15 Técnicas de vendas para impulsionar negócios

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Vender não é tão simples quanto oferecer um produto e aguardar até que alguém finalmente tenha interesse em comprá-lo. Se as maiores marcas do mercado não fizessem o uso de técnicas de vendas e persuasão para fechar mais negócios, elas provavelmente não teriam chegado onde estão hoje.

É verdade que alguns produtos se vendem sozinhos. Porém, isso não significa que você não consiga melhores resultados investindo no relacionamento com o cliente e tomando ações que impulsionam suas chances de converter.

Para ajudá-lo a gerar mais resultados em seu negócio, confira algumas das melhores técnicas de vendas que você precisa começar a usar imediatamente.

O que são técnicas de vendas?

Técnicas de vendas são métodos e estratégias aplicados para se conectar e interagir com potenciais clientes em todas as fases do processo de venda, desde a prospecção até o fechamento do negócio. O objetivo dessas técnicas é aumentar a eficiência nas vendas, melhorar a comunicação com os clientes e influenciar positivamente suas decisões de compra.

Essas abordagens incluem diferentes práticas que os vendedores podem adotar para captar o interesse dos clientes, identificar suas necessidades, apresentar produtos ou serviços de maneira persuasiva e negociar de forma eficaz. As técnicas de vendas são usadas em diversas etapas, como:

  • Identificação de potenciais clientes
  • Primeira abordagem
  • Demonstração de produtos/serviços
  • Negociação de termos
  • Fechamento de vendas
  • Suporte pós-venda

O ponto principal das dicas de vendas é criar valor para o cliente e construir uma relação de confiança. Métodos agressivos ou manipulativos podem prejudicar a imagem do vendedor e da empresa. Assim, a ética e a autenticidade devem guiar todas as interações com os clientes.

Qual a importância das técnicas de vendas?

A relevância das técnicas de vendas é indiscutível. Em qualquer tipo de negociação, sempre há incerteza quanto à reação do cliente, independentemente da familiaridade com o produto ou serviço oferecido. Isso vale tanto para vendas simples quanto para transações mais complexas, como no modelo B2B.

Essas dicas de vendas são essenciais para superar esses obstáculos, aumentando significativamente as chances de sucesso.

Além disso, elas não só funcionam como ferramentas para alcançar resultados comerciais, mas também são fundamentais para oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade, pautado pela honestidade e consistência. Aqui estão alguns motivos pelos quais as técnicas de vendas são tão importantes:

Condução estratégica

A condução estratégica nas vendas funciona como um plano inteligente para o vendedor. Ele pesquisa o cliente antecipadamente, faz perguntas relevantes para entender suas necessidades e, em seguida, demonstra como o produto pode ser a solução.

Quando surgem dúvidas, o vendedor as esclarece de maneira convincente e, na hora certa, direciona a conversa para fechar o negócio, oferecendo incentivos, como descontos por tempo limitado. Após a venda, o vendedor mantém o contato para garantir que o cliente está satisfeito e utilizando o produto corretamente.

Por exemplo, imagine um vendedor de software que estuda uma empresa antes de falar com o proprietário. Durante a reunião, ele pergunta sobre os desafios do negócio e depois apresenta o software como a solução ideal.

Quando o proprietário menciona o preço, o vendedor oferece uma promoção, caso a decisão seja imediata. Após algum tempo de uso do software, o vendedor faz um follow-up para saber se tudo está funcionando conforme esperado.

Esse é o exemplo de uma condução estratégica eficiente nas vendas.

Capacidade de adaptação

A flexibilidade é uma habilidade-chave nas vendas, permitindo que o vendedor ajuste sua abordagem com base nas reações e necessidades do cliente. Se um cliente demonstrar preocupação com o preço, o vendedor pode destacar os benefícios de longo prazo.

Se houver hesitação em relação ao produto, o vendedor pode compartilhar exemplos de casos bem-sucedidos. A capacidade de ajustar o ritmo da conversa, seja para acompanhar a agilidade ou a cautela do cliente, mostra que o vendedor está atento e comprometido com a satisfação do cliente.

Essa adaptação torna a conversa mais relevante e aumenta as chances de converter o interesse em uma venda.

Superação de objeções

Lidar com as objeções do cliente é uma parte essencial do processo de vendas. Quando surgem dúvidas, as técnicas de vendas permitem que o vendedor responda de maneira clara e tranquilizadora.

