Como Melhorar o Relacionamento Com o Cliente

Descubra a importância de manter uma relação de confiança e o que fazer para melhorar o relacionamento entre a marca e seus clientes

Hoje, em todo nicho de mercado e para empresas que atuam tanto no ambiente físico quanto no digital, trabalhar com foco no cliente pode ser considerado um pré-requisito para fazer seu negócio crescer.

Foco no cliente não significa apenas oferecer produtos de altíssima qualidade ou preços competitivos. É necessário investir em fortalecer e manter um excelente relacionamento com o cliente.

Para ajudá-lo a engajar mais consumidores e aproximá-los à sua marca, trouxemos algumas dicas de ouro que você deve começar a seguir imediatamente. Mas antes, vamos apresentar alguns números importantes sobre o assunto.

Por que o relacionamento com o cliente é importante?

Não é incomum que novos empreendedores ou mesmo pessoas já estabelecidas no mercado não tenham dados concretos sobre o valor real de manter um bom relacionamento com seus consumidores.

Para que você possa ter uma visão realística, confira alguns dados apresentados pela StayApp - uma empresa focada em programas de fidelidade e ações de retenção:

A partir destes dados, fica fácil identificar porque vale a pena investir em cada cliente individualmente, engaja-los e aproximá-los de sua marca.

Finalmente, está na hora de falar sobre o que seu negócio pode começar a fazer imediatamente para transformar o relacionamento com o cliente em uma alavanca para crescimento.

Transforme o atendimento em um diferencial competitivo

Como já mencionado nas estatísticas apresentadas, o atendimento ao cliente obviamente têm um enorme impacto na relação entre a empresa e seus consumidores.

Por isso, é importante otimizar seus serviços, treinar sua equipe e transformá-lo em um diferencial competitivo. Este trabalho envolve:

Estes são apenas alguns dos pilares para que você possa atingir a excelência no atendimento. Não deixe de conferir nosso conteúdo com todas as dicas que você precisa seguir para conquistar clientes.

Integre seus canais

É verdade que o atendimento ao cliente é um dos fatores de maior impacto na gestão de relacionamento com o cliente, porém, ele não é o único.

Para que possa se destacar da concorrência, será necessário colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor.

Hoje, o modelo de atendimento multicanal já não é o suficiente para satisfazer consumidores. Isso porque não há troca de informações entre os canais, o que consequentemente faz com que clientes não sejam identificados por diferentes representantes e operadores ao transitar entre os pontos de comunicação.

É exatamente para resolver esta questão que cada vez mais empresas estão integrando seus canais e buscando implementar uma estratégia omnichannel - onde tudo está integrado e trabalha em conjunto para oferecer uma experiência sem interrupções ao consumidor.

Ofereça atendimento omnichannel para melhorar o relacionamento com o cliente

No omnichannel, sua equipe terá acesso a todas as informações referentes ao cliente, assim como histórico de atendimento, histórico de compras, entre outras informações relevantes para que haja continuidade.

Dessa forma, clientes nunca mais precisarão repetir seus problemas e necessidades sempre que forem transmitidos para outro setor ou migrarem do chat online na loja para o atendimento por telefone, por exemplo.

Faça follow up e pós-venda

Fazer acompanhamentos e empregar estratégias de pós-venda para manter o relacionamento com o cliente pode parecer algo óbvio, mas a verdade é que muitos negócios ainda abandonam seus consumidores após a primeira venda.

Por isso, para que seu negócio possa efetuar vendas recorrentes, alavanque seus canais e mantenha um relacionamento de confiança com seus clientes. Na hora de fazer follow up, inclua informações como:

Trabalhar de forma personalizada com cada cliente é importante - além de ajudá-lo a otimizar a utilização de seus recursos.

Segmente sua base de acordo com as necessidades, preferências, desafios e outras informações relevantes para que possa sempre apresentar conteúdo relevante em campanhas de marketing digital.

Utilize uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de investir em um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente).

Como o próprio nome já indica, estes sistemas são projetados para ajudá-lo a estruturar seus processos e a comunicação entre a equipe de vendas e os consumidores.

Dessa forma, fica fácil criar seu funil de vendas e acompanhar as etapas de cada comunicação, como por exemplo “enviar proposta”, “cobrar retorno”, “fechar pedido”, “enviar e-mail com pesquisa de satisfação”, entre outras tarefas.

Confira nossa lista com os melhores CRMs disponíveis no mercado e descubra porque vale a pena investir.

Use o JivoChat para conquistar e reter clientes

Agora que você sabe a importância de prezar pelo relacionamento com o cliente e o que pode ser feito para fortalecer a interação entre o consumidor e sua marca, está na hora de colocar essas dicas em práticas e impulsionar seus resultados.

Para isso, que tal começar instalando o JivoChat gratuitamente em sua página para que possa oferecer o canal de atendimento que apresenta o maior índice de satisfação entre os consumidores digitais?

Com nosso chat online, você pode conversar com clientes em tempo real, responder às suas dúvidas e resolver problemas enquanto os mantém em sua página.

E claro, aproveite para integrá-lo ao seu sistema CRM e otimize o desempenho de sua equipe. Boas vendas!

2019/11/27

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