você precisa para se tornar um

Tempo de leitura10 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Atualmente, ser um streamer tem se tornado cada vez mais uma profissão muito comum entre os jovens, principalmente entre aqueles que amam jogar e gostariam de trabalhar de casa, focados em criar conteúdo. Porém, para ter sucesso nesse universo é preciso estar atento a uma série de fatores que influenciam diretamente a qualidade de conteúdo que você cria e a retenção do público. 

Para te ajudar a tentar conquistar o trabalho dos seus sonhos, nós da JivoChat, preparamos uma explicação completa sobre o que é streaming, como começar a realizar stream, quais programas utilizar e diversas outras dicas que são essenciais para que você tenha tudo que precisa para investir nessa carreira.

O que é streaming?

O streaming é uma tecnologia utilizada para realizar transmissões contínuas, com o objetivo de conseguir distribuir para o mundo diversos conteúdos digitais como vídeos e áudios. O principal atrativo e diferencial desta tecnologia é que você não precisa realizar nenhum tipo de download para consumir aquela mídia.

O mais comum e mais utilizado quase todos os dias pelas pessoas é o streaming on demand, como a Netflix e o Spotify, que salvam os episódios, as músicas da sua banda e da sua série favoritas em um servidor na nuvem e você pode acessá-los através do site ou do aplicativo disponibilizado pela empresa. Para conseguir assistir, o seu computador salva essas informações de forma temporária e envia elas quase que imediatamente após para o servidor novamente.

aparelhos eletrônicos recebendo informações da nuvem para explicar o que é streaming

A outra tecnologia, muito utilizada no mundo dos games é o live streaming, que funciona a partir de uma transmissão ao vivo muito parecida com o que já existe nas televisões, porém é feito na internet e utiliza plataformas prontas para isso como Twitch.tv, YouTube Live, Facebook Gaming, Booyah, NimoTV, etc. Esse é o recurso principal utilizado por um streamer para criar conteúdo, se aproximar do seu público e gerar interações com uma comunidade.

Muitas empresas de jogos utilizam a transmissão ao vivo para transmitir partidas profissionais e campeonatos. Atualmente, com a popularização dessas plataformas, algumas federações de esportes como NBA têm transmitidos jogos na Twitch através de canais de streamers famosos.

O que é um streamer?

De maneira geral, o streamer é a pessoa que está realizando e é responsável por aquela transmissão ao vivo ou live stream, ou seja, é quem transmite qualquer tipo de conteúdo ao vivo em qualquer uma das plataformas que falamos anteriormente.

Dentro desse universo existem personalidades muito famosas que são referência quando falamos de streamer. No Brasil temos pessoas como o Alan "Alanzoka" Ferreira com 5.3 milhões de seguidores na Twitch e que realiza transmissão de jogos variados como Rocket League, Call of Duty e diversos lançamentos de games.

Outro exemplo muito marcante de streamer no Brasil é o Alexandre "Gaules" Chiqueta, um fenômeno entre a comunidade de Counter-Strike, que por diversas vezes quebrou recordes de transmissão com mais de 300 mil pessoas simultaneamente. Gaulês ganhou espaço pela sua humildade, bom humor e criatividade, inclusive é o único streamer da plataforma que possui os direitos de transmissão da NBA aqui para o Brasil, além de diversos campeonatos de Counter Strike Global Offensive.

Esses são apenas dois exemplos, o Brasil possui diversos streamers de sucesso como Bruno "Nobru" Goes que é jogador profissional de FreeFire pelo Corinthians, Felipe "Yoda" Noronha que foi jogador profissional de League of Legends e hoje é streamer profissional. Por último temos o Rafael "Cellbit" Lange, responsável por transmitir um dos RPG mais assistidos do Brasil conhecido como Ordem Paranormal.

O que você precisa para se tornar um streamer?