Por exemplo, se o cliente achar o produto caro, o vendedor pode justificar o valor com base nos benefícios oferecidos. Se houver incerteza sobre a qualidade, o vendedor pode fornecer depoimentos de clientes satisfeitos.

Superar objeções é fundamental para construir confiança, e vendedores que dominam essa habilidade conseguem guiar os clientes com segurança até a decisão de compra.

Aumento da taxa de conversão

A aplicação consistente das dicas de vendas pode aumentar significativamente as conversões. Quando o vendedor segue um processo bem-estruturado, a probabilidade de aproveitar todas as oportunidades de venda é maior.

Por exemplo, ao identificar uma preocupação com o preço, o vendedor pode apresentar os benefícios de forma convincente, mostrando que o investimento vale a pena. Dessa forma, essas técnicas ajudam a transformar conversas em vendas concretizadas, resultando em maior sucesso comercial.

As melhores técnicas de vendas para aplicar no seu negócio

Agora que você compreendeu o que são as técnicas de vendas e sua relevância, que tal explorar as dicas de vendas mais eficazes para aplicar em diferentes momentos da negociação? Veja a seguir:

1. Conheça o seu público

Uma das mais importantes técnicas de vendas e a primeira em nossa lista está relacionada diretamente ao cliente. Mais especificamente, ao público de seu próprio negócio.

De acordo com seu nicho ou área de atuação, para que consiga realmente engajar e abordar clientes da maneira mais adequada, é necessário entender exatamente quem é seu público.

Como já apresentado no famoso livro de Neil Rackham, SPIN Selling, durante uma venda é necessário fazer perguntas que te permitem identificar os desafios, dores, preferências e necessidades do consumidor.

Só assim será possível reconhecer qual de seus produtos conseguirá atendê-lo da melhor forma. Essencialmente, de forma prática, a ideia é não tentar vender carne ao cliente vegano.

2. Ajude os clientes a entender o que eles realmente precisam

Conhecer o perfil do seu público-alvo, por si só, não é suficiente para personalizar a venda.

É necessário adaptar sua abordagem às necessidades específicas de cada consumidor. Depois de identificar os principais desafios do cliente, destaque as características do seu produto que podem resolver esses problemas.

Personalize sua proposta e enfatize esses pontos enquanto também apresenta outros benefícios que o produto ou serviço oferece.

Às vezes, os clientes podem não se interessar por funcionalidades "extras", mas, desde que o produto atenda à sua necessidade principal, ele continuará interessado.

Muitas vezes, o cliente não tem uma ideia clara do que realmente precisa para superar seus desafios ou atender às suas demandas. Entender exatamente o que ele procura é essencial para fechar a venda.

Essa abordagem faz com que o cliente perceba que você compreendeu suas dificuldades e expectativas, assim como a solução que sua empresa oferece para resolvê-las.

Ao praticar essa técnica, os clientes lembrarão de como você foi útil, tornando-se mais propensos a retornar e realizar novas compras. Portanto, é crucial estabelecer uma relação de confiança com seus clientes.

3. Foque nos benefícios

Essa é outra das técnicas de vendas apresentadas no livro SPIN Selling. Durante a interação com o consumidor, não foque simplesmente em falar sobre as especificidades do produto em questão.

Ao invés disso, tente conectar a venda aos sentimentos do consumidor - essencialmente, não venda características, venda benefícios.

Para exemplificar, considere um exemplo de venda de características:

"Este smartphone possui um processador Snapdragon 845 com processamento gráfico Adreno 630 e oferece Secure Processing Unit (SPU)."

E compare ao exemplo de venda de benefícios:

"Este smartphone possui um processador Snapdragon 845, de última geração - que é mais rápido, capaz de rodar aplicativos pesados, além de ser equipado para melhorar suas fotografias e gravação de vídeos. Além disso, ele oferece uma nova tecnologia de segurança que ajuda a proteger sua privacidade ao usar o smartphone"

Percebeu a diferença?

No primeiro exemplo, as especificações do produto podem parecer não ter nenhum valor para o consumidor. Enquanto isso, no segundo exemplo o vendedor foi capaz de relacionar as características à experiência de uso do cliente, falando sobre fotografia, velocidade para rodar aplicativos e segurança.

4. Construa seu planejamento com um funil de vendas

Esta é uma técnica de vendas relacionada aos seus processos internos e pode ajudá-lo a estruturar e acompanhar a jornada do cliente da melhor maneira possível.

O funil de vendas é um modelo estratégico que divide a jornada de compras pela qual o cliente passa em etapas bem delimitadas.

Ele normalmente é separado entre topo do funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo do funil (BoFu), onde no topo o consumidor é considerado um prospect que precisa ser impactado até que reconheça que possui um problema e que sua empresa oferece uma solução (meio do funil) e, eventualmente, realize uma compra (fundo do funil).

Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) também podem ajudá-los a estruturar seu funil de vendas, distribuir atividade e organizar a comunicação com o cliente.

Dessa forma, etapas como "enviar orçamento", "cobrar retorno sobre orçamento", "reunir com o cliente", entre outros exemplos podem ser facilmente acompanhadas.

Construa seu funil de vendas

5. Conquiste a confiança do cliente e atende com atenção

Independentemente do seu segmento de atuação, para convencer o cliente de que seus produtos ou serviços são a solução ideal para os desafios que ele enfrenta, é fundamental construir uma relação de confiança.

Quantas vezes você já recebeu uma resposta de um vendedor e ficou com a impressão de que ele não tinha certeza do que estava falando ou estava apenas tentando encerrar a conversa rapidamente?

Esse é exatamente o tipo de situação que você deve evitar ao interagir com seus clientes. Mesmo que o consumidor não esteja pronto para fechar o negócio naquele momento, sua credibilidade pode ser o fator decisivo que o fará voltar no futuro para concluir a compra. Resumindo: seja sempre transparente e honesto.

Pode parecer algo simples, mas essa prática de vendas tem um impacto significativo na satisfação do cliente.

Quando falamos em atender com atenção, estamos nos referindo a realmente escutar todas as perguntas e necessidades do cliente, para que você possa responder a cada uma delas de forma clara e completa.

Por exemplo, imagine que um cliente entre em contato através do chat online de sua loja e pergunte: "Esse fone de ouvido é compatível com o novo iPhone? Qual é o prazo de entrega para Curitiba?"

Agora compare as duas possíveis respostas do vendedor:

Resposta A: "Sim, ele é compatível! O prazo de entrega é de 3 dias úteis."

Resposta B: "Olá! Sim, o fone é compatível com qualquer smartphone que tenha Bluetooth 2.0 ou superior, incluindo o novo iPhone. O prazo padrão de entrega é de 3 dias úteis, mas como você está em Curitiba, temos a opção de entrega expressa por um custo adicional de R$ 5,00, com entrega em 24 horas, ou, se preferir, pode retirar diretamente em nossa loja em Curitiba."

Veja como a resposta B é muito mais detalhada, demonstra conhecimento profundo sobre o produto e ainda considera informações fornecidas pelo cliente, oferecendo alternativas personalizadas — mesmo sem ele pedir. Isso nos leva à próxima dica!

Use técnicas de vendas e conquiste a confiança de seus clientes

6. Entenda as objeções do cliente e contorne essas objeções

Para começar, é importante entender o que caracteriza uma objeção e como ela se diferencia de uma rejeição. Quando o cliente rejeita seu produto ou serviço, é necessário reavaliar toda a abordagem.

Insistir nessa situação pode ser contraproducente e transformar a venda em um conflito, o que só intensifica a rejeição.

A recomendação é: se for uma objeção, procure superá-la demonstrando valor. Se for uma rejeição, dê um passo atrás temporariamente. A distinção é a seguinte:

Uma objeção tem uma razão por trás. Por exemplo, o cliente pode dizer: "Não vou comprar seu software porque minha equipe de vendas não está capacitada para utilizá-lo."

Nesse caso, em vez de atacar diretamente a objeção, o foco deve ser no motivo, que, nesse exemplo, é a falta de treinamento. Mostre como sua empresa pode solucionar essa questão.

Por outro lado, se o cliente rejeitar seu produto ou serviço sem fornecer uma justificativa, não há como lidar da mesma forma.

Essas orientações sobre como contornar objeções são excelentes para quem está começando nas vendas!

  • Lembre-se de não se colocar contra seu cliente. Ele não deve sentir que você está tentando provar que ele está errado.
  • Evite interrompê-lo enquanto fala.
  • Ouça com atenção, esteja presente na conversa, e seja claro em suas respostas.
  • Muitas vezes, o cliente não tem pleno conhecimento sobre o que seu produto ou serviço pode oferecer. * Explique de maneira simples e direta.
  • Há situações em que o cliente pode estar inseguro quanto à qualidade ou eficiência do que você oferece. Nesse cenário, compartilhe exemplos de outras empresas que utilizaram seu produto, estudos técnicos ou depoimentos que reforcem a confiança.
  • Outra objeção comum é a percepção de desvantagens em comparação com a concorrência. Nesses casos, apresente de forma objetiva os benefícios adicionais que seu produto ou serviço oferece para compensar essa desvantagem.