O primeiro passo para se tornar um streamer é ter um computador com boas configurações e uma internet com uma boa taxa de velocidade e de upload, como por exemplo uma conexão em fibra óptica que oferece uma maior estabilidade e melhores taxas de transferência.

Para realizar transmissões ao vivo, a Twitch recomenda que você tenha as seguintes configurações:

  • Processador: Intel Core i5-4670 ou um AMD equivalente;
  • Memória RAM: 8GB;
  • Placa de vídeo: Integrada compatível com DirectX 10.

Claro que essas recomendações são para jogos extremamente leves ou transmissões onde o foco do streamer é criar um conteúdo voltado para conversas, discussões, reações de vídeos ou até mesmo para aqueles que amam cozinhar.

Além de um computador, é necessário que você tenha alguns equipamentos básico que vão permitir que você se comunique com quem está assistindo, ou seja, é preciso investir em equipamentos como:

  • Uma boa webcam ou câmera;
  • Um microfone dedicado ou um Headset com fone microfone;
  • Um software para configurar e realizar a transmissão.

Agora, caso seu foco seja se tornar um streamer de jogos mais populares ou até mesmo dos mais novos lançamentos do mercado, apostando em um conteúdo variado, é recomendado que você tenha um computador com um bom processador, uma boa quantidade de memória RAM e o mais importante é que ela possuam uma placa de vídeo dedicada com bom desempenho.

Escolher a melhor plataforma para você

Agora, o próximo passo para que você se torne um streamer é decidir em qual plataforma você quer realizar suas transmissões e centralizar todo o seu contéudo. Atualmente existem diversas plataformas no mercado, dentre as mais populares estão: Twitch.tv, YouTube Live, Facebook Gaming, Nimo TV e Booyah.

  • Twitch: A Twitch é a plataforma de streaming mais popular do mercado, ela possui diversas ferramentas e recursos de interação para que você se aproxime da sua comunidade, como votações, emotes, emblemas para inscritos pagos, etc. Além disso, ela possui um sistema prático para que você consiga monetizar o seu canal.
  • Facebook Gaming: O Facebook lançou há pouco uma página dentro da rede social dedicada exclusivamente para transmissões ao vivo e você, streamer. Ideal para quem já possui uma página com bastante seguidores ou busca centralizar a comunicação com sua comunidade.
  • Booyah: Esta é a plataforma mais recente da lista, lançada em 2020 pela Garena, empresa proprietária do Free Fire. Esta é uma excelente plataforma para quem busca crescer no meio do Battle Royale ou do FreeFire, afinal os grandes nomes da indústria estão aqui.
  • Nimo.Tv: A Nimo é a melhor opção caso você seja um streamer com foco em games mobile. Ela foi lançada em 2019 e já apresenta números bem expressivos, principalmente com parcerias como Free Fire e LOUD.
  • YouTube Live: Optar por realizar transmissões no YouTube garante que seu conteúdo fique todo centralizado em apenas um lugar, criando um canal único onde sua comunidade e seus seguidores podem encontrar todo seu conteúdo de forma organizada e prática.

Defina os Softwares que você irá utilizar

Para conseguir ser um streamer e realizar suas transmissões ao vivo ou criar vídeos para introdução do seu canal e pro seu YouTube, você irá precisar utilizar algum software de transmissão e um software para editar vídeos. A seguir, vamos recomendar alguns programas que vão te ajudar a realizar seu sonho de se tornar um streamer.

Streamlabs OBS

O Stream Labs OBS é um dos melhores programas disponíveis atualmente para você que está se tornando um streamer e criador de conteúdo. O software pode ser utilizado para realizar transmissões ao vivo em diversas plataformas das quais falamos, além de poder ser utilizado para gravar vídeos ou gravar a tela do seu computador.