7. Trabalhe com preços competitivos

Pode parecer uma dica óbvia, mas o fato é que o preço do produto tem um enorme impacto em suas chances de venda. A ideia é muito simples, se você está vendendo um produto de altíssima qualidade a um preço muito baixo, provavelmente está machucando sua margem de lucro.

Porém, isso não significa que você possa praticar preços elevados para tirar um bom retorno de suas negociações - tudo irá depender de seu mercado e do público alvo. Algumas empresas são capazes de inflar seus valores por causa de motivos não diretamente relacionados à qualidade e desempenho dos produtos oferecidos, mas sim de fatores como exclusividade e marca, como é o caso da Apple, por exemplo.

Se este não for o caso para o seu negócio, faça uma pesquisa de mercado e conheça os preços praticados pelos seus concorrentes para que possa manter uma boa competitividade e não perder oportunidades de negócio por estar fora de sintonia com seu nicho - especialmente se trabalha através de canais de vendas online, que não podem usar como base os preços locais de sua região, como é o caso das lojas físicas no varejo.

8. Gerencie o relacionamento com clientes

Nós já falamos sobre como sistemas de CRM podem ajudá-lo a criar um funil de vendas com etapas bem definidas, mas você também pode usá-lo para administrar sua equipe de vendas e acompanhar o andamento de cada oportunidade de negócio.

Quando falamos sobre técnicas de vendas, não estamos apenas tratando sobre como atender e relacionar-se, mas sim sobre seus processos internos, abordagem e sobre o desempenho de sua equipe de vendas. Você deve ser capaz de acompanhar métricas e identificar atrasos na comunicação para que possa realizar correções ou oferecer treinamentos quando necessário.

9. Não esqueça do pós-venda

Sendo considerado uma das principais técnicas de vendas e atendimento ao cliente, o pós-venda tem grande impacto na satisfação dos clientes.

Essencialmente, fazer pós-venda significa não abandonar o consumidor assim que uma negociação for concretizada.

Para isso, organize um cronograma de contato e faça follow up para verificar se o cliente está satisfeito com a aquisição, se recebeu o produto corretamente, se precisa de ajuda ou mesmo se está interessado em qualquer outro produto.

Tudo isso faz com que sua marca permaneça fresca na mente do consumidor, enquanto também demonstra que você valoriza cada cliente e se preocupa com a satisfação dos mesmos.

10. Fidelize clientes

Não poderíamos deixar de falar sobre a fidelização de clientes. Afinal, você certamente não quer que um consumidor compre apenas uma única vez e nunca mais volte ao seu negócio, certo?

Fidelizar clientes requer trabalho e dedicação por parte da empresa. É necessário não apenas empregar técnicas de vendas como o pós-venda ou o excelente atendimento ao cliente, mas também apresentar benefícios claros que prendem a atenção do consumidor.

Alguns desses benefícios são:

  • Programas de fidelidade;
  • Descontos exclusivos para clientes fiéis;
  • Descontos progressivos para cada compra futura do mesmo consumidor;
  • Bonificação no valor do frete para clientes fiéis;
  • Entre outros.

Estes são fatores que podem fazer com que o cliente opte por retornar e comprar de seu negócio ao invés de migrar para outra loja.

Mas claro, para que isso aconteça, primeiramente será necessário oferecer uma experiência satisfatória na primeira venda - comece usando as técnicas que aprendeu neste artigo!

11. Aprenda as técnicas de vendas por e-mail

Escrever um e-mail de vendas eficaz pode ser um desafio, mas ao seguir estas orientações, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente!

  • Divida seu público em grupos para enviar mensagens personalizadas e relevantes;
  • Crie um senso de urgência, deixando claro que sua oferta é limitada;
  • Cuide bem da linha de assunto: seja objetivo e ofereça uma razão convincente para o cliente abrir o e-mail;
  • A aparência do e-mail também importa — ele deve ser bem formatado e livre de erros gramaticais;
  • Seja direto, evitando textos longos e sem foco!

12. Utilize gatilhos mentais

Outra estratégia importante em vendas e atendimento é o uso de gatilhos mentais. Isso significa empregar, no momento da interação com o cliente, argumentos que despertam emoções ou sensações capazes de incentivar a compra.

Entre os gatilhos mentais que você pode aplicar estão:

  • compromisso;
  • reciprocidade;
  • prova social;
  • autoridade;
  • simpatia;
  • escassez.

Gatilhos mentais

13. Faça Upsell e Cross Sell

O upsell é uma dica de vendas que atinge diretamente o valor do ticket médio em seu negócio - uma métrica de vendas usada para calcular quanto cada cliente gasta em média em cada compra.

Essa técnica envolve sugerir um produto de maior valor e qualidade em comparação àquele inicialmente escolhido pelo cliente. Por exemplo, se o cliente deseja comprar um copo de suco de 200ml, o vendedor pode sugerir um copo maior, como o de 300ml ou mais.

Para que o cliente veja vantagem em optar pelo item de maior valor, é importante considerar alguns pontos:

  • O novo produto deve manter os atributos principais do produto original escolhido pelo cliente. No exemplo, deve ser o mesmo suco.
  • O preço do item maior deve refletir de forma proporcional os benefícios extras. Por exemplo, o copo de 300ml não deve custar o dobro do copo de 200ml.
  • Quanto mais benefícios o produto adicional oferecer, maiores as chances de o cliente aceitar a oferta, mesmo com um custo mais elevado.

Quando utilizado da maneira correta, o upsell não passa a impressão de que o vendedor está apenas tentando vender algo mais caro, mas sim que está propondo uma escolha superior e vantajosa.

Já o cross sell, por outro lado, é outra técnica de vendas que visa aumentar o ticket médio, mas com uma abordagem diferente da do upsell.

O objetivo do cross sell é sugerir produtos, recursos ou funcionalidades adicionais que complementem o item que o cliente está adquirindo.

Por exemplo, ao comprar um smartphone, o cliente pode se interessar também por acessórios como fones de ouvido, capinhas ou protetores de tela. Esses itens complementam a compra original, mesmo sendo produtos distintos.

Para que o cliente veja vantagem na compra de um pacote de produtos, é interessante oferecer um desconto, demonstrando que adquirir os itens separadamente custaria mais.

Além disso, é possível combinar upsell e cross sell ao sugerir uma versão aprimorada do produto desejado pelo cliente, juntamente com itens complementares, criando um pacote atrativo com um preço especial.

Faça Upsell e Cross Sell

14. Otimize seus canais de atendimento

Se você possui sua própria loja virtual e atende online, está na hora de conhecer porque investir em um chat online pode fazer toda a diferença em seus resultados.

Ele é considerado o canal de atendimento com o maior índice de satisfação no ambiente digital e, além disso, é o único que te permite empregar todas as técnicas de vendas diretamente de dentro de sua página, através de uma conversa em tempo real.

Portanto, não deixe de instalar o JivoChat gratuitamente na página de seu negócio. Nosso chat online oferece todos os recursos que você precisa para reter visitantes e convertê-los em clientes.

15. Faça Social Selling

O Social Selling ou venda social é uma técnica de vendas que consiste essencialmente em buscar identificar, abordar e converter novos prospects através das redes sociais.

As chances são que seus clientes usam pelo menos uma das seguintes redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube ou até mesmo o próprio WhatsApp e, por isso, é importante buscar estratégias para atingí-los e engajá-los onde estão.

Impulsione sua presença nas redes sociais, estude seu público e então comece a produzir conteúdo relevante e de qualidade que realmente chame a atenção e tenha chances de gerar interações, ou seja, comentários e compartilhamentos.

Técnicas de vendas para o Varejo

Saber como se relacionar com seus clientes é crucial para vender em qualquer nicho de mercado. Para vendas no varejo, em uma loja física, você terá a oportunidade de conversar frente a frente com seus clientes e acompanhá-los durante a sua jornada de compra. Por isso, neste cenário é importante focar em algumas dicas cruciais, já apresentadas acima, são elas:

  1. Seja proativo e saiba ouvir: faça uma abordagem proativa e coloque-se à disposição para auxiliar o consumidor. Identifique as suas necessidades e preferências para que possa apresentar o melhor produto;
  2. Personalize a venda: ao identificar o que o consumidor precisa, não tente apenas vender o produto mais caro na linha. Tenha empatia e ofereça soluções ou produtos compatíveis com a realidade do consumidor para evitar objeções e não impactar negativamente o relacionamento com o cliente - ele saberá que você está apenas tentando vender um item mais caro.
  3. Apresente os benefícios: novamente, aplicar o SPIN Selling é sempre importante para as suas negociações. Esta metedologia apresenta técnicas de vendas que podem fazer toda a diferença e, uma delas, trata-se do foco na apresentação dos benefícios ao consumidor. Por exemplo, caso esteja vendendo um smartphone à um consumidor, ao invés de falar exclusivamente sobre características técnicas do dispotivo, como o nome de seu processador, explique a diferença que este processador faz na experiência de uso do cliente. Destacar que o smartphone é mais veloz e responsivo devido à esta tecnologia é melhor que simplesmente dizer que o smartphone possui um processador Snapdragon 845 - este nome pode não ter significado algum para o cliente. Além disso, não deixe de apresentar os diferenciais de sua loja em relação à concorrência, como programas de pontos e de fidelidade, brindes, sorteios, etc.
  4. Considere sua Zona Possível de Acordo: a ZOPA trata sobre a discrepância entre o valor oferecido, o valor mínimo de venda e o valor máximo que você consegue atingir na venda de um produto. Se um cliente apresentar objeções devido ao preço, considere-a para que possa apresentar condições diferenciadas, diminuindo sua margem de lucro até não menos que o seu limite mínimo e recuperando a venda.
  5. Não se esqueça do pós-venda: nenhuma negociação deve terminar no fechamendo de um pedido. Como já apresentamos no artigo, o pós-venda é uma técnica de venda importantíssima para que você possa criar um relacionamento duradouro com o consumidor e melhorar suas chances de fidelizá-los.

Técnicas de vendas no Ecommerce

Vendas no Ecommerce são significativamente diferentes de negociações no varejo. Afinal, em grande parte das negociações concretizadas através de canais digitais, não há contato entre os representantes de sua equipe de atendimento e os consumidores.

Entretanto, isso não significa que não valha a pena investir em canais de atendimento projetados para diminuir a distância entre sua marca e seus consumidores, como é o caso das redes sociais ou mesmo de um chat online disponível diretamente na página de sua loja virtual.

A partir do uso de ferramentas como essa, torna-se possível aplicar as mesmas técnicas de vendas apresentadas para negociações no varejo ao ecommerce. Assim, ao invés de oferecer uma experiência generalizada, você também poderá acompanhar os consumidores através de sua jornada de compras e colocar-se à disposição para auxiliar os mesmos na tomada de decisão de compra.

Para otimizar suas chances de vendas, empregue as seguintes técnicas durante o atendimento através de canais digitais:

  1. Esteja preparado para compartilhar links e ajudar visitantes em seu ecommerce a encontrar os produtos que buscam em suas páginas;
  2. Conheça a fundo os produtos que você vende para que possa tirar dúvidas sobre suas características e especificações. Como clientes não podem visualizar o produto pessoalmente, não é incomum que encontrar perguntas referentes ao tamanho, compatibilidade, funcionamento e outros aspectos críticos para a tomada de decisão do consumidor.
  3. Disponibilize outros canais de atendimentos, como telefone e e-mail e apresente-os como alterantivas para atender clientes que não se sentem confortáveis conversando com sua equipe via chat online;
  4. Cadastre leads de forma segmentada em sua base, considerando suas preferências e necessidades e agende contatos futuros para que possa tentar recuperá-los caso não consiga fechar uma negociação na primeira visita - de acordo com a Inc, 98% dos visitantes não compram no primeiro acesso à página de seu ecommerce.
  5. Chame atenção para diferenciais relacionados às formas de pagamento, frete, possibilidade de retirar na loja ou prazo de entrega de produtos em seu ecommerce. Estes são aspectos críticos que podem, muitas vezes, convencer clientes que comprar em sua loja será mais vantajoso que adquirir o mesmo produto na concorrência - mesmo que ofereçam um menor preço do produto, o valor do frete ou tempo de entrega são extremamente relevantes para compras em lojas virtuais.

Seguindo todas estas dicas, temos certeza que você começará a notar diferenças positivas em seus resultados!

Pronto para colocar estas técnicas de vendas em prática?

Agora que conhece algumas estratégias e técnicas que pode implementar em seu próprio negócio para aumentar suas chances de conversão, não deixe de dar atenção para sua estrutura de atendimento ao cliente - especialmente se também atua no mercado digital.

Antes de sair, recomendamos que confira nosso conteúdo sobre como melhorar sua produtividade para ser capaz de executar mais tarefas em um menor intervalo de tempo e atingir os objetivos almejados através do emprego das técnicas de vendas apresentadas neste conteúdo!

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