Sua interface é um tanto quanto intuitiva, o que pode ajudar muito um streamer iniciante a não se sentir intimidado pela ferramenta. Ele oferece diversas ferramentas para que você possa utilizar durante a sua transmissão, tornando ela muito mais divertida, criativa e interativa, como por exemplo adicionar alertas, elementos audiovisuais únicos e design exclusivo para sua identidade visual.

OBS Studio

Outra opção de software para realizar suas transmissões é o Open Broadcaster Software, conhecido como OBS Studio, um excelente programa que também pode ser utilizado para gravar vídeos e a tela do seu computador.

Ele possui um visual um pouco mais antigo que o Stream Labs e pode ser intimidador para novos streamers e criadores de conteúdos. Porém ele é um programa completo, com todos os recursos necessários para que você possa ser criativo.

Muitos dos maiores streamers do mundo, inclusive alguns que citamos anteriormente, utilizam o OBS. Além disso, é possível encontrar na internet diversos tutoriais e vídeos que vão te ajudar a aprender tudo que você precisa saber.

Apowersoft Beecut

Como falamos anteriormente, além das transmissões ao vivo, um streamer precisa estar preparado para criar outros tipos de conteúdo e editá-los, como por exemplo vídeos exclusivos para o seu canal no YouTube com melhores momentos da sua livestream, guias para um jogo em que você é especialista ou até mesmo atualizações para manter sua comunidade e seu público sempre informados.

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

O Apowersoft é uma ferramenta completa, por que além do recurso para editar vídeos conhecido como Beecut, ele proporciona uma ferramenta para gravar a tela do PC, gravar áudios e até remover o fundo de imagens, para criar thumbnails para seu vídeo ou transmissão.

Com ele você consegue aparar, cortar, dividir e até mesclar partes e fragmentos do seu vídeo de forma extremamente fácil e intuitiva, tornando todo o processo de edição de vídeos muito mais prático.

Movavi

O Movavi é um excelente editor de vídeos para quem pensa em ser streamer e não possui muita experiência com esses programas de edição. Sua interface é intuitiva e amigável, perfeita para iniciantes e também pessoas experientes.

Ele oferece funções básicas e recursos mais complexos, atendendo todos os estilos de criadores de conteúdo. Um streamer que gerencia suas próprias edições de vídeo consegue aprender o básico em apenas 20 minutos com o programa devido a sua praticidade.

InVideo

 Caso queira investir em uma ferramenta que vai te ajudar a editar e criar seus vídeos, recomendamos o InVideo. Um programa que permite que o streamer compartilhe o uso dele com sua equipe de edição, armazenando elas na nuvem e para que vocês se mantenham aliados durante o processo de criação.

Ele é considerado um dos programas mais fáceis de se utilizar no mercado, contando com diversos modelos de edição pronto para agilizar seu trabalho e otimizar o tempo. O plano premium traz uma grande variedade de templates profissionais para que você sempre possa entregar o melhor conteúdo possível para sua comunidade.

Quanto um streamer ganha por sub ou inscrito?

Essa pergunta não possui uma resposta exata, cada uma das plataformas que listamos durante o artigo recompensa e paga os streamers de formas diferentes, com critérios, regras e taxas diferentes. 

Um streamer afiliado da plataforma Twitch ganha um valor completamente diferente de um streamer com o status de Parceiro na plataforma, com porcentagens de repasse e valores que dependendo do contrato que ele possui com a plataforma.

Já no YouTube, por exemplo, o streamer pode definir o valor que o seu seguidor irá pagar para fazer parte de cada uma das categorias da sua comunidade. Já na Twitch esses valores são definidos pela plataforma e são fixos, divididos em Inscrição Tier 1, Tier 2 e Tier 3, onde cada uma custa mais e repassa um maior valor para o streamer.

Aprendeu o que é um streamer e como se tornar um?

Esperamos ter ajudado você a entender tudo que você precisa saber sobre o que é ser um streamer e tudo que você precisa para se tornar um e começar trabalhar com criação de conteúdo e transmissões ao vivo.

Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download